10 cidades para curtir durante o inverno em São Paulo 

Gostaria de conhecer algumas cidades frias em São Paulo, mas não sabe por onde começar? Curtir um momento a dois, uma comidinha quentinha e saborosa, tomar um bom vinho são apenas algumas opções do que pode ser feito durante o inverno. 

Para quem gosta de viajar e conhecer novos lugares pode aproveitar o inverno em São Paulo e curtir algumas das cidades interioranas mais frias. Você ainda não sabe quais as cidades mais frias de SP? 

Calma, foi pensando nisso que resolvemos criar esse conteúdo mais que especial.

Nele você vai encontrar uma lista de cidades mais frias de SP e conhecer um pouco o que cada uma delas oferece. Preparado para tirar o casaco do armário e curtir algumas cidades frias em São Paulo? Confira nossa lista!

Cidades frias em São Paulo

Todos bem sabemos que o frio em São Paulo é algo bem comum, mas quando o inverno chega é inevitável querer aproveitá-lo em um lugar lindo e bem estruturado. 

Sabia que você tem a possibilidade de se sentir como se estivesse na Europa sem sair do estado de São Paulo? 

Sim, isso é possível e você consegue ter essa sensação conhecendo algumas das cidades mais frias em SP. Pronto para conhecer nossa lista?

1- Campos do Jordão

Campos do Jordão está distante 173 km da capital e é conhecida como uma das cidades mais frias de SP e todos os anos recebe inúmeros turistas, principalmente durante o inverno. 

A razão para tanto frio é bem simples: ela é uma das cidades do país mais altas e isso quer dizer que sua temperatura é baixa nas estações do ano.

Mas quando o inverno chega ela se torna ainda mais fria, o que não é um problema para quem está tentando fugir um pouco do clima tropical do país. 

Quem pensa que os turistas a procuram apenas por causa do clima frio está equivocado. Afinal, Campos do Jordão possui um charme todo especial e diversos lugares para os turistas conhecerem.

Um ótimo exemplo são os edifícios que foram construídos com arquitetura alemã e dão aquele ar de cidade europeia ao lugar. Sem falar nos vinhos e fondue que são encontrados na cidade sem qualquer cerimônia. 

Há ainda as fábricas de chocolate e as cervejarias. Se você pretende ficar alguns dias na cidade, conseguirá encontrar ótimas pousadas.

Em Campos do Jordão você ainda consegue vislumbrar atrações naturais como é o caso do Pico do Itapeva, Parque Amantikir e Morro do Elefante. Ainda tem a possibilidade de se deliciar nos jardins temáticos que possuem espécies botânicas vindas de diversas partes do planeta.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Campos do Jordão

  • Facebook

2- Cunha

A distância entre Cunha e a capital do estado é de 241 km. Nesta cidade do interior paulista o que não falta são atrativos naturais e, claro, o friozinho para quem deseja mudar um pouco o clima. Afinal, ela se encontra a 1100 metros de altitude e isso faz com que seu clima seja bem mais ameno que em muitas cidades do país.

Um dos principais atrativos que Cunha possui é seu famoso lavandário. Trata-se de um campo repleto de lavanda francesa que preenche o lugar com a beleza dessas flores e seu perfume agradável. 

Além desse local existem outros que o turista também pode curtir, como é o caso da Gruta do Canhambora e da Pedra da Macela.

Nesse último ponto turístico é possível ter uma visão exuberante de parte da fronteira entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. A cidade ainda conta com ótimas opções de passeio que se estendem até os rios, parques e cachoeiras.

Ao fim, pode fazer alguma das trilhas históricas que passam pela Mata Atlântica que se encontra preservada. Para relaxar e curtir alguns dias em uma das cidades mais frias de SP existem ótimas opções de pousadas charmosas além de hotéis fazenda que oferecem vários tipos de atividades divertidas para toda a família.

Se desejar curtir algumas atrações musicais, dirija-se a Cunha no mês de julho. Durante esse mês é realizado o Festival de Inverno que conta com diversas atrações musicais além de uma gastronomia maravilhosa e cultura apaixonante. 

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Cunha

3- São Francisco Xavier

São Francisco Xavier é um distrito de São José dos Campos e está distante da capital paulista 148 km. O que não falta são paisagens para vislumbrar e apreciar com uma beleza inigualável. 

Nesse distrito existem diversos lugares naturais para curtir a natureza como as grutas, picos, cachoeiras e trilhas.

Também é encontrado o turismo rural. Nessa opção os ranchos oferecem passeios feitos nos cavalos, mas quem quiser pode se deliciar com a gastronomia típica presente na roça. 

Em alguns restaurantes além da comida maravilhosa também é oferecida música ao vivo em ambiente super agradável e interessante.

Para se hospedar o turista pode escolher entre pousadas e uma boa variedade de chalés. Quem gosta de apreciar a arte local irá encontrar alguns ateliês muito interessantes que certamente valem a pena a visita.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em São Francisco Xavier

4- Espírito Santo do Pinhal

A distância entre Espírito Santo do Pinhal e São Paulo é de 190 km. Apesar de não ser tão distante da capital do estado, a quantidade de turistas que se dirigem a esse lugar tem aumentado após a Vinícola Guaspari começar a funcionar. 

Ela está sediada em uma fazenda de café antiga que foi adaptada para que as videiras das variedades francesas pudessem ser cultivadas. 

Quando chega o momento de fazer a colheita que ocorre entre os meses de julho e agosto o que não falta são atividades para realizar. Por isso, muitos consideram essa a melhor época do ano para visitar.

Mas nada impede de querer visitá-la nas outras épocas do ano, afinal, em qualquer um dos meses é possível realizar atividades bem variadas. Fazer a degustação dos vinhos syrah rosé, sauvignon blanc e syrah tinto, por exemplo, pode ser realizado em qualquer época.

Também é um ótimo lugar para fazer um passeio e apreciar seus edifícios históricos, conhecer as plantações de café e até praticar esportes radicais. Para se hospedar existem ótimas opções de pousadas bem aconchegantes e confortáveis.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Espírito Santo do Pinhal

5- Águas de Lindóia

Conhecida por suas águas termais, Águas de Lindóia é uma das cidades frias em São Paulo inesquecíveis. 

Seu clima é frio e muitos turistas decidem ir até ela para curtir essa sensação e aproveitar as águas quentinhas que saem do solo. Afinal, ela conta com um balneário municipal com águas a 28°C que saem do solo. 

Piscinas com água mineral se formam e através delas são oferecidos diversos serviços terapêuticos além da hidromassagem e duchas escocesas. 

Ao se dirigir ao centro da cidade é possível vislumbrar seus edifícios históricos além dos jardins que se encontram na Praça Adhemar de Barros e que foram projetados por Roberto Burle.

Em alguns dos ranchos da cidade são oferecidos ótimos passeios a cavalo. Os animais são tão dóceis que as crianças podem se aproximar para fazer um carinho e até dar comida a eles. 

Os turistas ainda podem conhecer como o queijo e o iogurte são produzidos, além de outras delícias artesanais.

Não sabe ir a um lugar sem ter um pouco mais de emoção? Em Águas de Lindóia você pode fazer um passeio de jeep que segue para o Circuito das Montanhas. Ao chegar ao destino terá a oportunidade de apreciar paisagens simplesmente fabulosas.

Caso queira dar uma relaxada em meio a natureza enquanto se aquece com uma pequena dose de pinga artesanal feita na região basta se dirigir ao antigo Engenho do Barreiro. Vale ou não vale a pena vencer a distância e curtir as maravilhas desse lugar encantador?

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Águas de Lindóia

  • Facebook
Não temos direitos autorais nesta foto

6- Águas da Prata

Águas da Prata está localizada a 238 km de distância da capital São Paulo. Ela fica bem próxima a divisa do estado com Minas Gerais e faz parte do circuito Café Com Leite. 

Em Águas da Prata existem 11 estâncias hidrominerais que são provenientes da Mata Atlântica ali presente e que estão preservadas.

Por estar rodeada de montanhas sua topografia é um convite a quem gosta de curtir a natureza e fazer trilhas. Durante o trajeto delas é possível encontrar diversas cachoeiras já que ela conta com mais de 58. 

Os turistas que gostam do ecoturismo também podem apreciá-lo nesse lugar já que está se desenvolvendo cada vez mais.

Uma ótima opção é visitar o Fontanário Vilela que é bastante conhecido devido as suas águas que são as mais radioativas que existem na América. Outro ponto de muito interesse dos turistas é o Pico do Gavião que possui uma beleza inigualável. É nele que o Blues na Montanha é realizado.

Este é um festival que acontece todos os anos no mês de julho e conta com música boa e um pôr do sol espetacular. Para aqueles que gostam de esportes radicais como canyoning, escalada, rafting, bóia-cross e cascading pode aproveitar a vontade. 

Fará a viagem durante o inverno? É bom ir preparado, pois Águas da Prata é uma das cidades mais frias de SP e sua temperatura no inverno pode chegar aos 4°C.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Águas da Prata

7- Bananal

Mais uma ótima opção de cidades frias de São Paulo é Bananal. Ela está localizada na região do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. Durante o ciclo do café ela teve uma importância gigantesca e ficou entre as cidades com maior riqueza do país. 

Após esse ciclo ela desenvolveu o cultivo do algodão e criação de gado, que até hoje muitas fazendas realizam essas atividades. Para quem gosta de conhecer um pouco mais sobre a história do lugar, Bananal conta com fazendas históricas e uma parte delas é aberta à visitação. 

Praticamente funcionam como museus e mostram alguns objetos de época e ainda contam com uma arquitetura neoclássica e colonial magníficas. Na região há também a ferroviária que foi construída com placas metálicas pré-moldadas no ano de 1889. Ela é a única que possui essas características na América Latina. 

Em Bananal existem outros destaques como é o caso das piscinas naturais e da cachoeira do Bracuí. Nessa cachoeira existem cinco saltos que possuem de extensão cerca de 150 metros. Não é o máximo? 

Com relação ao seu clima ele não é tão frio no inverno. Na época mais fria do ano sua temperatura média varia entre 11°C e 20°C. É uma ótima pedida para quem quer curtir o frio sem precisar de tanto agasalho.

8- Amparo

Amparo é uma das cidades que é conhecida por suas águas que possuem propriedades medicinais e por esse motivo ela integra o Circuito das Águas Paulista. 

Mas isso não é seu único atrativo já que ela também conta com prédios históricos belíssimos que estão bem preservados.

Ao fazer um passeio pela região é possível vislumbrar diversos casarios, palacetes, sobrados, igrejas, monumentos, colégios e até antigas fazendas. Tudo isso construído entre os séculos XIX e XX. 

Sem sombra de dúvidas, seu conjunto arquitetônico é um dos mais belos e seus maiores destaques são o Museu Bernardino de Campos, Cia. Mogiana e o Mercado Municipal. Os turistas que desejam ver de perto o espaço pode ir ao Pólo Astronômico para observá-lo através de equipamento.

Além de fazer parte do Circuito das Águas, Amparo também integra o Caminho do Queijo Artesanal Paulista. Nela também se encontram diversas vinícolas com beleza sem igual além de ótimas opções de hospedagem para os turistas. As opções vão de hotéis fazenda a pousadas e chalés e suas diárias são bem variadas.

9- Araçoiaba da Serra

Araçoiaba da Serra também integra a lista das cidades mais frias de SP. Ela é mais uma opção para quem não gosta tanto do frio, mas mesmo assim não abre mão de curti-lo. 

Sua temperatura no inverno fica entre os 15° e 24°C sendo que essa estação é considerada curta nesta região.

Ela está distante 123 km da capital e é uma das cidades frias de SP que merece ser visitada pelos turistas. Afinal, ela possui lugares incríveis que encantam a todos, como é o caso do Morro de Araçoiaba que até hoje encontram-se fornos de fundição que datam de 1591. 

Nesse local também foi instalada a Paróquia da Fábrica de Ferro Ipanema em 1891.

Aqueles que precisam de ar puro certamente revigoram suas energias nesse lugar. Para ter um contato mais próximo com a natureza basta ir à Floresta Nacional de Ipanema e ao Balneário Joubert Antônio da Rocha. Por tudo isso, ela não poderia ficar de fora da nossa lista de cidades frias de SP, não é mesmo?

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Araçoiaba da Serra

  • Facebook

10- Santo Antônio do Pinhal

A distância entre Santo Antônio do Pinhal e São Paulo é de 130 km, mas ela fica bem próxima a Campos do Jordão, cerca de 20 km apenas. Santo Antônio do Pinhal está localizada na Serra da Mantiqueira e fica a 1080 metros de altitude. 

Nela o turista tem a oportunidade de apreciar lindas paisagens, construções em estilo europeu e clima ameno.

Ela também conta com cachoeiras incríveis, parques ecológicos deslumbrantes e mirantes espetaculares. É perfeita para quem gosta de esportes radicais e ecoturismo. Uma de suas atrações é o Pico Agudo que é o local mais alto que há na Serra da Mantiqueira com 1700 metros de altitude. Há também a Pedra do Baú com uma visão incrível.

Quem ama a natureza pode ir ao Jardim dos Pinhais Ecco Parque que fica distante do centro apenas 2 km. Resumindo, Santo Antônio do Pinhal é perfeita para quem deseja praticar algum esporte ou simplesmente relaxar e curtir o bom da vida.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Santo Antônio do Pinhal

10 cidades para curtir durante o inverno em São Paulo 

Qual a sua opinião sobre nossa lista? Gostaria de acrescentar alguma cidade? Queremos saber sua opinião, por isso deixe seu comentário e aproveite e nos ajude a criar novos conteúdos sobre as maravilhas do Estado de São Paulo!

Mas antes de ir, olha só que legal, separamos alguams postagens super legais para você não deixar de conhecer São Paulo:

1 – Cidades do interior de São Paulo que você precisa conhecer

2 – Lugares para viajar em São Paulo que vão te impressionar

E é isso, um forte abraço e nos vemos logo!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe este post com seus amigos! Isso vai nos incentivar a postar mais =D