Como funciona o Airbnb?

Viajar pelo mundo é o sonho de muitos, conhecer lugares incríveis, participar de festas fantásticas e desfrutar das melhores paisagens.

Porém quando pensamos em viajar já aparece uma preocupação em nossas mentes, a hospedagem. Por isso vamos explicar como funciona o Airbnb para você curtir as suas férias com mais tranquilidade.

Como funciona o airbnb
Como funciona o airbnb

O que é Airbnb?

Em 2008 três amigos, Brian Chesky, Joe Gebbia e Nathan Blecharczyk fundaram a empresa airbnb utilizando um programa de incubadora para novas ideias.

O propósito deles era criar uma plataforma onde donos de casas e imóveis pudessem oferecer quartos e hospedagem para viajantes do mundo todo.

Com isso, eles atraíram dois públicos:

● Donos de imóveis: Pessoas que têm casas e apartamentos com quartos vagos em cidades turísticas conseguem, com o airbnb, ganhar uma renda extra, alugando o quarto e realizando o serviço de hospedagem.

● Viajantes e turistas: Já os viajantes não precisam mais se preocupar em procurar hotéis e albergues, pagando fortunas apenas para dormir em um lugar durante as férias.

Com isso em mente, a plataforma começou a tomar forma e hoje é uma das principais opções de hospedagem, registrando a marca de 10 milhões de reservas e contando com investidores como Ashton Kutcher.


E como funciona o airbnb?

O airbnb é um ótimo ambiente para quem quer viajar gastando menos e para quem quer ganhar um dinheiro extra com o quarto de visitas ou com a casa de veraneio.

Airbnb como funciona para viajantes?

Airbnb - Viajantes
Airbnb – Viajantes

O primeiro passo para os turistas de plantão usarem a plataforma é simples, baixar o app e se cadastrar gratuitamente, desse modo você já tem acesso e pode realizar as suas reservas.

Para procurar hospedagens você pode utilizar o aplicativo ou o site, colocando o seu destino o dia da viagem e o número de pessoas. Desse modo a plataforma faz uma busca em seu banco de dados e apresenta os resultados mais relevantes.

Além disso, você ainda pode usar os filtros de pesquisa, restringido o preço do quarto e delimitando outras preferências. Assim o site consegue mostrar sempre a melhor opção para a sua pesquisa.

Na hora de aprender como funciona o airbnb é bom saber identificar bons lugares, principalmente com os comentários dos hóspedes anteriores.

Para ter acesso aos comentários você deve clicar no anúncio que chamou a sua atenção, assim você pode ver a opinião de outras pessoas que já se hospedaram ali e descobrir mais detalhes sobre o local.

Além disso, você ainda pode mandar uma mensagem para o dono do imóvel, o anfitrião, tirando todas as suas dúvidas. Após isso você já está pronto para realizar a sua reserva.

Dependendo do anúncio você pode reservar de duas maneiras, uma é realizando o pedido de reserva que será aceito pelo anfitrião ou realizando a Reserva Instantânea caso esteja disponível.

Airbnb como funciona para anfitriões?

A plataforma preza pelo bem-estar tanto dos turistas como de quem vai ceder sua casa, para isso, o site toma uma série de medidas que garantem a segurança e evita que um dos dois lados saia prejudicado.

Se você quer alugar sua casa o procedimento é simples, também pode se cadastrar gratuitamente e anunciar o seu espaço. Uma das vantagens do Airbnb é que ele possui todo o tipo de categoria de hospedagem, podendo anunciar até um colchão inflável em sua sala de estar, por exemplo.

Logo, quase qualquer pessoa no mundo pode utilizar os serviços do airbnb para alugar algum espaço, porém o modo como funciona o airbnb incomoda alguns países que proibiram o aplicativo a fim de proteger as redes de hotelaria e etc.

Além disso, de modo a prevenir que utilizem a plataforma para outros fins, o airbnb não aceita anúncios de veículos ou embarcações que tem como objetivo a locomoção, ou qualquer outra situação em que a locação não seja para alojamento.

Resumindo, se você quer ser anfitrião tem que estar em um país onde o aplicativo é permitido e não pode anunciar algo que não seja para hospedagem.

O que são as “Experiências”?

As Experiências são atividades locais que os moradores nativos oferecem para os hóspedes, fazendo o turista ficar totalmente imerso na cultura e costumes do local.

Airbnb - Experiàncias
Airbnb – Experiàncias

Além disso, para você oferecer uma experiência nem precisa anunciar um quarto, você pode criar atividades sem ser um anfitrião de hospedagem.

Do mesmo modo que os turistas não precisam alugar um quarto do airbnb para participar dessas experiências, o objetivo é proporcionar atividades únicas e aproximar os turistas dos nativos.

O airbnb avalia cada experiência, para garantir que toda a atividade proposta seja satisfatória e evitar o mau uso do espaço para experiências ruins.

Reservando uma experiência

Para aprender como funciona o airbnb completamente, você deve conhecer a seção de Experiências, vamos mostrar como reservar e se divertir ainda mais nas férias.

Utilizando o aplicativo ou o site você pode navegar na guia de experiências e procurar por data e local as atividades disponíveis, sem a necessidade de alugar um quarto.

Mas antes de reservar fique atendo aos requisitos, muitas atividades exigem idade mínima ou alguma habilidade anterior, além disso, tome cuidado para não marcar mais experiências no mesmo horário.

Oferecendo uma experiência

Qualquer pessoa pode oferecer uma atividade para os usuários do airbnb, porém você deve seguir as leis locais e ter responsabilidade para não colocar a vida de ninguém em risco.

Além disso, o site realiza a verificação de qualidade, então você deve cumprir três exigências de qualidade, que são:

  • Conhecimento especializado: O anfitrião que estiver disposto a vender uma experiência tem que ter todos os conhecimentos necessários para isso, isso garante a segurança dos turistas e faz com que a experiência seja mais gratificante, já que se você é especialista, pode oferecer muito mais aos seus acompanhantes.
  • Acesso privilegiado: O airbnb tenta garantir que a experiência é algo único, que o turista não conseguiria fazer sem a ajuda do anfitrião, por isso você deve garantir que sua atividade seja privilegiada.
  • Empatia: O terceiro requisito pedido pelo airbnb é que os anfitriões tenham empatia, o objetivo é aproximar o contato humano, desse modo, os turistas vão para casa como novos amigos.

Quando você entende como funciona o airbnb percebe que ele se preocupa muito com a segurança do hóspede e do anfitrião, garantindo que o tempo de estadia seja o mais prazeroso possível.

Por essa razão o airbnb também avalia as experiências já anunciadas, se houver muito descontentamento ela pode ser excluída do site.

Como funciona o pagamento?

O airbnb possui várias plataformas de pagamento, de modo que seja possível utilizar uma ou outra em qualquer lugar do mundo, já que o aplicativo deve se adequar às leis locais de cada região.

Disponível para o mundo todo

Uma opção de pagamento que está ativa para todo o mundo são os principais cartões de crédito, cartões de crédito pré-pagos e cartões de débito que são processados como crédito.

Entre as opções de bandeira as principais são:

  • Visa;
  • MasterCard;
  • Amex;
  • Discover;
  • E JCB.

Disponível para alguns países

Algumas plataformas de pagamento já são aceitas em vários locais do mundo, porém ainda existem países que não tem suporte à sistemas, como:

  • Apple Pay para iOS;
  • Google Play para Android nos EUA;
  • PayPal para países selecionados.

Opções disponíveis para o Brasil

Além das alternativas acima, algumas plataformas de pagamento que são exclusivas para o Brasil são:

  • Aura;
  • Elo;
  • E Hipercard.

Porém vale lembrar que os pagamentos brasileiros estão limitados a 3 mil dólares por transação e 12 mil dólares por mês.

Como funciona o airbnb para compor os preços?

Uma dúvida muito comum dos usuários do airbnb é como eles compõem o preço dos quartos e alojamentos, conseguindo valores tão bons em relação à outros lugares.

O preço de uma hospedagem é composta por três custos:

Custos definidos pelo anfitrião

O anfitrião define as taxas que ele vai receber por alugar o quarto, esse é o primeiro custo que entra no cálculo de preço da hospedagem que você reservar.

Este custo é subdividido em três taxas:

  • Taxa pernoite: É quanto o anfitrião cobra por cada noite passada em seu alojamento;
  • Taxa de limpeza: Uma taxa única, que o anfitrião cobra para garantir a limpeza do local, para ficar pronto para o próximo hóspede;
  • Taxa de hóspedes adicionais: Taxa única para cobrir gastos extras com mais hóspedes, nem todos os anfitriões cobram esta taxa.

Custos definidos pelo airbnb

Descobrindo como funciona o airbnb você percebe que eles oferecem vários serviços, garantindo o bem-estar de todos os usuários, mas para isso continuar existindo ele tem que lucrar, então cobra uma taxa de serviço para cada reserva realizada.

Com esta taxa, os serviços de qualidade do airbnb continuam garantindo um ambiente mais seguro para quem quer viajar e para quem quer alugar um espaço.

Outros custos

A terceira categoria é sobre os custos locais, que podem surgir devido a leis da região ou outros fatores deste gênero, como:

  • Taxa de câmbio: Se você quiser viajar para outro país, possivelmente vai ter que pagar a taxa de câmbio para a moeda do seu destino;
  • Imposto Sobre Valor Agregado: Este é um imposto cobrado dos hóspedes que moram na União Europeia, Suíça, Noruega, Islândia, África do Sul e Japão.
  • Impostos locais: Dependendo da região que você viaje é possível que existam outros impostos que serão computados no valor final.

O que é airbnb for work?

Airbnb for work
Airbnb for work

Muitas empresas realizam contato com seus clientes e fornecedores pessoalmente, garantindo uma melhor comunicação, isso exige que algumas pessoas de sua equipe estejam sempre viajando.

O airbnb tem uma solução para garantir uma viagem a trabalho mais tranquila e fácil de administrar.

O airbnb for work foi pensado para facilitar o gerenciamento de viagens, ou seja, os administradores, responsáveis pelas viagens da equipe, possuem acesso à um painel gratuito e alertas de preços que ajudam a reduzir os gastos em viagens e a controlar melhor cada viagem.

O modo como funciona o airbnb for work é muito semelhante ao airbnb comum, a diferença está nas opções especializadas para administradores.

Além disso, na hora de buscar acomodações você pode filtrar as opções marcando a opção “Para Trabalho”, assim os resultados serão apresentados com os quartos e hospedagens próprias para a sua finalidade.

As hospedagens para trabalho

Diferentemente das hospedagens para viagens, quando um anfitrião cadastra algo exclusivo para trabalho ele deve oferecer ou uma casa inteira ou um quarto com banheiro privado, além de cumprir uma série de exigências de qualidade, como:

Tipos de propriedades:

O site limita o tipo de propriedades elegíveis para viajantes a trabalho, tentando aumentar o nível de satisfação dos usuários, então para essa modalidade só pode ser oferecido as propriedades:

Casa, apartamento, bangalô, cabana, chalé, townhouse, vila, casa de hóspedes, loft, condomínio, hotel ou pousada.

Comodidades:

O modo como funciona o airbnb é pensado para garantir o bem-estar e a segurança dos hóspedes, no caso dos viajantes a trabalho, eles realizam alguns requisitos extras, que garantem que a estadia seja a melhor possível, como:

  • Itens básicos como toalhas, papel higiênico, lençóis e etc;
  • Segurança para trancar e destrancar o quarto, como fechadura inteligente, chave própria, cofre eletrônico e etc;
  • Wi-fi e televisão;
  • Ferro de passar roupa e secador de cabelos;
  • Local apropriado para notebook;
  • Detectores de monóxido de carbono e fumaça.

Avaliações e taxas de resposta

Além disso, o airbnb para averiguar a qualidade das acomodações utiliza os comentários e avaliações dos usuários, sendo que para ser elegível para o airbnb for work o quarto deve ter classificação 4,8 ou maior e mais de 5 comentários em um ano.

Outro requisito é a atenção do anfitrião, para isso você deve ter respondido no mínimo 90% dos pedidos de reserva no prazo de 24 horas nos últimos doze meses.

Conheça mais dicas de viagem e aproveite para curtir suas férias

Aprender como funciona o airbnb é essencial para você ter mais opções na hora de viajar, mas para aproveitar todas as maravilhas que o mundo tem para te oferecer existem ainda mais dicas.

Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro de tudo sobre viagens, e se você quer aproveitar as férias para tirar fotos, baixe nosso e-book e descubra como melhorar as suas fotografias.

Se você for para o centro uma parte mais urbana, pode conhecer o Beco do Batman, Campo de Marte, Mercado Municipal SP ou para o interior em Socorro.

Ou se quiser ir para outra região do Brasil pode ir para Balneário Camboriú usando o Airbnb.



Summary
Como funciona o airbnb e o que é! Não sabe? Te ensino agora!
Article Name
Como funciona o airbnb e o que é! Não sabe? Te ensino agora!
Description
Aprender como funciona o airbnb é essencial para você ter mais opções na hora de viajar, mas para aproveitar todas as maravilhas que o mundo tem!
Author
Publisher Name
Estou na Viagem
Publisher Logo
x

Foi enviado para seu e-mail o e-book. Veja na caixa de Spam caso não tenha chego!

Pin It on Pinterest

Share This