O que fazer em Araçoiaba da Serra?

É um dos melhores paraísos do interior, se você está em busca de refúgio, mostraremos o que fazer em Araçoiaba da Serra, esta cidade é também conhecida como “Esconderijo do Sol”, sua natureza exuberante atrai a atenção de turistas do país todo.

A História 

Esta cidade surgiu no século XVI, era frequentada por bandeirantes que estavam em busca do ouro, Afonso Sardinha acabou encontrando minério de ferro em grande quantidade, no ano de 1589, após esta descoberta, foram construídas mineradoras para explorar as jazidas da região. 

A  cidade também abrigou a fábrica de ferro Ipanema, no século XVII, durante o período de ascensão da fábrica, a região tornou-se muito desenvolvida, no entanto, houve um grande período de decadência que obrigou as pessoas a abandonarem a região, no século XVIII houve uma mudança radical na economia do município, com o surgimento de uma nova fábrica.

Apenas no ano de 1936 é que Araçoiaba da Serra passou a ser um município, a região era então um distrito da cidade de Sorocaba. Atualmente, a cidade é um refúgio bem perto de São Paulo e com muita natureza, sua maior economia é sem dúvidas, o turismo. 

Sendo que, o processo de formação administrativa iniciou-se em 1821, a lei que transformou Araçoiaba em município foi Lei n.º 2.695, de 05-11-1936.

Origem do Nome 

Araçoiaba é de origem indígena, que traduzido quer dizer “Esconderijo do Sol”, os índios tupiniquins foram os autores do nome do município. 

Como chegar em Araçoiaba da Serra?

O que fazer em Araçoiaba da Serra? Se você ainda não tem nenhuma programação para seu fim de semana, saiba que esta cidade é muito perto de São Paulo, tem fácil acesso de carro e de ônibus, confira: 

Saindo de São Paulo de Ônibus 

De ônibus a passagem está em torno de R$ 70,00, pela Rodoviária Barra Funda, você consegue comprar pela viação Cometa, Auto Viação Catarinense, Viação Nordeste, há uma distância de 121 km de São Paulo, com uma duração de 2 horas e 40 minutos. 

Saindo de São Paulo de Carro 

O prazo para chegar de carro é de 2 horas e 7 minutos, através da Raposo Tavares ou BR 374, também é possível chegar utilizando a Rodovia Doutor Celso Charuri, SPI 091/270, de acordo com a CCR Via Oeste, no Km 111 é necessário pagar um pedágio de R$ 4,40. 

O que fazer em Araçoiaba da Serra? 

Embora seja uma cidade pequena, há muito o que fazer em Araçoiaba da Serra, apresentaremos abaixo, algumas dicas para você incluir no seu roteiro, confira:

1º Lago Municipal de Araçoiaba da Serra

Este lago é um dos pontos mais conhecidos, é ideal para passeios em família. O local oferece muito verde e ar puro, proporcionando paz e equilíbrio. É possível realizar atividades como: caminhadas, piqueniques e playground para crianças. Aproveite este local, para descansar com sua família.

2º Floresta Nacional de Ipanema

Esta floresta é indicada para um contato mais direto com a natureza, se você quer estar em um local mais afastado, aqui é uma boa opção. Se refere a uma Unidade de Conservação para ajudar a preservar a mata nativa.

Há possibilidade de realizar trilhas ecológicas, escaladas e conviver com  a fauna local. Neste local, há  construções históricas da primeira fábrica de ferro do país, se você gosta de história, este é um ambiente que vale a pena conhecer.

3º Voo de Balão 

Passear de balão proporciona uma experiência única, se você quer algo diferente, aqui temos uma sugestão. Este é um passeio tradicional no município, muitos turistas procuram por esta opção aos finais de semana.

Temos uma visão panorâmica do município, onde podemos guardar boas fotos de recordação, para quem deseja criar um momento romântico é recomendável passear com namorado(a) ou noivo(a).

4º Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores 

Esta Igreja é muito famosa na região,  este centro religioso contém boa parte da história do município com sua construção antiga que chama a atenção dos turistas. 

Os turistas poderão conhecer as festas religiosas, que acontecem anualmente. Não deixe de conferir o calendário de festas religiosas, programe-se para participar. 

5º Bares e restaurantes locais 

A gastronomia do estado de São Paulo é conhecida no mundo todo por sua diversidade, já que o estado é formado por imigrantes vindos da Europa, África e de outros lugares do mundo. 

Em Araçoiaba da Serra, podemos experimentar restaurantes temáticos e com música ao vivo. Se você pretende passear com sua família, então escolha um dos restaurantes para conhecer a comida da região.

Na maioria das cidades turísticas, preço justo, qualidade e atendimento exemplar caminham lado a lado para encantar os turistas que acabam retornando ao local, tornando-se clientes fiéis.

História da Igreja Matriz 

A Igreja Matriz é o Marco Zero de Araçoiaba, no começo a igreja era somente uma pequena capela, sua arquitetura impressiona os turistas de tanta beleza e preservação, este centro religioso também é local de festas que movimentam a economia do município.

Atualmente, em volta da Igreja os turistas encontram opções de restaurantes, a cidade proporciona conforto aos viajantes com infraestrutura completa. A paróquia pertence à região de Raposo, foi fundada em 23 de maio de 1820.

As missas são celebradas de segunda, sexta, sábado e domingo, sendo necessário respeitar normas de distanciamento por conta do COVID-19, além de utilizar máscara e álcool gel, a festa da Padroeira ocorre todo o dia 15 de setembro. 

Onde se hospedar em Araçoiaba da Serra? 

Araçoiaba da Serra apresenta opções de hospedagem para todos os tipos de públicos, para ajudá-lo a organizar seu roteiro, separamos algumas opções acessíveis para você se hospedar com conforto. 

Não esqueça de ver Pousadas com piscina e privativa: As 44 melhores pelo Brasil

1 – Apartamento loft prox clube Pró-Vida

Situado em Araçoiaba da Serra, São Paulo, o Apartamento loft prox clube Pró-Vida dispõe de jardim. A propriedade fica a 46 km de Itapetininga e oferece estacionamento privativo gratuito.

Este apartamento dispõe de 2 quartos, cozinha com micro-ondas e geladeira, TV de tela plana, área de estar e 1 banheiro com chuveiro. As toalhas e a roupa de cama são fornecidas.

A equipe da recepção está sempre disponível para fornecer informações.

O Apartamento loft prox clube Pró-Vida oferece um terraço. O serviço de aluguel de carros está disponível na acomodação.

Clique aqui para garantir sua reserva

2 – Chácara em Araçoiaba da Serra

Oferecendo acomodações com varanda, a Chácara em Araçoiaba da Serra está situada em Araçoiaba da Serra. Esta casa de temporada dispõe de piscina privativa, jardim e estacionamento privativo gratuito.

Esta casa de temporada oferece varanda térrea, vista da piscina, 3 quartos, sala de estar, TV de tela plana, cozinha equipada com micro-ondas e geladeira e 3 banheiros com chuveiro.

Além disso, a propriedade oferece um terraço. A Chácara em Araçoiaba da Serra dispõe de piscina ao ar livre, parquinho infantil e churrasqueira.

Clique aqui para garantir sua reserva

3 – Chácara 3 Meninas

A Chácara 3 Meninas está situada em Araçoiaba da Serra e oferece piscina ao ar livre e churrasqueira. Esta casa de temporada dispõe de piscina privativa, jardim e estacionamento privativo gratuito.

Esta casa de temporada inclui 4 quartos, sala de estar e TV de tela plana, cozinha equipada com área para refeições e 5 banheiros com chuveiro e máquina de lavar.

Clique aqui para garantir sua reserva

Aprenda a comparar preços de hotéis 

Em sites como o Booking.com você poderá comparar os melhores preços, entrar em contato diretamente com os responsáveis pelo estabelecimento e ainda, negociar as melhores condições para a compra de pacotes, por isso, fique atento e evite sofrer golpes. 

O Booking também tem ótimas ofertas de estadias e diárias em diversos locais do país, após realizar o cadastro, você tem acesso às informações dos clientes e as avaliações, há também importantes informações sobre os hotéis ou pousadas de seu interesse.

Assim, seu roteiro será melhor planejado e sua viagem será muito mais segura e eficiente, além disso, não afetará seu orçamento. Atualmente, o Booking disponibiliza mais de 2.000.000.000 de opções para que você possa ter possibilidade de escolha. 

Você também encontrará serviços de atrações, táxi, voos, aluguel de carros, tudo para que sua viagem seja a melhor e a mais tranquila possível, de acordo com o destino escolhido há vários formatos de hospedagens que podemos escolher, conseguimos ainda, alterar a quantidade de pessoas e o número de quartos. 

Com o Booking, o planejamento de sua viagem fica acessível no celular ou no computador.

Veja aqui as melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Araçoiaba da Serra

Onde comer em Araçoiaba da Serra? 

As cidades de interior apresentam uma rica gastronomia, há ainda, alguns restaurantes que fazem comida no forno à lenha com ingredientes orgânicos naturais, veja algumas dicas de restaurantes para você saborear:

1º Costela da Serra 

Possui uma excelente frita e pizza, é um ambiente exótico, que oferece wi-fi e acesso para pessoas com cadeira de rodas, os funcionários e o proprietário do restaurante também são bem avaliados pelos clientes que frequentam o restaurante. 

2º Lanchonete Pizzaria Lenio 

É tradicionalmente conhecido pelo bom atendimento e pela excelente pizza, após fazer uma caminhada pela Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, esta poderá ser uma boa opção para comer e relaxar com uma música ao vivo.

3º Churrascaria Portal 

A marmita de churrasco é bem avaliada, bem como as demais carnes que são preparadas pelos cozinheiros do restaurante, o atendimento também é outro ponto que merece destaque, pois é muito bem avaliado. 

4º Costela da Serra 

É um restaurante especializado em comida brasileira, podemos experimentar uma boa pizza e um bom café para finalizar, é possível levar refeições para casa ou entrar em contato para reservar, devido ao COVID-19, é necessário respeitar as regras de higienização. 

5º Dom Balilo Hamburgueria

O tamboril e o toucinho são as opções que os turistas mais costumam pedir, a hamburgueria tem uma decoração descolada, onde os clientes podem sentar-se e pedir uma porção de fritas ou apenas um hambúrguer. 

A cidade oferece opções para todos os tipos de pratos, por exemplo: feijoada, churrasco, cachaça, farofa, brigadeiro, peixe, etc. 

Por que viajar para Araçoiaba da Serra? 

A cidade conhecida como “esconderijo do sol” tem diversos motivos que levam o turista até a este local, o aconchego de cidade pequena, com diversos pontos turísticos no centro, são apenas alguns dos motivos, veja abaixo, outros motivos para você visitar este local:

1º Custo/benefício 

As diárias com café da manhã na baixa temporada, apresentam um preço médio de R$ 80,00 por pessoa, os restaurantes também são bem acessíveis e há gastronomia para todos os gostos.

2º Natureza 

A fauna e flora da região é 100% preservada, em alguns ambientes apenas é permitido a entrada com guia turístico que seja credenciado pela Cadastur, além disso, é importante que o guia conheça muito bem a região. 

3º Boas opções de lazer e gastronomia 

A cidade de Araçoiaba da Serra é perfeita para um passeio de fim de semana com a família, a gastronomia também oferece boas opções de refeição com o melhor preço da região. 

4º Boas hospedagens 

A cidade tem hospedagens modernas e confortáveis, para todos os tipos de orçamentos, sendo que o centro da cidade ainda é a melhor opção para aqueles que querem passear com a família, principalmente se tem crianças e idosos.

O que levar na bagagem? 

Se a viagem será para a serra e você já sabe o que fazer em Araçoiaba da Serra, então é necessário levar roupas suficientes para que você fique bem confortável, abaixo, apresentaremos aqueles itens que são essenciais para homens e mulheres:

  • Roupas confortáveis;
  • Tênis, chinelo;
  • Roupas íntimas;
  • Óculos de sol;
  • Sacola para roupa suja;
  • Kits de emergência e medicamentos;
  • Capa de chuva;
  • Repelente, principalmente para locais de mata fechada;
  • Documentos Pessoais;
  • Produtos de higiene pessoal;
  • Itens básicos de maquiagem.

Veja agora um pequeno checklist para calor e frio, saiba que na serra em alguns casos o frio pode ser intenso, inclusive nos meses de junho a julho:

Calor – Roupas leves, Protetor Solar, Toalha, Bonés, Tênis confortável, se você deseja realizar uma trilha, o calor é a melhor época, pois nas chuvas este tipo de atividade não é indicado.

Frio –  Meias e luvas, Cachecóis, Casacos, Toucas, Botas e blusas de frio, o aquecedor portátil também é muito importante, na serra em algumas épocas é possível que haja temperaturas de 0ºC ou menos, então esteja preparado. 

Eletrônicos – Celular, Carregador de celular, Câmera, Cartão de memória, Carregador da Câmera, Adaptador de tomada, mesmo que seja para um bate e volta é importante se precaver, tenha sempre uma reserva em dinheiro ou um cartão de crédito para emergências. 

Qual a melhor época para conhecer Araçoiaba da Serra? 

Se o seu roteiro inclui atividades na água, então é indicado ir nos meses de início de abril até o fim de setembro, o clima na região fica em torno de 13ºC a 29ºC, sempre que estiver elaborando um roteiro para ir viajar, não deixe de consultar as condições do clima, verifique também as condições das nuvens e a precipitação.

Estes procedimentos são relevantes principalmente para aqueles que desejam praticar o ecoturismo na região. 

Dicas para um ecoturismo eficiente 

Se você já sabe o que fazer em Araçoiaba da Serra, e o objetivo é de realizar ecoturismo, para a sua segurança siga nossas dicas abaixo:

1. Tenha EPIs seguros

Os equipamentos são fundamentais para as atividades, mesmo que seja para uma simples trilha. Em alguns casos, o ecoturismo também envolve esportes radicais, que requer ainda mais cuidados. 

Você poderá escolher as seguintes atividades: arvorismo, parapente, trilhas, ciclismo, escaladas, mergulho, trekking etc. Será necessário ter itens de proteção como: capacetes, cordas, tornozeleira, joelheira, etc. 

Peça orientação de seus instrutores, quanto ao manuseio dos equipamentos e sobre as práticas dos esportes. 

Também certifique-se de que os professores  são credenciados e com ampla experiência com ecoturismo e esportes radicais, estes profissionais devem comprovar que possuem conhecimento de primeiros socorros. Valorize sua vida, pesquise antes de contratar um profissional.

2. Observe os horários 

Os horários poderão afetar o bem-estar dos atletas e praticantes de ecoturismo, por isso, na hora de agendar uma atividade, procure consultar sobre o melhor horário.

Algumas atividades funcionam melhor com a iluminação solar,  durante o dia é também mais fácil a localização de outros integrantes do grupo, há uma maior sensação de segurança.

Para as atividades noturnas, recomenda-se que o praticante tenha preparo para eventuais perigos, por exemplo, uma lanterna pode  ajudar a detectar qualquer movimento estranho, que poderá ser de uma cobra, ou qualquer outro bicho peçonhento.

Se você já possui experiência em atividades que são realizadas à noite, ainda sim, siga as orientações de seu instrutor e nunca saia de perto de sua equipe. 

3. Tenha sempre a consciência ambiental

O ecoturismo tem a missão de incentivar a educação ambiental e o convívio com a natureza,  se você se inscreveu para ir em um roteiro de ecoturismo, respeite a fauna e flora da região, não jogue lixo na mata.

Devemos propagar o turismo ecológico e a  simplicidade, para que a natureza possa ser preservada para as futuras gerações, é necessário que a presença do homem não cause nenhum tipo de prejuízo.

Conclusão 

Agora que mostramos o que fazer em Araçoiaba da Serra, você já tem capacidade para desenvolver um roteiro completo, é possível fazer viagens de um, dois ou mais dias.

O esconderijo do sol é o ambiente que os paulistanos escolhem como refúgio, para aliviar o estresse que a cidade de São Paulo causa no dia a dia dos paulistanos.

O que mais chamou a atenção em Araçoiaba da Serra? O que mais você gostaria de fazer na cidade? Nossas dicas irão ajudá-lo a montar o seu roteiro, divirta-se!

Mas antes de ir, olha só que legal, separamos alguams postagens super legais para você não deixar de conhecer São Paulo:
1 – Cidades para curtir durante o inverno em São Paulo

2 – Cidades do interior de São Paulo que você precisa conhecer

3 – Lugares para viajar em SP que vão te impressionar

E é isso, um forte abraço e nos vemos logo!

Summary
O que fazer em Araçoiaba da Serra?
Article Name
O que fazer em Araçoiaba da Serra?
Description
O que fazer em Araçoiaba da Serra, esta cidade é também conhecida como "Esconderijo do Sol", sua natureza exuberante atrai a atenção de turistas do país todo.
Author
Publisher Name
Estou na Viagem
Publisher Logo

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Compartilhe este post com seus amigos! Isso vai nos incentivar a postar mais =D