16 cidades do interior de São Paulo que você precisa conhecer 

O interior de São Paulo conta com lugares extraordinários para quem gosta de viajar. Há destinos para todos os tipos de turistas, desde aquele que é mais tranquilo e deseja viajar apenas para relaxar até os aventureiros e os amantes da natureza.

Isso não poderia ser diferente, afinal, são 364 municípios que esbanjam muita cultura, diversão e lazer seja para quem viaja só, com os amigos ou com a família. Trilhas, cachoeiras, praias, mirantes são apenas alguns ótimos exemplos do que pode ser encontrado no interior de São Paulo.

Está pretendendo fazer uma viagem a fim de conhecer as cidades do interior do interior de SP, mas não sabe por onde começar? A primeira coisa a fazer é determinar o que você pretende encontrar nesse destino. Quer descansar junto a natureza ou praticar algum esporte? 

Após determinar isso, você pode pesquisar as cidades do interior de SP que possuem atrações voltadas ao seu objetivo. Quer uma dica rapidinha? Continue com a gente que nesse conteúdo você vai descobrir 16 cidades do interior de São Paulo que você precisa conhecer. Vamos conferir essa lista!

Lista de cidades do interior de São Paulo e suas atrações

Fazer um roteiro de viagem não é uma tarefa fácil, afinal, é preciso realizar uma pesquisa a fim de saber quais atrações existem nas cidades. 

Determinar qual atração será vista primeiro, qual irá fechar com chave de ouro aquela viagem. Enfim, inúmeros detalhes são importantes para viajar tranquilamente e curtir ao máximo o destino.

Pensando em facilitar um pouco sua vida, decidimos fazer uma lista com cidades do interior de SP e falar um pouco das suas atrações. Certamente isso vai te ajudar a determinar quais cidades deseja conhecer primeiramente e quais ficarão para uma próxima oportunidade.

1- Holambra

Este é um destino voltado para quem não quer fazer uma viagem muito distante da capital São Paulo. São 130 km de distância da capital paulista até Holambra. Este é um destino turístico voltado principalmente para quem é amante das flores, afinal, Holambra ostenta campos belíssimos de flores.

Aliás, ela é a maior exportadora tanto de flores quanto de plantas ornamentais de toda a América Latina. Já dá para imaginar um pouco do cenário que terá ao fazer essa viagem, não é mesmo?  Mas se você pensa que seu charme se resume às flores está redondamente enganado.

Existem diversos lugares incríveis e com arquitetura magnífica. Ela é considerada por muitos como um pedacinho da Holanda que existe no Brasil. Uma prova que isso é verdade é o Moinho dos Povos Unidos e também o Portal do Moinho. Ambos possuem arquitetura belíssima que lembram realmente a Holanda.

Para quem gosta de museu pode fazer uma visita ao Museu Histórico e Cultural da cidade. No local você terá a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história de sua fundação, que ocorreu em 1948. Nesse museu existem diversas fotos, réplicas de casas, filmes, tratores antigos e até máquinas. Realmente vale a pena conhecer.

Já para quem gosta de fazer passeio ao ar livre não deve deixar de se dirigir ao Parque Van Gogh. Este local possui área toda cercada por verde e é ótimo para fazer uma caminhada.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Holambra

Veja a postagem O que fazer em Holambra

2- Campos do Jordão

Campos do Jordão está distante de São Paulo 171 km. Apesar de ser um pouco distante da capital, não deixa de ser um destino espetacular para conhecer e curtir tudo o que ela oferece. Seu clima é mais frio e a arquitetura faz com que se tenha a sensação de estar na Europa e não em uma cidade do interior de SP.

Aliás, a Suíça Brasileira, como também é chamada, é muito famosa por conta da sua arquitetura. Durante todo o ano a cidade recebe inúmeros visitantes, mas é no inverno que os turistas resolvem ir em maior quantidade a Campos do Jordão. Mas não pense que somente o friozinho e a arquitetura é que encantam os visitantes.

Ela conta com diversos lugares para conhecer no interior de SP como, por exemplo, seus belíssimos parques e mirantes. Há ainda sua gastronomia que é simplesmente um espetáculo. Muitos dos seus atrativos gastronômicos podem ser encontrados nos bares, restaurantes e até nas cervejarias e fábricas de chocolate.

São tantas opções para conhecer nessa cidade, mas certamente uma das atrações com maior fama que ela possui é o Festival Internacional de Inverno. Ele é realizado no mês de julho e se quiser aproveitá-lo é preciso fazer uma reserva com certa antecedência.

O melhor é que o turista não precisa se preocupar quanto a forma de visitar os principais pontos turísticos. A cidade conta com uma estrutura ótima de transporte que leva os turistas até eles. Sem falar que há diversos centros para realizar compras e se alimentar. Tudo isso facilita, e muito, a vida do turista.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Campos do Jordão

Veja a postagem O que fazer em Campos do Jordão

3- Águas de Lindóia

A distância entre Águas de Lindóia e São Paulo é de 180 km. Ela fica bem próxima a divisa do estado de São Paulo com Minas Gerais. Esta cidade do interior de SP é perfeita para quem deseja praticar o ecoturismo ou simplesmente explorar toda a variedade gastronômica que ela possui.

Opções de passeio é o que não faltam, já que é possível até mesmo passear de charrete ou de bicicleta. Que tal uma bela cavalgada ou até mesmo fazer um voo livre? Isso sem falar nos trenzinhos que vão para os pontos turísticos levando os turistas. Tudo muito bem organizado e estruturado.

As águas minerais que possuem propriedades terapêuticas acabaram chamando a atenção e isso fez com que essa cidade do interior de SP caísse nas graças de todos. Diversos resorts, parques aquáticos e até hotéis oferecem massagens e terapias que utilizam essas águas.

Águas de Lindóia faz parte do Circuito das Águas Paulista que é uma rota turística que conta com oito cidades. Realmente vale muito a pena conhecer um pouco das maravilhas desse lugar.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Águas de Lindóia

Veja a postagem O que fazer em Águas de Lindóia

4- São Roque

São Roque fica bem próxima a capital e certamente é uma ótima pedida para quem deseja escapar um pouco do agito da cidade grande e curtir a calmaria de uma cidade menor. Em São Roque o que não falta são opções de passeios que envolvam a gastronomia ou o ecoturismo.

Ela conta com inúmeras vinícolas e está localizada no Roteiro do Vinho. Nela você vai encontrar alguns parques que são dedicados ao vinho e, claro, a boa comida. A cidade também conta com mirantes muito belos que mostram um pouco das paisagens magníficas que ali se encontram, como é o caso do Mirante do Saboó e o Morro do Cruzeiro.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em São Roque

Veja a postagem O que fazer em São Roque

5- Socorro

A Cidade da Aventura, este é o nome pelo qual a cidade de Socorro também é conhecida. Somente por ela já dá para imaginar que ela possui muitas atrações que envolvem aventura, não é mesmo? Isso não poderia ser diferente já que ela detém certificação internacional voltada ao turismo esportivo.

Ela está localizada bem no início da Serra da Mantiqueira e os cenários que possui são simplesmente incríveis e perfeitos para a realização de atividades que tenham contato com a natureza. Os apaixonados por aventura podem fazer o rafting que é uma de suas principais atrações e que pode ser realizado no Circuito Turístico do Rio do Peixe.

Esse rio passa por Socorro e a torna ainda mais especial com suas belezas de tirar o fôlego. Quem se dirige aos pontos mais altos tem a oportunidade de conhecer o Mirante da Pedra da Bela Vista cuja paisagem é fantástica. Quem gosta de fazer compras pode ir a uma das várias malharias que Socorro possui.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Socorro

Veja a postagem O que fazer em Socorro

6- Brotas

Partindo de São Paulo com destino a Brotas a distância é de 240 km, mas com tudo que esta cidade interiorana oferece vale muito a pena conhecê-la. Quem gosta de ecoturismo e aventura não terá do que reclamar, pois Brotas é ideal para praticar diversos tipos de atividades que tenham contato com a natureza.

A Mata Atlântica encontrada em seu município é preservada e como resultado o que não falta são cachoeiras e parques. Uma das cachoeiras mais conhecidas e visitadas é o Recanto das Cachoeiras. Nela, há duas cachoeiras lindas e uma praia artificial que enche os olhos com tanta beleza.

Há também o Viva Brotas Eco Parque. É nele que se encontra a primeira tirolesa utilizando bicicleta do país. Outro lugar com muito charme e perfeito para fazer um bom passeio é o Parque dos Saltos. Nele existem 3 quedas d’águas que integravam a antiga usina hidrelétrica existente na cidade.

Para os amantes dos esportes radicais como rapel, canionismo, rafting, trilhas e escalada podem praticá-los sem problema. Para isso, basta se dirigir a um dos ecoparques de Brotas e se divertir à vontade.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Brotas

Veja a postagem O que fazer em Brotas

7- Atibaia

Esta é mais uma das cidades do interior de São Paulo que encanta os turistas e oferece diversas opções de passeio. Ela está distante apenas 70 km da capital e seu acesso é bem fácil. Devido a sua proximidade é comum receber turistas.

Opções de passeio é o que não faltam, já que ela tenta agradar ao máximo todos os turistas. Mas certamente o que chama mais a atenção é a Pedra Grande. 

Ela é uma pedra que possui 650 metros de altura e que fica a 1418 metros de altitude. Quem ama aventura certamente vai amar saltar do alto dela com asa delta, parapente ou paraglider.

Para fazer uma visita a ela é preciso seguir por trilhas ou carro. Ao subir na Pedra Grande você terá uma visão surpreendente da paisagem e ainda conseguirá avistar algumas cidades como São José dos Campos e Jundiaí, por exemplo.

Uma atração que também encanta a todos é o Lago do Major. Nele você terá a oportunidade de percorrer as trilhas e até se divertir com os pedalinhos. Sem falar que existem ótimos lugares que você pode sentar e relaxar.

Quer mais uma atração? O Teleférico de Atibaia. Ele sai do parque e te leva até uma parte alta existente na cidade. Viu como o que não faltam são opções de passeio em Atibaia?

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Atibaia

Veja a postagem O que fazer em Atibaia

8- Boituva

Entre as cidades para conhecer no interior de SP que vale a pena ser citada está Boituva. Ela é conhecida como a Capital Nacional do Paraquedismo e por aí já é possível perceber que ela oferece ótimas opções para quem gosta de esportes radicais.

Na cidade há um aeroporto somente para os praticantes de parapente e paraquedismo, além de contar com profissionais certificados voltados para esses esportes. Mas Boituva não se resume apenas a esportes radicais, pois ela também conta com opções maravilhosas para quem deseja viajar com a família.

Nesta cidade do interior de SP há o Parque Egídio Labronici e o Parque Zoológico Eugênio Walter que encantam seus visitantes com a beleza que possuem. Gosta da culinária interiorana? Em Boituva você também pode apreciar a gastronomia do interior em diversos restaurantes. Certamente vale a pena aproveitar e provar.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Boituva

Veja a postagem O que fazer em Boituva

9- Itu

Distante de São Paulo 100 km, Itu é uma cidade do interior que merece receber um pouco mais de atenção. Ela é uma das mais antigas com data de fundação de 1610. Conhecida pelos seus exageros, essa cidade é uma ótima opção para conhecer suas belezas e história.

Ela conta com diversas praças lindas e monumentos que, claro, são grandiosos. Há também o artesanato local que está presente em todos os lugares. Quem gosta de museu vai amar conhecer o Museu da Energia e o Museu Republicano. 

Mas certamente o que vai chamar mais a atenção é a Praça dos Exageros que, pelo nome, já dá para se ter uma ideia do que irá encontrar. 

Nela encontram-se esculturas gigantes como um caixa de atendimento pertencente ao Bradesco, um interfone, uma garrafa da marca Coca-Cola e um boneco do humorista Simplício que foi quem deu fama a Itu. Quem gosta do turismo gastronômico também tem a oportunidade de se deliciar nas fábricas de chocolate e restaurantes.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Itu

Veja a postagem O que fazer em Itu

10- Serra Negra

Uma das cidades do interior de São Paulo que merece atenção é Serra Negra. Ela está localizada a 150 km da capital paulista e é uma opção sensacional para turistas. Serra Negra é uma das cidades que integra o Circuito das Águas Paulista e que possui belezas sem igual.

Um lugar incrível para conhecer é o Pico Alto da Serra que possui 1310 metros de altitude e a visão que proporciona é simplesmente de tirar o fôlego. Outro passeio muito interessante que pode ser feito nessa cidade é a Disneylândia dos Robôs. 

Esse lugar se trata de um museu cuja criação ocorreu em volta da obra de Pedrinho Tomé. Ele é muito talentoso e faz constrói robôs utilizando sucatas. O resultado é extraordinário e certamente merece uma visita.

Para o turista que gosta de ter ficar próximo a natureza não precisa se preocupar, pois em Serra Negra há o Parque Macaquinhos e o Parque Represa Dr. Jovino Silveira. Há também o teleférico que é uma das atrações da cidade e que oferece uma vista magnífica da cidade.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Serra Negra

Veja a postagem O que fazer em Serra Negra

Não temos direitos autorais desta foto

11- Cunha

Distante 230 km de São Paulo, Cunha é uma daquelas cidades do interior que merece ser olhada com atenção. Ela conta com alguns pontos turísticos muito lindos, como é o caso do Núcleo Bonito, a Cachoeira Pimenta, o Parque Estadual da Serra do Mar e a Pedra da Macela.

Esses são lugares maravilhosos para quem deseja ficar bem próximo a natureza. Nesses pontos turísticos é possível ter uma vista simplesmente deslumbrante da região, sem falar que também é possível praticar o ecoturismo.

Outros destaques que Cunha possui engloba o Mercado Municipal, a Cervejaria Wolkenburg e os ateliês de cerâmica. Estas são ótimas opções para quem pretende fazer passeios urbanos.

Essa cidade interiorana também conta com uma das principais atrações turísticas: o Lavandário. Este é um campo imenso com lavandas que possui uma beleza indescritível e um perfume maravilhoso. Ele é perfeito para quem deseja fazer um passeio romântico e realizar ensaios fotográficos.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Cunha

Veja a postagem O que fazer em Cunha

12- Santo Antônio do Pinhal

A distância entre Santo Antônio do Pinhal e São Paulo é de 130 km, mas ela fica bem próxima a Campos do Jordão, cerca de 20 km apenas. Santo Antônio do Pinhal está localizada na Serra da Mantiqueira e fica a 1080 metros de altitude. 

Nela o turista tem a oportunidade de apreciar lindas paisagens, construções em estilo europeu e clima ameno.

Ela também conta com cachoeiras incríveis, parques ecológicos deslumbrantes e mirantes espetaculares. É perfeita para quem gosta de esportes radicais e ecoturismo. Uma de suas atrações é o Pico Agudo que é o local mais alto que há na Serra da Mantiqueira com 1700 metros de altitude. Há também a Pedra do Baú com uma visão incrível.

Quem ama a natureza pode ir ao Jardim dos Pinhais Ecco Parque que fica distante do centro apenas 2 km. Resumindo, Santo Antônio do Pinhal é perfeita para quem deseja praticar algum esporte ou simplesmente relaxar e curtir o bom da vida.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Santo Antônio do Pinhal

Veja a postagem O que fazer em Santo Antônio do Pinhal

13- Eldorado

Sua distância até a capital paulista é de 293 km, mas certamente não pode ficar de fora do seu roteiro turístico. Eldorado possui belezas naturais de tirar o fôlego além de possuir uma boa estrutura na área urbana. Ela conta com parques muito bem preservados, como é o caso do Parque Estadual Caverna do Diabo.

Dentro do parque você pode conhecer a Caverna do Diabo que é um dos principais pontos turísticos da cidade. Quer conhecer uma cachoeira que tenha de queda 45 metros? Então dê uma passadinha na Cachoeira de Meu Deus e se vislumbre com a piscina natural com água cristalina.

Se seguir pela trilha do Vale das Ostras você ainda verá 12 cachoeiras com uma beleza inacreditável. São 9 km de caminhada, mas o que se vê no caminho recompensa todo o esforço.

Caso queira ter uma visão panorâmica da Mata Atlântica não deixe de ir ao Mirante do Governador Trail. Ali você vai se encantar com o que a natureza pode oferecer.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Eldorado

Veja a postagem O que fazer em Eldorado

14 – Monte Alegre do Sul

Um dos lugares para conhecer no interior de SP certamente é Monte Alegre do Sul, que está distante da capital 130 km. Ela integra o Circuito das Águas Paulista o que não poderia ser diferente já que ela conta com muitas bicas além de fontes de água mineral. Isso sem falar nas cachoeiras que são magníficas.

Monte Alegre do Sul é uma cidade tranquila, pacata e sua colonização ocorreu por italianos. Seu centro histórico possui uma beleza sem igual e seu comércio é muito charmoso.

Alguns pontos que mais chamam a atenção nesse lugar são as lojinhas de artesanato que são perfeitas para quem ama esse tipo de trabalho. Há também os empórios que comercializam doces, embutidos e cachaças artesanais.

Na cidade você ainda pode ter uma visão incrível de toda região em dois mirantes: Mirante do Cristo Redentor e Mirante do Cruzeiro. Certamente esta será uma viagem para jamais esquecer e repetir outras vezes.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Monte Alegre do Sul

Veja a postagem O que fazer em Monte Alegre do Sul

Não temos direitos autorais desta foto

15 – Juquitiba

Distante 547 km da capital paulista, Juquitiba certamente é uma das cidades do interior de São Paulo que merece atenção. Ela é perfeita para quem gosta de curtir a natureza sem precisar se afastar tanto da cidade. 

Afinal, ela possui muito verde sem falar que conta com atividades que toda a família pode realizar.

Também conta com atividades mais enérgicas como escalada, rafting, arvorismo e tirolesa. Sem falar que ela possui muitos rios e cachoeiras além de uma natureza bem diversificada e especial. 

Viu como ela é uma das cidades do interior de São Paulo que merece um pouco mais da atenção de todos?

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Juquitiba

Veja a postagem O que fazer em Juquitiba

16 – Paranapanema

As principais atrações de Paranapanema ficam nos arredores, como a Represa Jurumirim, a cerca de 60 quilômetros do Centro. O local é perfeito para a prática de esportes náuticos como windsurf e jet-ski, além de oferecer excelentes pontos para a pesca. 

O espelho d’água é contornado por chácaras e clubes que oferecem atividades para toda a família. 
Já no distrito de Campos de Holambra, o destaque fica por conta das frutas e flores cultivadas na região. Os passeios guiados levam a estufas e plantações de gérberas, azaléias, rosas, violetas, etc.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Paranapanema

Veja a postagem O que fazer em Paranapanema

16 cidades do interior de São Paulo que você precisa conhecer 

O que você achou dessas cidades? Acha que poderíamos acrescentar mais alguma na lista ou fazer uma troca? Deixe sua opinião e compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais!

Não esqueça de ver Pousadas com piscina e privativa: As 44 melhores pelo Brasil

Mas antes de ir, olha só que legal, separamos alguams postagens super legais para você não deixar de conhecer São Paulo:
1 – Cidades para curtir durante o inverno em São Paulo

2 – Lugares para viajar em São Paulo

E é isso, um forte abraço e nos vemos logo!

Summary
16 cidades do interior de São Paulo que você precisa conhecer 
Article Name
16 cidades do interior de São Paulo que você precisa conhecer 
Description
O interior de São Paulo conta com lugares extraordinários para quem gosta de viajar. Há destinos para todos os tipos de turistas. Veja mais...
Author
Publisher Name
Estou na Viagem
Publisher Logo

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Compartilhe este post com seus amigos! Isso vai nos incentivar a postar mais =D