Avaré

Avaré

Avaré está localizado no interior do estado de São Paulo. Esse município, que distancia-se 263 km da capital paulista, também é conhecido como a Terra do Verde, da Água e do Sol, por conta dos seus atrativos turísticos. 

A seguir, você ficará por dentro de tudo o que fazer em Avaré, além dos principais pontos turísticos e melhores programas para aproveitar essa cidade. 

Assista

Vídeo do Youtube

A História

A história da cidade remonta há séculos atrás. O município de Avaré foi descoberto em meados do século XIX, por pioneiros europeus. Após a chegada deles, em 1840, começaram a construir um povoado, que recebeu o nome de Rio Novo. 

Na época, o major Vitoriano de Sousa Rocha e seu compadre, Domiciano Santana, decidiram habitar na cidade. O local chamava a atenção por suas terras extremamente férteis, o que era ótimo para a agricultura, além da água em abundância, o que tornou Avaré no local ideal para morar. 

Com tantos chamativos, o major e seu cunhado, que eram chegados de Bragança Paulista e de Pouso Alegre, respectivamente, não titubearam e, por conta da vegetação exuberante e dos diversos recursos naturais, enfrentaram as dificuldades iniciais. 

Coube a eles encararem ataques de indígenas botocudos para, posteriormente, se estabelecerem em Avaré. 

O nome da cidade vem de abaré-y, do tupi-guarani. Foi dado pelo coronel Eduardo Lopes de Oliveira, que era o intendente da época, uma espécie de prefeito. O significado é “solitário”, em relação ao morro Avaré, localizado no sul do município de Itatinga, que fica isolado de demais morros. 

Em 1861, o major decidiu cumprir uma promessa antiga, após a vida de sua esposa ser salva depois de um parto rodeado de dificuldades. Com isso, Vitoriano construiu uma capela em agradecimento à Nossa Senhora das Dores. 

Com o decorrer dos anos, o local se transformou em um Santuário em homenagem àquela que se tornou a padroeira do município. 

Com o major e Domiciano consolidados no local, a sociedade de Avaré começou a ser formada por diversos integrantes da colônia portuguesa, que segue sendo o maior número do município. 

Espanhóis, árabes, italianos, suíços, afrodescendentes, japoneses e lituanos também estão presentes na formação e desenvolvimento da cidade. 

Cultura e Tradições

A história de Avaré remonta ao século XIX, quando pioneiros europeus estabeleceram um povoado conhecido como Rio Novo.

A cidade, batizada de "solitário" em tupi-guarani, é rica em tradições culturais influenciadas por portugueses, espanhóis, árabes, italianos, suíços, afrodescendentes, japoneses e lituanos.

Importância do Turismo

O turismo é vital para Avaré, uma cidade oficialmente reconhecida como estância turística.

Com paisagens naturais exuberantes e diversas atividades, Avaré atrai visitantes que buscam descanso, aventura e contato com a natureza.

Curiosidades de Avaré

Avaré é famosa por suas belezas naturais, como a Represa de Jurumirim, e por sua produção de leite, com destaque para os famosos Pingos de Leite.

Além disso, a cidade abriga eventos como a Exposição Municipal Agropecuária de Avaré (EMAPA), atraindo pecuaristas de todo o Brasil.

Avaré e qual é a melhor época para ir?

Por mais que não se trate de uma cidade litorânea de São Paulo, Avaré é um município que conta com muitos pontos turísticos voltados para cachoeiras, lagoas e demais atividades realizadas ao ar livre. 

Dessa maneira, após descobrir o que fazer em Avaré, a melhor dica é aproveitar os pontos turísticos durante os períodos de férias, principalmente nos meses de dezembro, janeiro e começo de fevereiro. 

Afinal, como esses são os meses de verão, você pode aproveitar as altas temperaturas e se divertir nos lagos e na Reserva de Jurumirim, assim como é uma época mais tranquila para divertir-se com as atividades radicais e passeios de lanchas e/ou barcos.

Caso você opte por aproveitar uma visita em Avaré no mês de dezembro, ainda pode aproveitar o EMAPA e as atrações imperdíveis da exposição.

Além disso, por mais que seja um pouco mais distante, também é possível realizar uma viagem estilo bate-volta, nos finais de semana ou nos feriados. Afinal, a distância da capital não é muito longa e a viagem pode ser uma boa distração. 

Assista

Vídeo do Youtube

Relmente vale a pena saber o que fazer em Avaré?

Como você pode ver, são várias as coisas que você pode aproveitar durante uma viagem para Avaré. Afinal, existem pontos turísticos para quem gosta de aventura, assim como para as pessoas que curtem atividades mais tranquilas. 

Ou seja, é uma boa opção para os mais variados gostos dos visitantes. Além disso, os gastos para se divertir e conhecer essa cidade também não são altos, cabendo no bolso.

Agora saiba quando ir para Avaré.

Guias de São Paulo

Veja todos os guias de viagem: São Paulo

Faça um comentário