Interior de São Paulo: 46 cidades que você precisa conhecer

O interior de São Paulo conta com lugares extraordinários para quem gosta de viajar. Há destinos para todos os tipos de turistas, desde aquele que é mais tranquilo e deseja viajar apenas para relaxar até os aventureiros e os amantes da natureza.

Isso não poderia ser diferente, afinal, são 364 municípios que esbanjam muita cultura, diversão e lazer seja para quem viaja só, com os amigos ou com a família. Trilhas, cachoeiras, praias, mirantes são apenas alguns ótimos exemplos do que pode ser encontrado no interior de São Paulo.

Está pretendendo fazer uma viagem a fim de conhecer as cidades do interior do interior de SP, mas não sabe por onde começar? A primeira coisa a fazer é determinar o que você pretende encontrar nesse destino. Quer descansar junto a natureza ou praticar algum esporte? 

Após determinar isso, você pode pesquisar as cidades do interior de SP que possuem atrações voltadas ao seu objetivo. Quer uma dica rapidinha? Continue com a gente que nesse conteúdo você vai descobrir 18 cidades do interior de São Paulo que você precisa conhecer. Vamos conferir essa lista!

Dicas para viajar + e melhor

Download totalmente gratuito

Lista de cidades do interior de São Paulo e suas atrações

Fazer um roteiro de viagem não é uma tarefa fácil, afinal, é preciso realizar uma pesquisa a fim de saber quais atrações existem nas cidades. 

Determinar qual atração será vista primeiro, qual irá fechar com chave de ouro aquela viagem. Enfim, inúmeros detalhes são importantes para viajar tranquilamente e curtir ao máximo o destino.

Pensando em facilitar um pouco sua vida, decidimos fazer uma lista com cidades do interior de SP e falar um pouco das suas atrações. Certamente isso vai te ajudar a determinar quais cidades deseja conhecer primeiramente e quais ficarão para uma próxima oportunidade.

1- Holambra

Este é um destino voltado para quem não quer fazer uma viagem muito distante da capital São Paulo. São 130 km de distância da capital paulista até Holambra. Este é um destino turístico voltado principalmente para quem é amante das flores, afinal, Holambra ostenta campos belíssimos de flores.

Aliás, ela é a maior exportadora tanto de flores quanto de plantas ornamentais de toda a América Latina. Já dá para imaginar um pouco do cenário que terá ao fazer essa viagem, não é mesmo?  Mas se você pensa que seu charme se resume às flores está redondamente enganado.

Existem diversos lugares incríveis e com arquitetura magnífica. Ela é considerada por muitos como um pedacinho da Holanda que existe no Brasil. Uma prova que isso é verdade é o Moinho dos Povos Unidos e também o Portal do Moinho. Ambos possuem arquitetura belíssima que lembram realmente a Holanda.

Para quem gosta de museu pode fazer uma visita ao Museu Histórico e Cultural da cidade. No local você terá a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história de sua fundação, que ocorreu em 1948. Nesse museu existem diversas fotos, réplicas de casas, filmes, tratores antigos e até máquinas. Realmente vale a pena conhecer.

Já para quem gosta de fazer passeio ao ar livre não deve deixar de se dirigir ao Parque Van Gogh. Este local possui área toda cercada por verde e é ótimo para fazer uma caminhada.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Holambra

Veja a postagem O que fazer em Holambra

2- Campos do Jordão

Campos do Jordão está distante de São Paulo 171 km. Apesar de ser um pouco distante da capital, não deixa de ser um destino espetacular para conhecer e curtir tudo o que ela oferece. Seu clima é mais frio e a arquitetura faz com que se tenha a sensação de estar na Europa e não em uma cidade do interior de SP.

Aliás, a Suíça Brasileira, como também é chamada, é muito famosa por conta da sua arquitetura. Durante todo o ano a cidade recebe inúmeros visitantes, mas é no inverno que os turistas resolvem ir em maior quantidade a Campos do Jordão. Mas não pense que somente o friozinho e a arquitetura é que encantam os visitantes.

Ela conta com diversos lugares para conhecer no interior de SP como, por exemplo, seus belíssimos parques e mirantes. Há ainda sua gastronomia que é simplesmente um espetáculo. Muitos dos seus atrativos gastronômicos podem ser encontrados nos bares, restaurantes e até nas cervejarias e fábricas de chocolate.

São tantas opções para conhecer nessa cidade, mas certamente uma das atrações com maior fama que ela possui é o Festival Internacional de Inverno. Ele é realizado no mês de julho e se quiser aproveitá-lo é preciso fazer uma reserva com certa antecedência.

O melhor é que o turista não precisa se preocupar quanto a forma de visitar os principais pontos turísticos. A cidade conta com uma estrutura ótima de transporte que leva os turistas até eles. Sem falar que há diversos centros para realizar compras e se alimentar. Tudo isso facilita, e muito, a vida do turista.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Campos do Jordão

Veja a postagem O que fazer em Campos do Jordão

Campos do Jordão
Campos do Jordão

3- Águas de Lindóia

A distância entre Águas de Lindóia e São Paulo é de 180 km. Ela fica bem próxima a divisa do estado de São Paulo com Minas Gerais. Esta cidade do interior de SP é perfeita para quem deseja praticar o ecoturismo ou simplesmente explorar toda a variedade gastronômica que ela possui.

Opções de passeio é o que não faltam, já que é possível até mesmo passear de charrete ou de bicicleta. Que tal uma bela cavalgada ou até mesmo fazer um voo livre? Isso sem falar nos trenzinhos que vão para os pontos turísticos levando os turistas. Tudo muito bem organizado e estruturado.

As águas minerais que possuem propriedades terapêuticas acabaram chamando a atenção e isso fez com que essa cidade do interior de SP caísse nas graças de todos. Diversos resorts, parques aquáticos e até hotéis oferecem massagens e terapias que utilizam essas águas.

Águas de Lindóia faz parte do Circuito das Águas Paulista que é uma rota turística que conta com oito cidades. Realmente vale muito a pena conhecer um pouco das maravilhas desse lugar.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Águas de Lindóia

Veja a postagem O que fazer em Águas de Lindóia

4- São Roque

São Roque fica bem próxima a capital e certamente é uma ótima pedida para quem deseja escapar um pouco do agito da cidade grande e curtir a calmaria de uma cidade menor. Em São Roque o que não falta são opções de passeios que envolvam a gastronomia ou o ecoturismo.

Ela conta com inúmeras vinícolas e está localizada no Roteiro do Vinho. Nela você vai encontrar alguns parques que são dedicados ao vinho e, claro, a boa comida. A cidade também conta com mirantes muito belos que mostram um pouco das paisagens magníficas que ali se encontram, como é o caso do Mirante do Saboó e o Morro do Cruzeiro.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em São Roque

Veja a postagem O que fazer em São Roque

5- Socorro

A Cidade da Aventura, este é o nome pelo qual a cidade de Socorro também é conhecida. Somente por ela já dá para imaginar que ela possui muitas atrações que envolvem aventura, não é mesmo? Isso não poderia ser diferente já que ela detém certificação internacional voltada ao turismo esportivo.

Ela está localizada bem no início da Serra da Mantiqueira e os cenários que possui são simplesmente incríveis e perfeitos para a realização de atividades que tenham contato com a natureza. Os apaixonados por aventura podem fazer o rafting que é uma de suas principais atrações e que pode ser realizado no Circuito Turístico do Rio do Peixe.

Esse rio passa por Socorro e a torna ainda mais especial com suas belezas de tirar o fôlego. Quem se dirige aos pontos mais altos tem a oportunidade de conhecer o Mirante da Pedra da Bela Vista cuja paisagem é fantástica. Quem gosta de fazer compras pode ir a uma das várias malharias que Socorro possui.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Socorro

Veja a postagem O que fazer em Socorro

6- Brotas

Partindo de São Paulo com destino a Brotas a distância é de 240 km, mas com tudo que esta cidade interiorana oferece vale muito a pena conhecê-la. Quem gosta de ecoturismo e aventura não terá do que reclamar, pois Brotas é ideal para praticar diversos tipos de atividades que tenham contato com a natureza.

A Mata Atlântica encontrada em seu município é preservada e como resultado o que não falta são cachoeiras e parques. Uma das cachoeiras mais conhecidas e visitadas é o Recanto das Cachoeiras. Nela, há duas cachoeiras lindas e uma praia artificial que enche os olhos com tanta beleza.

Há também o Viva Brotas Eco Parque. É nele que se encontra a primeira tirolesa utilizando bicicleta do país. Outro lugar com muito charme e perfeito para fazer um bom passeio é o Parque dos Saltos. Nele existem 3 quedas d’águas que integravam a antiga usina hidrelétrica existente na cidade.

Para os amantes dos esportes radicais como rapel, canionismo, rafting, trilhas e escalada podem praticá-los sem problema. Para isso, basta se dirigir a um dos ecoparques de Brotas e se divertir à vontade.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Brotas

Veja a postagem O que fazer em Brotas

7- Atibaia

Esta é mais uma das cidades do interior de São Paulo que encanta os turistas e oferece diversas opções de passeio. Ela está distante apenas 70 km da capital e seu acesso é bem fácil. Devido a sua proximidade é comum receber turistas.

Opções de passeio é o que não faltam, já que ela tenta agradar ao máximo todos os turistas. Mas certamente o que chama mais a atenção é a Pedra Grande. 

Ela é uma pedra que possui 650 metros de altura e que fica a 1418 metros de altitude. Quem ama aventura certamente vai amar saltar do alto dela com asa delta, parapente ou paraglider.

Para fazer uma visita a ela é preciso seguir por trilhas ou carro. Ao subir na Pedra Grande você terá uma visão surpreendente da paisagem e ainda conseguirá avistar algumas cidades como São José dos Campos e Jundiaí, por exemplo.

Uma atração que também encanta a todos é o Lago do Major. Nele você terá a oportunidade de percorrer as trilhas e até se divertir com os pedalinhos. Sem falar que existem ótimos lugares que você pode sentar e relaxar.

Quer mais uma atração? O Teleférico de Atibaia. Ele sai do parque e te leva até uma parte alta existente na cidade. Viu como o que não faltam são opções de passeio em Atibaia?

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Atibaia

Veja a postagem O que fazer em Atibaia

8- Boituva

Entre as cidades para conhecer no interior de SP que vale a pena ser citada está Boituva. Ela é conhecida como a Capital Nacional do Paraquedismo e por aí já é possível perceber que ela oferece ótimas opções para quem gosta de esportes radicais.

Na cidade há um aeroporto somente para os praticantes de parapente e paraquedismo, além de contar com profissionais certificados voltados para esses esportes. Mas Boituva não se resume apenas a esportes radicais, pois ela também conta com opções maravilhosas para quem deseja viajar com a família.

Nesta cidade do interior de SP há o Parque Egídio Labronici e o Parque Zoológico Eugênio Walter que encantam seus visitantes com a beleza que possuem. Gosta da culinária interiorana? Em Boituva você também pode apreciar a gastronomia do interior em diversos restaurantes. Certamente vale a pena aproveitar e provar.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Boituva

Veja a postagem O que fazer em Boituva

9- Itu

Distante de São Paulo 100 km, Itu é uma cidade do interior que merece receber um pouco mais de atenção. Ela é uma das mais antigas com data de fundação de 1610. Conhecida pelos seus exageros, essa cidade é uma ótima opção para conhecer suas belezas e história.

Ela conta com diversas praças lindas e monumentos que, claro, são grandiosos. Há também o artesanato local que está presente em todos os lugares. Quem gosta de museu vai amar conhecer o Museu da Energia e o Museu Republicano. 

Mas certamente o que vai chamar mais a atenção é a Praça dos Exageros que, pelo nome, já dá para se ter uma ideia do que irá encontrar. 

Nela encontram-se esculturas gigantes como um caixa de atendimento pertencente ao Bradesco, um interfone, uma garrafa da marca Coca-Cola e um boneco do humorista Simplício que foi quem deu fama a Itu. Quem gosta do turismo gastronômico também tem a oportunidade de se deliciar nas fábricas de chocolate e restaurantes.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Itu

Veja a postagem O que fazer em Itu

10- Serra Negra

Uma das cidades do interior de São Paulo que merece atenção é Serra Negra. Ela está localizada a 150 km da capital paulista e é uma opção sensacional para turistas. Serra Negra é uma das cidades que integra o Circuito das Águas Paulista e que possui belezas sem igual.

Um lugar incrível para conhecer é o Pico Alto da Serra que possui 1310 metros de altitude e a visão que proporciona é simplesmente de tirar o fôlego. Outro passeio muito interessante que pode ser feito nessa cidade é a Disneylândia dos Robôs. 

Esse lugar se trata de um museu cuja criação ocorreu em volta da obra de Pedrinho Tomé. Ele é muito talentoso e faz constrói robôs utilizando sucatas. O resultado é extraordinário e certamente merece uma visita.

Para o turista que gosta de ter ficar próximo a natureza não precisa se preocupar, pois em Serra Negra há o Parque Macaquinhos e o Parque Represa Dr. Jovino Silveira. Há também o teleférico que é uma das atrações da cidade e que oferece uma vista magnífica da cidade.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Serra Negra

Veja a postagem O que fazer em Serra Negra

Não temos direitos autorais desta foto

11- Cunha

Distante 230 km de São Paulo, Cunha é uma daquelas cidades do interior que merece ser olhada com atenção. Ela conta com alguns pontos turísticos muito lindos, como é o caso do Núcleo Bonito, a Cachoeira Pimenta, o Parque Estadual da Serra do Mar e a Pedra da Macela.

Esses são lugares maravilhosos para quem deseja ficar bem próximo a natureza. Nesses pontos turísticos é possível ter uma vista simplesmente deslumbrante da região, sem falar que também é possível praticar o ecoturismo.

Outros destaques que Cunha possui engloba o Mercado Municipal, a Cervejaria Wolkenburg e os ateliês de cerâmica. Estas são ótimas opções para quem pretende fazer passeios urbanos.

Essa cidade interiorana também conta com uma das principais atrações turísticas: o Lavandário. Este é um campo imenso com lavandas que possui uma beleza indescritível e um perfume maravilhoso. Ele é perfeito para quem deseja fazer um passeio romântico e realizar ensaios fotográficos.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Cunha

Veja a postagem O que fazer em Cunha

12- Santo Antônio do Pinhal

A distância entre Santo Antônio do Pinhal e São Paulo é de 130 km, mas ela fica bem próxima a Campos do Jordão, cerca de 20 km apenas. Santo Antônio do Pinhal está localizada na Serra da Mantiqueira e fica a 1080 metros de altitude. 

Nela o turista tem a oportunidade de apreciar lindas paisagens, construções em estilo europeu e clima ameno.

Ela também conta com cachoeiras incríveis, parques ecológicos deslumbrantes e mirantes espetaculares. É perfeita para quem gosta de esportes radicais e ecoturismo. Uma de suas atrações é o Pico Agudo que é o local mais alto que há na Serra da Mantiqueira com 1700 metros de altitude. Há também a Pedra do Baú com uma visão incrível.

Quem ama a natureza pode ir ao Jardim dos Pinhais Ecco Parque que fica distante do centro apenas 2 km. Resumindo, Santo Antônio do Pinhal é perfeita para quem deseja praticar algum esporte ou simplesmente relaxar e curtir o bom da vida.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Santo Antônio do Pinhal

Veja a postagem O que fazer em Santo Antônio do Pinhal

13- Eldorado

Sua distância até a capital paulista é de 293 km, mas certamente não pode ficar de fora do seu roteiro turístico. Eldorado possui belezas naturais de tirar o fôlego além de possuir uma boa estrutura na área urbana. Ela conta com parques muito bem preservados, como é o caso do Parque Estadual Caverna do Diabo.

Dentro do parque você pode conhecer a Caverna do Diabo que é um dos principais pontos turísticos da cidade. Quer conhecer uma cachoeira que tenha de queda 45 metros? Então dê uma passadinha na Cachoeira de Meu Deus e se vislumbre com a piscina natural com água cristalina.

Se seguir pela trilha do Vale das Ostras você ainda verá 12 cachoeiras com uma beleza inacreditável. São 9 km de caminhada, mas o que se vê no caminho recompensa todo o esforço.

Caso queira ter uma visão panorâmica da Mata Atlântica não deixe de ir ao Mirante do Governador Trail. Ali você vai se encantar com o que a natureza pode oferecer.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Eldorado

Veja a postagem O que fazer em Eldorado

14 – Monte Alegre do Sul

Um dos lugares para conhecer no interior de SP certamente é Monte Alegre do Sul, que está distante da capital 130 km. Ela integra o Circuito das Águas Paulista o que não poderia ser diferente já que ela conta com muitas bicas além de fontes de água mineral. Isso sem falar nas cachoeiras que são magníficas.

Monte Alegre do Sul é uma cidade tranquila, pacata e sua colonização ocorreu por italianos. Seu centro histórico possui uma beleza sem igual e seu comércio é muito charmoso.

Alguns pontos que mais chamam a atenção nesse lugar são as lojinhas de artesanato que são perfeitas para quem ama esse tipo de trabalho. Há também os empórios que comercializam doces, embutidos e cachaças artesanais.

Na cidade você ainda pode ter uma visão incrível de toda região em dois mirantes: Mirante do Cristo Redentor e Mirante do Cruzeiro. Certamente esta será uma viagem para jamais esquecer e repetir outras vezes.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Monte Alegre do Sul

Veja a postagem O que fazer em Monte Alegre do Sul

Não temos direitos autorais desta foto

15 – Juquitiba

Distante 547 km da capital paulista, Juquitiba certamente é uma das cidades do interior de São Paulo que merece atenção. Ela é perfeita para quem gosta de curtir a natureza sem precisar se afastar tanto da cidade. 

Afinal, ela possui muito verde sem falar que conta com atividades que toda a família pode realizar.

Também conta com atividades mais enérgicas como escalada, rafting, arvorismo e tirolesa. Sem falar que ela possui muitos rios e cachoeiras além de uma natureza bem diversificada e especial. 

Viu como ela é uma das cidades do interior de São Paulo que merece um pouco mais da atenção de todos?

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Juquitiba

Veja a postagem O que fazer em Juquitiba

16 – Paranapanema

As principais atrações de Paranapanema ficam nos arredores, como a Represa Jurumirim, a cerca de 60 quilômetros do Centro. O local é perfeito para a prática de esportes náuticos como windsurf e jet-ski, além de oferecer excelentes pontos para a pesca. 

O espelho d’água é contornado por chácaras e clubes que oferecem atividades para toda a família. 
Já no distrito de Campos de Holambra, o destaque fica por conta das frutas e flores cultivadas na região. Os passeios guiados levam a estufas e plantações de gérberas, azaléias, rosas, violetas, etc.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Paranapanema

Veja a postagem O que fazer em Paranapanema

17 – Jundiaí

A cidade de Jundiaí tem o nome de origem indígena, que significa rio de Bagres, por isso, se você ainda não sabe o que fazer em Jundiaí, vale a pena acompanhar o nosso guia abaixo e montar com detalhes o seu roteiro de viagens. Disponibilizamos dicas de hospedagem, restaurante e lazer para você aproveitar as férias ou o fim de semana.

A cidade de Jundiaí tem hoje 364 anos, a cidade foi elevada à categoria de vila em 14 de dezembro de 1655, o verdadeiro significado do nome Jundiaí é “bagre” e “y” significa “rio”, a palavra “yundiai” também quer dizer “alagadiços de muita folhagem e galhos secos”.

A sua extensão territorial era imensa, podendo alcançar até o Rio do Peixe quase no estado de Minas Gerais, esta era uma região povoada pelos indígenas até o século XVII, existiam vários povos indígenas na região, que viviam basicamente do plantio da mandioca.

Veja a postagem O que fazer em Jundiaí

O que fazer em Jundiaí
O que fazer em Jundiaí

18 – Campinas

A cidade de Campinas é um ótimo ambiente para passear, por isso, se você ainda não sabe o que fazer em Campinas mostraremos aqui algumas sugestões dos melhores passeios da cidade, a cidade possui muitos atrativos, que são conhecidos como as 7 maravilhas de Campinas, há também outros locais imperdíveis que você deve conhecer.

A cidade tem cerca de 260 anos, abrange as histórias colonial/imperial/republicana, a história indígena do município alcança os milhares de anos, no período de formação colonial, a cidade no século XVIII pertencia a vila de Jundiaí, estava localizada em uma trilha aberta por paulistas, que ficou conhecida como Planalto de Piratininga entre 1721 e 1730. 

O progresso começou a chegar para esta região no ano de 1767, quando já abrigava cerca de 185 pessoas, promovendo com isso, o desenvolvimento de atividades importantes para a economia local, com a chegada dos fazendeiros de Itu, na metade do século XVIII a cidade evoluiu expressivamente.

Veja a postagem O que fazer em Campinas

O que fazer Em Campinas - Maria Fumaça

19 – Olímpia

Em toda a cidade de Olímpia, estima-se um total de 60 córregos, a região começou a ser povoada graças ao Antônio Joaquim dos Santos, no entanto, sua fundação oficial data de 2 de março de 1903, quando houve a doação de 100 alqueires para a constituição de Patrimônio de São João Batista dos Olhos-d’água.  

São João Batista é o atual padroeiro da cidade, o templo católico dedicado ao santo, está localizado na praça matriz e é um dos pontos turísticos de Olímpia, é conhecida como Igreja Matriz de São João Batista. 

Veja a postagem O que fazer em Olímpia

O que fazer em Olimpia - Hospedagem
O que fazer em Olimpia – Hospedagem

20 – Paranapiacaba

Esta pequena vila próxima da cidade de São Paulo, foi construída pelos ingleses, a vila também foi o berço do transporte ferroviário do Brasil, aqui encontramos traços de luta, superação e marcos do desenvolvimento nacional.

O significado do nome de origem tupi-guarani quer dizer: “Lugar de onde se avista o mar”, esta vila foi criada entre os anos de 1865 e 1867, para servir de abrigo para os trabalhadores da linha Santos-Jundiaí, esta foi durante muito tempo uma das ligações ferroviárias pioneiras no Brasil.

A cidade também é marco da história de grandes empreendedores, por exemplo, Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, na vila inglesa você encontra uma réplica do relógio Big Ben, a ferrovia ajudou a prosperar a economia do município, o que atraiu a atenção de muitos empresários de vários segmentos. 

Veja a postagem O que fazer em Paranapiacaba

Musel Funicular Paranapiacaba
Musel Funicular Paranapiacaba

21 – Ribeirão Preto

A fundação de Ribeirão Preto ocorreu em 1856, através dos fazendeiros, em 1883 foi possível propagar a plantação de café graças ao clima e ao solo, atualmente, a cidade é popularmente conhecida como a “Capital Agronegócio”, desde 2013, a cidade registra um número de 650.339 habitantes. 

O PIB da região é de US $ 7,5 bilhões, sendo o 28º PIB das principais cidades do país, seu clima é tropical úmido, a cidade tem excelentes indicadores sociais, segundo uma pesquisa da FGV, esta é considerada uma das 100 melhores cidades para viver.

Veja a postagem O que fazer em Ribeirão Preto

Atracoes de Ribeirão Preto - Theatro Pedro II

22 – Araraquara

Município do interior de São Paulo, Araraquara é considerada a 37ª cidade mais populosa do estado e conta com diversos pontos turísticos atrativos. Por isso, se você quer saber o que fazer em Araraquara, confira o nosso guia abaixo e aproveite as melhores dicas de passeios, hospedagem e restaurantes. 

Veja a postagem O que fazer em Araraquara

o que fazer em araraquara
o que fazer em araraquara

23 – Americana

Se você está buscando destinos incríveis e interessantes para conhecer, saiba que em São Paulo você pode encontrar. Confira a seguir o que fazer em Americana e as muitas opções de atrações para todos os gostos.

Você já deve ter ouvido falar sobre o que fazer em Americana além das atrações comuns, como a Festa do Peão de Boiadeiro, que acontece na cidade e é um evento muito conhecido na região, não é mesmo?

Com isso, pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas opções de atrações incríveis para curtir com sua família e amigos, além de também serem excelentes opções para os moradores locais.

Veja a postagem O que fazer em Americana

O que fazer em Americana
O que fazer em Americana

24 – Pedra Bela

A cidade de Pedra Bela está localizada no interior do estado de São Paulo, e é conhecida por sua tranquilidade e beleza natural. 

Com uma população relativamente pequena, com pouco mais de seis mil habitantes, Pedra Bela é o lugar ideal para aqueles que procuram uma escapada da agitação da cidade grande. Saiba o que fazer em Pedra Bela e conheça dicas para sua viagem.

A paisagem natural é uma das principais atrações da cidade, com montanhas verdes, vales e rios que formam uma paisagem deslumbrante. Além disso. 

Veja a postagem O que fazer em Pedra Bela

O que fazer em Pedra Bela
O que fazer em Pedra Bela

25 – Salto

Com 365 anos desde a sua fundação, quando se desmembrou da cidade de Itu no século XIX, a fundação de Salto é considerada a partir da inauguração da capela do sítio Cachoeira, datada em junho de 1698. O proprietário era o Capitão Antônio Vieira Tavares, sobrinho do bandeirante Raposo Tavares. 

O Capitão adquiriu terras à margem direita do Rio Tietê. Na época, o local era habitado por índios guaianases. No sítio também havia uma capela, onde foi erguida a atual Igreja Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat, construída ao longo dos anos 1920.

Veja a postagem O que fazer em Salto

O que fazer em Salto
O que fazer em Salto

26 – Presidente Prudente

O município de Presidente Prudente, além de ser considerado uma das melhores cidades do país para se viver, também atrai muitos turistas para a região. Por isso, separamos várias dicas para te orientar sobre o que fazer em Presidente Prudente e aproveitar muito a sua viagem!

O local está situado no lado oeste paulista, em torno de 558 quilômetros da capital de São Paulo e conta com cerca de 250 mil moradores, sendo um centro regional muito importante para a região. 

Várias são as programações que os moradores e turistas podem aproveitar com suas famílias, tanto durante o dia quanto no período da noite, um bom exemplo é a Praça da Fonte, local muito iluminado, que reúne diversos visitantes ao longo do dia. 

Veja a postagem O que fazer em Presidente Prudente

O que fazer em Presidente Prudente
O que fazer em Presidente Prudente

27 – Limeira

A cidade de Limeira é um lugar que possui uma excelente estrutura, e um alto índice de desenvolvimento, além de possuir vários pontos culturais e turísticos. Se você anda pensando em conhecer a cidade, confira as dicas que separamos sobre o que fazer em Limeira!

O município de Limeira está situado no interior do estado de São Paulo, e compõe o chamado Complexo Metropolitano Paulista. 

A cidade era palco de um relevante centro cafeicultor no Brasil há tempos atrás, e em seguida, ganhou destaque na produção de frutas cítricas, ganhando o título de Capital da Laranja. 

Veja a postagem O que fazer em Limeira

O que fazer em Limeira
O que fazer em Limeira

28 – Avaré

Avaré está localizado no interior do estado de São Paulo. Esse município, que distancia-se 263 km da capital paulista, também é conhecido como a Terra do Verde, da Água e do Sol, por conta dos seus atrativos turísticos. 

A seguir, você ficará por dentro de tudo o que fazer em Avaré, além dos principais pontos turísticos e melhores programas para aproveitar essa cidade.  

Veja a postagem O que fazer em Avaré

o que fazer em Avaré
o que fazer em Avaré

29 – Guaratinguetá

Está pensando em viajar para o interior de São Paulo e ainda não tem um destino? Apresentamos a você a cidade de Guaratinguetá, um lugar sossegado, para quem deseja passar dias tranquilos, conhecer templos religiosos e desfrutar de uma boa gastronomia. 

A cidade é recheada de igrejas e catedrais, o que acaba atraindo religiosos e peregrinos de todo o país. 

Ela pertence ao Circuito Turístico Religioso, e está situada às margens da Rodovia Presidente Dutra, estando localizada a distância de 163 quilômetros de São Paulo capital e a 237 quilômetros da Cidade do Rio de Janeiro. 

Veja a postagem O que fazer em Guaratinguetá

O que fazer em Guaratinguetá
O que fazer em Guaratinguetá

30 – Bauru

A cidade de Bauru está situada no interior paulista, e fica a cerca de 350 quilômetros da capital São Paulo. Hoje, por conta de seus mais de 300 mil moradores, o município conquistou o título de cidade mais populosa do Centro-Oeste paulista. 

Se você está querendo incluir essa cidade no seu roteiro de viagens e quer saber o que fazer em Bauru, você está no lugar certo!

Veja a postagem O que fazer em Bauru

O que fazer em Bauru
O que fazer em Bauru

31 – Itatiba

Itatiba é uma cidade do estado de São Paulo, situada na região metropolitana de Campinas. 

Com um clima agradável e paisagens deslumbrantes, Itatiba é um destino popular para quem busca uma vida tranquila longe da agitação da cidade grande. Acompanhe o nosso guia e saiba o que fazer em Itatiba.

A cidade é conhecida por sua história rica e patrimônios culturais, incluindo casarões antigos, museus e igrejas históricas. 

Veja a postagem O que fazer em Itatiba

O que fazer em Itatiba
O que fazer em Itatiba

32 – Bragança Paulista

Este povoado começou a existir em 1763, em volta da capela de Nossa Senhora da Conceição do Jaguari, somente em 30 de novembro de 1944, é que a cidade recebe o nome oficial de Bragança Paulista, a cidade é localizada na Serra da Cantareira, faz parte do complexo Cantareira que corta os dois rios Jaguari e Jacareí.  

Segundo o IBGE 2020, a cidade apresenta um número de 170.533 pessoas, sua gastronomia é extremamente rica, neste ambiente acontece anualmente a Festa da Linguiça, onde são servidos sanduíches, hambúrgueres, escondidinhos, tapiocas, etc. 

Esta festa geralmente acontece todo mês de setembro, no recinto do Posto de Monta, ali se encontram diversos produtores, são servidos mais de mil quilos de linguiça para 30 mil pessoas, o evento recebe gente do país todo. 

Veja a postagem O que fazer em Bragança Paulista

O que fazer em Bragança Paulista
O que fazer em Bragança Paulista

33 – Mairiporã

Segundo fontes históricas, a cidade surgiu no século XVI ou meados do século XVII, em torno da Capela de Nossa Senhora do Desterro, no início a cidade se dedicava aos serviços de atividades rurais, no decorrer do século XVIII, a Vila de Juqueri se consagrou como a principal fonte de produtos agrícolas.

Foi em 1898, com a construção de um hospital-colônia, que o município mudou de nome, em 1948 com a aprovação da Lei 233, finalmente a cidade passou a ser Mairiporã, atualmente, esta cidade é conhecida por ser um refúgio natural bem próximo de São Paulo. 

Veja a postagem O que fazer em Mairiporã

O que fazer em Mairiporã
O que fazer em Mairiporã

34 – Botucatu

Seu nome no tupi quer dizer “bons ares”, a região começou a ser habitada no ano de 1720, a cidade de Botucatu representa o caminho de Peabiru, é uma trilha que liga às terras peruanas, o povoamento começou exatamente em Ribeirão Lavapés e a Praça Coronel Rafael de Moura Campos. 

O crescimento da região começou em 1830, quando os fazendeiros resolveram habitar as regiões que ainda eram desconhecidas, de acordo com os registros históricos, a cidade foi fundada em 23 de dezembro de 1843, com a doação das terras para Patrimônio da Freguesia de Sant’Anna de Botucatu. 

Veja a postagem O que fazer em Botucatu

Conheça o melhor de Botucatu
Conheça o melhor de Botucatu

35 – Piracicaba

Piracicaba é uma cidade que há muito o que fazer pois a cidade preserva muito da sua história e natureza, ela mantém o clima do interior e é tranquila, mesmo tendo uma das maiores populações do estado de São Paulo.

Piracicaba é uma cidade que está em constante movimento e transformação. Desde os tempos do ciclo do café até a ascensão da cana-de-açúcar ela vai oferecer uma grande variedade de atrativos históricos e culturais.

Veja a postagem O que fazer em Piracicaba

Foto: tripadvisor
Foto: tripadvisor

36 – Joanópolis

Os moradores começaram a povoar a região dos rios Jaguari e Cachoeira, a festa de São João Batista acontece sempre em 24 de junho de cada ano, os habitantes do município costumam se reunir na praça central na igreja dedicada ao santo, para comemorar.

No ano de 1878 os festeiros Anselmo Gonçalves Caparica e Ambrosina Pinto passaram a organizar estas festas anualmente, para que pudesse ajudar na economia local, no antigo cruzeiro da cidade, foi erguida outra capela.

João José Batista Nogueira e Luiz Antônio Figueiredo ambos fizeram uma doação de  4,5 alqueires que ajudaram na construção da capela, o povoado era chamado inicialmente de São João do Curralinho, o povoado era localizado no território de Santo Antônio da Cachoeira (Piracaia).

Veja a postagem O que fazer em Joanópolis

Cidade do Lobisomen Joanopólis
Cidade do Lobisomen Joanopólis

37 – Iporanga

Esta cidade do Vale do Ribeira começou a ser povoada nos anos de 1571 e 1755, houve uma capela erguida por Garcia Rodrigues Pais, José Rolim de Moura, Antônio Leme de Alvarenga e Nuno Mendes Torres, em 1821 foi construída outra capela, a economia era à base de aguardente, rapadura e farinha de mandioca. 

No ano de 1873, a vila então passa a ser município, graças a construção de uma ferrovia, a lei que criou este município foi esta Lei Provincial nº 39, de 3 de abril de 1873, atualmente, o ecoturismo é um dos mais fortes da região, proporcionando empregos diretos e indiretos. 

Veja a postagem O que fazer em Iporanga

38 – Vinhedo

Durante os séculos de  XVI e XVII, a região passou a ser explorada pelos portugueses, no território que abrange Rio Capivari e o Rio Atibaia, havia ali um pequeno comércio de produção de milho, mandioca, após a abertura da estrada no ano de 1732 solicitada por Alexandre Simões Vieira, houve uma expansão da região.

Apenas com a chegada da estrada de ferro em 1872, é que houve um aumento demográfico significativo, os sírio libaneses e os afrodescentes ajudaram a ampliar a economia na região, diversificando com isso a sua fonte de renda, o mercado imobiliário instalou-se ali na década de 1920, somente em 1949 Vinhedo tornou-se então um município. 

Veja a postagem O que fazer em Vinhedo

O que fazer em Vinhedo Melhor época
O que fazer em Vinhedo Melhor época

39 – Araçoiaba da Serra

Esta cidade surgiu no século XVI, era frequentada por bandeirantes que estavam em busca do ouro, Afonso Sardinha acabou encontrando minério de ferro em grande quantidade, no ano de 1589, após esta descoberta, foram construídas mineradoras para explorar as jazidas da região. 

A  cidade também abrigou a fábrica de ferro Ipanema, no século XVII, durante o período de ascensão da fábrica, a região tornou-se muito desenvolvida, no entanto, houve um grande período de decadência que obrigou as pessoas a abandonarem a região, no século XVIII houve uma mudança radical na economia do município, com o surgimento de uma nova fábrica.

Apenas no ano de 1936 é que Araçoiaba da Serra passou a ser um município, a região era então um distrito da cidade de Sorocaba. Atualmente, a cidade é um refúgio bem perto de São Paulo e com muita natureza, sua maior economia é sem dúvidas, o turismo. 

Veja a postagem O que fazer em Araçoiaba da Serra

40 – Amparo

O povoado que originou a cidade, surgiu no século 18, os agricultores estavam em busca de terras produtivas,  estes vieram de Bragança, Atibaia e Nazaré. 

Ali foi fundada uma pequena Capela, uma homenagem a Nossa Senhora do Amparo. No ano de 1829, o povoado passou a ser uma capela curada, somente em 1865 transformou-se em cidade.

Até o século XIX, a cidade de Amparo viveu uma prosperidade com o  café, a crise da commodity, no entanto, interrompeu  os planos de empresas e profissionais da época. Com as pequenas indústrias, nos anos 40, a economia da cidade volta ao ritmo normal. 

Veja a postagem O que fazer em Amparo

41 – Bananal

Esta era uma região que no início foi ocupada por indígenas Puris, esta aldeia se estendia até Serra da Mantiqueira e florestas do Sertão do Bocaina, alcançando até a região que hoje se encontra o município de Bananal. 

Ali havia um rio com nome Banani, que traduzido do idioma indígena significa “rio sinuoso”. O próprio nome do rio deu origem ao nome atual da cidade,  primeiramente foi chamado de “Bananá” e, agora de Bananal.

Após o século XVIII, a região do Vale do Paraíba passou a ser a principal rota para o ouro de Minas Gerais, incluindo também os estados de Goiás e do Mato Grosso, o gado vindo do Rio Grande do Sul tinha como rota esta região, assim, foi aumentando o fluxo de tropeiros e viajantes.

Veja a postagem O que fazer em Bananal

42 – Águas da Prata

A cidade apresenta uma beleza natural que encanta qualquer turista que visita a região, este é um dos 11 municípios que pertencem às estâncias hidrominerais do estado de São Paulo, as cidades estão dentro dos requisitos que a Lei Estadual determina.

Águas de Prata possui uma enorme quantidade de sais minerais em suas águas, o nome da cidade tem origem no tupi guarani “Pay Tá”, nas suas margens era possível observar: antas, veados, capivaras, queixadas, porco do mato. 

Apenas no ano de 1926, o antigo bairro de São João da Boa Vista passou a ser um distrito, a emancipação política ocorreu no ano de 1935, este é considerado um dos melhores refúgios para quem quer descansar, também encontramos opções de esportes radicais, como rapel, trekking e voo livre. 

Veja a postagem O que fazer em Águas da Prata

O que fazer em Águas da Prata
O que fazer em Águas da Prata

43 – Espírito Santo do Pinhal

A cidade de Espírito Santo do Pinhal é uma das mais bonitas cidades da Serra da Mantiqueira, existem boas opções sobre o que fazer em Espírito Santo do Pinhal, há passeios para aventura e descanso, na cidade encontramos uma rica gastronomia, com vistas privilegiadas da Serra da Mantiqueira.

Veja a postagem O que fazer em Espírito Santo do Pinhal

O que fazer em Espírito Santo do Pinhal

44 – São Francisco Xavier

Este distrito foi fundado através da Lei Estadual 59, de 16 de agosto de 1892, era o principal ponto de passagem dos tropeiros de Minas Gerais que vendiam produtos na cidade de São José dos Campos, na sua origem havia apenas uma capela, dez casas, uma escola pública, um armazém e uma botica. 

Apenas no ano de 1911, a cidade passou a ter uma iluminação pública, o distrito de São Francisco Xavier fica a uma distância aproximada de 54,8 km do centro de São José dos Campos. De acordo com o IBGE, a população de São Francisco Xavier era em torno de 3.852 habitantes e a população urbana de 1665. 

Veja a postagem O que fazer em São Francisco Xavier

45 – Guararema

Guararema é um dos destinos preferidos por turistas do mundo inteiro que visitam o Estados de São Paulo. Seu modo de vida pacato e as belezas naturais encantam os visitantes que acabam voltando mais vezes. A partir de agora, você verá algumas dicas sobre o que fazer em Guararema e aproveitar melhor a sua estadia.

Esta cidade espetacular vai te surpreender com tudo o que ela tem a oferecer tanto aos moradores quanto aos turistas. 

Ela conta com uma estrutura turística sensacional. Nessa cidade próxima a São Paulo é possível fazer alguns passeios históricos extraordinários sem falar nos centros culturais, museus e, claro, os parques naturais deslumbrantes. Já deu para se encantar com tudo isso não é mesmo?

Veja a postagem O que fazer em Guararema

46 – Embu das Artes?

Se você estava querendo descobrir o que fazer em Embu das Artes, então chegou ao lugar certo!

Este é um lugar com histórias fascinantes, com espaços culturais, mas que também oferece, shows, festivais, apresentações, exposições, excursões, excelentes hospedagens e boa culinária, então Embu das Artes é perfeita para você.

Essa é uma das cidades mais visitadas do Estado de São Paulo, que recebe diversos turistas do mundo todo, além de artistas, cantores, pintores, escultores renomados e relevantes. Por isso é fundamental que saiba o que faz em Embu das Artes.

Veja a postagem O que fazer em Embu das Artes

46 cidades do interior de São Paulo que você precisa conhecer 

O que você achou dessas cidades? Acha que poderíamos acrescentar mais alguma na lista ou fazer uma troca? Deixe sua opinião e compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais!

Não esqueça de ver Pousadas com piscina e privativa: As 44 melhores pelo Brasil

Mas antes de ir, olha só que legal, separamos alguams postagens super legais para você não deixar de conhecer São Paulo:
1 – Cidades para curtir durante o inverno em São Paulo

2 – Lugares para viajar em São Paulo

E é isso, um forte abraço e nos vemos logo!

Summary
Interior de São Paulo: 18 cidades que você precisa conhecer
Article Name
Interior de São Paulo: 18 cidades que você precisa conhecer
Description
Interior de São Paulo, conta com lugares extraordinários para quem gosta de viajar. Há destinos para todos os tipos de turistas. Veja mais...tinos para todos os tipos de turistas. Veja mais...
Author
Publisher Name
Estou na Viagem
Publisher Logo

13 MANEIRAS QUE USAMOS PARA ECONOMIZAR EM NOSSAS VIAGENS!

Você acredita que é possível viajar gastando menos? Utilize também essas dicas em suas viagens. Faça o download do material.

Clique e baixe grátis

Ebook enviado com sucesso! Verifique sua caixa de e-mail.

Share This