Bragança Paulista
Se você ainda não sabe o que fazer em Bragança Paulista, vale a pena conferir as dicas que separamos abaixo, esta cidade está rodeada de natureza, é um refúgio perto de São Paulo, a cervejaria Bragantina é uma das paradas de destaque, abaixo, mostraremos outras opções de passeios.
História
Este povoado começou a existir em 1763, em volta da capela de Nossa Senhora da Conceição do Jaguari, somente em 30 de novembro de 1944, é que a cidade recebe o nome oficial de Bragança Paulista, a cidade é localizada na Serra da Cantareira, faz parte do complexo Cantareira que corta os dois rios Jaguari e Jacareí.
Segundo o IBGE 2020, a cidade apresenta um número de 170.533 pessoas, sua gastronomia é extremamente rica, neste ambiente acontece anualmente a Festa da Linguiça, onde são servidos sanduíches, hambúrgueres, escondidinhos, tapiocas, etc.
Esta festa geralmente acontece todo mês de setembro, no recinto do Posto de Monta, ali se encontram diversos produtores, são servidos mais de mil quilos de linguiça para 30 mil pessoas, o evento recebe gente do país todo.
Para quem gosta de atividades radicais, o Lago Taboão é o ponto de encontro mais importante, no entorno da Represa do Jaguari, você encontra uma boa estrutura com campings, pousadas, além de restaurantes, lanchonetes e bares noturnos.
O Complexo Cantareira tem um enorme volume de água, sendo o sistema Cantareira o maior da região metropolitana de São Paulo, a cidade também é palco de outros eventos como: Carnaval, Feira das Nações e Exposição de Animais, Expoagro e Festa do Peão, Feira de Artesanato, Exposição de Orquídeas, Festival de Inverno, Festival Arte Serrinha e Maio Cultural.
Como chegar na cidade?
Bragança Paulista é uma cidade de fácil acesso, de São Paulo você poderá sair de duas formas abaixo:
Saindo de São Paulo de Ônibus
Na Rodoviária do Tietê você deve procurar a Viação Bragança, com preço médio da passagem de R$ 35,00, é possível adquirir passagens através da internet, você pode encontrar horários das 00:00 hs até as 23:59 hs.
Saindo de São Paulo de Carro
De carro, a distância aproximada é de 77,9 km em torno de 1 hora e 40 minutos, para quem sai de São Paulo basta pegar Rodovia Fernão Dias até Bragança Paulista, em todo o trajeto há somente um pedágio no valor de R$ 2,70.
O que fazer em Bragança Paulista?
O galpão da cervejaria Bragantina é uma parada obrigatória para quem visita a cidade, este galpão funciona como um bar com música ao vivo, abaixo, apresentaremos outros pontos turísticos que a cidade oferece:
1 – Armazém da cerveja de Bragança Paulista
Neste ambiente você encontrará batatas rústicas, pizza brotinho, linguiça artesanal e bolinhos de linguiça recheados com queijo provolone, se você curte um happy hour aqui é a opção adequada, está localizado na Rua Boa Vontade, 169, com horário de funcionamento terça a quinta das 17:00 às 22:00, de sexta das 17:00 às 23:00.
2 – Galpão Busca Vida
Trata-se de um espaço cultural que promove festas e eventos, você pode acompanhar a programação na página oficial do Facebook, os que mais costumam lotar são o baile do Tim Maia e os shows de forró, o galpão fica na Estrada da Serrinha, no local há pousadas próximas com preços acessíveis.
3 – Trilhas e passeios
Em Piracaia, você encontra trilhas, há também possibilidades de realizar cavalgadas e roteiros no percurso de Pico do Leite Sol ou até as rochas do Circuito Visual das Águas e Pedra Bela, este trecho fica a uma distância de 20 km do centro da cidade.
A famosa Represa do Jaguari está bem atrás do restaurante Cá de mez Amig, é uma opção fabulosa para quem gosta de estar próximo à natureza e ouvir o barulho das águas.
4 – Lago do Orfeu
Além do Lago do Taboão, há o Lago do Orfeu que fica no final da Avenida Europa, no Jardim Europa, este é um lago que é mantido pela prefeitura do município e proporciona paz e conforto aos moradores e turistas.
5 – Bosque das Araucárias
É uma reserva ambiental localizada no lado direito da Fernão Dias, tem espaço para caminhada de aventura, mountain bike e downhill, disponibiliza também bancos, lixeiras, placas indicativas e área de estacionamento, além de fomentar o turismo ecológico, este projeto tem a missão de preservar a fauna e a flora local.
6 – Lago do Taboão
São mais de 3 mil metros de extensão, no mesmo espaço você pode encontrar pista de cooper, ciclismo, praças de esporte, anfiteatro, neste ambiente é possível praticar slackline, corrida, skate, bicicleta, caminhada, meditação.
7 – Parque Refúgio das Aves
É uma área composta de 4 hectares, você encontra uma pista de caminhada de 900 metros, este é um espaço destinado à pesquisa científica ambiental e desenvolvimento do turismo ecológico da cidade, com a principal missão de proteger a fauna e flora da região.
8 – Represa do Jaguari
O Complexo Cantareira abrange toda a região metropolitana de São Paulo, estendendo-se a outros municípios como Bragança Paulista, seu volume de água ultrapassa a Baía de Guanabara, esta represa contém uma estrutura completa com campings, pousadas, além de restaurantes, lanchonetes e bares noturnos.
9 – Montanha do Leite Sol
Tem uma forte influência da indústria de laticínios, este é considerado um patrimônio cultural com espécies de bromélias, orquídeas, açucenas e a famosa planta Rainha-do-Abismo.
10 – Museu do Telefone e Museu Municipal
O museu do telefone funciona de terça a sexta-feira das 9h às 17h. Aos sábados e domingos das 10h às 16h, conta a história do telefone no Brasil desde os tempos de Dom Pedro II, já o Museu Municipal existe desde 1966 é um prédio que pertence aos tempos do ciclo do café em São Paulo.
Os objetos do Museu Municipal retratam épocas como: barões do café, os constitucionalistas, a ocupação indígena do Guaripocaba, a escravidão, a segunda guerra mundial.
O que fazer em Bragança Paulista e qual a melhor época para conhecer?
Qual a melhor época para conhecer Bragança Paulista
Este refúgio do interior pode ser agradável tanto no inverno quanto no verão, tudo dependerá dos objetivos e da época que você pretende ir, este é um roteiro bem perto de São Paulo, com apenas 100 km de distância.
Para realizar as atividades de clima quente, é recomendado frequentar a cidade nos meses de início de abril ao meio de junho e do fim de julho ao fim de setembro. também é conveniente que você confira a temperatura antes de desenvolver o cronograma de sua viagem.
Para aqueles que já sabem o que fazer em Bragança Paulista podem ficar tranquilos, pois a cidade tem temperatura amena com poucas nuvens o ano todo, o inverno também é relativamente curto, no ano todo as temperaturas oscilam entre 12ºC a 28ºC.
Embora Bragança seja uma cidade serrana, sua temperatura nunca ficou abaixo de 8ºC, mantendo sempre um clima agradável para turistas que gostam de frio e de calor. Se você deseja viajar para Bragança Paulista ainda este mês, saiba que é possível encontrar previsões de temperatura o ano inteiro.
Afinal vale a pena saber realmente o que fazer em Bragança Paulista?
Portanto, agora que mostramos a relação completa sobre o que fazer em Bragança Paulista, quais dos roteiros mais agradou você? Gostamos de ler as opiniões, não esqueça de deixá-las aqui nos comentários, também temos outras sugestões de roteiros no estado de São Paulo e próximos da região metropolitana.
Somos um blog para quem curte viagens de bate e volta ou de um fim de semana, se você não sabe o que fazer neste feriado, não se preocupe, confira nossas dicas de hotéis, pousadas e lugares para conhecer e aproveitar seu tempo livre.
A cidade de Bragança Paulista é uma excelente opção para quem gosta de boa culinária, além disso, a região tem muita água e muito verde.