O que fazer em Americana
Se você está buscando destinos incríveis e interessantes para conhecer, saiba que em São Paulo você pode encontrar. Confira a seguir o que fazer em Americana e as muitas opções de atrações para todos os gostos.
Você já deve ter ouvido falar sobre o que fazer em Americana além das atrações comuns, como a Festa do Peão de Boiadeiro, que acontece na cidade e é um evento muito conhecido na região, não é mesmo?
Com isso, pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas opções de atrações incríveis para curtir com sua família e amigos, além de também serem excelentes opções para os moradores locais.
Se você deseja saber o que fazer em Americana, acompanhe a lista com algumas curiosidades e atividades a seguir!
A história
A Guerra de Secessão terminou em 1865, nos Estados Unidos. Os estados do sul acabaram perdendo escravos, terras e foram derrotados pelos seu inimigos, que defendiam o fim da escravidão e também o incentivo para as indústrias.
A partir dessa grande insatisfação, juntamente com a política de imigração, algo que era bem incentivado pelo Brasil, mais de 2,7 mil americanos vieram para o território nacional até 1867, para que o setor de agricultura crescesse mais ainda e houvesse substituição de mão de obra.
Por ser uma viagem muito cansativa, os estrangeiros acabaram se instalando em diferentes regiões do Brasil, mas grande parte dos imigrantes foram encaminhados para o interior de São Paulo, que tinham estradas de ferro, facilitando o acesso ao porto de Santos, e com isso, melhorando as atividades agrícolas.
A cidade de Santa Bárbara D’Oeste foi uma das que mais acolheu os americanos, ficando a 150 km de São Paulo. Com isso, essa cidade se desenvolveu, fazendo com que outros americanos também viessem para lá.
Ainda nessa cidade, alguns estrangeiros instalaram-se na Fazendo do Salto Grande, que era a responsável por fabricar açúcar e cultivar cana. Os americanos, tempos depois, passaram a cultivar algodão, e foi assim que a Vila Americana nasceu.
Como chegar em Americana?
Se você está pesquisando o que fazer em Americana, saiba que existem muitas maneiras de chegar até o local, principalmente de carro ou de ônibus vindo de São Paulo. Entenda mais a seguir!
Saindo de São Paulo de Ônibus
A primeira maneira de conseguir chegar até Americana é através das linhas de ônibus. As rotas e linhas que param próximo a esse local são:
1 – Linha 220
2 – Linha 628
3 – Linha 633VP1
4 – Linha 639
A média do tempo em que essas linhas de ônibus levam para chegar até a cidade de Americana é de 45 a 52 minutos.
Quando falamos sobre as linhas de trem, podemos destacar também as estações mais próximas de Americanas, que são:
- Hospital Municipal B/C
- Hospital Municipal C/B
- Avenida Paulista, 1334
- Avenida Paulista, 991-1167
Depois de descer nessas estações, é necessário fazer uma caminhada que não leva mais do que 5 minutos para chegar ao seu destino final.
Saindo de São Paulo de carro
Para chegar em Americanas de carro, saindo de São Paulo, é necessário percorrer cerca de 128 km de distância. O tempo que se leva, em média, é de 1 hora e 23 minutos na viagem de carro.
A estrada é bem tranquila e é um trajeto fácil de ser feito, até mesmo para as pessoas que não conhecem o caminho.
O que fazer em Americana?
Depois de descobrirmos melhor como chegar até o município de Americana, em São Paulo, vamos apresentar a você algumas das melhores opções sobre o que fazer em Americana, com passeios para todos os gostos, idades e companhias. Confira a seguir!
1 – Parque Ecológico de Americana
O Parque Ecológico de Americana é um dos locais que não podem ficar de fora da sua lista para conhecer.
Isso porque, ele possui uma área verde muito bem estruturada, com muitos equipamentos para se divertir como o Jardim Botânico, Zoo de Americana, Observatório Municipal de Americana e o Horto Municipal.
Todas essas áreas, quando unidas, formam cerca de 210 mil metros quadrados, sendo ideais para passear em família. Os moradores do município possuem entrada gratuita durante um final de semana, de acordo com o calendário que é divulgado.
2 – Festa do Peão de Americana
Se você é fã de sertanejo, com certeza já deve ter ouvido falar sobre essa festa, não é mesmo? Isso porque, esse evento é muito tradicional, e acontece no Parque de Eventos do Clube de Cavaleiros, normalmente.
É um evento voltado para celebrar a cultura, com uma programação incrível, cheia de rodeiros e apresentação de artistas, além de outras atrações.
Nos dias do evento, a cidade de Americana fica lotada de pessoas, que vêm de todos os lugares do país para acompanhar de perto os shows dos artistas e também a montaria. Os rodeios e as montadas acontecem na arena, agitando toda a programação do evento.
Ainda fora de época, existem outras opções sobre o que fazer em Americana, com eventos que agitam a cidade, com muitos restaurantes, bares, casas de show, botecos e muito mais.
3 – Teatro Municipal Lulu Benencase
Alguns anos atrás, o prédio onde o Cine Brasil era localizado, no bairro Girassol, era um ponto onde muitos americanenses se encontravam. Hoje em dia, esse prédio sofreu uma revitalização, e então, se tornou o Teatro Municipal Lulu Benencase.
Por lá, você pode encontrar muitos espetáculos de artistas locais e de outras regiões do país, que envolvem apresentações de dança, de peças e musicais.
Em um palco com 270 metros quadrados, capacidade para mais de 800 pessoas e 6 camarins, o teatro municipal não pode ficar de fora da sua lista sobre o que fazer em Americana.
Muitas atividades que acontecem no teatro também possuem o objetivo de valorizar a cultura local, com projetos sociais para valorizar a arte da cidade.
4 – Observatório Municipal
Como dissemos anteriormente, o Observatório Municipal faz parte do Parque Ecológico de Americana, e é um dos pontos turísticos mais procurados da região.
O Observatório Municipal foi inaugurado no ano de 1985, e foi o segundo observatório do Brasil, sendo considerado um dos modelos para os próximos que foram criados no país. Esse observatório ainda foi tido como exemplo em lugares como Estados Unidos e França.
Na construção, podemos encontrar um grande complexo científico, pedagógico, turístico e cultural.
É um dos observatórios mais completos do Brasil, afinal, possui muitas salas para cursos e palestras, biblioteca, lugar para exposições, laboratório, terraço e cúpula para observar o céu. É um local único que você precisa conhecer.
5 – Mercado Municipal
O Mercado Municipal de Americana foi inaugurado no ano de 1959 pelo prefeito Abrahim Abraham. O maior objetivo era suprir as necessidades de ter um comércio local, fazendo com que as feiras livres não tivessem mais necessidades de serem expostas.
Por lá, você pode comprar muitas frutas, verduras e outros produtos, além de comer comidas típicas de feira, como o pastel. O mercado municipal é um grande ponto turístico de Americana, com muita cultura e história.
Ele foi considerado como patrimônio sociocultural de Americana recentemente, e não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer em Americana.
6 – Basílica de Santo Antônio de Pádua
A Basílica de Santo Antônio de Pádua foi construída no ano de 1950 e se você gosta de conhecer locais religiosos, essa é a melhor opção do município.
No ano de 2013, essa matriz subiu de nível, sendo chamada de Santuário Diocesano de Santo Antônio de Pádua, e no ano seguinte, de Basílica.
A cúpula possui 50 metros, e a basílica tem 22 metros de altura. Dessa forma, o santuário se tornou uma das maiores referências da cidade, chamando a atenção de todas as pessoas que passam por lá.
No ano de 2014, uma restauração foi feita nas colunas, nos capitéis e na cúpula da brasília, fazendo com que ficasse ainda mais bonita. Nesse processo de restauração, muitas relíquias foram encontradas por especialistas, como lustres, pisos e postes.
Desde então, esses itens passaram a fazer parte da decoração da basílica, assim como foram expostos no jardim.
7 – Avenida Brasil
A Avenida Brasil fica na área central de Americana, e é considerada o cartão postal do município. Em toda a sua extensão, podemos encontrar muitas palmeiras imperiais, chamando a atenção de pessoas de todas as idades.
Nessa avenida ainda podemos encontrar restaurantes, bares, botecos e muitas opções para se deliciar e curtir com seus amigos e familiares. Ela ainda dá acesso ao Zoo Americana, sendo muito frequentada todos os dias pelos moradores locais para pedalar, correr ou caminhar.
8 – Capela Nossa Senhora Aparecida
A Capela Nossa Senhora Aparecida foi construída em 1944 por Mabilia de Oliveira Mota e José da Silva Calvo. Ela possui muitos traços da arquitetura de Portugal, e é uma das grandes atrações religiosas da cidade.
Hoje em dia, muitas pessoas costumam frequentar a capela, e ela é muito bem preservada.
Onde comer em Americana?
Depois de vermos algumas opções sobre o que fazer em Americana, vamos falar sobre as opções ligadas à gastronomia, que também chamam a atenção de moradores e turistas que vão se aventurar por lá.
Na Avenida Brasil, como dissemos anteriormente, podemos encontrar muitas opções de restaurantes e bares para todos os gostos, com cardápios variados e programações musicais para curtir com a família e amigos.
A Festa do Peão Boiadeiro, além de ser um evento musical e com rodeios, também não deixa de ser uma opção gastronômica para os turistas.
O Roteiro do Boteco é um festival gastronômico promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Americana, e acontece tanto no verão quanto no inverno.
São muitas opções de restaurantes, de bares, de cafés, fast foods e até as tradicionais lanchonetes, que estão presentes por toda a cidade. Confira a seguir algumas das melhores opções para se deliciar em Americana!
1 – Restaurante Zucchini
O restaurante Zucchini é uma excelente opção para você que está visitando o município e procura por o que fazer em Americana. Ele fica localizado na Marechal Deodoro, bem fácil de achar.
A decoração do local é de tirar o fôlego, com muito conforto para os clientes e um atendimento excepcional. O cardápio é muito variado, com pratos da gastronomia italiana. Os valores dos pratos são bem acessíveis, para todos os bolsos.
Ao pedir um prato, você ainda tem direito a mesa de saladas. Na parte das sobremesas, os doces são feitos pela família, com receitas próprias incríveis e também doces reinventados.
2 – Formiguinha Doceria
Se você está procurando o que fazer em Americana em uma tarde, se encontrar com seus amigos e comer muitos doces, a Formiguinha Doceria é a melhor opção.
É um local muito charmoso e especial para comer um lanche durante a semana ou até mesmo no final de semana. O cardápio é muito variado, indo desde pães até saladas, sorvetes, doces, sanduíches, bolos e muito mais.
3 – Miami Lounge
Mesmo que a cidade de Americana fique a 20 km de Campinas ou 120 km de São Paulo, você não precisa passar vários dias por lá, podendo inclusive fazer uma viagem para passar um dia, assim como em outras cidades do interior do Estado.
A cidade de Americana reserva muitas surpresas para os turistas, como o restaurante Miami Lounge, por exemplo. O lugar possui uma grande quantidade de opções deliciosas para você, e funciona tanto no horário de almoço quanto no horário do jantar.
4 – Churrascaria Rio Grandense
Essa é mais uma opção de restaurante que você precisa conhecer em Americana, principalmente se ama uma boa carne.
Por lá, os acompanhamentos do cardápio são bem variados, o que permite que você tenha mais liberdade para escolher o que deseja comer no almoço ou no jantar. O atendimento é incrível e com certeza você vai querer voltar novamente!
Qual a melhor época para conhecer Americana?
No município de Americana, o verão é bem extenso e quente, e o céu fica quase todo encoberto. Durante o inverno, o tempo fica quase sem nuvens, com clima mais agradável.
Durante todo o ano, a temperatura em Americana varia de 13 a 30ºC, e quase nunca chega a menos de 9ºC ou mais quente do que 35ºC.
Segundo especialistas, a melhor época para conhecer Americana e fazer atividades ao ar livre são nos meses de abril até o final de setembro, onde o clima é mais quente. O verão permanece quase por 6 meses no ano, desde o mês de outubro até abril. A temperatura máxima dos dias é de 30ºC, em média. Fevereiro é o mês mais quente do ano na cidade.
Durante os meses de maio até julho são os meses mais frescos do ano, e a temperatura média dos dias é menor que 26ºC. Junho costuma ser o mês mais frio do ano, e se você prefere os dias quentes, melhor não arriscar visitar Americana nessa época.
Durante quase todo ano, o céu de Americana fica encoberto por nuvens, e apenas nos meses de abril até outubro, o céu costuma ficar mais limpo, ou seja, sem muitas nuvens.
Dependendo das opções de passeio que você deseja fazer, dos tipos de atrações que deseja visitar e de como será o seu roteiro, o ideal é sempre procurar pela previsão do tempo antes de fazer a sua viagem, para conseguir programar todos os seus dias em Americana.
Conclusão
Como pudemos ver, a cidade de Americana é uma excelente opção para você que deseja visitar o interior de São Paulo, afinal, existem opções de passeios e locais para conhecer para todos os gostos.
Visitar Americana é uma opção de viagem em família ou entre amigos, e você não precisa se programar para ficar apenas 1 dia, e sim um final de semana inteiro, para conseguir visitas ou restaurantes locais, o Mercado Municipal, o Zoológico, o Observatório e muito mais.
São muitas opções sobre o que fazer em Americana, e você já decidiu qual delas mais te atrai? Deixe a sua opinião nos comentários para sabermos o que achou das dicas e curiosidades, pois o seu feedback é muito importante para o nosso trabalho!
Não esqueça de ver nosso post O que fazer em Pedra Bela
Mas antes de ir, olha só que legal, separamos alguams postagens super legais para você não deixar de conhecer São Paulo:
1 – Cidades para curtir durante o inverno em São Paulo
2 – Cidades do interior de São Paulo que você precisa conhecer