O que fazer em Embu das Artes?

Se você estava querendo descobrir o que fazer em Embu das Artes, então chegou ao lugar certo!

Este é um lugar com histórias fascinantes, com espaços culturais, mas que também oferece, shows, festivais, apresentações, exposições, excursões, excelentes hospedagens e boa culinária, então Embu das Artes é perfeita para você.

Essa é uma das cidades mais visitadas do Estado de São Paulo, que recebe diversos turistas do mundo todo, além de artistas, cantores, pintores, escultores renomados e relevantes. Por isso é fundamental que saiba o que faz em Embu das Artes.

Embu das Artes

Saiba que antes de realizar qualquer viagem é fundamental estar ciente de algumas informações importantes que promoverão segurança, diversão, conforto e assim poder aproveitar o melhor do local que for conhecer.

Este conteúdo é um guia para que você possa se planejar e conhecer Embu das Artes, dessa forma descubra as duas melhores opções de rotas para chegar até essa cidade e saiba quais são as melhores atrações.

Conheça também os melhores locais para se hospedar, os melhores espaços que oferecem comidas e bebidas incríveis típicas e tradicionais, entenda como montar a sua bagagem e qual a melhor época para visitar essa cidade.

Porém antes de saber tudo sobre o que fazer em Embu das Artes é bom conhecer um pouco sobre a história, suas suas riquezas e lendas.

A História

Essa cidade foi inicialmente habitada por jesuítas pertencentes a tribos indígenas guaranis e tupiniquins, por volta de 1554, o que totaliza aproximadamente 63 anos de história envolvendo diversas aventuras e artes.

Foram formados diversos sítios pela região, onde suas principais plantações eram de legumes, mandiocas e algodão, tudo isso foi acontecendo por volta da segunda metade do século XVII.

Foi somente em 1607 que o tio do bandeirante Fernão Dias Paes, considerado o caçador de esmeraldas também adquiriu um terreno nesta região, juntamente com Braz Esteves e Pedro Dias, e alguns anos depois Fernão e sua esposa doaram terras para padres jesuítas.

Depois dessa doação, foi então iniciada a construção da velha matriz conhecida por Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde preservaram os altares, a padroeira e os santos e colocado nessa nova igreja.

Por volta de 1730 que os jesuítas construíram diversas residências próximo a igreja, porém infelizmente eles foram expulsos do país por determinação da Coroa Portuguesa, porém ambos sempre foram conhecidos por todos que passavam pela região de Embu das Artes.

Além disso, naquela época e até os dias atuais, diversas pessoas contaram e contam a Lenda dos Tesouros Jesuítas, que os mesmos assim que foram expulsos, juntaram um grande quantidade de ouro, depois enterraram e afundaram e ninguém nunca encontrou.

Outra lenda bastante contada é a Lenda da Fundação da Cidade do Padre Belchior de Pontes que buscava um local para fundar um colégio que perdeu-se no caminho e foi morto enrolado por uma cobra gigante.

Depois que os índios foram expulsos, os portugueses se depararam com as riquezas e negócios dos jesuítas que foi deixada como economias agrícolas, lavradores e também os produtores de cachaças, desse modo os mesmos assumiram o negócio.

Tempos depois, após a chegada de muitas pessoas e do aumento da população fez com que fosse contratado um engenheiro para fazer reforma na cidade, além de reformar por completo a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

E foi somente em 1960 que essa cidade ganhou destaque , justamente por receber diversos artistas (pintores, escultores, cantores e até músicos) de todo o mundo, nisso os seus trabalhos eram apresentados aos finais de semana, e foi isso que deu origem a Feira de Artes de Embu das Artes. 

Agora que você já sabe tudo sobre a história dessa cidade, é hora de saber o que fazer em Embu das Artes, por isso acompanhe os próximos passos a seguir e anote tudo para dar início ao seu planejamento de viagem.

Como chegar em Embu das Artes

Não adianta saber o que fazer em Embu das Artes se você não sabe chegar lá, não é mesmo?

Para saber o melhor caminho para chegar em Embu das Artes, as rotas descritas a seguir serão baseadas em um caminho saindo do Estado de São Paulo, pois atende a opção tanto de ônibus, quanto de carro.

Saindo de São Paulo de Ônibus

Para sair de São Paulo de  ônibus basta solicitar às passagens tanto online, quanto presencial, por isso é fundamental fazer um bom planejamento com antecedência para evitar transtornos.

Saindo de São Paulo de Carro

Nessa alternativa será necessário pela via SP-300 e BR-374 6 horas e 11 minutos por aproximadamente 502,2 km, preferir poderá seguir pela via Rod. Pres. Castelo Branco por 544,2 km, 6 horas e 34 minutos, ou mesmo pela via BR-369 por 6 horas e 44 minutos por km.

Saiba que a melhor opção deverá ser uma escolha que promova o seu conforto, mas caso opte por viajar de carro lembre-se de que essa é uma viagem longa, por isso faça algumas paradas seguras a cada 1 hora de estrada sempre que possível.

Dessa forma evitará fadiga e cansaço durante a viagem, e assim estará garantindo a segurança de todos, mas se a viagem for de ônibus opte por fazê-la a noite pois assim evitará enjôos que podem acontecer durante o calor e clarão do dia.

Dicas importantes para sua viagem

Faça planejamento para que seja possível aproveitar tudo ao máximo possível, por isso esteja preparado financeiramente para usufruir de passeios incríveis que são pagos, hospedagens que também promovem atividades incríveis como tirolesa e rafting.

Planeje com pelo menos 15 dias de antecedência, mas se possível com até um mês, para assim conseguir fazer uma viagem mais tranquila, justamente porque qualquer coisa de última hora sempre acaba em problemas.

Se a sua viagem for feita de ônibus, busque garantir a passagem com antecedência, para evitar vagas lotadas, ou até cancelamento, mas se for de carro garanta fazer manutenção preventiva (verificar o óleo, a água, calibrar os pneus, verificar o sistema de ventilação, entre outros).

O que fazer em Embu das Artes

Finalmente chegamos ao momento mais esperado! Aqui você vai ver passo a passo o que fazer em Embu das Artes. 

Esta é uma cidade que oferece dezenas de atrações, além de passeios por lugares inusitados, além disso também é possível contar uma Excursão particular pela cidade, porém a seguir será citado 10 das melhores atrações.

1 – Parque do Lago São Francisco Rizzo

Essa é uma das melhores opções que oferece, lazer, diversão tudo de forma gratuita e acessível a todos, além de ser um espaço perfeito para quem ama ter contato com a natureza.

2 – Viela das Lavadeiras

Esse é um lugar fantástico que oferece as melhores decorações artesanais, além de poder desfrutar de shows ao vivo, sendo assim esse lugar é perfeito para quem ama fazer compras e apreciar apresentações musicais.

3 – Feira de Arte e Artesanato

Essa é uma excelente opção para quem também ama apreciar e comprar peças decorativas, móveis, artes entre outros, por isso a Feira da Arte e Artesanato oferece produtos únicos e diferenciados.

Algo obrigatório a ser feito no nosso guia sobre o que fazer em Embu das Artes.

4 – Feira do Verde

Para quem ama plantas esse é o lugar perfeito, onde o mesmo oferece desde as mais simples e populares até as mais diferentes e exóticas, por isso vale a pena passar nesse lugar e olhar todas as opções.

5 – Empório Z Decorações

Além de ser um lugar lindo e perfeito para tirar fotos,é possível encontrar diversos tipos de produtos decorativos principalmente para presentes, por isso também é perfeito para quem ama itens artesanais.

6 – Passear pela cidade

A cidade de Embu das Artes em si é perfeita para passear em casal, com a família, com os filhos e com amigos, e para quem ama fotografar e registrar cada momento, essa é a cidade perfeita para isso e muito mais.

7 – Museu de Artes Sacra dos Jesuítas

Esse é um edifício que remete ao século XVIII, onde carrega muita história através da própria construção e principalmente do acervo que é bem preservado, e faz com que cada pessoa que conhece esse local sinta que está voltando no tempo.

Quem gosta de história tem que checar este item da nossa lista sobre o que fazer em Embu das Artes.

8 – O Alambique

Esse é um lugar que oferece produtos 100% artesanais como queijos, cachaça, cervejas, vinhos, licores e muito mais. Desse modo, é o lugar ideal para quem aprecia bebidas artesanais.

9 – Centro Cultural

Esse é um local perfeito para passear e se divertir, devido a grandes possibilidades de atratividades, por isso vale a pena conhecer não somente esse espaço cultural, mas a todos o que existem na cidade, seja espaço cultural ou museu.

10 – Museu Sakai

Esse é um lugar perfeito para quem aprecia arte, oriental, brasileira, indígena, cabocla, por isso prepare-se para viver momentos únicos e incríveis entre casal, família, filhos  e também amigos.

Esses são apenas algumas das melhores atrações, porém existem muito mais, mas saiba que existem diversas agências que podem fornecer um tour incrível por cada canto da cidade.

Onde se hospedar em Embu das Artes

Não adianta ir e saber o que fazer em Embu das Artes se você não tem onde ficar, não é mesmo?

Embu das Artes é um lugar de aconchego, dessa forma, é possível encontrar diferentes tipos de hospedagens, desde as mais simples, até as mais sofisticadas, por isso acompanhe a lista a seguir:

  • Pousada Nossa Senhora Aparecida;
  • Pousada O Garimpo;
  • Embu Park Hotel;
  • Villa Serena Bed e Breakfast;
  • Pousada Du Valle;
  • Hotel Vale das Artes;
  • Pousada Vale do Sol Embu das Artes;
  • Pousada o Garimpo;
  • Brejo Encantado;
  • Via Antiga Granja Viana.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Embu das Artes

Não esqueça de ver Pousadas com piscina e privativa: As 44 melhores pelo Brasil

Dicas para escolher onde se hospedar

Uma dica importante na hora de decidir em qual hotel ficar é escolher o que de bom ele oferece, justamente para que em dia de imprevistos como épocas chuvosas, ou outras situações, poder se aventurar dentro da hospedagem e assim aproveitar todos os dias.

Verifique também se o hotel fica próximo de pontos turísticos, até mesmo para economizar durante a viagem, evitando assim fazer viagens longas dentro da cidade para se locomover de um lugar para o outro.

Por fim analise se no local em que hospedar tem comércios essenciais próximos como: posto de gasolina, farmácia e supermercado justamente para atender às suas necessidades em momentos essenciais.

Onde comer em Embu das Artes

Comer também é algo que entra para nossa lista sobre o que fazer em Embu das Artes.

Embu das Artes possui grandes dotes culinários típicos, tradicionais ou até mesmo caseiros, dessas formas existem uma variedade de locais para comer nessa cidade, dessa forma confira a lista dos melhores a seguir.

  • Irashaimase;
  • Burns Louch;
  • Bar Mex;
  • Monkey Sushi;
  • Vicentini Restaurante;
  • Escondidinho;
  • Sítio Cana do Reino;
  • Empório São Pedro;
  • Kyotto;
  • Find Food.

Dicas para escolher o melhor lugar para comer

Antes de escolher o lugar use a internet a seu favor e analise as avaliações e recomendações dadas por clientes que já passaram pelo mesmo local que declaram ser bom ou ruim.

Quanto mais for típica a culinária melhor será a chance de experimentar algo extraordinário, por isso aproveite para comer em locais que oferecem comidas tradicionais e exóticas e também que recebam turistas de longe para provar o sabor. 

Outra dica importante é antes de solicitar a comida de um determinado local averiguar se o mesmo oferece um espaço higiênico e que lhe promova conforto, e só assim escolher o melhor lugar para você e até mesmo para quem te acompanha.

Por que viajar para Embu das Artes

Em partes você já viu o que fazer em Embu das Artes. Mas por que este seria seu destino?

Conhecer Embu das Artes poderá ser um marco na sua história, e assim vivenciar momentos incríveis, por isso planeje-se com antecedência e convide seus amigos e familiares para que todos também possam usufruir dessa viagem.

Este é um lugar que muitas pessoas vão para provar e saborear principalmente das culinárias e bebidas, além de conhecer os espaços históricos, e principalmente de ter a possibilidade de conhecer diversos artistas do mundo todo.

Por isso, para essa viagem leve um câmera, prepare sua bagagem para que possa usufruir também do conforto do local, das paisagens, aventuras e principalmente para registrar cada momento. Ah! E não se esqueça de se planejar financeiramente porque as feiras das artes são fascinantes, é impossível não comprar nada.. 

O que levar na Bagagem

Embu das Artes possui um clima temperado, dessa forma, a bagagem precisa ser funcional, por isso dependendo da época que for viajar esteja prevenido e leve tanto roupas para o frio, quanto roupas para o calor. 

Dessa forma, confira a seguir a lista de itens que não podem faltar na sua bagagem:

Itens para prevenção e proteção:

  • Medicamentos;
  • Boné;
  • Repelente;
  • Protetor Solar;
  • Hidratante Corporal.

Itens para higiene e banho:

  • Pelo menos 3 de biquínis e sungas para banho;
  • Toalhas;
  • Escova e pasta dental;
  • Sabonete.

Itens para caminhada e  diversão:

  • 2 pares de tênis;
  • Calça legging ou moletom;
  • Blusas regatas;
  • Boné;
  • Mochila e bolsa;
  • Garrafa de água.

Dicas montar uma bagagem prática e funcional

Anote em um caderno ou até mesmo no smartphone, uma lista de todos os itens que deseja levar para essa viagem de acordo com os dias escolhidos, por isso separe pelo menos 1 parte de baixo para 2 partes de cima por dia, sendo assim faça combinações e economize espaço.

Faça também o check list para assim conferir se não faltou nenhum item, para evitar esquecer de algo importante e assim ter que gastar um valor não planejado, assim aconselha-se preparar a mala com pelo menos 1 semana de antecedência. 

Uma dica extra é estar atento a temperatura local para assim saber se nos dias de sua viagem poderá a mais roupas para o calor ou para o frio, dessa forma será possível montar uma bagagem funcional.

É fundamental montar uma bolsa para emergência que durante todos os passeios a mantenha sempre por perto, justamente para estar prevenido e assim evitar problemas maiores durante o imprevisto ou situações emergenciais.

Melhor época para conhecer Embu das Artes

Essa é uma cidade que pode ser visitada a qualquer época, justamente porque frequentemente são feitas diversas exposições, bailes, shows e festas típicas, tradicionais e até mesmo específicas para o público da terceira idade.

Porém uma das épocas que Embu das Artes mais recebe turistas e que está mais movimentada é durante o verão e o inverno, épocas também perfeitas para quem aprecia bebidas artesanais.

A seguir saiba alguns dos eventos que acontecem em nossa cidade:

  • Festivais típicos e tradicionais;
  • Shows com presenças ilustres;
  • Festas juninas;
  • Festa de Fim de Ano;
  • Festa de Natal ;
  • Festa de Réveillon;
  • Festa de Carnaval;
  • Festival das Bebidas Artesanais;
  • Shows radicais;
  • Feiras das artes.

Alguma desses eventos acontecem somente uma vez por ano, porém outras podem se repetir duas ou mais, por isso vale a pena ter a oportunidade de presenciar pelo menos 2 desses eventos.

Saiba que é fundamental passar pelo menos 7 dias nessa cidade, para aproveitar tanto esse momentos festivos, como passeios, aventuras e até mesmo para descansar em boas hospedagens e comer comidas diferentes e deliciosas.

Conclusão

Em resumo essas informações não há dúvidas do que fazer neste lugar que é incrível para conhecer, além de criar boas memórias e recordações, por isso já comece a se programar para visitá-la.

Seguindo as dicas que foram descritas acima sobre rotas, hospedagem, alimentação e bagagem é possível aproveitar cada momento desse lugar, por isso crie um bom planejamento. 

Agora que já sabe o que fazer em Embu das Artes, que tal aproveitar para compartilhar este conteúdo com os seus amigos viajantes? Esperamos que tenham gostado, guarde esse guia completo com você, anote tudo e faça uma boa viagem!

Mas antes de ir, olha só que legal, separamos alguams postagens super legais para você não deixar de conhecer São Paulo:
1 – Cidades para curtir durante o inverno em São Paulo

2 – Cidades do interior de São Paulo que você precisa conhecer

3 – Lugares para viajar em SP que vão te impressionar

E é isso, um forte abraço e nos vemos logo!

Summary
O que fazer em Embu das Artes?
Article Name
O que fazer em Embu das Artes?
Description
O que fazer em Embu das Artes, então chegou ao lugar certo! Estamos aqui para trazer constantemente novas informações e roteiros. Veja mais
Author
Publisher Name
Estou na Viagem
Publisher Logo

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Compartilhe este post com seus amigos! Isso vai nos incentivar a postar mais =D