Muitas pessoas perguntam o que fazer no mercado municipal de São Paulo, eu já estive no local e pude saborear os melhores produtos da região além de conhecer uma arquitetura singular.

O lugar apresenta uma profunda diversidade cultural, gastronômica e comercial. O mercadão foi inaugurado em 1933, e se tornou nas últimas décadas num dos espaços mais clássicos e históricos da cidade.

Como chegar no Mercadão SP

A melhor dica de como chegar ao mercadão é usando o transporte público.

Ele está próximo de duas estações da linha 1 Azul: São Bento e Luz. Lembrando que a Luz está ligada ao trem e também à linha amarela.

Conhecendo o mercado municipal de São Paulo

Por que visitar o mercadão de São Paulo
Por que visitar o mercadão de São Paulo

Um lugar de tradição e de surpresas gastronômicas. Essa primeira frase pode resumir parte da importância do mercadão de SP na capital paulista.

Além da comida e das iguarias, o mercado oferece um passeio bom para quem procura realizar compras, comer no local e conhecer um lugar histórico da cidade.

Popularmente conhecido como mercadão, é reconhecido como um dos principais pontos turísticos de São Paulo, com a capacidade de encher os olhos, as redes sociais e o estômago.

O lugar sempre oferece sabores conhecidos e desconhecidos, pois sempre há algo novo para provar. A seguir apresentamos os principais quesitos e atrações do mercadão.

1 – História e arte

O edifício do mercado municipal de São Paulo é considerado um dos lugares mais bonitos de São Paulo. Ele foi inaugurado no dia 25 de janeiro de 1933.

A construção foi feita por Ramos de Azevedo, também criador do projeto dos edifícios do Teatro Municipal, Palácio das Indústrias, Pinacoteca, os Correios, entre outros.

O prédio do mercadão de SP foi construído com colunas em estilo grego, jônico e dórico, com telhas em vidros, incluindo clarabóias e os lindos vitrais.

A construção possui 32 painéis, subdivididos em 72 vitrais, do artista russo Conrado Sorgenicht Filho.

2 – Comer, comer e comer… Hummm!

O lugar possui centenas de barracas que vende quase todos os tipos de alimentos in natura, cozidos e pré-cozidos.

O visitante pode escolher entre sucos, doces, salgados e alimentos em geral para comer no local ou levar para casa para o preparo doméstico.

O visitante encontra frutas exóticas, sucos, temperos, legumes,  frios, queijos e azeitonas importadas, vinhos e outras bebidas. Além de carnes, peixes e cereais.

3 – Os sanduíches

Uma boa dica são os sanduíches do mercado, destaque para o de mortadela ou de carne. Outros visitantes preferem o sanduíche de queijo na chapa.

4 – Pastel de bacalhau

Outra dica é o pastel de bacalhau que o turista e o visitante não encontra igual em outro lugar. O pastel é uniforme e possui um gosto equilibrado, pois no resultado final ele não fica muito salgado.

O pastel de bacalhau, assim como os sanduíches, é considerado um prato típico da cidade de São Paulo.

No mercadão de SP existem muitas barracas que vendem esses salgados típicos que você não encontrará em qualquer esquina.      

5 – Compras

O mercado municipal de São Paulo é muito frequentado pelos chef de cozinha que buscam bons ingredientes para novas receitas. Os restaurantes procuram bons fornecedores para manter seus cardápios em dia.

Mas, pessoas comuns também procuram o mercado para buscar qualidade e preço justo.

5 – Fotos

O passeio pode ser feito solitariamente, a dois ou em família. O bom é que o lugar é intenso e propicia bons momentos para tirar fotos aproveitando a arquitetura, o ambiente e os outros detalhes para enriquecer as fotos.

As fotos ficam incríveis com fotos feitas para impressionar os amigos.

6 – Números impressionantes

O mercadão possui números que impressionam os pesquisadores e os visitantes. O local do prédio ocupa um espaço de 12.600 metros quadrados de área, abriga mais de 1.500 funcionários e movimenta mais de 400 toneladas de alimentos por dia.

O mercado possui mais de 300 boxes (estandes) num mega espaço que permite caminhar, visitar vendedores e conhecer diferentes tipos de produtos e alimentos.

Outros alimentos

Além dos sanduíches e dos pastéis vamos destacar a seguir mais dicas de alimentos que não podem faltar no passeio ao mercado municipal de São Paulo.

Para quem quer ganhar alguns quilinhos ou prefere escolher frutas e legumes para equilibrar a alimentação, a dica é selecionar bem cada setor do mercadão de São Paulo, buscar preços justos e boa qualidade.

O mercadão é uma imensa feira que oferece quase tudo com qualidade e preço, ótimo lugar para realizar compras, comer, tomar alguma bebida.

Já falamos do sanduíche de mortadela que é conhecido como um salgado histórico do lugar, sendo oferecido em quase todas as lanchonetes do mercadão, incluindo o Bar do Mané, o Hocca Bar e o Famiglia Rivitti.

1 – Bolinho de bacalhau

Além do pastel de bacalhau, temos o bolinho de bacalhau que pode ser acompanhado pelos sanduíches, com um guaraná ou sucos naturais.

O melhor bolinho de bacalhau experimentei no Hocca Bar, com uma textura única no salgado.

Bolinho de Bacalhau do Mercado municipal de SP
Bolinho de Bacalhau do Mercado municipal de SP

2 – Pastel de mortadela com catupiry

Além dos bolinhos, o visitante pode provar o pastel de mortadela com catupiry e considerar esse alimento como um dos favoritos.

É uma comida imbatível para quem gosta de beber uma coca-cola ou cerveja, e não são todos os boxes do mercadão que servem esse salgado.

3 – Doces

No mercado podemos encontrar muitas ofertas de doces. A boa dica são os doces da Massas Nancy, não se trata de uma doceria, pois o estabelecimento oferece várias massas italianas e inclui em seu cardápio sobremesas de alto nível.

4 – Frutas

O mercado é repleto de frutas nacionais e estrangeiras, são frutas frescas, cristalizadas, secas, desidratadas, frias e na temperatura ambiente.

No lugar podemos encontrar tâmaras, morango, maçã estrangeira, uvas, bananas, kiwi, entre outras.

5 – Comida japonesa

A comida japonesa é um caso à parte, e falo isso de forma positiva. Para quem gosta de comida japonesa, o mercado municipal de São Paulo oferece boas opções.

A lojinha Empório Bamboo oferece produtos orientais em geral, como por exemplo o furikake pra gente comer com o gohan.

Encontramos ainda o boxe Japa Loko, um ótimo restaurante de comida japonesa no mezanino do mercadão.

6 – Peixes e frutos do mar

Para que gosta de comida sadia e rica em proteínas, temos a comida oriunda do mar. São peixes e frutos do mar que a gente encontra no Mercado Municipal.

Só um adendo, sabemos que não temos apenas isso para fazer em São Paulo, temos praias, interior de SP ( viajei sozinho para Socorro muito bom ) e muito mais coisas, mas continue lendo, esse passeio é sensacional.

Encontramos tudo fresco como peixes, lulas, camarões, mariscos, caranguejos, polvos entre outros.

7 – Queijos

Existem boas alternativas de queijos tradicionais, nacionais e importados no mercado.

Existem queijos salgados, sem sal e neutros indicados para qualquer situação de lanches e pratos.

8 – Bebidas alcoólicas

O visitante pode encontrar vários tipos de vinhos e cervejas no mercado de São Paulo. Os boxes também oferecem cervejas artesanais e importantes. Também encontramos estabelecimentos especializados que apresentam  produtos bem interessantes.

9 – Sanduíche de pernil

Uma outra dica de alimento e lanche é o sanduíche de pernil. É possível provar o sanduíche na loja Mortadela Brasil, que fica no mezanino.

Esse sanduíche é um dos pontos fortes do mercado. Lembra os sanduíches servidos nas saídas dos estádios. É uma boa dica para as pessoas que adoram pernil.

10 – Degustação

Algumas lojas costumam oferecer amostras para degustação de seus produtos de comida e bebida.

São degustações de presuntos, salames, mortadelas, queijos, amendoins, patês, pães, molhos, frutas e até de doces.

11 – Queijos importados – Mercado municipal SP

Encontrei no mercadão de São Paulo queijos importados com bons preços se comparado com lojas importadoras de outros lugares. A loja Roni é especialista em queijos nacionais e importados.

Com um valor a partir de 20,00 reais é possível encontrar boas peças de queijos para levar para casa e fazer aquele lanche caprichado.

Encontramos o queijo grana padano italiano, um queijo mais duro mas com uma cremosidade e um final de boca, esse custa entre 70,00 e 80,00 reais.

12 – Patês – Mercado municipal SP

É possível encontrar patês nacionais e importados para incrementar no lanche e no sanduíche de casa. Levar esses produtos para casa é uma boa dica pois no mercadão de São Paulo achamos boas ofertas.

Encontramos o patê de sardela e a abobrinha com peperoni, ideais para uma bruschetta ou um pão árabe torrado.

13 – Pães – Mercado municipal SP

Isso sim é bom demais, encontramos marcas conhecidas e caseiras de pães no mercado. Há pães árabes, orientais, pão francês, e pães industrializados conforme a escolha e necessidade do cliente.

Há também uma boa linha de pães doces e amanteigados encontrados em boxes de famílias portuguesas que mantêm a tradição de panificadoras de família. 

Por que visitar o mercadão de São Paulo?

Os melhores motivos foram apresentados acima, além das demais opções de alimentos que podem ser encontrados no mercadão.

Uma grande dica, se você estiver vindo de outra região e não sabe onde ficar hospedado, de uma olhadinha no Booking o Airbnb.

Passear pelo lugar numa manhã de sábado pode ser um bom programa até para casais de namorados que estão cansados da balada de sexta-feira e procuram boas alternativas para a primeira refeição do dia.

É considerado um dos passeios mais leves para os moradores do estado e turistas em São Paulo. Não apenas este passeio mas tem outros como o Beco do Batman.

Para quem possui um bar ou restaurante na região encontra no mercado municipal SP bons fornecedores de queijos, patês, frutos secos, frios, massas, peixes, frutas, temperos e azeites, entre tantos outros tipos de alimentos.

É comum os feirantes oferecerem degustação para tentar atrair a freguesia oferecendo frutas e outras iguarias para provar.

É importante também pechinchar para saber beliscar, almoçar, fazer as compras da maneira certa.

Quando você tiver tempo e claro quiser tirar fotografias lindas, tem o passeio do evento no Campo de Marte em SP.

Uma dica de ouro para quem quer viajar para outro estado é ir para Balneário Camboriú. O Lugar é LINDO!

Espero ter ajudado, um forte abraço fique com Deus!


x

Foi enviado para seu e-mail o e-book. Veja na caixa de Spam caso não tenha chego!

Pin It on Pinterest

Share This