O que fazer em Socorro?

Socorro é uma das cidades de ecoturismo localizadas no estado de São Paulo, possui aproximadamente 41.235 habitantes, está situada aos pés da Serra Mantiqueira e conta com diversas atrações, passeios, hospedagens, além da venda de tecidos de fábrica. Saber o que fazer em Socorro é crucial para aproveitar tudo ao máximo.

Socorro diariamente recebe diversos turistas de vários lugares não só do Brasil, mas do mundo, por isso esse é um lugar adequado para jovens e adultos, mas também para idosos e crianças e também para pets.

Dessa forma não é à toa que Socorro é conhecida como a cidade aventura, justamente porque é possível fazer diversas como tirolesa, rafting, passeios de quadriciclo, escalada e muito mais.

A seguir será apresentado tudo que você precisa saber sobre a cidade de socorro, conheça, sobre a sua fascinante história e curiosidades, saiba como chegar, e principalmente descubra tudo sobre o que fazer, e o que levar para ter a melhor viagem de sua vida.

Este é um guia completo para que não falte nada para sua viagem, mas é importante antes de ir a qualquer lugar, conhecer sobre o local, até mesmo para se familiarizar com o ambiente e assim manter-se informado.

Sendo assim saiba como surgiu Socorro, acompanhe algumas dicas de viagem e saiba o que levar na bagagem, descubra também porque você deve viajar para Socorro e qual a melhor época de conhecê-la.

A História

Antes de listarmos diretamente o que fazer em Socorro, é importante levar em consideração vários pontos cruciais da cidade. Inclusive a sua história.

São mais de 100 anos de história e luta, que resultaram em grandes conquistas e riquezas que hoje torna Socorro uma das cidades mais conhecidas e atrativas do Estado de São Paulo.

Foi em 1738 no século XVI que o Município de Socorro foi colonizado por Simão de Toledo, logo após o afastamento dos índios Carajás que residiam próximo aos rios Camanducaia e Peixe por conta das invasões dos bandeirantes que os expulsaram.

Foi então que de 1738 a 1797, Socorro esteve repleta de freguesias, onde logo após ser descoberto e criado a Vila de Bragança que tempos depois oficialmente passou a ser chamada apenas de Bragança.

Ainda em 1797 que o fundador de Socorro Simão Toledo fez a Campanha de Toledo após a ele ser concedida uma sesmaria, o que resultou na origem da Vila de São José de Toledo e também no Município de Socorro.

Em 1829 foi construída uma capela em homenagem à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no no local atualmente está localizada a Igreja Matriz. Foi então registrada a primeira missa que aconteceu em 9 de agosto do mesmo ano.

E foi somente em 1837 que a cidade de Socorro sucede de Comarca Bragança, porém não durou muito tempo para novamente tornar a pertencer a Bragança, onde também não durou muito e passou a pertencer a Amparo.

Foi somente em 1883 que Socorro foi declarada pelo governador do Estado de São Paulo Fernando Costa  que a mesma passaria a ser considerada oficialmente como Município de Socorro.

Desde então esse Município passou a conter diversas riquezas, como a de produção de café desde o século XIX, e foi também nesse mesmo período que recebeu diversos imigrantes italianos.

Essa cidade nos anos 60 iniciou a produção de artesanato e malharias, e somente em 1997 que a mesma começou a empreender com atrações turísticas que se iniciaram apenas com trekking e canoagem esportiva.

Logo então Socorro recupera seus direitos, e torna-se uma estância hidromineral devido conter características turísticas, além de outros requisitos como lazer, recreação, diversos recursos naturais como acesso permitido além de ter outros recursos culturais.

Hoje Socorro comparado aos seus primeiros 800 habitantes, estima-se aproximadamente 42 mil habitantes, além de seu crescimento em locais atrativos, residenciais e também comerciais.

Sem dúvida seu passado histórico tem direta ligação sobre o que fazer em Socorro.

Como chegar em Socorro?

Além de saber o que fazer em Socorro, é importante entender todas as formas de chegar até o local.

Existem diversas formas de se chegar até socorro dependendo do lugar e estado que estiver situado, podendo até mesmo ter que pegar um avião, porém será abordado a seguir duas formas mais práticas saindo do Estado de São Paulo.

Saindo de São Paulo de Ônibus

Nessa alternativa será necessário pegar a Viação Bragança, a passagem poderá ser adquirida pessoalmente ou mesmo pela internet através de sites que disponibilizam essa alternativa.

Saindo de São Paulo para o Município de Socorro de ônibus terá cerca de 135,1 KM seguindo pela via BR-146/BR-381 e BR-146, levando assim cerca de 2 horas e 45 minutos até o destino.

Saindo de São Paulo de Carro

Nessa alternativa será necessário cumprir alguns requisitos, para evitar transtornos ou até mesmo errar a rota, por isso é importante manter o tanque cheio e usar aplicativo ou sistema de localização.

Saindo de São Paulo você terá duas opções de rotas até o local de destino como pela via BR-146 seguindo com duração de 162,2 km (aproximadamente 2 horas e 17 minutos de viagem), ou pela Via Rod. dos Bandeirantes.

Dicas importantes para sua viagem

Faça planejamento para que seja possível aproveitar tudo ao máximo possível, por isso esteja preparado financeiramente para usufruir de passeios incríveis que são pagos, hospedagens que também promovem atividades incríveis como tirolesa e rafting.

Planeje com pelo menos 15 dias de antecedência, mas se possível com até um mês, para assim conseguir fazer uma viagem mais tranquila, justamente porque qualquer coisa de última hora sempre acaba em problemas.

Se a sua viagem for feita de ônibus, busque garantir a passagem com antecedência, para evitar vagas lotadas, ou até cancelamento, mas se for de carro garanta fazer manutenção preventiva (verificar o óleo, a água, calibrar os pneus, verificar o sistema de ventilação, entre outros).

O que fazer em Socorro?

Existem muitas opções de lazer, diversão e aventura em Socorro para aproveitar sozinho, em casal, em família e até mesmo em amigos, por isso acompanhe algumas das melhores opções.

1 – Trilhas e caminhadas

Existe uma trilha de aproximadamente 2km onde um equipe se responsabiliza em acompanhar nesse passeio proporcionando a vantagem de conhecer cachoeiras, rios e grutas, como por exemplo:

  • Rios de aventura;
  • Rio do Peixe;
  • Rio Camanducaia;

2 – Mirantes

Para quem gosta de fotografar e contemplar uma vista panorâmica, poder ver o nascer e o pôr do sol, os mirantes são incríveis para apreciar o belo, por isso conheça o Mirante Cristo Redentor e o Mirante da Pedra Bela Vista.

  • Mirante (Cristo Redentor);
  • Mirante da Pedra Bela Vista;

3 – Gruta do Anjo

Esse é um dos lugares que mais atraem turistas, localizado dentro de uma propriedade, onde era uma antiga que pedreira, porém foi desativada e hoje possibilita um momento incrível para todos que forem conhecer. Nesse lugar é possível conhecer a famosa lagoa com tons incríveis no azul e no verde.

Realmente uma das melhores opções quando o assunto é o que fazer em Socorro.

4 – Parques

Parques são uma ótima opção para passear em família e até mesmo com os pets. E sem dúvida nenhuma são uma das melhores coisas sobre o que fazer em Socorro.

Por isso é uma ótima opção principalmente para os finais de semana, que comportam mais pessoas, sendo assim confira a seguir:

  • Parque dos Sonhos (localizado em um hotel fazenda);
  • Parque Vale das Pedras (com uma iluminação incrível na parte noturna);
  • Parque de aventura Monjolinho (espaço ao ar livre);
  • Parque Aui Mauê;
  • Ecco Park;
  • Parque dos Faróis;
  • Parque da Pedra Bela Vista;
  • Kango Jango Rafting;
  • Parque João Orlandi Pagliusi.

5 – Praças

Conhecer praças também é uma oportunidade de passear em família, além de serem locais seguros para crianças, sendo uma alternativa sem custos, por isso saiba o que fazer em Socorro indo até as seguintes praças:

  • Praça da Matriz de Socorro;
  • Praça 9 de Julho;
  • Praça lealdade;
  • Portal da cidade de Socorro;
  • Praça do Socorro.

6 – Horto Municipal (Engenho Antonio Augusto Ferraz Tassara)

Esse é um local incrível principalmente para quem busca ou já tem um estilo de vida saudável, além disso no mesmo espaço há feiras tanto de artesanato como decorativos, memoriais, lembrancinhas, roupas, acessórios entre outros.

Sem dúvida nenhuma uma experiência completa sobre o que fazer em socorro e ainda aproveitar mais uma vida verde e tranquila.

7 – Compras

O que fazer em Socorro? Que tal dar uma atualizada no seu guarda roupas!

Um dos pontos fortes de Socorro são as produções de estofados, roupas, calçados, além de diversas outras opções artesanais presentes nos seguintes locais: Feira Permanente de Malhas, Shopping das Malhas e Circuito das Malhas Outlets.

8 – Turismo rural

Além de culinárias típicas, é possível se hospedar e conhecer diversas fazendas, sítios, chácaras, de diversas atrações predominantes da cultura caipira, além de pesqueiros, cervejas e cachaças.

Sem dúvida uma das opções mais completas sobre o que fazer em Socorro.

9 – Esportes e aventuras

Essas são opções para quem ama uma aventura. Por isso, aproveite a oportunidade para passear de quadriciclo, Rapel (Pedra Bela Vista e Pico do Gavião, Escaladas, Cicloturismo, Subir Montanhas, entre outros.

10 – Passeios históricos

Conheça lugares que contam a história da cidade como o Museu Municipal, a igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o Casarão Alcindo de Oliveira Santos, a Estação Ferroviária de Socorro e pelo Palácio das Águias.

São diversas atrações que você e sua família poderão escolher, mas sejam aventureiros e façam algo novo que nunca tenham feito. 

Pensem apenas em se divertir e aproveitar cada segundo. Mas para que isso dê certo, planeje-se financeiramente e use roupas apropriadas para que possa aproveitar sem empecilhos ou desconfortos.

Realmente algo que marca as opções sobre o que fazer em Socorro.

Onde se hospedar em Socorro?

Existem diversas hospedagens que promovem acomodações que atendem a todos tipo de gostos, como Hotéis Fazenda, Hotel em localização ecológica com vista natural, além de diversas hospedagens que promovem atrações e diversões internas.

Há também opções para quem gosta de lugares mais preservados e isolados, por isso o socorro oferece diversas pousadas, ou até mesmo casas de temporada (opção para quem gosta de privacidade ou para comportar muita gente. 

Muitas vezes estes mesmos hotéis conseguem entregar pacotes e guias turísticos para que você descubra o que fazer em Socorro.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Socorro

Não esqueça de ver Pousadas com piscina e privativa: As 44 melhores pelo Brasil

1 – Hotel Fazenda Village Montana

Localizado na bela paisagem campestre de Socorro, este hotel fazenda dispõe de piscinas coberta e ao ar livre, quadras esportivas e passeios a cavalo. A propriedade oferece regime de pensão completa, Wi-Fi gratuito e quartos com vista panorâmica da colina.

Os quartos 4 estrelas do Village Montana dispõem de varanda com rede. Os quartos apresentam um toque rústico e dispõem de banheiro privativo, ventilador, TV a cabo e telefone.

Um buffet de café da manhã variado com itens caseiros pode ser apreciado diariamente. Também estão disponíveis especialidades regionais para almoço e jantar.

O Hotel Fazenda Village Montana fica a 3 km do centro da cidade de Socorro, que oferece lojas, bares e restaurantes.

No hotel, você pode desfrutar de uma sessão de sauna. Você também pode jogar tênis, vôlei e futebol. As opções ao ar livre também incluem atividades agrícolas para crianças e adultos, além de passeios locais.

Clique aqui para garantir sua reserva

2 – Chalés Santa Catarina

Localizado em Socorro, a 20 km de Águas de Lindoia, o Chalés Santa Catarina dispõe de WiFi e estacionamento privativo gratuitos.

Todos os quartos incluem TV de tela plana, cafeteira, banheiro privativo com chuveiro e cozinha totalmente equipada, e alguns contam com uma área de estar.

Além disso, a propriedade oferece balcão de turismo.

Clique aqui para garantir sua reserva

3 – Hotel Cidade Aventura

O Hotel Cidade Aventura está localizado na Praça da Catedral, no centro de Socorro. Para sua comodidade, o Wi-Fi gratuito está disponível em todas as áreas.

Com decoração e móveis simples, todas as suítes dispõem de TV LED com canais via satélite e geladeira. O banheiro privativo conta com chuveiro. As comodidades extras incluem roupa de cama e ventilador.

O Hotel Cidade Aventura dispõe de recepção 24 horas. Outras comodidades oferecidas na propriedade incluem máquina de venda automática e balcão de turismo, onde você pode reservar excursões.

Você também pode desfrutar de acesso gratuito a Parques de Aventura Kango Jango e Vale das Pedras.

Clique aqui para garantir sua reserva

Onde comer em Socorro?

Para qualquer viagem ou passeio saber onde vai comer é tão importante quanto rotas de viagem e hospedagem, e para a alegria de todos Socorro oferece as mais variadas culinárias típicas locais, regionais, nacionais e até internacionais. 

  • Trilla Café;
  • Sorveteria Paraná;
  • Sorvetreze;
  • Rei do Açaí;
  • Nectaria Good Foods;
  • Sobradão Lanchonete e Pizzaria;
  • Lanchonete Morena da Fronteira;
  • Villa Empório;
  • Old Stuff Bar;
  • Seleta Salgados;
  • Restaurante Nascentes;
  • Restaurante e Pizzaria Marchetti.

Um dos pontos fortes de Socorro também é a diversidade na gastronomia que atende a todos os gostos, desde comidas típicas até mesmo caseiras, mas é importante aproveitar e experimentar novos sabores.

Afinal de contas, o turismo gastronômico também é uma das opções sobre o que fazer em Socorro.

Por que viajar para Socorro?

Socorro é um lugar que promove a paz, justamente pela sua preservação natural, além de proporcionar ótimas opções de aventuras e turismo, por isso é uma das melhores cidades para se conhecer em São Paulo.

Viajar para Socorro poderá ser um marco na sua história, e assim se recordar de momentos incríveis, por isso planeje-se convidar amigos e familiares para que todos também possam aproveitar a viagem.

Este é um lugar que muitas pessoas vão para se desconectar do estresse e da correria do dia a dia, outra questão é que Socorro está entre as cidades mais apreciadas e visitadas do Estado de São Paulo.

Se a sua intenção é ter vista de paisagens incríveis, provar diferentes culinárias, além de poder se hospedar em lugares incríveis, fotografar cada local visitado, então esse é o local perfeito para você.

Sabendo o que fazer em Socorro você provavelmente vai se sentir mais entretido do que em outras cidades grandes.

O que levar na Bagagem?

É importante estar preparado para diversas situações, então coloque na bagagem itens que possa servir em imprevistos, como sol quente (roupas frescas), muita chuva (guarda-chuva) ou frio (agasalhos), porém se ainda tem dúvida do que levar para Socorro anote os itens a seguir.

Itens de proteção

  • Repelente;
  • Protetor Solar;
  • Hidratante Corporal.

Itens de banho e higiene

  • Pelo menos 3 roupas e banho;
  • Toalhas;
  • Escova e pasta dental;
  • Sabonete.

Itens para aventura

  • Carregue pelo menos 2 pares de tênis;
  • Calça legging ou moletom;
  • Blusas regatas;
  • Boné;
  • Garrafa de água.

Esses são os principais itens que não podem faltar, agora os demais estarão de acordo, com gostos e estilos, mas pense sempre na quantidade de dias que irá passar em Socorro, e selecione pelo menos 2 pares de roupas por dia.

Dicas extras sobre como montar sua bagagem

Comece preparando a sua bagagem com pelo menos uma semana com antecedência, faça checklist para não esquecer nenhum item, lembre-se também de antes de realizar a viagem conferir se colocou na bagagem tudo que precisa.

Prepare uma bolsa de emergência em casa de perdas ou outras situações, por isso coloque medicamentos, garrafa de água extra, kit de primeiros socorros, produtos básicos de higiene e calçados e roupas quentes.

Melhor época para conhecer Socorro!

Pegue um papel e uma caneta, e anote para não esquecer e conseguir aproveitar o melhor que Socorro tem a oferecer. Mas saiba que esse município rico em paisagem natural, rios e cachoeiras, o mesmo possui clima quente e temperado, com uma média de 19,6 graus celsius.

Com base nessas informações a melhor época para ver os rios cheios e as cachoeiras vibrantes é entre dezembro e abril, porém se quiser aproveitar as épocas festivas é importante estar atento às divulgações no calendário.

Janeiro: Esse é um mês festivo, onde comemora-se o Reveillon (Ano Novo) com diversas atrações, além do Festival de Verão.

Fevereiro: Neste mês comemora-se o Carnaval com blocos turistas, entre outros, além do Festival de Marchinhas e o Rock in Help.

Abril: É comemorado algumas datas nacionais neste mês como o Dia do índio, Descobrimento do Brasil, e também o Dia do Planeta, e outras festas como o porco no rolete.

Maio: Esse é um mês para se comemorar o Festival gastronômico com diversos sabores da roça, Festa da Marechal, além do Dia da Vitória da Segunda Guerra Mundial e a Festa do Asilo.

Junho: É comemorado o Dia da preservação do Rio do Peixe, Arraiá na Praça, Festival Cultural de Inverno e a Festa de São João Batista.

Julho: Nesse mês comemora-se o Festival de Inverno (shows, mostras, gastronomia e feiras, além de exposições medievais) e Rodeo Festival Country (Com vestimentas a caráter, além de bebidas e comidas típicas).

Agosto: Comemora-se Festas da Padroeira e Festa do Morango.

Setembro: Enduro Independência (famoso desafio off-road do motociclismo nacional), Dia da Marcha para Jesus, Dia da Confraria do Narciso.

Outubro: Comemora-se a Festa da Paróquia de Nossa Senhora da Aparecida.

Novembro: Festa Italiana (Encontro de Della Nostra Gente, Dia da Família, Dia da Consciência Negra, Luzes de Natal.

Dezembro: Feira do Livro, Dia do APAE, Dia do Guarda Municipal, Dia Municipal da Bíblia, Natal e Virada do Ano.

Caso não seja possível viajar por muito tempo saiba que é possível fazer passeios incríveis também durante os finais de semana, por isso planeje-se e escolha o que for melhor para você.

Conclusão

De fato, o Município de Socorro é o lugar perfeito para quem quer se divertir e se aventurar, esse é um lugar que promove diversos eventos Municipais e Atrações, além de ser rico em paisagens e reservas naturais.

Não se esqueça de fazer um bom planejamento para que seja possível usufruir de momentos e dias fascinantes. Ah e não se esqueça de registrar tudo por isso tire fotos e faça vídeos.

Gostou de conhecer sobre tudo o que fazer em Socorro? Então aproveite agora todas estas informações para tirar o máximo de proveito da sua viagem e garantir o sucesso da sua experiência. Até a nossa próxima dica incrível de viagem!

Mas antes de ir, olha só que legal, separamos alguams postagens super legais para você não deixar de conhecer São Paulo:
1 – Cidades para curtir durante o inverno em São Paulo

2 – Cidades do interior de São Paulo que você precisa conhecer

3 – Lugares para viajar em SP que vão te impressionar

E é isso, um forte abraço e nos vemos logo!

Summary
O que fazer em Socorro?
Article Name
O que fazer em Socorro?
Description
O que fazer em Socorro? Então aproveite agora todas estas informações para tirar o máximo de proveito da sua viagem. Veja mais.
Author
Publisher Name
Estou na Viagem
Publisher Logo

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Compartilhe este post com seus amigos! Isso vai nos incentivar a postar mais =D