Ribeirão Preto
A cidade de Ribeirão Preto tem muitas opções de lazer para todas as idades, se você ainda não sabe o que fazer em Ribeirão Preto, então não deixe de conferir este pequeno guia que preparamos, com dicas importantes sobre a cidade incluindo os principais pontos turísticos.
A História
A fundação de Ribeirão Preto ocorreu em 1856, através dos fazendeiros, em 1883 foi possível propagar a plantação de café graças ao clima e ao solo, atualmente, a cidade é popularmente conhecida como a “Capital Agronegócio”, desde 2013, a cidade registra um número de 650.339 habitantes.
O PIB da região é de US $ 7,5 bilhões, sendo o 28º PIB das principais cidades do país, seu clima é tropical úmido, a cidade tem excelentes indicadores sociais, segundo uma pesquisa da FGV, esta é considerada uma das 100 melhores cidades para viver.
Não é de apenas açúcar e álcool que sobrevive a economia da região, a cidade de Ribeirão Preto abriga empresas importantes de vários segmentos, por exemplo:
- Nestlé;
- 3M;
- Holcim;
- Carrefour;
- Walmart;
- Sams Club;
- Outback Steakhouse;
- McDonalds;
- Burger King;
- Netafim;
- OHL (Ambient);
- Wolf Seeds;
- Telefonica, Embratel;
- Agrichem, entre outras.
Em 2010, devido a uma variedade de atrações culturais disponíveis, incluindo instituições, museus, espaços culturais e teatros, a cidade se transformou em a capital da cultura.
Como chegar em Ribeirão Preto?
Você pode ir até Ribeirão Preto de carro ou ônibus, para aqueles que chegam de outros estados, os aeroportos são Viracopos em Campinas, Congonhas, Cumbica e o Aeroporto Estadual de Ribeirão Preto Dr. Leite Lopes, abaixo, apresentaremos as principais formas de chegar em Ribeirão Preto.
Saindo de São Paulo de Ônibus
Você deve se dirigir até as rodoviárias Tietê e Barra Funda, adquirir passagem com a empresa Viação Cometa, o preço médio da passagem é em torno de R$ 65,00, é possível comprar pela internet e parcelar no cartão de crédito, o tempo médio de viagem é de 4h30min, é necessário o uso de máscara e manter distância de 1 metro.
Saindo de São Paulo de Carro
Para ir de São Paulo até Ribeirão Preto, é importante ficar atento ao preço dos combustíveis, e ainda, com o preço dos pedágios, para chegar de carro, é necessário percorrer a rodovia dos Bandeirantes e Anhanguera, o valor total dos pedágios, incluindo a cidade de Campo Limpo Paulista, até São Simão é R$ 78,80.
O que fazer em Ribeirão Preto?
Para quem está em dúvidas sobre o que fazer em Ribeirão Preto, saiba que há muito o que fazer neste município, Ribeirão Preto não é apenas a Agrishow, existem diversas opções de lazer e cultura, abaixo, exibiremos uma pequena lista que você pode incluir em seu roteiro:
1 – O que fazer em Ribeirão Preto: Theatro Pedro II
Este edifício tem uma grande importância histórica, além de oferecer uma excelente estrutura acústica, este espaço conta com uma bela decoração, é um ambiente confortável que abriga cerca de 1500 espectadores, há também a possibilidade de fazer uma visita guiada neste local.
2 – O que fazer em Ribeirão Preto: Museu do Café Francisco Schmidt
Aqui, podemos conhecer um grande acervo de objetos, o museu é um prédio do Brasil Colonial, existem muitos objetos que relatam o dia a dia dos escravos, dos barões de café e também dos imigrantes, o acervo é formado por centenas de documentos, por exemplo: jornais, fotos, revistas, livros.
3 – O que fazer em Ribeirão Preto: Catedral Metropolitana
Sua história começa no século 19, o terreno foi doado pelos fazendeiros, como uma forma de adoração para São Sebastião, a igreja foi demolida e ampliada com o passar do tempo, esta igreja é rica em detalhes, no século XX, esta igreja passou por uma reconstrução.
4 – O que fazer em Ribeirão Preto: Parque Doutor Luis Carlos Raya
Este é um espaço com 40 mil metros quadrados, o espaço contém amplo gramado, palcos cobertos, lagos artificiais e espaços para recreação e bem-estar, há também parquinhos para as crianças e aparelho de academia.
5 – Santuário das Sete Capelas
Este é um Santuário que foi construído por monges beneditinos, apresenta uma atmosfera agradável no espaço você ainda encontra uma lojinha de artigos religiosos, este é um dos locais de fé e oração mais importantes do município.
6 – Museu Casa Portinari
Esta residência pertenceu ao Portinari, sua família morou nesta casa no século 20, aqui você pode conhecer murais, documentos, ilustrações, poesias, são todos os pertences de Cândido Portinari, este é um dos artistas plásticos mais famosos do mundo.
7 – Jardim japonês
É uma decoração tipicamente japonesa, com lagos, pontes, quiosques e monumentos, há ainda, um Bonsai de 25 anos, que foi doado por Shozo Mishima, um artista plástico japonês, o ambiente foi uma doação da colônia japonesa que é presente no município.
8 – Parque Curupira
Neste parque, você encontrará quedas d´águas, lagos, trilhas, é um espaço de 150 mil metros quadrados, você pode ter espaços para caminhadas e pedaladas, existe um palco para a realização de musicais e teatro, se você gosta de praticar esporte, este é um ambiente perfeito.
9 – Bosque Municipal e Zoológico Fábio Barreto
Foi inaugurado em 1937, a área faz parte do Parque Municipal Morro do São Bento, além de muita área verde, você pode ver antas, quatis, onças, elefante, jacarés, cobras, cisnes, ursos, os visitantes também podem frequentar um mirante que abriga cerca de 180 pessoas e tem 45 metros de altura.
Dados sobre o funcionamento: Rua Liberdade s/nº – Campos Elíseos, Horários: De quarta-feira a domingo, das 9h às 16h30, Telefone: (16) 3636-2283.
10 – Parques
A cidade de Ribeirão Preto tem muitas opções de parques, veja os melhores parques da cidade: Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali, Parque das Artes, Parque Maurílio Biagi, Parque Tom Jobim, Parque Municipal Morro de São Bento, Über Parque Sul Roberto Francói, Praça Balão Parque Ribeirão Preto.
11 – Edifício Diederichsen
Este edifício é a primeira construção vertical da cidade, foi inaugurada em 1936, foi o primeiro prédio do interior de São Paulo com direito a elevador, este espaço possui apartamentos, lojas, cinema e hotel, desde 2005, por sua importância histórica, é tombado pelo Condephaat.
Funcionamento – Endereço: Rua Álvares Cabral, 469 – Centro, Horários: Os estabelecimentos funcionam em horários comerciais.
12 – Outras opções de passeios
Ribeirão Preto tem ótimas opções de passeios, que cabem em qualquer orçamento, veja mais opções sobre o que fazer em Ribeirão Preto que não pode faltar no seu roteiro:
- Palácio Rio Branco;
- Teatro de Arena;
- Teatro Municipal;
- Cineclube Cauim;
- Biblioteca Sinhá Junqueira;
- Catedral Metropolitana de São Sebastião;
- Igreja Santo Antônio Pão dos Pobres;
- Santuário Nossa Senhora do Rosário;
- Basílica Menor – Igreja Santo Antônio de Pádua;
- Santuário das Sete Capelas;
- Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp);
- Museu da Imagem e do Som José da Silva Bueno;
- Museu do Café;
- Museu da Segunda Guerra;
- Estádio Doutor Francisco de Palma Travassos;
- Estádio Santa Cruz;
- Cava do Bosque;
- RP Skate Park.
Qual a melhor época para conhecer Ribeirão Preto?
A cidade torna-se mais atraente no Carnaval e nas férias de julho, neste período as pousadas e hotéis costumam ser bem cheios, se você curte animação, a alta temporada é a opção mais indicada, para não passar apuros, é indicado que você adquira ingressos e passagens com antecedência.
O que fazer em Ribeirão Preto na baixa temporada
A baixa temporada é o período que ocorre entre outubro (meados), novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março e abril (início), as temperaturas ficam mais agradáveis em abril ao início de setembro, estão aproximadamente entre 18ºC a 27ºC.
Em agosto, a temperatura pode variar de 24ºC até 32ºC, sendo considerado o período mais quente, há uma menor chance de chuvas nesta época.
Clima de Ribeirão Preto
A época das chuvas costuma ser quente, abafada e com céu encoberto, na estação mais seca, no entanto, o clima é mais ameno, com um céu límpido, o clima predominante é o tropical úmido, no verão a temperatura pode chegar a 30ºC graus, no inverno as temperaturas se mantém em 13ºC graus.
O que levar na mala?
É importante sempre levar seus documentos pessoais, cartão de crédito, seguro-viagem, contrate apenas empresas que possuem cadastro no Cadastur, principalmente se você necessitar de um guia, para quem faz uso de remédios contínuos tenha cuidado de não os esquecer.
Para saber se é necessário levar roupas de frio ou de calor, depende da época que você quer ir, também é possível consultar as temperaturas para o mês todo na internet e em sites especializados em clima da região de Ribeirão Preto.
Conclusão
Portanto, agora que você já sabe o que fazer em Ribeirão Preto, quando pretende conhecer a cidade? Quais pontos turísticos mais chamaram a sua atenção? Gostaríamos de saber sua opinião, deixe nos comentários, confira outros roteiros que temos no site.