O que fazer em Guararema

Guararema é um dos destinos preferidos por turistas do mundo inteiro que visitam o Estados de São Paulo. Seu modo de vida pacato e as belezas naturais encantam os visitantes que acabam voltando mais vezes. A partir de agora, você verá algumas dicas sobre o que fazer em Guararema e aproveitar melhor a sua estadia.

Esta cidade espetacular vai te surpreender com tudo o que ela tem a oferecer tanto aos moradores quanto aos turistas. 

Ela conta com uma estrutura turística sensacional. Nessa cidade próxima a São Paulo é possível fazer alguns passeios históricos extraordinários sem falar nos centros culturais, museus e, claro, os parques naturais deslumbrantes. Já deu para se encantar com tudo isso não é mesmo?

Olhe que ainda não falamos sobre sua gastronomia diversificada que conquista todos os turistas. Uma verdadeira tentação. A curiosidade bateu para saber o que fazer em Guararema? Então fique com a gente e veja algumas das possibilidades de turismo nessa cidade maravilhosa.

Por que viajar para Guararema?

A Pérola do Vale, esse é o apelido de Guararema. Ela fica próxima a capital, São Paulo, cerca de 80 km. Viajando de carro partindo da capital a viagem dura apenas uma hora. 

Guararema também fica muito próxima a Atibaia e Bertioga, 62 km e 50 km respectivamente. Sua distância até o Rio de Janeiro é de 382 km.

Viu como ela fica próxima a diversas cidades conhecidas? Mas o que atrai nessa cidadezinha encantadora não é apenas a proximidade com outras cidades, inclusive a capital paulista, mas o que ela tem a oferecer aos turistas, bem como a sua história. 

Sua fundação ocorreu no século XVI e seu tem origem tupi guarani. Aliás, o nome Guararema foi dado para homenagear uma espécie de árvore da região.

Esta cidade possui paisagens bonitas, atrações históricas e moradores acolhedores. Sua beleza natural é fascinante e seu lado histórico é riquíssimo com um centro cultural magnífico. Quanto a sua gastronomia, é irresistível e de um sabor espetacular. 

A cidade também conta com uma rede hoteleira com ótimas opções de hotéis e pousadas. Quem busca tranquilidade certamente vai encontrar em Guararema, afinal, ela é muita tranquila e aconchegante o que a torna perfeita para quem está em busca de descanso.

Como chegar em Guararema ?

Para quem vem de avião, o aeroporto mais próximo é o de Guarulhos, fica apenas 64 km de distância. Quem optar por Viracopos ou Congonhas a distância para Guararema é, respectivamente, 170 km e 90 km.

Após desembarcar pode optar por alugar um veículo ou ir de ônibus até Guararema. De carro, o tempo de viagem fica em torno de uma hora e irá passar pela BR-116 (Rodovia Presidente Dutra) ou SP-70 (Rodovia Ayrton Senna). Em ambas o trajeto conta com dois pedágios.

Já quem faz esse trajeto de ônibus terá de partir do Terminal Rodoviário do Tietê e o tempo de duração da viagem até Guararema é de uma hora e vinte minutos. É preciso conferir os horários dos ônibus com esse destino e fazer a compra da passagem com antecedência.

  • Facebook

Onde se Hospedar em Guararema?

Holambra é uma cidade bem gostosa e com Hospedagens bem aconchegantes.

Se você viaja sem carro ou de alguma outra forma que e precise ficar bem localizado para conseguir fazer tudo a pé, escolha um desses hotéis que ficam bem localizados e são super bem avaliados:

Veja aqui Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Guararema

Sítio em Guararema

Localizado em Guararema, o Sítio em Guararema oferece acomodações com piscina privativa. A propriedade fica a 18 km de Jacareí e oferece estacionamento privativo gratuito.

Esta casa de temporada dispõe de 5 quartos, 3 banheiros e TV de tela plana. A acomodação dispõe de cozinha.

Você pode nadar na piscina ao ar livre, fazer trilhas a pé ou pescar, ou relaxar no jardim e utilizar a churrasqueira.

Clique aqui para garantir sua reserva

Hotel Fazenda Pintado na Brasa

O Hotel Fazenda Pintado na Brasa oferece acomodações com ar-condicionado em Guararema. A propriedade dispõe de clube infantil, restaurante, parque aquático e piscina ao ar livre aberta o ano todo. Há um parquinho infantil, e você pode utilizar o WiFi e o estacionamento privativo, ambos gratuitos.

O hotel dispõe de algumas unidades com varanda e vista do lago, e os quartos têm banheiro privativo e guarda-roupa. Todos os quartos do Hotel Fazenda Pintado na Brasa incluem roupa de cama e toalhas.

Você pode saborear um buffet de café da manhã.

No Hotel Fazenda Pintado na Brasa, você pode desfrutar de atividades em Guararema e nos arredores, como pesca.

Clique aqui para garantir sua reserva

Hospedaria São Benedito

A Hospedaria São Benedito oferece acomodação em Guararema. A acomodação dispõe de cozinha compartilhada e Wi-Fi gratuito em toda a propriedade.

São José dos Campos fica a 30 km do hotel, enquanto Mogi das Cruzes está a 20 km da propriedade. O aeroporto mais próximo é o de São José dos Campos, a 27 km da Hospedaria São Benedito, e a propriedade oferece um serviço de translado para o aeroporto pago.

Clique aqui para garantir sua reserva

O que fazer em Guararema?

Para quem busca descansar em um lugar lindo e aconchegante certamente Guararema é uma opção maravilhosa. Esta cidade encantadora possui inúmeras atrações gratuitas que agradam os mais variados tipos de público. 

Para poder aproveitar tudo ao máximo é sempre bom fazer um roteiro para visitar os lugares que mais interessam. 

Caso não consiga fazer tudo o que gostaria pode se programar para retornar a cidade mais uma vez, só que dessa vez já saberá o que fazer em Guararema. Vamos conhecer algumas das suas atrações!

Portal Terra Guararemense

Para quem vai para Guararema seguindo na Rodovia Henrique Eroles certamente se encantará com o portal da cidade. Se estiver usando o GPS e ele indicar a rota que passa pela Rua João Barbosa Oliveira ele não passa por esse portal. 

Mas, se quiser vê-lo na volta basta seguir pela Avenida Antônio Teixeira Muniz que passará por ele.

O Portal Terra Guararemense é uma linda criação do artista plástico Adélio Sarro. Nesse portal podem ser observados diversos elementos que se referem ao lugar. 

Ele contém painéis destacando a fauna, flora e as tradições que a cidade possui. Ao centro encontram-se as representações religiosas bem como os índios e os colonos.

Aliás, os índios viviam na região e os colonos foram os primeiros a se instalarem ali e construir casas, igreja e tudo o mais que ajudou a tornar Guararema no que é hoje. 

Nesse portal observa-se um arco que simboliza uma canoa enquanto que as ondulações que se encontram no topo representam o Rio Paraíba Sul e as montanhas. 

Centro de Guararema

O centro de Guararema é simplesmente incrível. Nele você vai encontrar muitos pontos turísticos que esta cidade maravilhosa possui. Vamos conhecer alguns deles:

Mirante Prefeito Gerbasío Marcelino

Localizado no alto do Morro do Gerbasío, o Mirante Prefeito Gerbasío Marcelino oferece uma visão privilegiada do centro, do Rio Paraíba do Sul e também das montanhas que cercam a cidade. 

O local possui uma vista privilegiada que permite contemplar o centro, as montanhas cercada por Mata Atlântica e o Rio Paraíba Sul.

O estacionamento fica próximo, porém é necessário fazer uma pequena caminhada. Também existe um estacionamento próximo ao restaurante do mirante, de modo que não precisaria caminhar. Mas as vagas são mais limitadas e disputadas.

Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino. Foto: Prefeitura de Guararema
  • Facebook
Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino. Foto: Prefeitura de Guararema

Recanto do Américo ou Pau D’Alho

Se você deseja ter uma vista belíssima do Rio Paraíba Sul e apreciar a natureza então não há melhor lugar que o Recanto do Américo. Aliás, ele é um dos mais visitados então se prepare, pois pode encontrar vários turistas quando for conhecê-lo e até moradores da cidade.

O lugar é simplesmente magnífico. Em pleno centro da cidade esse recanto conta com mata nativa e entre suas árvores há uma centenária que mede 33 metros de altura. Foi o aspecto dessa árvore que originou o nome ao local de Pau D’Alho.

Nele você vai encontrar banheiros, lanchonete, praça e até alguns decks ótimos para dar uma descansada. Com relação aos banheiros, eles possuem horário de abertura e fechamento. Abrem às 9h da manhã e fecham às 20h. 

Mas a pracinha não tem horário de funcionamento o que permite ir lá e ficar um bom tempo apreciando o lugar.

Travessa Dona Victória e Pátio Zé da Bala

No Pátio Zé da Bala você vai encontrar um pouco da memória fotográfica da cidade. Ele é um tipo de museu, mas a céu aberto, que contém fotos antigas de Guararema e ainda conta com uma pracinha muito charmosa. 

Se bater aquela vontade de comer algo você também vai encontrar alguns pontos de alimentação no local.

Partindo do Pátio Zé da Bala você chegará à Travessa Dona Victória. Antigamente esse caminho funcionava como uma ligação entre as partes alta e baixa de Guararema. 

O caminho passa por cima do Ribeirão Guararema. Essa travessa é quem sinaliza o fim do Parque Dona Deoclésia.

Passarela Casimiro Lemes da Silva

Um dos passeios que não devem ficar de fora do seu roteiro de o que fazer em Guararema certamente é caminhar na Passarela Casimiro Lemes da Silva. Ele possui uma estrutura metálica e liga o centro da cidade ao bairro de Itaoca. Ao passar sobre ele você terá uma vista inigualável do Rio Paraíba do Sul, pois ele passa por cima dele.

Aproveite essa visita e tire fotos espetaculares para mostrar aos amigos e familiares quando retornar para casa.

  • Facebook

Centro Artesanal Dona Nenê

Pretende levar algumas lembrancinhas da sua viagem? Então não deixe de ir ao Centro Artesanal Dona Nenê. 

Lá você encontra produtos artesanais comercializados pelos próprios artesãos. Os produtos podem ser encontrados em tamanhos, formatos e estilos bem variados. Certamente vale a pena conferir.

Mas isso não é tudo, pois no local também são oferecidas delícias regionais e doces. Uma dessas maravilhas é a paçoca que é feita no pilão. Para fazer sua visita é preciso ter atenção ao seu horário de funcionamento. De quarta até a sexta a visitação é feita entre às 12h e 18h, já aos feriados e fins de semana o horário é das 11h até às 19h.

Igreja de São Benedito

A Igreja de São Benedito está localizada na praça principal do centro da cidade. Ela dá aquele toque especial de cenário de cidades interioranas. Sua inauguração ocorreu em 1956 e fica no local onde foi erguida a primeira capelinha. 

Ao redor dessa igreja encontram-se bares, lojinhas e restaurantes. Seu estilo é simples, em compensação sua arquitetura é muito linda e ela está bem conservada.

  • Facebook

Estação Ferroviária de Guararema

Essa estação está localizada no centro da cidade e também pertence ao grupo dos prédios históricos. Nela encontra-se abrigado o trem de passeio que é bem famoso. 

Sua fundação ocorreu no ano de 1876 e apesar de tantos anos de sua construção o prédio encontra-se bem conservado.

Ele conta com uma pracinha, banheiros, bilheteria e museu. Ao se dirigir a Estação Luís Carlos é possível fazer um passeio de trem. Nos fins de semana esse é o principal ponto turístico que movimenta Guararema e chama muito a atenção dos turistas. As partidas do trem ocorrem às 10h e 14h30.

A locomotiva que faz esse passeio é conhecida como Velha Senhora e é considerada a maior locomotiva que está em operação no Brasil que é movida a vapor. 

  • Facebook

O percurso que ela percorre tem cerca de 7 km e o tempo de duração desse passeio é de 2 horas. Para comprar os ingressos é preciso ir na bilheteria ou comprar online.

O horário de funcionamento da estação é às sextas das 13h até às 16h30. Já nos feriados e fins de semana o horário é das 8h30 até às 16h30.

Pontilhão

O Pontilhão é um ótimo ponto turístico para tirar fotos da cidade de Guararema. Ele segue pela linha de trem que percorre o Rio Paraíba do Sul. 

Sua estrutura mede, de comprimento, 165 metros, foi idealizada pelos ingleses no ano de 1910 e sua estrutura é de aço. Certamente seu cenário é uma ótima opção sobre o que fazer em Guararema.

  • Facebook

Casa de Memória Antonia Guilherme Franco

Esta é uma atração que todo turista que vai a Guararema precisa visitar. Encontrá-la é muito fácil, pois ela fica na frente da Prefeitura. 

Nessa casa de memória há um acervo com objetos e documentos que contam um pouco da história de Guararema. Ela também conta com exposições temporárias e até programações artísticas e culturais.

Para fazer uma visita a esse lugar sensacional não precisa comprar ingresso, pois sua visitação é gratuita. Seu horário de funcionamento é da quarta a sexta, das 10h até às 13h. Nos fins de semana e feriados ela abre às 13h e fecha às 18h.

Estação Literária

Até agora o que falamos sobre o que fazer em Guararema envolvia prédios históricos construídos há muitos anos. Mas a Estação Literária é o oposto disso, pois seu prédio é o mais moderno da cidade. 

Ele recebe o nome de estação simplesmente porque é uma biblioteca que também é um centro cultural, ou seja, para quem ama a leitura e a cultura esse é um espaço para chegar, ficar e se deliciar. 

Sua programação é bem diversificada e conta até com atividades para todos os visitantes. 

Sua fachada é de vidro e ela conta com um espaço bem amplo que contém cafeteria, ambientes voltados para a convivência e leitura e, claro, um jardim.

Ela funciona às terças, quintas e sextas das 9h até às 20h; nas quartas abre às 9h e fecha às 22h e nos sábados e feriados abre às 10h e fecha às 18h.

Parque Municipal Ilha Grande

Localizado no centro de Guararema encontra-se o Parque Municipal Ilha Grande. Ele conta com um espaço encantador para quem deseja simplesmente apreciar a natureza e praticar algum tipo de atividade ao ar livre. 

Esse parque está localizado em uma ilha que o Rio Paraíba do Sul possui. Por isso, para chegar até esse local é preciso atravessar uma ponte, mas tenha atenção para não se encantar apenas com a vista panorâmica do rio e se esquecer de ir ao parque.

Nesse parque você vai encontrar 400 metros de trilhas além de espaços para a realização de exercícios. Também há jardins, parquinhos e até mesmo o Núcleo de Educação Ambiental. 

Realmente vale muito a pena colocar esse ponto turístico no seu roteiro sobre o que fazer em Guararema.

Com relação ao horário de visitação ele ocorre todos os dias. Sua abertura se dá às 7h da manhã e o fechamento às 19h.

Quantos dias ficar em Guararema 

Em até mesmo 1 dia é possível conhecer boa parte dos pontos turísticos de Guararema.

A viagem com 1 dia ou um fim de semana é o tempo ideal para aproveitar sem pressa os pontos turísticos do centro e também dos bairros mais afastados, sem deixar de lado alimentação e descanso na hospedagem caso você realmente precise. 

Já consegue montar seu roteiro turístico?

Você viu que opções é o que não faltam sobre o que fazer em Guararema. O centro da cidade é o local que apresenta uma grande concentração de atrações turísticas. 

O melhor é que eles atraem todos os estilos de turistas, desde os que só querem curtir a natureza até os que preferem apreciar uma boa comida.

O que você gostou desse conteúdo? Ele te ajudou a montar o seu roteiro turístico? Comente, deixe sua opinião e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!

Mas antes de ir, olha só que legal, separamos alguams postagens super legais para você não deixar de conhecer São Paulo:
1 – Cidades para curtir durante o inverno em São Paulo

2 – Cidades do interior de São Paulo que você precisa conhecer

3 – Lugares para viajar em SP que vão te impressionar

E é isso, um forte abraço e nos vemos logo!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe este post com seus amigos! Isso vai nos incentivar a postar mais =D