O que fazer em Cunha?

A partir de agora você encontrará um guia completo do que fazer em Cunha, com dicas de onde se hospedar, onde comer, principais pontos turísticos, atrações noturnas e muito mais. Preparamos um  roteiro completo que vai tornar seu passeio uma experiência incrível!

Este lugar possui mais de mil anos de história. Desde então a mesma passou e passa por diversas evoluções devido a isso recebe diversos turistas de território nacional ou até mesmo internacional, devido às diversas festas e atrações que ocorrem anualmente.

E aí, pronto para descobrir o que fazer em Cunha? Mas antes, vamos conhecer um pouco mais sobre a história da cidade.

A História

A cidade de Cunha possui aproximadamente 26 mil habitantes e o seu diferencial é a riqueza das paisagens naturais, cachoeiras, trilhas e muito mais, desse modo esse lugar é perfeito para quem busca por paz e principalmente por aventuras.

Cunha possui uma das histórias mais fascinantes, na qual envolve arte e muita aventura. 

Em 1597, uma missão portuguesa liderada por Martim Correia de Sá, embarcou no Rio de Janeiro rumo à cidade de Paraty, durante a jornada, a caravana passou em terras que hoje é a cidade de Cunha.

Antes, Cunha era conhecido por Boca do Sertão, no final do século XVII, justamente porque possuía uma serra que subia em direção a cidade de Minas Gerais.

Foi somente em 1785, no dia 3 de setembro que de povoado Cunha passou a ser considerado vila, onde o nome homenageado era Nossa Senhora da Conceição de Cunha, justamente para homenagear o governador da época Francisco da Cunha e Meneses.

Tempos depois foi emancipada de Guaratinguetá e passou a ser oficialmente considerada um município, cerca de 1858. Mas infelizmente ela foi cenário de revolução, onde um dos batalhões da marinha do Rio de Janeiro na intenção de chegar na capital paulista, passou pela Serra do Mar pelo Vale do Paraíba.

Passaram-se vários, e com a saída e chegadas de imigrantes nacionais e internacionais, cada vez mais Cunha passou a ser conhecido e foi então que em 1948, que Cunha passou a ser considerada uma Estância Climática.

Desse cada vez essa terra foi explorada e passou então a ser considerada um território turístico de grande valor para o Estado de São Paulo e respeitada por diversas cidades e países do mundo.

Sendo assim cada vez mais foram sendo criadas as áreas comerciais, hotéis, restaurantes, bares, fazendas e hoje existem diversas áreas da cidade que foram tombados em memória de cada marco histórico da cidade.

Como chegar em Cunha?

Não podemos falar sobre o que fazer em Cunha, sem antes mostrar como chegar lá, não é mesmo?

Saindo de São Paulo, uma das formas mais fácil de chegar até a cidade de Cunha e de ônibus ou de carro, tudo irá depender do que preferir ou do que é mais viável, dessa forma, confira a seguir essas opções:

Saindo de São Paulo de Ônibus 

Para viajar de ônibus saindo de São Paulo para Cunha, você poderá reservar uma passagem pela internet, ou ir pessoalmente à rodoviária do Tietê se preferir. Essa viagem poderá durar aproximadamente 4 horas.

Saindo de São Paulo de Carro

A viagem de carro para Cunha saindo de São Paulo, pode ser um pouco longa, porém essa é uma oportunidade de poder conhecer melhor a estrada e poder ir mais vezes. Desse modo você poderá ir pela Via SP-070, essa viagem durará cerca de 2 horas e 55 minutos (233,3 km).

Ou se preferir, poderá pegar a Via BR-116 e o tempo de viagem é basicamente o mesmo que o outro, porém com 223,3 km. Você poderá optar por viajar pela via que já conhece ou analisar em um mapa a que for melhor.

Dicas importantes para a sua viagem

Independente da forma que escolher para viajar até a Cunha é fundamental fazer o planejamento da viagem com antecedência, justamente para evitar cancelamento, prejuízos financeiros ou outros transtornos.

Se a sua viagem for de carro é essencial analisar toda a rota pelo menos 5 dias antes, e principalmente realizar a manutenção preventiva do carro para que assim seja possível garantir maior segurança durante todo o percurso. 

Como se trata de uma viagem de quase 3 horas, ainda assim é fundamental fazer pelo menos uma parada a cada 1 hora sempre que possível e de forma segura, justamente para evitar ter fadiga e cansaço durante o percurso, principalmente para quem estiver na condução do veículo.

O que fazer em Cunha?

Finalmente chegamos ao momento mais aguardado que fala sobre o que fazer em Cunha. Vamos lá!

Cunha possui diversas oportunidades de atrações, principalmente em meio a natureza, com vistas incríveis, trilhas, shows, uma excelente culinária, sendo assim acompanhe a lista dos 10 melhores e que você deve conhecer. 

1 – Pedra da Macela

Como primeira opção sobre o que fazer em Cunha temos este incrível ponto turístico.

Este monte é a opção perfeita para quem ama fazer escalada e trilha sem contar na beleza que o lugar proporciona é algo único e encantador, justamente por poder ver o pôr do sol ou o nascer do sol, além de toda paisagem e ar natural e puro.

2 – Mercado Municipal

Nesse mercado é possível fazer compras de variados produtos, principalmente naturais, além de contar com a estrutura de um lugar histórico que foi tombado, e que existe desde 1913, por isso vale a pena conhecer.

3 – Ateliês de Cerâmicas

Artes artesanais e totalmente manuais, para quem ama esse é um lugar encantador que vende objetos decorativos e utensílios e louças de qualidade (prato, xícara, copo, vaso, chaleira, entre ourtros, justamente por ser de cerâmica. Porém existem vários locais pela cidade, confira a seguir.

  • Risi Produtos Cerâmicos;
  • Ateliê de Cerâmica Cristiano e Sandra Quirino;
  • Atelier de Cerâmica Mieko e Mario;
  • Ateliê de Cerâmica Suenaga e Jardineiro;
  • Ateliê de Cerâmica Cassinha;
  • Ateliê de Cerâmica e Mercearia B. Cajurú;
  • Oficina de Cerâmica Augusto Campos e Leí Galvão.

A arte local está diretamente ligada sobre o assunto “o que fazer em Cunha”.

4 – Contemplário

Esse é um lugar de tranquilidade que promove paz através dos muitos aromas naturais, graças às plantações aromáticas de capim limão, lavanda, alecrim, desse modo é impossível voltar desde lugar com leveza e principalmente com boas energias.

5 – Cachoeiras

Esse lugar é perfeito para quem ama fazer trilhas em prol de poder  conhecer as cachoeiras de Cunha, com acesso livre para mergulhos em algumas, e outras apenas para contemplar, acompanhe a lista de algumas das cachoeiras.

  • Cachoeira do Desterro;
  • Canto das Cachoeiras Cunha SP;
  • Cachoeira do Mato Limpo;
  • Cachoeira do Pimenta;
  • Cachoeira do Jericó;
  • Pouso das cachoeiras;
  • Cachoeira do Açude do Pimenta;
  • Cachoeira do Higino;
  • Pousada Estância das Cachoeiras;
  • Cachoeira do desterro;
  • Cachoeira do Pimenta.

Não se preocupe se você não gosta de cachoeiras, ainda há muito mais o que fazer em Cunha.

6 – Estrada Cunha-Paraty

Essa é a opção para quem ama caminhar, correr ou pedalar, a mesma possui uma extensão de 49 km, e é um dos lugares que simboliza o turismo na região, além de ser um dos percursos mais cenográficos do Brasil.

7 – Capela de São José da Boa Vista

Este lugar foi construído em 1724, e é considerada uma das mais belas da região, além de ser um lugar respeitado, e que carrega quase 300 anos de história, a mesma oferece vista incrível e única da cidade e das montanhas ao seu redor.

8 – Parque Estadual da Serra do Mar

Este lugar possui uma das maiores biodiversidades perante todo o parque, localizado ao norte do parque. Esse parque foi criado para proteger mais de mil metros de altitude com matas nebulares e grandes árvores por quase todo o cedro.

9 – Festas Locais

Anualmente a cidade de cunha oferece diversos festivais, cada um com diferentes categorias, onde se encontram famosos, além de turistas de todo o mundo, por isso vale a pena participar de pelo menos um deles.

  • Festival do Queijo; 
  • Festival Verão na Montanha;
  • Festival de Inverno;
  • Festa do Pinhão;
  • Festival de Música Caipira.

10 – Casa do Artesão

Esse lugar traz prestígios de grandes artistas (associados, aprendizes, amadores ou mesmo mestre) além de de diversos artesanatos, e é sempre uma aventura poder conhecer um lugar que carrega tanta história.

São muitas as oportunidades de diversão e também de descanso, principalmente porque a maioria das atrações acontece em meio a natureza. Por isso opte por fazer uma viagem de pelo menos 5 dias.

Onde se hospedar em Cunha?

Não adianta saber o que fazer em Cunha se você não tem onde se hospedar, não é verdade?

Existem uma variedade de hospedagens na cidade de Cunha que são sensacionais, justamente por proporcionarem atividades dentro do próprio espaço, além de contato com a natureza e belas paisagens.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Cunha

Não esqueça de ver Pousadas com piscina e privativa: As 44 melhores pelo Brasil

1 – Chácara com churrasqueira e wifi em Cunha

Situada em Cunha, no estado de São Paulo, a Chácara com churrasqueira e Wi-Fi. O Cunha tem um jardim. A acomodação fica a 30 km de Paraty.

A casa de temporada dispõe de 5 quartos, cozinha totalmente equipada com geladeira e forno, e 6 banheiros com chuveiro e banheira.

Clique aqui para garantir sua reserva

2 – Pousada do Sonho

Situada em Cunha, a Pousada do Sonho oferece acomodações com lounge compartilhado, Wi-Fi gratuito, recepção 24 horas e cozinha compartilhada. A casa de temporada tem vista da montanha e fica a 40 km de São Luiz do Paraitinga.

A casa de temporada tem 2 quartos, 1 banheiro, roupa de cama, toalhas, TV de tela plana a cabo, área para refeições, cozinha totalmente equipada e varanda com vista da cidade.

Além disso, a propriedade oferece um terraço ao ar livre.

Clique aqui para garantir sua reserva

3 – Sítio do Sauá

Situado em Cunha, a 40 km de Picinguaba, o Sítio do Sauá oferece jardim e Wi-Fi gratuito.

Todas as unidades dispõem de varanda, cozinha compacta totalmente equipada com forno, lareira, área de estar, TV de tela plana e banheiro privativo com chuveiro. Uma torradeira e chaleira também são oferecidas.

Para sua comodidade, um café da manhã continental é servido.

O Sítio do Sauá oferece uma churrasqueira.

Você pode jogar bilhar no local ou fazer trilhas a pé nos arredores.

Clique aqui para garantir sua reserva

Dicas para se hospedar no melhor lugar

Uma boa estadia, com conforto é o que todo mundo precisa, porém é muito comum uma vez ou outra se decepcionar com o espaço, e para evitar que isso aconteça comece analisando as avaliações do lugar pela internet.

Ao analisar as positivas e negativas, é possível saber se esse é ou não um bom lugar, outra questão que deve ser feita é ligar no telefone da hospedagem e analisar se o mesmo que lhe atendeu foi prestativo e recepcionista.

Por fim, busque por lugares que também ofereçam aventuras, contato com a natureza, justamente para que nos dias em que realmente quiser descansar possa aproveitar ao máximo dentro da própria hospedagem, sem precisar se deslocar.

Onde comer em Cunha?

Cunha é uma cidade que é rica em culinárias diferentes, e também tradicionais, desse modo anote a lista dos melhores lugares e bem analisados para experimentar um sabor incrível.

  • Quebra cangalha;
  • Veríssima Bistrô;
  • Casa da Serra;
  • Moara Empório Café;
  • Empório Serrano;
  • Café Capril;
  • Restaurante Dona Dita;
  • Restaurante Armazém;
  • Bar Blackfin;
  • La Taverne Bistro;
  • Restaurante Casarão;
  • Delícias na Roça.

Dica para encontrar o melhor lugar para comer

Comece essa busca fazendo uso da internet, e analise se o espaço é bem avaliado pelos clientes que já frequentaram e declaram abertamente se gostaram ou, por isso, mantenha-se atento.

Por que viajar para Cunha?

Cunha para muitos é um lugar de refúgio, para se conectar com a natureza e viver momentos únicos, desse modo todos que passam por esse lugar declaram ter tido melhoras na saúde mental, física e emocional.

Dessa forma essa cidade é para qualquer pessoa, principalmente porque em pleno o século XXI tem sido vivido uma das épocas mais estressantes e apressadas da história, e ter momentos de calmaria é fundamental.

Para quem não quer ter grandes gastos nessa cidade, saiba que muitas das atrações citadas acima são gratuitas, como o Parque Estadual, além de algumas cachoeiras, e muitos outros. 

O que levar na Bagagem?

A temperatura média de Cunha é de 17 graus, justamente por ser uma região que possui muitas árvores, cachoeiras, montanhas e reservas, desse modo o seu clima é subtropical, por isso é bom preparar uma mala funcional e que atenda a todas as necessidades.

E por ser um local quente e com clima temperado é fundamental escolher os itens certos que odeixe o mais confortável possível, por isso acompanhe a lista de coisas essenciais que não podem faltar na sua bagagem.

Itens de proteção

  • Protetor Solar;
  • Creme hidratante para o corpo;
  • Creme hidratante corporal;
  • Protetor labial.

Roupas fundamentais

  • Casaco e calça;
  • Blusas e regatas;
  • Shorts e bermudas;
  • Tênis e sapatos.

Dicas para montar um bagagem funcional

Monte looks que combinem entre si, não exagere em calçados ou acessórios para evitar carregar coisas em excesso, por fim mesmo que o local seja quente ou que vá no verão garanta sempre pelo menos um casaco.

Para facilitar na hora de arrumar a bagagem comece criando uma lista com todos os itens e em seguida faça o check list de cada um, e para evitar esquecer de algo, é aconselhável fazer esse processo com pelo menos 1 semana de antecedência.

Por fim, sempre para qualquer viagem de curta, média ou longa duração, faça uma mala de emergências e coloque itens básicos de primeiros socorros, documentação de identificação e medicamentos básicos (antialérgico, remédio para enjoo e para dores em geral).

Melhor época para conhecer Cunha

Cunha é perfeito para qualquer época do ano, mas uma das mais atrativas para os turistas são as épocas do Festival do Verão e do Festival de Inverno, porém existem outras atrações que atendem a todos os gostos. Confira o calendário e conheça as atrações que ocorrem durante o ano.

Janeiro: Esse é um mês que se comemora o Show da virada, Festival de Verão e Dia do Queijo.

Fevereiro: Neste mês se comemora Festas em bares, porém  podem ocorrer outras atrações e até mesmo shows.

Março: É comemorado neste mês o Aniversário da cidade de Cunha e de Campos de Cunha.

Abril: Comemora-se no mês de abril a Semana Santa, Auto de Páscoa e Festa do Pinhão

Maio: Algumas das comemorações deste mês são a Festa do Pinhão e o Dia do Ceramista.

Junho: Para quem gosta nesse mês é comemorado a Festa Junina na Praça, Feira do Queijo e o Dia da Nascente do Rio Paraibuna.

Julho: Esse é um dos meses mais festivos, onde se comemora o Festival de Inverno – Acordes na Serra, Idade Revolução Constitucionalista de 32, Festa do Divino, além de possíveis eventos esportivos. 

Agosto: É comemorado no mês de agosto a Cunha para Cristo, Festival Gastronômico e o Dia do Folclore.

Setembro: Para quem gosta nesse mês é comemorado o Rodeio Expo Cunha e o Torneio Leiteiro.

Outubro: Comemora-se neste mês a Travessia da Serra do Mar, Violas na Praça e o Festival da Cerâmica.

Novembro: No mês de novembro pode ser comemorado apenas o Festival Cultural, porém podem acontecer outras ações  e festividades.

Dezembro: Por fim comemora-se no mês de dezembro a Feira do Artesanato, Natal e Show da Virada.

Atenção! Cada uma dessas atividades podem ser mudadas a qualquer momento, por isso sempre antes de viajar ligue na prefeitura que tem o controle de cada um delas para confirmar se permanece ou se será cancelado. 

Conclusão

Em resumo de todo esse guia detalhado sobre a cidade de Cunha, e de todas as informações até aqui descritas, é fundamental relembrar que sempre valerá a pena conhecê-la, justamente para obter novas experiências.

Lembre-se também de fazer um bom planejamento da sua viagem com pelo menos 10 dias de antecedência, para que tudo possa ocorrer da melhor maneira possível, e assim evitar aquele corre corre e estresse de última hora.

E aí, já sabe tudo o que fazer em Cunha? Se sim, compartilhe este conteúdo com seus amigos viciados em viagem. Esperamos que tenham gostado. Guarde este guia completo com você, anote tudo e faça uma boa viagem!

Mas antes de ir, olha só que legal, separamos alguams postagens super legais para você não deixar de conhecer São Paulo:
1 – Cidades para curtir durante o inverno em São Paulo

2 – Cidades do interior de São Paulo que você precisa conhecer

3 – Lugares para viajar em SP que vão te impressionar

E é isso, um forte abraço e nos vemos logo!

Summary
O que fazer em Cunha?
Article Name
O que fazer em Cunha?
Description
O que fazer em Cunha, nesta postagem vamos te ajudar com dicas de onde se hospedar, onde comer, principais pontos turísticos. Veja mais.
Author
Publisher Name
Estou na Viagem
Publisher Logo

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Compartilhe este post com seus amigos! Isso vai nos incentivar a postar mais =D