O que fazer em Praia Grande: saiba agora
A Praia Grande é uma das cidades do litoral de São Paulo, com uma série de atrativos interessantes e que fica a 77 km da capital do Estado. A seguir, você vai descobrir o que fazer em Praia Grande e ficar por dentro de todos os principais programas para se curtir dentro dessa cidade.
A História
A história do que hoje é conhecido como Praia Grande remonta há muitos séculos, especificamente na época das capitanias hereditárias.
Afinal, esse território não era independente: ele era integrante do que era chamado de Vila de São Vicente e foi Martim Afonso de Sousa, um dos nobres da região, que ficou encarregado de cuidar dessa capitania, fazendo o seu cultivo e cuidando de todas as riquezas que a terra podia ter.
No entanto, em uma de suas missões, ele acabou não retornando à Capitania de São Vicente, ficando para Ana Pimentel, sua esposa, a responsabilidade de cuidar de todo o local.
Havia muitos portugueses que residiam nessa capitania e, aos poucos, o engenho de açúcar foi se tornando uma das suas principais atividades, o que também se repetiu em outras capitanias.
Mesmo após o período colonial, Praia Grande ainda se manteve “presa” à cidade de São Vicente até o final dos anos 60, quando se separou e se tornou outra cidade.
Na verdade, é preciso dar o crédito a Solemar, um dos bairros da cidade, pela sua separação de Praia Grande. A verdade é que a população da cidade como um todo não estava feliz com a dependência de São Vicente.
Contudo, não havia muita coisa sendo feita. Isso só mudou quando esse bairro “ameaçou” pedir a sua independência e, dessa maneira, ele não seria nem de Praia Grande e nem de São Vicente.
Considerando que isso significava uma perda enorme de quilômetros, a cidade de Praia Grande decidiu agir e foi assim que ela se separou de São Vicente após a confirmação do desejo dos moradores, oficialmente, por meio de um plebiscito.
Hoje, como acontece com todas as cidades do Brasil, Praia Grande tem a sua própria prefeitura, a sua própria câmara e todas as suas decisões ocorrem sem interferência de qualquer outro município.
Como chegar em Praia Grande?
A Praia Grande tem uma distância média da cidade de São Paulo, sendo 77 km. Os seus visitantes podem chegar de dois jeitos diferentes: de carro ou usando ônibus. A seguir, algumas explicações sobre essas duas maneiras.
Saindo de São Paulo de carro
No caso de quem vai para a Praia Grande de carro, a indicação é se usar a Rodovia dos Imigrantes e o pedágio cobrado é de, em média, R$ 33, ocorrendo na altura do km 32.
Porém, não há cobrança no trajeto de volta da Praia Grande para São Paulo, ou seja, é um passeio considerado até econômico, tendo isso em vista.
Saindo de São Paulo de ônibus
Para ir à Praia Grande de carro, a dica é se dirigir até o Terminal Jabaquara. Normalmente, há ônibus de turismo que vão direto até essa cidade do litoral e um dos exemplos é a Viação Cometa. Apesar disso, os turistas podem sim verificar nos guichês das empresas quais são os preços das passagens, como o da Viação Piracicabana.
O trajeto de ônibus até a Praia Grande tende a ser curto: não mais do que duas horas. No caso da Viação Cometa, os turistas costumam ter a possibilidade de escolher entre os ônibus que saem às 23h e os que saem no começo da manhã, às 6h.
A Buser também tem esse tipo de ônibus para Praia Grande, mas ele não sai de nenhum terminal e sim do SENAC Jabaquara, ali por perto.
O que fazer em Praia Grande?
Há uma série de atrativos nessa cidade, não sendo por acaso que ela tem tantas pessoas a visitando. A seguir, mostraremos o que fazer em Praia Grande:
O que fazer em Praia Grande: Palácio das Artes
O Palácio das Artes é um dos lugares mais interessantes da Praia Grande, especialmente quando as pessoas querem algo um pouco mais cultural.
Com uma fachada que é bastante chamativa por si só e que, muitas vezes, está iluminada, esse é um local onde ocorrem espetáculos variados, como de dança.
É preciso entrar em contato para saber quanto custam as entradas de cada um dos tipos de apresentação, destacando que esse é um ponto turístico que abre diariamente e que se encontra no bairro Boqueirão.
O que fazer em Praia Grande: Estátua de Iemanjá
A Estátua de Iemanjá é considerada um ponto turístico muito amado pelas pessoas que vão até a Praia Grande, independente da sua religião.
Afinal, ela é muito grande e se encontra no bairro Nova Mirim, podendo ser visualizada até de longe devido à sua altura. Ela está bem conservada e não faltam visitantes indo fazer seus pedidos por ali ou tirando fotos com esse monumento.
O que fazer em Praia Grande: Praia do Caiçara
É claro que não dá para falar sobre o que fazer em Praia Grande sem falar das suas praias e a Praia do Caiçara é uma das mais visitadas por todo mundo.
Ela é indicada para quem prefere um lugar um pouco mais movimentado, já que, em qualquer momento do dia, ela costuma estar cheia de turistas e mesmo de pessoas que moram no bairro e que curtem a praia para relaxar.
É simples chegar à Praia do Caiçara de bicicleta, a pé ou de carro, já que essa é uma parte residencial da Praia Grande, até mesmo com uma grande quantidade de prédios.
Conta com uma linda orla, ideal para caminhadas, e é cheia de infraestrutura para o conforto dos visitantes. À noite, é possível se divertir nos bares ou mesmo aproveitar na areia, que é sempre bem limpa.
O que fazer em Praia Grande: Parque Ézio Dall’Acqua ou Portinho
Conhecido como Portinho, esse parque oferece momentos de relaxamento e de diversão para todos os gostos. Da sua grade, é possível ver o mar e se extasiar com toda a sua extensão, sendo esse um lugar também apropriado para pesca.
Além disso, muitas pessoas que vão à Praia Grande acabam passando no Portinho para almoçar ou para fazer um lanche, já que ele tem uma quantidade bem grande de quiosques, garantindo diversidade de alimentação.
Outro atrativo interessante do Parque Ézio Dall’Acqua é que a Prefeitura costuma realizar muitos tipos de eventos ali, sendo esse um lugar interessante para quem quer ver um show, participar de uma feira de artesanato, de uma exposição, etc.
As crianças costumam amar o Portinho devido ao seu playground bastante variado, sem contar que existe um Museu Ambiental lá dentro.
O Portinho se encontra no bairro Sítio do Campo, não é preciso pagar nada para entrar e ele funciona todos os dias, até as 18h.
O que fazer em Praia Grande: Praia do Canto do Forte
Logo que se chega na areia da Praia do Canto do Forte, o que encanta os turistas é a presença de diversos coqueiros, dando a impressão de que se está em uma ilha de filme. Não é à toa que essa praia é extremamente famosa e que chega até o Boqueirão.
No entanto, é preciso ficar atento porque não são todos os trechos dessa praia que permitem o acesso por parte dos turistas: há um específico, por exemplo, pelo qual só podem entrar os jet-skis e alguns tipos de barcos.
Na maioria das vezes, o mar não é agitado e muitas pessoas costumam praticar stand up paddle por lá. Contudo, há momentos em que as ondas ficam mais altas e é importante que os banhistas deixem a água.
Com quase 1km, essa praia tem uma quantidade razoável de quiosques, fazendo com que se tenha muitas opções para quem deseja variar um pouco o tipo de alimentação.
Vale dizer que, em suas areias, é comum que as pessoas pratiquem esportes como o futevôlei, até mesmo pelo fato de se tratar de areias bastante limpas e macias.
O que fazer em Praia Grande: Praia da Guilhermina
Dentre as opções sobre o que fazer em Praia Grande, não se pode esquecer a Praia da Guilhermina, que é o local ideal para quem gosta de fazer compras antes ou depois de curtir um pouco do mar.
Sendo bem extensa, ela chega a ter 1,5 km e é muito procurada por pessoas que estejam aprendendo a surfar. O motivo é que o seu mar pode até oferecer algumas ondas, mas não é o suficiente para ser considerado um mar perigoso, por exemplo.
É bastante fácil encontrar a Praia da Guilhermina e ela tem excelente infraestrutura, sendo uma praia perfeita para as pessoas que vão com crianças e sabem que elas vão precisar de banheiro ou comer.
Geralmente, há muitas atrações no próprio calçadão, como exposições itinerantes que valem a pena ser consultadas.
O que fazer em Praia Grande: Praia da Aviação
Essa é uma praia com ainda mais espaço do que a anterior: são 1,8 km. À primeira vista, não se notam tantos atrativos, como coqueiros e coisas do tipo, parecendo ser uma praia bastante simples.
No entanto, a verdade é que ela tem um calçadão com muitas coisas para fazer, como restaurantes. Além disso, não se pode negar que essa é uma praia perfeita quando o assunto é entrar na água com menos perigo.
De modo geral, a Praia da Aviação é muito calma, não havendo grandes ondas e sendo possível nadar de forma mais segura, apesar de ser indicado não se afastar muito da areia.
Orquidário Municipal
Uma das indicações sobre o que fazer em Praia Grande é fazer uma visita ao Orquidário Municipal José Sanchez Alarcon, que é um lugar fantástico para os amantes de flores no geral.
Indo até esse orquidário, os visitantes podem conhecer várias espécies de plantas e se encantar com todos os cheiros encontrados ali.
Funciona todos os dias e é de fácil acesso, uma vez que existe a rodoviária no seu entorno, facilitando a chegada até lá.
Normalmente, esse orquidário conta com a presença de instrutores que vão dar orientações às pessoas que chegam para conhecer as espécies.
Praia de Itaquitanduva
Essa é uma praia que faz com que os visitantes fiquem de boca aberta pela beleza das suas rochas, mas não apenas por causa disso.
A sua encosta e a sua vegetação belíssimas são algumas das razões pelas quais as pessoas não abrem mão de ir até essa parte da Praia Grande.
Pessoas que tenham preferência por lugares que sejam mais afastados ficam bastante felizes com essa praia em específico porque ela é isolada por uma trilha e, ao seu redor, o que se vê é apenas a Mata Atlântica.
No entanto, não se pode esquecer de que isso significa que a sua estrutura não é das melhores, ou seja, alimentos e banheiro não estão disponíveis por ali.
Onde comer em Praia Grande?
Levando em conta que Praia Grande é um dos lugares favoritos do litoral de São Paulo, não é de espantar que ela tenha diversas opções gastronômicas.
Isso quer dizer que não apenas os quiosques são lugares nos quais vale a pena comer por lá, mas também os restaurantes, que costumam oferecer pratos de culinária internacional.
Além disso, para quem deseja alguma coisa um pouco menos formal, as pessoas podem consumir nos bares que ficam ali pela praia, havendo muitos que ainda disponibilizam música ao vivo aos visitantes.
Diversas praias da Praia Grande têm ambulantes e não dá para esquecer que as hospedagens costumam garantir ótimas opções de alimentação.
Sendo assim, é claro que quem procura o que fazer em Praia Grande, além de se divertir com as praias e com todo o resto que há na cidade, ainda pode consumir refeições maravilhosas e de acordo com todos os orçamentos.
Qual é a melhor época para conhecer Praia Grande?
Normalmente, as pessoas preferem ir à Praia Grande nos períodos de férias, especialmente em dezembro e em janeiro. Afinal, esses são meses de verão e, por isso, pode-se curtir a maioria das atrações do litoral.
Contudo, muitas pessoas que pesquisam o que fazer em Praia Grande também decidem dar uma passada pela cidade nos finais de semana, fazendo um bate-volta, ou nos feriados.
Conclusão
São diversas as respostas para o que fazer em Praia Grande, considerando o gosto de cada um dos visitantes e o quanto eles podem gastar.
A verdade é que essa cidade litorânea está há anos sendo o destino certo de muita gente nas férias, seja pelas suas praias incríveis, seja pelos seus parques e lugares culturais.
É um lugar fantástico para quem deseja todo tipo de passeio, agitado ou não.
Agora que você descobriu o que fazer em Praia Grande, não deixe de conhecer ainda mais dicas de viagem conosco!
E não se esqueça de acessar nosso Instagram e conhecer melhor a gente!