O que fazer em Paranapanema?

Se você buscava descobrir o que fazer em Paranapanema, então chegou ao lugar certo! Estamos aqui para trazer constantemente novas informações importantes sobre roteiros turísticos de todos os tipos.

Hoje escolhemos o aconchegante e diferenciado município de Paranapanema como sede do nosso guia turístico.

Vamos conferir?

Paranapanema

Paranapanema é uma cidade localizada na região centro-sul do estado de São Paulo. O município em si já é considerado, segundo as leis do estado, como uma estância turística.

Em geral, a cidade tem sua maior receita vinda diretamente do agronegócio. Assim, é possível encontrar grandes fazendas e plantações em toda a extensão do município.

O que faz com que ele tenha uma boa estrutura, não dependendo diretamente do turismo para tudo. De fato, acaba trazendo uma maior qualidade geral do passeio.

A população da cidade chega perto dos 20 mil habitantes, tendo uma densidade populacional bastante esparsa, visto que o território ultrapassa 1 milhão de KM quadrados.

Isto entrega aquele toque aconchegante de cidade pequena do interior, sendo aproximadamente 20% da sua população totalmente rural.

A altitude não é grande, mas traz um clima mais ameno aos seus 610 metros de altitude.

O significado do nome da cidade vem do tupi, e significa “rio ruim”. Provavelmente por ser difícil de navegar. Entretanto, somente os habitantes nativos da região poderiam realmente dizer o real motivo.

Mas antes de iniciarmos nossa análise sobre o que fazer em Paranapanema, vamos conferir alguns detalhes sobre a história deste município.

A História

Tudo começa no início do século XIX, onde a região do município ainda pertencia ao município conhecido hoje como Itapeva. As pessoas começaram a se mudar para a região do que hoje é Paranapanema primeiramente porque o solo era mais fértil.

Mas também podemos dizer que outros benefícios eram os terrenos bastante planos, próprios para plantação. E também um clima mais ameno e menos pesado em relação à incidência solar como na região central do estado.

Em 1858, Fernando de Melo e outras pessoas doaram as terras e prontamente foi criada a capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso, dando início ao povoado em si.

O povoado virou vila que depois virou um município em dezembro de 1906. Tendo como primeiro prefeito o Sr. José Bernardino de Souza Cardia.

O primeiro nome do local foi Bom Sucesso, mas em 1934 ele foi extinto e voltou a se tornar um distrito. Só 10 anos depois ele retomaria a condição de município, mas desta vez com o nome de Paranapanema.

Com o tempo a cidade foi se expandindo, principalmente por conta da qualidade do cultivo de grãos, como a soja. Entretanto, a qualidade turística também prevalece no local.

Como chegar em Paranapanema 

Não adianta saber o que fazer em Paranapanema se você não sabe chegar até o local, não é mesmo? Então separamos aqui um pequeno guia que vai mostrar como você conseguirá se locomover de maneira segura e intuitiva pelo local.

Garantindo um traslado seguro e bastante eficiente, separamos as duas principais formas de chegar ao município passando pela capital de São Paulo.

Saindo de São Paulo de Ônibus

Para ir de ônibus é necessário se locomover até a estação rodoviária da Barra Funda. Você pode ir de metrô, saindo de dentro da própria estação do Tietê caso você esteja chegando de outra cidade ou estado.

Lá você poderá encontrar partidas das viações Transpen, Princesa do Norte e Cometa. Entretanto, vários horários acabaram modificados por conta da pandemia e parecem retornar em breve, por isso é importante ficar de olho.

Mas outra maneira interessante de conseguir um bom traslado é fazendo uma parada em Sorocaba, que terá mais opções de horário.

Saindo de São Paulo de Carro

Para ir de carro basta pegar a Rodovia Raposo Tavares, que sai diretamente da capital e passa pela entrada da cidade. O percurso total é de aproximadamente 254 KM.

Então é sempre bom fazer uma boa revisão e garantir que seu veículo esteja em plenas condições de uso.

O que fazer em Paranapanema? 

Finalmente chegamos ao momento mais importante de todo este guia. Vamos ver o que fazer em Paranapanema e como este destino pode ser o local de várias lembranças marcantes.

Para isso, separamos aqui 10 das principais atividades que você pode desenvolver no local. Assim como poderá utilizar tudo como um guia para indicar a seus amigos o que fazer no local.

1 – Represa de Jurumirim

Primeiramente vamos começar com a região mais interessante de todas, que é o entorno da represa de Jurumirim. Ela recebe este nome por conta da barragem de mesmo nome que consegue represar as águas do rio Paranapanema.

Este é um local próprio para banho, embora seja importante sempre conferir as dicas de segurança e não ignorar recomendações do local.

O espaço da represa chega a ser quatro vezes maior do que a Baía de Guanabara no Rio de Janeiro. Então, é possível dizer que este espaço acaba banhando mais de um município, mas a parte mais atraente está em Paranapanema.

Aqui é possível ter uma água limpa e refrescante, sem os problemas do sal do mar.

Você ainda pode conferir as praias naturais que o município oferece, sendo as mais famosas:

  • Praia dos Holandeses;
  • Praia Branca;
  • Praia fluvial Ilha do Sol.

2 – Centro Cultural Momentum

O Centro Cultural Momentum é também uma parada quase obrigatória para todos que desejam conhecer o município mais a fundo. Tendo um ambiente incrível, lúdico e bastante aconchegante.

Aqui você vai poder ver várias mostras culturais e pode aproveitar um pouco das suas férias para recarregar as baterias de modo intelectual também.

3 – Estufa de Flores e Frutas

Um dos principais pontos a serem visitados na cidade é exatamente as estufas de flores e frutas que você pode encontrar no bairro Campos de Holambra.

Este local recebe este nome pelo mesmo motivo da cidade de Holambra, situada mais ao norte no estado de São Paulo. Ele significa a junção de Holanda, América e Brasil.

Aqui você terá uma grande produção que é exportada para várias partes do Brasil, inclusive em Minas Gerais.

Sem dúvida uma parada obrigatória quando o assunto é o que fazer em Paranapanema.

4 – Estação Ecológica

Temos também uma excelente oportunidade de conhecer um local mais interessante com a estação ecológica de Paranapanema. Aqui você terá uma reserva de floresta estacional semidecidual.

Esta área preservada é um dos poucos locais onde é possível encontrar este bioma, sendo refúgio de várias aves durante o verão. Sendo assim um excelente local para os hobbistas que observam aves.

De fato é importante tomar cuidado com todas as proibições, já que o local é sério na questão de preservação. Mas de fato é um excelente passeio e uma ótima opção sobre o que fazer em Paranapanema.

5 – Museu da Colônia Holandesa

Esta é uma opção interessante para quem gosta de aprender um pouco mais de história. Neste caso temos um museu que irá representar toda a história dos imigrantes holandeses para as terras de Paranapanema.

Sendo realmente um local para visitar e aprender um pouco mais sobre a colonização da cidade em si e outros assuntos em volta deste muito interessantes.

6 – Travessia Cuesta de Cicloturismo

Para aqueles que gostam de esporte e aventura é possível encontrar a Travessia Cuesta de Cicloturismo. Aqui você terá um percurso de 12 cidades turísticas onde você irá percorrer um total de 520 Km de bicicleta.

No caso, temos Paranapanema como parte extremamente importante deste processo.

A travessia é dividida em etapas, onde cada parada é um local com oportunidades para se alimentar e descansar. Por isso, o normal para a maioria dos ciclistas é percorrer tudo entre 11 a 6 dias.

7 – Ilha do Sol

Este é um local conhecido como Ilha do Sol, mas que em tese é uma das melhores praias da região. Você pode ir tanto para curtir um passeio no estilo praia, como também para garantir uma boa apreciação de passeios e esportes aquáticos, como por exemplo o Jet Ski.

Sendo um ponto obrigatório no quesito o que fazer em Paranapanema. 

8 – Vila dos Pescadores

Para quem curte pesca temos uma vila bastante rústica e interessante de pescadores que vivem totalmente da pesca artesanal. Eles utilizam práticas das mais variadas e também auxiliam você na pesca esportiva.

Você poderá encontrar guias de pescas para te auxiliar em um bom turismo do ramo.

9 – Turismo Rural

Um dos pontos mais interessantes no quesito “o que fazer em Paranapanema” é aproveitar o turismo rural promovido por instituições como a Cooperativa Holambra.

Sendo um local com bastante informação sobre agronomia e com lindas paisagens para apresentar.

10 – Museu Dona Guita

Este é mais um ponto interessante do turismo municipal que foi totalmente dedicado a uma pessoa ilustre da história da cidade, a Dona Guita.

O local é um casa construída há mais de 100 anos e tem entrada gratuita.

Onde se hospedar em Paranapanema?

Não adianta saber o que fazer em Paranapanema se você não tem um local para ficar, não é mesmo? Por isso, separamos aqui uma lista dos principais hotéis disponíveis na cidade.

Parte deles está situada dentro da cidade e alguns são encontrados na estrada, perto da entrada. Por isso, ficam aqui alguns dos indicados pelo próprio portal online da cidade:

Não esqueça de ver Pousadas com piscina e privativa: As 44 melhores pelo Brasil

Hotel Beira Rio

Este é sem dúvida o hotel mais valorizado da região. Você terá direito a uma hospedagem junto à beira do rio Paranapanema, assim como terá opções das mais simples até mesmo suite com hidromassagem.

O preço é um pouco acima do normal, mas com certeza vale muito a pena.

Pensão Alvorada

Esta é uma hospedagem bem mais simples, mas extremamente recomendada. Aqui você terá valores acessíveis com um quarto bastante limpo e uma estrutura bem confortável.

A pensão também é bem localizada e tem um excelente café da manhã.

Gringo’s Hotel e Restaurante

Esta também é uma pedida de hotel bastante simples e interessante, mas que tem a vantagem de contar com um restaurante embutido.

Por isso, é possível contar com almoço e também jantar. Tudo com muita qualidade durante a sua estadia. Bem simples, bem aconchegante. Vale a pena conferir.

Hotel de Lazer Santa Cristina

Um hotel bastante interessante, com uma estrutura de qualidade e que fica junto a uma represa do rio Paranapanema.

Sendo assim um excelente local para receber a sua família.

Pousada e Camping Praia Branca

Esta é uma opção divertida de hotel localizado em um camping na região da represa da Praia Branca. Acabando por ser um local bastante agradável e com a possibilidade de fazer camping, conta com uma das melhores praias de água doce do país.

Onde comer em Paranapanema?

Sem dúvida nenhuma, a alimentação é um fator importante quando estamos visitando algum lugar. Provar o sabor da região, ou pelo menos fazer algumas refeições deliciosas parece ser uma situação crucial para o bom aproveitamento da estadia.

Então, se você realmente quer aprender tudo sobre o que fazer em Paranapanema, vai ter que também passar em alguns destes estabelecimentos.

De Klomp Empório e Cafeteria

Este é um local bastante interessante, que não só traz refeições rápidas e mais elaboradas, como também todos os itens de empório que você possa imaginar.

Aqui você terá acesso a uma comida que pode ser tanto brasileira, com também alguns pratos holandeses e argentinos. Realmente uma experiência cultural deliciosa.

O ambiente é extremamente agradável e vale a pena conferir. Aberto para almoço e jantar.

Lá No Marquinho

O Lá no Marquinho também é uma opção bastante interessante que acaba por trazer refeições variadas e de extrema qualidade. Você pode tanto apostar em refeições executivas, como também pode ter várias porções de todos os tipos.

E o melhor, muita bebida disponível em um ambiente convidativo como todos os bares tradicionais do país. Uma experiência realmente maravilhosa. Aberto para almoço e jantar.

Netão Sushi Bar

Embora o nome não seja tão delicado, o ambiente definitivamente é. Aqui você terá opções de alimentação japonesa, um tradicional sushi bar mesmo.

A comida é bem preparada e eles possuem bastante atenção nos detalhes. Acaba sendo uma experiência muito convidativa e interessante para quem deseja aproveitar tudo no maior estilo possível.

Realmente um local para ter uma refeição descontraída e deliciosa. Aberto para almoço e jantar.

Luizinho E Marlene

Uma opção para quem deseja um cantinho mais caseiro e convidativo. Com certeza uma parada importante para quem gosta de um bom churrasco e que não quer pagar muito caro por isso.

Ambiente agradável e com boa comida. Aberto para almoço.

Além disso, outras menções honrosas são:

  • Restaurante Ilha do Sol;
  • Restaurante Graal Holandês;
  • Restaurante Cantinho da Gê; 
  • Restaurante Denis;
  • Restaurante Vale do Jurumirim.

Por que viajar para Paranapanema?

Então, um dos principais motivos para quem deseja viajar para Paranapanema é definitivamente uma cidade pequena, segura e aconchegante.

Normalmente é escolhido como um passeio para a família sendo totalmente agradável e dando opções interessantes para as crianças.

Um ponto que não devemos negar é que grande parte do charme da cidade acaba exatamente focado no rio Paranapanema em si, principalmente na sua praia de água doce.

O ambiente também proporciona um preço muito acessível para uma cidade de cunho turístico. Em grande parte isto se sustenta exatamente pelo fato de que a cidade não depende somente da atividade de turismo em si.

Além disso, o clima da cidade é bastante agradável, e as estações não são tão complicadas como no resto do país. Sendo algo que vale a pena visitar em qualquer época do ano.

O que levar na Bagagem? 

Para se preparar para a sua viagem é sempre importante investigar a estação que você estará viajando. Embora o clima seja bem tranquilo, é sempre bom ir preparado para surpresas que podem aparecer em qualquer situação.

Mas de qualquer forma, é aconselhado ter uma roupa de banho e um par reservar. Afinal de contas o rio em si é algo muito interessante para quem deseja conferir tudo o que o local tem a oferecer.

E claro, sempre é interessante deixar um local para poder trazer alguns souvenirs de volta.

Repelentes de mosquito e protetores solares serão essenciais para garantir um maior conforto e saúde durante a sua hospedagem.

Melhor época para conhecer Paranapanema

Então, não existe uma época certa ou errada para se visitar o local. Afinal de contas, estamos falando de uma estância turística de região bem temperada.

Entretanto, existe uma alta temporada no verão, começando em novembro e tendo seu ápice em dezembro e janeiro. Fazendo com que o local seja realmente bem aproveitado.

Mas estamos falando de uma cidade pequena, pode não ser tão ruim escolher momentos menos movimentados.

Conclusão

Como você pode ver, Paranapanema é um excelente exemplo de passeio tranquilo e bem trabalhado para quem deseja ter um momento de conforto e descontração.

Também é uma oportunidade para quem tem filhos e deseja um local mais tranquilo e seguro para curtir com eles.

E aí, gostou de descobrir o que fazer em Paranapanema? Então compartilhe esse guia com seus amigos viajantes. Esperamos que estas dicas tenham sido úteis, até a nossa próxima dica!

Mas antes de ir, olha só que legal, separamos alguams postagens super legais para você não deixar de conhecer São Paulo:
1 – Cidades para curtir durante o inverno em São Paulo

2 – Cidades do interior de São Paulo que você precisa conhecer

3 – Lugares para viajar em SP que vão te impressionar

E é isso, um forte abraço e nos vemos logo!

Summary
O que fazer em Paranapanema?
Article Name
O que fazer em Paranapanema?
Description
O que fazer em Paranapanema, então chegou ao lugar certo! Estamos aqui para trazer constantemente novas informações sobre roteiros. Veja mais
Author
Publisher Name
Estou na Viagem
Publisher Logo

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Compartilhe este post com seus amigos! Isso vai nos incentivar a postar mais =D