Praias de São Vicente: conheça as 7 melhores

Para descansar de todo o estresse ou mesmo para curtir com amigos, é claro que as praias de São Vicente são o ponto certo de São Paulo.

Consideradas pelos turistas como algumas das praias mais fascinantes do país, as praias de São Vicente são os lugares ideais para todo tipo de turista, desde aqueles que querem mais sossego até aqueles que gostam mesmo é de agito.

Para chegar a São Vicente, é bastante simples: no Terminal Jabaquara existem algumas linhas de ônibus turísticos que são indicadas especialmente para ir a essa área litorânea.

No entanto, quem quiser ir a São Vicente de carro pode usar a Rodovia dos Imigrantes, sendo essa a escolha mais comum dos visitantes.

O que fazer em São Vicente: as praias de São Vicente estão dentre as de melhor infraestrutura

Quando se fala em praias do Estado de São Paulo, não dá para deixar de mencionar São Vicente, levando em conta toda a sua infraestrutura, que está na maioria delas.

É claro que algumas dessas praias também são mais afastadas, o que faz com que essa cidade do litoral tenha opções para todos os tipos de turistas. Inclusive, algumas dessas praias possuem acesso um pouco mais difícil, como as trilhas, mas que garantem uma paisagem fantástica.

Em outros casos, os visitantes podem ir de carro e há praias de São Vicente que contam até com estacionamento nas proximidades para fazer com que esses turistas tenham mais comodidade.

Se for preciso, o serviço de transporte público está disponível e leva esses turistas para as principais praias da cidade.

Para quem não quer ficar apenas na praia, existe uma gama muito grande de atrações em São Vicente, como bons restaurantes com diferentes tipos de pratos. É possível encontrar feirinhas de artesanato também, além de bares e de diversas lojas.

Não há dúvidas de que as praias de São Vicente são os maiores atrativos turísticos da cidade, mas o fato é que quem vai até lá pode ir muito além desses lugares.

A seguir, as principais praias e todas as coisas mais interessantes para se fazer em cada uma delas, assim como dicas para acessá-las!

Com esse guia, não há dúvida de que aproveitar as praias de São Vicente ficará muito mais simples, mesmo que seja a primeira vez por lá. 

Praias de São Vicente: Praia do Gonzaguinha

Foto retirada do site da Prefeitura de São Vicente

Logo de cara, a Praia do Gonzaguinha faz com que os turistas fiquem encantados com a quantidade de pedras que há na sua areia. Como elas são de tonalidade escura, há um contraste muito bonito com a própria areia, criando um visual fantástico.

Porém, é claro que essa, que é uma das praias de São Vicente mais comentadas, não tem apenas isso a oferecer. A verdade é que o seu mar bastante azul, que costuma receber diversos barcos, também é encantador.

Muitas vezes, esses barcos são até de turistas que contrataram o passeio, cujo valor tem de ser verificado diretamente com os prestadores desse serviço. Há ainda quem resida pela região e mantenha um barco para passear pelo mar.

É uma praia bastante longa, com extensão que chega a 1 km, e que recebe muita gente, especialmente na alta temporada.

Aliás, devido ao fato de a Praia do Gonzaguinha estar bem próxima às residências, é bem comum que os moradores dos prédios do entorno vão até essa praia no final do dia para curtir um pouco a brisa, beber alguma coisa, etc.

Sendo assim, quem vai às praias de São Vicente em busca de sossego não deve escolher a Praia do Gonzaguinha, pois ela é exatamente o local do agito na cidade.

O fato de haver muitos prédios ao seu redor mostra que ela é de fácil acesso: de carro mesmo dá para chegar com muita facilidade e ainda deixa o veículo estacionado. Quem quiser pode pedalar também ou aproveitar para caminhar até a praia.

Outra atividade que a Praia do Gonzaguinha oferece é a pesca: não faltam pessoas sentadas em suas pedras para pescar. Quem quiser, inclusive, pode tentar contratar as varas de pesca e ter instruções de alguns pescadores.

Vale dizer que, exceto pelo surf, é bem comum que os visitantes escolham essa praia para esportes aquáticos, como o mergulho. Afinal, a Praia do Gonzaguinha tem um mar bastante sossegado e que a faz um bom lugar até para as crianças nadarem.

Porém, é sempre importante que um adulto esteja junto aos pequenos  para evitar que eles adentrem demais a água.

Praias de São Vicente: Praia de Itaquitanduva

Foto retirada do site da Prefeitura de São Vicente

Para quem deseja ficar um pouco mais perto da Mata Atlântica, não existe dúvida de que essa é uma das praias de São Vicente mais adequadas a isso.

Afinal, a Praia de Itaquitanduva não é acessada por carros ou por outros veículos: é preciso passar por uma trilha e, ao redor dela, existe justamente a Mata Atlântica, com toda a sua vegetação incrível e até alguns animais.

A duração da trilha é relativamente longa: é preciso andar por 40 minutos do lugar onde se estaciona até a praia, ou seja, é fundamental que as pessoas estejam com roupas confortáveis e que, preferencialmente, não se esqueçam do repelente.

Contudo, a chegada à Praia de Itaquitanduva compensa bastante essa trilha, pois se trata de uma praia simplesmente inesquecível, inclusive pelo fato de ser bastante sossegada.

Justamente por ela não ser acessada por carros, ela é muito calma, um verdadeiro recanto para quem está fugindo de barulho e quer um momento para descansar.

É preciso ressaltar que ela não tem infraestrutura à disposição, ou seja, quem vai a essa praia não encontra quiosques. Dessa forma, não se pode deixar de levar bebidas e alimentos.

Outro detalhe é que não se trata de uma praia muito longa: apenas 300 metros de extensão. No entanto, isso é muito bom porque dá para as pessoas aproveitarem praticamente a praia inteira, andando pela sua área e apreciando a Mata Atlântica na sua encosta e as diversas rochas que ficam entre a areia e a água.

Vale dizer ainda que a Praia de Itaquitanduva costuma ser escolhida pelos surfistas porque o seu mar oferece altas ondas. Por isso, é preciso que as pessoas fiquem atentas quando quiserem entrar na água, pois há maiores riscos de afogamento.

Praias de São Vicente: Praia do Itararé

Foto retirada do site da Prefeitura de São Vicente

É inegável que muitas pessoas que vão conhecer as praias de São Vicente dão preferência à Praia do Itararé, especialmente pelo fato de haver muitas coisas interessantes para fazer no seu entorno.

Afinal, uma coisa que tem de monte ao redor dessa praia é justamente infraestrutura, incluindo desde lojas para compra de lembrancinhas e de roupas até bons restaurantes.

Não é à toa que muita gente vai para a Praia do Itararé não apenas para curtir a praia, mas também para aproveitar todo o movimento que há ao seu redor, já que é um centro comercial bem variado.

São nada menos que 2,5 km de praia, o que faz dela um lugar que chama a atenção também pelo seu tamanho. Afinal, as demais praias de São Vicente são menores e, na verdade, é difícil encontrar uma praia tão extensa no litoral como um todo.

Apesar de as pessoas associarem a praia ao dia, a vida noturna por ali é imperdível: na Praia de Itararé é possível curtir diversos bares, tornando esse um excelente ponto para quem gosta de dançar e de conversar.

Na própria praia também há quiosques, ou seja, quem vai à Praia de Itararé não precisa sair da areia para comprar uma bebida ou comer algo, gerando bastante comodidade. O melhor é que as coisas vendidas nesses quiosques são variadas, dando aos turistas a chance de experimentar muitos petiscos.

É bem fácil chegar a essa praia, bastando ir de carro ao centro comercial e estacionar por lá.  Os moradores do entorno, ou quem está hospedado por lá, costuma ir a pé ou também pode ir pedalando. Há transporte público em São Vicente e isso significa que dá para ir a essa praia de ônibus.

Vale indicar o passeio até o Morro do Voturuá: para isso, é necessário usar um teleférico e ele se encontra justamente nessa praia.

Praias de São Vicente: Praia dos Milionários

praias de são vicente
Foto retirada do site da Prefeitura de São Vicente

É claro que o nome dessa praia de São Vicente chama a atenção, mas ele não quer dizer que essa praia seja inacessível aos turistas: ela não é privativa e todas as pessoas podem ir até ela para curtir a areia ou para mergulhar.

A verdade é que essa praia ficou conhecida por esse apelido devido ao fato de que existem muitas residências de pessoas mais ricas ao seu redor, especialmente edifícios.

Como uma referência, é possível usar a Ilha do Porchat, já que ela está bem perto da Praia dos Milionários e quem vai até um ponto turístico costuma dar uma passada no outro para aproveitar a proximidade.

Essa é uma das praias de São Vicente que mais chamam a atenção pela beleza do seu mar, mas a verdade é que, em breve, existe o risco de a Praia dos Milionários não existir mais. 

Afinal, o mar tem se projetado cada vez mais sobre  a sua faixa de areia e esta fica mais curta a cada ano.

Por isso, a recomendação é que não se deixe de ir ver a Praia dos Milionários enquanto ela ainda está disponível!

Aliás, essa é uma praia fantástica para quem deseja um pouco mais de tranquilidade, não tendo tantos turistas. Porém, o seu acesso não é difícil, podendo ser feito de carro ou a pé e destacando-se que há diversos quiosques nas proximidades.

Uma característica interessante é que essa é uma das melhores praias para alugar barcos: normalmente, quem vai até São Vicente com a intenção de andar de barco recebe a indicação de ir até a Praia dos Milionários porque lá se encontram muitas opções. 

Praias de São Vicente: Praia de Paranapuã

Quem é amante de areias escuras e achava que as praias de São Vicente não podiam oferecer isso, fica bem encantado quando chega à Praia de Paranapuã. Afinal, essa é uma das principais características desta praia e vale a pena registrar por meio de fotos!

Não há dúvida de que essa parte de São Vicente tem visitantes cativos, até mesmo porque existem muitas árvores ao seu redor, dando a essa praia a sensação de ser um paraíso, além de haver muita sombra.

A principal razão para que haja tantas árvores é que, bem perto da Praia de Paranapuã se encontra outro ponto turístico importante de São Vicente, que é o Parque da Prainha.

Não é à toa que muitos visitantes aproveitam para fazer um passeio duplo, indo primeiro ao parque e depois à praia ou vice-versa.

A Praia de Paranapuã em si é muito bonita, tendo 400 metros, o que faz dela uma praia de médio porte. Contudo, é preciso deixar claro que nem sempre ela é uma boa opção para nadar e que os visitantes têm de averiguar isso antes de entrar no mar. 

No geral, dá para saber sobre as águas dessa praia nas hospedagens ou falando com a prefeitura.

Para chegar a essa praia, é preciso usar uma ponte, o que a torna um lugar ainda mais selvagem. Inclusive, de acordo com alguns visitantes, há muita gente de origem indígena que mora no seu entorno.

Considerando que é preciso usar um acesso mais escondido, é importante que as pessoas levem bebidas e alimentos porque não há quiosques nessa praia, que é considerada remota.

Um cuidado importante com relação ao mar é que, na Praia de Paranapuã, podem ocorrer ondas inesperadas. Sendo assim, mesmo que as águas estejam limpas, é muito importante tomar cuidado ao decidir nadar.

Além disso, é bem comum que o mar fique revolto em poucos minutos, fazendo com que praticantes de esportes aquáticos também devam ficar atentos para não ter dificuldade para voltar à areia.

Ela também é conhecida como Praia das Vacas, mas o animal que realmente encanta os olhos de quem vai até lá são as tartarugas marinhas: não faltam registros da presença dessas tartarugas, que enchem de ainda mais beleza essa praia. 

Praias de São Vicente: Ilha Porchat

praias de são vicente
Foto retirada do site da Prefeitura de São Vicente

É claro que a Ilha Porchat não é exatamente uma praia, mas ainda assim é um lugar com areia que muitas pessoas visitam quando vão a São Vicente, especialmente pelo fato de ela ser absolutamente linda.

Inclusive, quem acha que é preciso um barco para chegar à Ilha Porchat e acaba até desistindo desse passeio por parecer complicado demais vai se surpreender: há uma rua que leva diretamente do continente até esse ponto turístico!

Sendo assim, é só caminhar por essa rua para chegar até a Ilha Porchat e aproveitar toda a sua beleza natural, sem contar que é uma excelente oportunidade para quem nunca esteve em uma ilha.

Vale reforçar que também o conceito de ilha que as pessoas costumam ter não se aplica a essa parte turística de São Vicente: não há apenas areia e mar.

Na realidade, ao passar pela Ilha Porchat, os visitantes encontram uma infraestrutura impressionante, inclusive com muitos restaurantes e com um número alto de hospedagens.

Outras coisas que se pode ver na Ilha Porchat são clubes diferentes e há até quem mora por lá, já que existem casas residenciais. Uma dica para quem deseja ficar em São Vicente, bem próximo às praias, é tentar alugar imóveis de veraneio justamente na parte residencial dessa ilha.

Não são somente as praias de São Vicente que têm pontos turísticos que valem a pena ser vistos: o Memorial dos 500 Anos, que está dentro da ilha, é um dos lugares obrigatórios para quem vai a essa região.

Trata-se de um monumento que praticamente emoldura o mar, sendo bem conservado e desenhado por ninguém menos que Oscar Niemeyer.

Outro lugar que não se pode deixar de visitar ao ir à Ilha Porchat é o seu mirante: ele costuma ficar um pouco cheio no final da tarde, que é a hora em que as pessoas o procuram com a intenção de filmar o pôr do sol.

Na realidade, a estada na Ilha Porchat é sempre um espetáculo e recomenda-se usar um dia para curtir cada um dos seus detalhes.

Há duas formas de se chegar a essa ilha: a primeira é pela Praia dos Milionários e a segunda é pela Praia de Itararé, ambos lugares de fácil acesso e bastante movimentados, ou seja, não é nada complicado encontrar a Ilha Porchat!

Praias de São Vicente: Porta do Sol

praias de são vicente
Foto retirada do site da Prefeitura de São Vicente

Essa é a única das praias de São Vicente que as pessoas não podem visitar. Entretanto, somente de vê-la a alguns quilômetros, já se pode perceber que ela é de uma intensa beleza.

A razão pela qual não dá para ir até a Porta do Sol é que essa é uma região privada da Marinha brasileira, ou seja, não se pode tentar adentrá-la porque há risco de prisão.

Contudo, uma característica interessante dessa praia é que ela não passa de 100m, sendo por isso que recebe o nome de prainha.

Mesmo que ela não possa ser visitada, muita gente ainda fica de longe, às vezes em embarcações, observando um pouco da sua beleza. 

Alguns dos melhores pontos turísticos de São Vicente

Mesmo que as praias de São Vicente sejam o ponto alto dessa cidade, é claro que não são a única coisa a se visitar quando se passa por lá.

A verdade é que São Vicente tem muitos atrativos naturais que vão além da praia, sendo um excelente destino para quem não quer tanto a areia e o mar, mas quer aproveitar um lugar incrível.

A seguir, você vai ficar sabendo de alguns lugares bastante legais para visitar nessa cidade litorânea! 

Parque Cultural Vila de São Vicente

Aberto entre as 10h e as 20h, esse é um lugar fantástico para quem deseja saber um pouco mais dos primórdios da Vila de São Vicente.

O lugar tem diversas construções mais antigas e que, sem nenhuma dúvida, chamam a atenção por estarem restauradas e por fazer com que os visitantes tenham a sensação de que estão séculos atrás.

O Teatro José de Anchieta faz parte do complexo dessa vila, sendo muito legal assistir aos diferentes espetáculos que acontecem ali.

Para quem é amante de História e gostaria de ver com mais clareza como era a época colonial, ir até essa vila é um passeio imperdível. Inclusive, essa região tem diferentes feiras de artesanato, algo que muitos visitantes procuram para a compra de acessórios e de presentes.

Vale dizer que o Parque Cultural Vila de São Vicente também oferece monitores para ajudar nas explicações sobre a arquitetura e outros aspectos. O parque se encontra no centro. 

Píer dos Pescadores de São Vicente

Esse é o ponto ideal para os visitantes de São Vicente que querem apreciar os barcos. Nesse píer, é possível toda a movimentação deles, que costumam ser usados tanto para a pesca quanto para passeios turísticos.

Aliás, muitas das pessoas que vão às praias de São Vicente procuram mesmo por barcos justamente para andar pelo litoral e curtir uma experiência diferente.

Diversos turistas não abrem mão de ir ao píer no final da tarde para ver o sol de pondo. 

Pedra da Feiticeira

É claro que as praias de São Vicente têm bastante rochas, mas a Pedra da Feiticeira é diferente de todas elas, sendo por isso que acaba se tornando um ponto turístico independente.

Além da possibilidade de os visitantes verem claramente vários pontos da cidade quando estão ali em cima, eles ainda podem ficar impressionados pelo fato de haver uma lenda que fala justamente de uma feiticeira que ficava sobre essa pedra, situada na Praia de Itararé.

A lenda diz que foi naquela pedra que essa feiticeira se relacionava com o homem amado, mas que também foi lá que ela perdeu a vida. Para quem não é impressionável, é um excelente ponto para apreciar melhor São Vicente.

Parque Ecológico Voturuá

Antigamente, esse era o Horto Florestal da cidade e, desde a década de 50, tornou-se um parque. Uma das maiores razões pelas quais se recomenda um passeio pelo Parque Voturuá é o fato de haver muitas espécies de animais ali.

Isso é possível porque esse parque também tem um zoológico no seu interior, além de ser tomado pela Mata Atlântica, dando um frescor muito maior a essa área, além de a deixar mais bonita.

Há ainda a Casa da Cultura Afro-Brasileira dentro desse parque, mais um espaço que precisa ser conhecido por quem quer deixar as praias de São Vicente um pouco de lado.

Vale dizer que o Parque Ecológico Voturuá é ótimo para quem gosta de fazer trilhas e ele funciona entre as 9h e as 17h, ficando fechado às segundas-feiras. 

Clube de Voo Livre

Esse é um dos espaços de São Vicente para quem gosta de aventura! Por lá, é possível pagar para saltar de parapente, lembrando que o valor não é apenas correspondente ao salto, mas sim à presença do instrutor e, claro, dos equipamentos.

Há pessoas que vão para lá apenas para ver os demais saltando e, de qualquer forma, é um grande passeio. Os valores para os saltos têm de ser verificados diretamente no Clube de Voo Livre, que funciona todos os dias, entre as 10h e as 18h. 

Restaurantes que você deve visitar em São Vicente

Para quem não quer ir a pontos turísticos ou mesmo às praias de São Vicente, há ainda outras opções de lazer nessa cidade litorânea, como os seus vários restaurantes.

A seguir, alguns dos que você não pode deixar de visitar quando estiver por lá!

Enjoy Temakeria

Quem disse que não é possível encontrar uma boa culinária japonesa estando na praia? Esse é um restaurante japonês com boa avaliação e que está em uma das partes mais badaladas de São Vicente, que é o entorno da Praia da Itararé.

Uma ressalva importante é que ele não funciona aos domingos e, por ser um restaurante sempre bem cheio, é interessante ligar antes para confirmar a necessidade de reserva. 

Muchachela

Mais uma culinária internacional que pode ser desfrutada em São Vicente é a mexicana e o seu representante é o restaurante Muchachela, que se encontra também em Itararé. 

Ele tem desde bebidas até pratos com ingredientes típicos do México e, assim como o anterior, não funciona aos domingos.

Uma opção legal para quem vai às praias de São Vicente e não quer gastar demais com alimentação é aproveitar o rodízio que esse restaurante disponibiliza.

Boteco Zero Grau

Para quem não quer um restaurante e sim apenas um lugar para beber e comer algum petisco, o Boteco Zero Grau é uma boa pedida.

Ele fica em uma área diferente de São Vicente, que é o entorno da Praia do Gonzaguinha. O cardápio, é claro, é o de um boteco e uma das coisas legais é que dá para ficar na calçada. 

Buteco do Chef

Esse é um point um pouco mais refinado, mas ainda assim, é um boteco. Funciona todos os dias e fica no bairro Boa Vista.

Conclusão 

As praias de São Vicente oferecem uma experiência única combinando a beleza natural, águas cristalinas e areia fina. Com opções de passeio variadas para todos os gostos e idades, vale a pena desfrutar deste local único que conta com o encanto dos ecossistemas marítimos, montanhosos e selvagens. 

Por isso, é imprescindível visitar as praias de São Vicente para ter uma prática verdadeiramente imersiva na natureza muito diversa e incrivelmente bonita deste lugar, mas se ainda está em dúvidas acesse o site da Prefeitura de São Vicente e conheça muito mais.

Ficou interessado em passear pelas praias de São Vicente e demais atrativos? Descubra em nosso blog mais passeios imperdíveis como esse e planeje a sua próxima viagem!

E não se esqueça de acessar nosso Instagram e conhecer melhor a gente!

13 MANEIRAS QUE USAMOS PARA ECONOMIZAR EM NOSSAS VIAGENS!

Você acredita que é possível viajar gastando menos? Utilize também essas dicas em suas viagens. Faça o download do material.

Clique e baixe grátis

Ebook enviado com sucesso! Verifique sua caixa de e-mail.

Share This