Roteiro Completo na Avenida Paulista

Uma cidade inteira não cabe numa única rua, mas no caso de São Paulo a Avenida Paulista representa o que há de melhor na cidade. A avenida é um dos principais cartões postais da cidade e sempre faz parte do roteiro de quem visita São Paulo.

Roteiro Completo o que fazer na avenida paulista SP
Roteiro Completo o que fazer na avenida paulista SP

A avenida tem cerca de 2,8 quilômetros e oferece um forte comércio local, galerias e pontos de entretenimento que agradam os moradores da cidade e os turistas.

A Avenida Paulista

Essa avenida foi projetada pelo engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio de Lima. Inicialmente, ele pretendia instalar em sua extensão mansões dos barões de café que buscavam fugir da agitação do centro de São Paulo.

Porém, depois de sua inauguração em 8 de dezembro de 1891, terrenos projetados para as grandes casas, seriam, décadas depois, ocupados por projetos de sobrados e prédios.

Na cidade de São Paulo, ela foi a primeira rua a ser asfaltada. Depois da consolidação do comércio na primeira metade do século XX, o centro financeiro se faria presente na avenida a partir de 1952, quando a lei da cidade começou a permitir a instalação de edifícios institucionais e de oferta de serviços.

A partir dos anos 1950, os antigos casarões do final do século XIX começaram a desaparecer dando lugar para os arranhas céus.

A avenida deixou de ser predominantemente residencial e passou a ter o centro financeiro e institucional do país. 

Como se locomover na Paulista?

Recentemente, a Avenida Paulista ganhou uma ciclovia na faixa central, mas há várias maneiras de chegar na Paulista. Na sua extensão há três estações de linha verde, a estação Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação, a estação Paulista da linha amarela localizada na Rua Consolação está a poucos passos da Avenida Paulista.

Também é possível chegar de ônibus utilizando vários pontos que existem no decorrer da avenida. E a outra opção é através do carro, porém estacionar na Paulista ou nas ruas próximas não é barato.

Atualmente, é indicado chamar um táxi ou UBER para evitar os estacionamentos caros e o metrô cheio em horários de picos.

O que fazer na Paulista?

A avenida oferece diferentes atrações culturais e comerciais para a pessoa se distrair e curtir um pouco uma tarde ou noite. No final de semana em São Paulo na Avenida Paulista, a prefeitura costuma fechar a rua para a realização de atividades culturais.

A seguir apresentamos uma lista com as melhores atrações que a região oferece para o cidadão e para o turista.

1 – Visite o MASP

Para quem já assistiu a Corrida de São Silvestre já deve ter visto o moderno edifício com colunas vermelhas do MASP (Museu de Arte de São Paulo).

O projeto do edifício do museu é da arquiteta Lina Bo Bardi, o MASP é reconhecido como uns dos museus mais importantes do Brasil.

Atualmente, a instituição possui um acervo de  arte europeia do século XIX, além de obras de artistas brasileiros.

Avenida Paulista MASP
Avenida Paulista MASP

Recentemente, o MASP integrou os cavaletes de Lina Bo Bardi, e apresenta também o acervo permanente e as exposições temporárias na sua programação. A entrada no MASP é gratuita sempre às terças-feiras.

2 – Conheça o Centro Cultural Fiesp

Outra opção cultural é visitar o Centro Cultural Fiesp com três galerias para exposições, livraria, cafeteria, teatro e mezanino. A programação deste espaço cultural é gratuita.

O espaço oferece exposições e apresentações teatrais e a entrada é sempre gratuita.

3 – Casa das Rosas

Historicamente, a Casa das Rosas Casas Das Rosas é uns do últimos casarões da época do barões de café que ainda está de pé na Avenida Paulista. Nessa instituição encontramos o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

Há a realização de exposições e atividades culturais. Acima há o terraço com o mural do Oscar Niemeyer do Eduardo Kobra. A entrada é gratuita.

4 – Itaú Cultural

Outro espaço cultural importante é o Itaú Cultural que oferece variada programação que inclui exposições, apresentações teatrais e musicais, encontros e oficinas.

O local ainda possui o acervo permanente no Espaço Olavo Setúbal com umas das maiores coleções de obras do Brasil Colonial e Império.

Na escadaria do Itaú Cultural temos gravuras da fauna e da flora brasileira. A entrada também é gratuita.

5 – Instituto Moreira Salles

O local possui sete andares, o Instituto Moreira Salles possui galerias, biblioteca, cineteatro, salas de aula, loja, livraria, café e restaurante.

O visitante sempre encontra boas exposições, exposições especiais de fotografia e oficinas. O seu terraço do instituto tem uma boa vista da Avenida Paulista para apreciar. A entrada é gratuita.

6 – Japan House

Para promover o Japão moderno para o Brasil e o mundo, inauguraram o Japan House. O espaço foca na arte, tecnologia, educação e gastronomia japonesa.

O espaço possui biblioteca, loja, restaurante e cafeterias. A entrada é gratuita.

7 – Instituto Cervantes de São Paulo

O instituto é referente a uma escola de espanhol e, ao mesmo tempo, possui um centro cultural que promove atividades culturais gratuitas, como exposições de arte e fotografia, apresentações musicais e exibições de cinema. A entrada é gratuita.

8 – Sesc Paulista

Outra atração cultural na Avenida Paulista é visitar o Sesc, o local é uma atração cultural imperdível para visitar, possui dezessete pavimentos com opções culturais, educacionais e gastronômicas.

No último andar de seu edifício há um mirante com vista panorâmica da Avenida. A entrada é gratuita.

9 – Parque Trianon

Esse parque é uma área verde importante existente no meio dos prédios da Paulista. Possui 48 metros quadrados, com árvores e diversas espécies de plantas, incluindo espécies da Mata Atlântica. Na entrada do parque se encontra o Monumento a Anhanguera.

10 – Parque Prefeito Mário Covas

Inaugurado em 2018, o Parque Prefeito Mário Covas abrigou a casa onde nasceu o paisagista Roberto Burle Marx, apesar de pequeno, são apenas 5 mil metros quadrados o parque  possui um boa estrutura com bicicletário, sanitário e central de informações turísticas, estrutura, com bicicletário, sanitário e central de informações turísticas para o visitante.

11 – Praça do Ciclista

A Praça do Ciclista é uma pequena praça localizada entre a Paulista e a rua Consolação. O nome é referente ao local de encontro de ciclista em São Paulo, a praça abriga o Monumento a Francisco de Miranda, precursor da independência dos países latino-americanos.

Já que você está no Centro de São Paulo próximos aos metrôs, aproveite e conheça o Beco do Batman.

E para quem gosta de teatros?

Na paulista é possível encontrar bons teatros com ótimas peças teatrais para assistir, anote a dica a seguir.

O Teatro Gazeta

Esse teatro é um dos principais teatros da Avenida Paulista, fica localizado no Prédio da TV Gazeta, próximo ao Metrô Trianon.

Teatro Sesi

Apresenta programação gratuita, compõe o complexo do Centro Cultural Fiesp. Lembramos que outros centros culturais com teatros são o Itaú Cultural e o Sesc Paulista, o Masp possui também um auditório.

E para quem gosta de ler?

Não faltam livrarias na Paulista, veja a dica a seguir para quem gosta de ler.

Livraria Fnac Brasil

A Fnac sempre possui uma filial na Avenida Paulista, próximo ao metrô Trianon, porém a loja passou por reformulações depois da venda da Fnac brasileira.

Livraria Martins Fontes

Uma das mais tradicionais da região, a Martins Fontes oferecer ótima seleção de livros, principalmente, para os de arte e fotografia. Ela está situada no Edifício Patrimônio.

Cinemas

Para quem ainda curte um cineminha, o visitante encontra a rede Cinemark no Shopping Pátio Paulista (Metrô Brigadeiro) e no Shopping Cidade São Paulo (Metrô Trianon).

Também encontramos o Bristol PlayArte no Shopping Center 3, como uma programação similar do Cinemark.

O visitante também encontrar o Caixa Belas Artes que mescla filmes alternativos, premiados e populares. Esse cinema é um dos mais tradicionais da Paulista.

Encontramos ainda o Reserva Cultural, um cinema que roda filmes de produções independente, nacionais e internacionais e recebe também filmes de festivais diversos. O Reserva está localizado no edifício da TV Gazeta.

Não poderíamos deixar de falar do Cinearte, com uma programação mais alternativa. Esse cinema está localizado no Conjunto Nacional próximo a Livraria Cultural.

Ainda na Rua Augusta, perto da Avenida Paulista, temos o CineSesc, que apresenta filmes independentes, clássicos restaurados, documentários, programação de mostra especial e filmes infantis.

Conclusão

Avenida Paulista - Shows Culturais
Avenida Paulista – Shows Culturais

Seja no seu contexto histórico ou moderno, vale a pena visitar a Avenida Paulista, conhecer os centros culturais, o comércio e as áreas de serviços.

A Paulista é muito movimentada, mesmo em dias de domingo, é possível caminhar livremente pela Avenida e presenciar a arte de artistas de rua ou até mesmo aproveitar para caminhar e relaxar.

Muitos jovens aproveitam o espaço aos domingos para namorar e andar de skate.

Além dos espaços culturais, há bons restaurantes no local oferecendo diversos tipos de pratos e perfis gastronômicos com preços acessíveis para diferentes públicos.

Uma dica bacana, antes de ir para Avenida Paulista você pode passar no Mercado Municipal de São Paulo e experimentar algumas frutas diferentes, além do famoso lanche de mortadela do Mercadão.

Visitar o local é bom para o visitante que viaja solitariamente ou em grupo para conhecer uma das avenidas mais importantes de todo o mundo.

Summary
O que fazer na Avenida Paulista - SP - Roteiro Completo
Article Name
O que fazer na Avenida Paulista - SP - Roteiro Completo
Description
Avenida Paulista, é um dos lugares mais legais para visitar não importa o dia da semana, próximo aos metrôs, com diversas atrações. Então bora conhecer
Author
Publisher Name
Estou na Viagem
Publisher Logo

Pin It on Pinterest

Share This