O que fazer em Cotia? 

A cidade de Cotia é uma excelente opção para passeios próximos de São Paulo, se você ainda não sabe o que fazer em Cotia, mostraremos algumas sugestões para que você seja capaz de montar um roteiro matador para o seu fim de semana, passeio de um dia ou até para as suas férias.

A História 

Localizada no planalto paulista, esta é uma das cidades antigas mais conhecidas. Foi fundada através dos bandeirantes Fernão Dias Paes Leme e Gaspar de Godói Moreira, a princípio foi criada uma capela primordial, para honrar Nossa Senhora de Monte Serrate. 

A região tornou-se popular, após as viagens entre São Paulo e a vila de Sorocaba, ali começou a ser instalado um pequeno povoado. Cotia, no entanto, era utilizada como um ponto de passagem, que ficava perto do aldeamento de Akuti, no Caiapiá, posteriormente recebeu o nome de  Cuty e A Cutia.

A cidade está repleta de mamíferos roedores (kutis), estes eram animais de estimação que conviviam com indígenas. Apenas no começo do século XVIII, a Capela de Nossa Senhora de Monte Serrate tornou-se a localização inicial do município.

Foi então, em  2 de abril de 1856, que a cidade passou à categoria de Vila. Em 19 de dezembro de 1906, de acordo com a  lei estadual 1038, obteve a condição de município, sendo conhecida até hoje como Cotia.

Como chegar em Cotia? 

A cidade de Cotia é bem perto de São Paulo, é possível chegar de carro, ônibus, conforme mostraremos a seguir: 

Saindo de São Paulo de Ônibus 

Para quem tem interesse em ir de ônibus, saiba que o tempo médio de viagem é de 1h 5m, com uma distância de 51 km. Os ônibus são administrados pela EMTU, é possível acessá-lo na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 192-646, o final desta linha fica no bairro Jardim Dinorah, Cotia – SP. 

Este ônibus opera toda semana, 304 vezes, é provável que os horários oscilam nos finais de semana, recomendamos que você verifique os horários antes de sair de casa, para ter uma viagem mais tranquila. 

Saindo de São Paulo de Carro 

Devemos chegar em Cotia, seguindo pela Rodovia Raposo Tavares ou  Via Raposo Tavares,  também é conhecida como SP-270, os pedágios da Raposo Tavares são em torno de R$ 1,60 a R$ 2,20, as cidades onde podemos encontrar pedágios são: São Roque, Araçoiaba da Serra  e Alumínio, no sentido Capital Paulista. 

O que fazer em Cotia?

Se você quer conhecer esta cidade, ainda não sabe o que fazer em Cotia, abaixo, preparamos uma pequena lista de sugestões de pontos turísticos para ajudá-lo a elaborar seu roteiro:

1º Recanto São Camilo 

Nesta área, funcionava o Seminário São Pio X, que começou a ser   construído em 1959. Já no ano de 1972, este prédio foi totalmente adaptado para ser um lar para idosos. Atualmente, ele é dirigido pela beneficência dos padres da “Ordem dos Camilianos”, esta ordem é conhecida por prestar assistência geriátrica, por mais de 40 anos no Brasil.

Oferece uma completa estrutura, com  bosques, jardins, locais de recreação, salas de jogos e consultórios médicos, para facilitar o trabalho de profissionais de saúde. 

Este recanto é uma das referências, quando falamos sobre  atendimento como hospital de retaguarda, pois tem capacidade para atender idosos que possuem diversos tipos de doenças. Neste local, era administrado pelos padres, uma adega de vinhos, que já não existe mais. 

The Square Open Mall  

Trata-se de um shopping a céu aberto, que fica no bairro de Granja Viana. Em seu piso superior, encontramos lindos jardins com pequenos lagos, há ainda, um palco onde são realizados shows gratuitos, se você quer fazer uma refeição, o shopping tem uma estrutura completa com espaço para restaurantes.  

Existem muitas opções, em apenas um único espaço. Podemos escolher as franquias conhecidas, como Burger King, ou escolher outro tipo de culinária, como comida japonesa, árabe, etc. 

Há muitas opções de restaurantes, por exemplo, Bar do Alemão, Ladrillo (parrilla argentina), Companhia Paulista de Pizzas, Mercadão Municipal e uma padaria.

3º Ginásio de Esportes 

É um Centro Educacional, que tem por finalidade incentivar a prática esportiva entre adolescentes e jovens. Seu espaço é muito confortável,  onde podemos utilizar: ginásio poliesportivo coberto, quadras de várias modalidades e vestiários com banheiros. 

Este ambiente já recebeu muitas equipes do Brasil, para participar de campeonatos promovidos pela Secretaria de Esportes de Cotia, é um ambiente que costuma ser visitado por esportistas e estudantes, há também professores de vôlei, basquete, futsal e futebol de campo. 

O espaço já foi sede de campeonatos importantes, que ajudaram a ampliar o hall esportivo do município. A Secretaria de Esportes incentiva constantemente a criação de novos projetos junto com a comunidade, assim, é uma maneira de trazer mais jovens para o mundo dos esportes. 

4º Kartódromo Internacional Granja Viana

Teve o acesso liberado em 1996, com 48.000 mil metros quadrados, este Kartódromo já foi sede de um dos campeonatos mais importantes dessa categoria.

Trata-se de um sonho que foi realizado pelos irmãos “Giaffone”, que amavam corridas de Kart, estes irmãos desde muito cedo, já conquistaram prêmios importantes dentro desse segmento. 

A estrutura do Kartódromo é completa, seguindo à risca os padrões internacionais, houve ainda a ajuda de engenheiros e dos irmãos Giaffone, que possuem muita experiência nesse esporte. 

Este espaço promove eventos esportivos nacionais e internacionais, é também a sede de campeonatos de Kart, de nível amador e profissional, são 500 milhas de kart de pura emoção e aventura para todas as idades.

5º Parque Cemucam

Este é um dos maiores da cidade, fica localizado na região da Granja Viana. É bem preservado, contendo um gramado grande e verde, é um bom ambiente para um piquenique, jogar bola, ler um livro, ou apenas ficar descansando. 

Tem uma estrutura completa, onde podemos encontrar: mesas, bancos e churrasqueiras, não há necessidade de reservar. Se deseja fazer um evento elaborado utilizando o quiosque, então fale com a administração para que a mesma possa fazer a reserva.

6º Templo Budista Zu Lai 

Este é um passeio recomendado para quem quer meditar, ou apenas ter um contato direto com a natureza, é muito próximo à cidade de São Paulo, é considerado um dos maiores templos budistas de toda a  América do Sul.

Se você curte cenário de filmes e arquitetura oriental, aqui então é uma sugestão de passeio, encontramos esculturas e imagens budistas, o monastério tem uma beleza incrível, que costuma atrair muitos turistas que visitam Cotia. 

Neste mesmo espaço, há um completo restaurante vegetariano. O lindo jardim japonês, que está disponível abaixo do restaurante, oferece lindas flores, é uma opção perfeita para quem deseja reservar um tempo para relaxar. 

É necessário ter atenção com as suas roupas, pois se trata de um templo religioso, onde devemos ter respeito, a entrada é gratuita e você poderá conhecer as lojas que ficam no interior do tempo.

Onde se hospedar em Cotia? 

A cidade de Cotia é sem dúvidas um bom refúgio pertinho de São Paulo, se você tem interesse em se hospedar neste município, veja algumas sugestões disponíveis no Booking: 

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Cotia

Não esqueça de ver Pousadas com piscina e privativa: As 44 melhores pelo Brasil

1 – Eduardos Park Hotel

Com 2 piscinas ao ar livre, sendo 1 disponível durante todo o ano, o Eduardos Park Hotel está localizado em Cotia, a 38 km de São Paulo. A propriedade conta com restaurante, e você pode se divertir no parque aquático. O WiFi e um estacionamento privativo no local estão disponíveis, ambos gratuitos.

Os quartos estão equipados com TV de tela plana e banheiro privativo.

Esta propriedade conta com um lounge compartilhado.

Você pode ainda jogar tênis, pingue-pongue e bilhar no hotel. A cidade de Barueri fica a 19 km do Eduardos Park Hotel, enquanto São Roque está a 20 km. O Aeroporto de São Paulo/Congonhas é o mais próximo, localizado a 34 km do Eduardos Park Hotel.

Clique aqui para garantir sua reserva

2 – Flat Vip 5 Estrelas 43 metros Granja Vianna

Dispondo de acomodações com ar-condicionado e varanda térrea, o Flat Vip 5 Estrelas 43 metro Granja Vianna está situado em Cotia. Situada a 5 km do Templo Zu Lai, a propriedade oferece jardim e estacionamento privativo gratuito.

O apartamento dispõe de 1 quarto, TV de tela plana com canais via satélite, cozinha equipada com micro-ondas e forno, máquina de lavar roupa e 1 banheiro com chuveiro.

Clique aqui para garantir sua reserva

3 – CASA interior

Oferecendo jardim e vista da piscina, a CASA COM PISCINA LUXO GRANJA VIANA SPA HIDRO CAMPO está situada em Cotia, a 700 metros do Templo Zu Lai e a 5 km do Estádio Euclides de Almeida. Com vista do jardim, esta acomodação dispõe de varanda térrea.

Esta casa de temporada de 3 quartos dispõe de sala de estar com TV de tela plana, cozinha totalmente equipada com micro-ondas e 3 banheiros com banheira de hidromassagem. Para sua comodidade, a propriedade pode fornecer toalhas e roupa de cama por um custo extra.

Nesta casa de temporada, você pode relaxar na banheira de hidromassagem. A propriedade também oferece um terraço.

Clique aqui para garantir sua reserva

Onde comer em Cotia? 

Somente o bairro de Granja Viana tem ótimas opções de restaurantes para você aproveitar nos finais de semana, veja uma pequena lista com os melhores restaurantes da região:

1º Bar do Alemão

Está situado no The Square Granja Viana, este ambiente é descontraído e um dos mais tradicionais da região, se você deseja fazer um happy hour, ou apenas ter um encontro familiar, aqui é uma das melhores opções.

Este restaurante existe desde 1902, trata-se de  um espaço pet-friendly, onde podemos escolher um completo cardápio de petiscos, choppes, drinks e refeições completas.

Veja os horários de funcionamento: segunda à quinta: das 12h às 22h;

Sexta: 12h às 23h, sábado: 12h às 00h, domingo: 12h às 21h.

2º Seu João Botequim

É um dos maiores clássicos do município, é uma experiência única para quem gosta de boteco, com diversas opções de pratos típicos desse tema, fica bem localizado no The Square Granja Viana.

Aqui, encontramos uma boa variedade de cervejas, caipirinhas, drinks tradicionais da casa, lanches, pratos e porções, o ambiente também é bem despojado, perfeito para um almoço de domingo ou sábado à tarde.

Funciona nos seguintes dias: de segunda à quinta: das 11h30 às 22h; De sexta e sábado: das 11h30 à 00h, aos domingos: das 11h30 às 21h.

Far Niente – Casa Italiana

É um restaurante especialista em culinária italiana, oferece entradas, pratos principais e sobremesas clássicos, as bebidas são especiais e você poderá escolher uma carteira de vinhos completa.

Também fica no espaço conhecido como The Square, tem espaço amplo, com decoração típica italiana, é um local ideal para realização de eventos. Geralmente funciona nos dias: De segunda a domingo: das 12h às 22h.

4º Churras na Calçada

Se você curte bar com churrasco, aqui é a opção ideal,  o espaço disponibiliza cortes especiais de carne, diversos acompanhamentos e uma variedade de cervejas e drinques, é um ambiente indicado para reuniões com famílias.

Fica no Open Mall, apresenta uma varanda aberta, com espaço reservado para crianças, veja os dias de funcionamento:

  • Às segundas: das 11h45 às 15h;
  • De terça à quinta: das 11h45 às 15h, e das 18h às 22h;
  • Às sextas: das 11h45 às 15h, e das 18h às 23h;
  • Aos sábados: das 11h45 às 23h;
  • Aos domingos: das 12h às 18h.

Aproveite este espaço para provar um bom churrasco, descanse com sua família e tenha um bom fim de semana. 

5º Repita 

Tem um ambiente mais intimista, com sacada e pátio, possui um menu da culinária árabe em porções e pratos individuais, oferece diversos tipos de drinques, vinhos, destilados, sucos e outros.

Se você é amante da culinária árabe, então vale a pena conhecer este espaço único em Cotia, se ainda não sabe o que fazer em Cotia, esta pode ser uma boa opção. 

Funcionamento: Presencial: de segunda a domingo, das 12h às 23h, delivery: de segunda a domingo, das 11h30 às 22h.

Por que viajar para Cotia? 

O turismo em Cotia é um dos pontos turísticos mais populares do estado de São Paulo, o turismo de Aventura também é uma boa sugestão para montar roteiros, a história da cidade é muito rica e oferece muitos sítios tombados, por exemplo, Padre Inácio e pelo Sítio Pandu.

Esta é uma microrregião que oferece diversas opções de lazer, passeios, cultura e contato com a natureza, se você busca conforto, com custo/benefício a cidade de Cotia é a melhor opção de passeio para este momento de crise financeira. 

O que levar na bagagem? 

Antes de saber o que fazer em Cotia, é necessário que você adquira sempre o hábito de observar como está o clima, mesmo que a cidade de Cotia não apresente muitas oscilações na temperatura, dessa forma você saberá quais roupas deverá levar na mala.

Mesmo que você decida viajar no verão, é importante ter sempre peças de inverno como precaução, para o verão leve shorts, chapéus, roupas confortáveis, não esqueça de levar seus remédios de uso contínuo, aproveite organizadores e necessaire para deixar sua mala mais arrumada.

Caso deseje vir de avião, fique atento com o peso da mala de mão para evitar multas, não se esqueça que cada companhia tem suas regras, é possível consultar estas regras diretamente no site das companhias. 

Qual a melhor época para conhecer Cotia? 

A cidade apresenta temperaturas típicas de uma região subtropical, não há calor e nem frio em excesso, no ano todo podemos aproveitar as temperaturas medianas. Este é um destino onde é possível visitar todas as épocas do ano, é uma cidade que preza pela relação custo/benefício.

Para aqueles que gostam de calor, então é recomendável o verão, pois as temperaturas ficam em torno de 22ºC. No mês de julho, é necessário ficar atento, já que as temperaturas poderão atingir a casa dos 14ºC ou até menos. 

Através das dicas que disponibilizamos aqui no artigo, você já poderá elaborar roteiros para junho ou dezembro, tudo dependerá de sua disponibilidade de tempo ou de dinheiro, faça uma escolha dos roteiros que deseja realizar, em Cotia existem alguns lugares onde não há necessidade de pagar ingressos. 

Você poderá escolher Cotia para um fim de semana, um feriado ou até quem sabe para as suas férias, caso você seja de outro estado e pretende vir de avião, não se esqueça que o avião mais perto é o de Congonhas, há também algumas empresas que oferecem serviços de traslado aos turistas. 

Apenas peça serviços de empresas cadastradas pela Cadastur, evite ataques de golpistas.

Conclusão 

Agora que mostramos o que fazer em Cotia, é hora de utilizar nossas dicas para montar seu roteiro, não deixe de conferir as promoções disponíveis no Booking. 

Aqui é uma opção para quem mora em São Paulo e não sabe o que fazer no final de semana, apenas na Granja Viana, você já encontra  boas opções de restaurantes para todos os gostos. 

Quais pontos turísticos mais lhe agradou? Quais hotéis você tem mais vontade de se hospedar? Queremos saber sua opinião, não esqueça de compartilhar nosso conteúdo.

Mas antes de ir, olha só que legal, separamos alguams postagens super legais para você não deixar de conhecer São Paulo:
1 – Cidades para curtir durante o inverno em São Paulo

2 – Cidades do interior de São Paulo que você precisa conhecer

3 – Lugares para viajar em SP que vão te impressionar

E é isso, um forte abraço e nos vemos logo!

Summary
O que fazer em Cotia? 
Article Name
O que fazer em Cotia? 
Description
o que fazer em Cotia, mostraremos algumas sugestões para que você seja capaz de montar um roteiro matador! Veja mais.
Author
Publisher Name
Estou na Viagem
Publisher Logo

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Compartilhe este post com seus amigos! Isso vai nos incentivar a postar mais =D