A Vila Madalena é cheia de atrações culturais que impressionam os turistas e os amantes da fotografia, e um desses lugares é o Beco do Batman, um destino que todos deveriam visitar.

Beco do Batman - Mensagens
Beco do Batman – Mensagens

O que é este Beco?

Na década de 80 um beco estreito da Vila Madalena recebeu um graffiti com a figura do Batman, o que deu o nome para o local, e com isso se transformou em um ponto de referência do graffiti reunindo verdadeiras obras de artes por mais de 30 anos.

E como o ponto artístico coleciona obras lindas e reflexivas, logo se tornou um destino para os fotógrafos de plantão, e um dos sucessos da internet.

Por causa desse movimento artístico e fotográfico, a região está se desenvolvendo com outras atrações turísticas, como bares, cafés e etc.

Além disso, como os artistas vão pintando em cima das obras antigas, todo ano tem atrações novas e mesmo repetindo a experiência você vai descobrir várias novidades no local.

Beco do Batman Endereço

A localização do beco fica entre as ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, podendo ser percorrida a pé.

Se você não conhece muito da Vila Madalena, pode pegar o metrô e descer na estação Sumaré, já que o Beco do Batman fica a 15 minutos de caminhada dali.

Já de carro ou Uber fica ainda mais fácil, já que você pode colocar o nome em qualquer aplicativo gps e ir seguindo a rota tranquilamente, é um local fácil de achar.

E quando é melhor para ir?

O Beco do Batman SP é uma travessa estreita, se você for em horários movimentados vai encontrar filas e pouco espaço, dificultando um pouco a experiência.

Então o ideal é evitar os finais de semana e ir bem cedinho, antes que o movimento comece.

Claro que sempre é recomendado bom senso, pois existem moradores na região que não gostam que um grande grupo de pessoas chegue de madrugada fazendo barulho.

Ou seja, evite horários muito tardes, o ideal é a primeira hora da manhã, dedicar umas poucas horas para visitar as obras e fotografar e depois ir tomar um café em alguma padaria da região.Mas vamos ao que interessa, as melhores coisas para se fazer no Beco do Batman e arredores.

1 – Caminhe e conheça todas as artes primeiro

A primeira coisa a se fazer no beco é caminhar devagar entre ele, observando cada arte e identificando o caminho, desse modo você consegue apreciar todo o beco e descobrir quais pinturas você mais gostou.

Deixando para tirar fotos depois que você já viu todo o beco, fica mais fácil de imaginar cenas e poses, e você controla melhor o seu tempo, sabendo o quanto demorar para cada fotografia.

Mas lembre-se, o importante é se divertir, então vá com calma e tempo para conseguir aproveitar o máximo possível.

2 – Tente encontrar as artes da internet

O Beco do Batman Vila Madalena é alvo de muitos perfis de fotógrafos profissionais e amadores, com uma pesquisa rápida você consegue encontrar vários registros das pinturas de lá.

Porém como os artistas vão renovando as artes a cada ano, uma ótima experiência é tentar encontrar as pinturas mais famosas, como a figura de um pavão ou a imagem do Pelé.

Está é uma ótima atividade e muito divertida, além do mais permite que você olhe com mais cuidado para as pinturas, já que está focado em procurar as artes que você viu na internet.

3 – O grafite de anjo

Uma das artes mais famosas da internet não fica no Beco do Batman, mas fica próximo, e já que você está ali pertinho não custa nada ir procurar este grafite.

A obra é intitulada de Anjo da Vila, e fica na Rua Harmonia nº 150, na loja Kotton Futon. Pode colocar no gps e ir procurar para tirar uma foto no centro das asas, simulando um anjo.

4 – Inspire-se em outros fotógrafos

O Beco é movimentado o ano inteiro, antes de viajar você pode buscar algumas fotos para se inspirar e ir com uma ideia nova na cabeça.

Mas tente procurar só fotografias mais recentes, se não corre o risco de não encontrar a arte que você quer fotografar.

Aproveite todas as inspirações que a internet oferece para transformar o dia da visita em algo inesquecível e com muitos registros fotográficos.

E, claro, depois que voltar para casa se lembre de postar tudo para inspirar outras pessoas e deixar o Beco do Batman cada vez mais famoso.

5 – Tire foto da entrada do Beco

Uma das fotos mais tradicionais de quem visita o Beco é registrar a entrada, onde já é possível ver alguns grafites e a placa identificando a travessa.

Está foto fica muito legal em seu álbum de recordações e, se você quiser voltar nos outros anos, também podem ser usadas para acompanhar a metamorfose do local, sempre em constante mudança visual.

Toda visita é uma surpresa nova, principalmente na entrada do Beco, não perca a oportunidade de registrar esse momento.

6 – Fotografe as ruas

Outra coisa para fazer no Beco é fotografar as ruas da sua perspectiva, sem focar em uma única arte.

As ruas do Beco possuem paredões nas laterais e são cobertas por pinturas de grafite, uma mais bela do que a outra, fotografar essa visão, colocando as obras de arte na periferia da foto, dão uma sensação muito legal para a foto.

Isso faz com que a pessoa que vai ver as suas fotografias se sinta caminhando no próprio Beco do Batman e vai desejar visitá-lo para aprofundar ainda mais essa experiência.

7 – Preste atenção nas mensagens deixadas pelos artistas

Beco do Batman - Mensagens
Beco do Batman – Mensagens

O Beco se destaca por suas pinturas e formas que vão mudando ao longo do tempo, mas a arte dos grafiteiros vai além das cores vivas e imagens realistas.

Eles também escrevem mensagens, poemas e reflexões. Caminhe pelas ruas e preste atenção nessas mensagens.

A arte das palavras é tão impactante como das imagens pintadas, e você consegue ótimas fotos com as frases que mais te tocaram.

8 – Admire as obras

Em nossas vidas agitadas estamos em constante frenesi para fazer tudo a tempo, mas quando falamos em artes e fotografia, precisamos deixar de lado essa correria e focarmos.

Existem muitas obras com diferentes técnicas, tem arte para todos os gostos, se alguma te chamou a atenção, pare alguns instantes para simplesmente observar e admirar.

O Beco do Batman é um ótimo local para você aprender mais sobre o seu próprio veio artístico e também possibilita que você reflita um pouco sobre a sua própria vida.

9 – Aproveite a vida noturna

Se você curte sair em um barzinho ou ir comer um lanche de noite, o Beco possui várias atrações, fazendo a vida noturna da Vila Madalena ficar bem interessante.

Existem vários bares e restaurantes que oferecem experiências únicas, unindo a boa comida com a imersão na arte do local.

O Beco do Batman Bar é uma ótima pedida para quem quer se divertir com os amigos ou está passando alguns dias em São Paulo e quer se despedir da cidade.

Existem bares a céu aberto com mesinhas na calçada, existem restaurantes com chefs renomados, lanchonetes com uma ótima culinária.

E o melhor de tudo é que nenhum é muito caro, você pode se divertir no que preferir e não vai ter que pagar uma fortuna por isso.

10 – Visite as galerias de arte perto do Beco

O Beco do Batman por si só já é uma galeria fabulosa, e a céu aberto, o que deixa tudo ainda mais impactante.

Mas além disso, na Vila Madalena existem várias galerias de arte com outros estilos de pintura e representações artísticas, você como um amante da fotografia não pode deixar de visitar esses lugares e se inspirar pelas obras de arte.

11 – Volte sempre

E a última coisa para fazer no Beco é voltar, é impossível ir apenas uma vez e não se apaixonar pela arte de rua que vai encontrar.

Mas o melhor é voltar sempre, todo ano ir visitar e ficar observando as mudanças, descobrir como tudo ali se transformou em novas obras de arte tão belas como as antigas.

Então lembre-se, visite o Beco, mas se prepara para voltar muitas e muitas vezes.

Bônus: A importância do Beco e alguns artistas que trabalham nele

Beco do Batman - Artistas
Beco do Batman – Artistas

Muitas pessoas acreditam que a arte de rua é apenas uma pintura na parede sem muito valor, mas para nós que amamos a representação artística conseguimos ver a importância do surgimento desse tipo de arte nos Becos de nossas cidades.

No caso do Beco do Batman, o local era abandonado e perigoso, pouco iluminado e sem nenhum cuidado.

Com o surgimento das obras de arte e a fama cada vez maior, atraindo turistas de todos os lugares do Brasil, o local foi se desenvolvendo e evoluindo.

Um simples grafite do Batman conseguiu revitalizar toda uma região, promovendo avanços, abrindo espaço para bares, restaurantes e até galerias de arte.

É com o grafite que surgiu ali que o Beco antes esquecido voltou a vida, essa é uma das maiores importâncias do trabalho das centenas de artistas que já passaram por ali, então vamos conhecer alguns deles.

Os Tupys

Esse grupo de grafiteiros é formado por Carlos Delfino, Ciro Cozzolino e Zé Carratu, são responsáveis por alguns grafites recentes no Beco.

Miss Van e Ciro Schu

E não são só brasileiros que participam do Beco do Batman, o paulista Ciro Schu formou uma aliança com a francesa Miss Van e produzem belíssimas obras de arte no beco.

Vale lembrar que o trabalho de Miss Van é reconhecido mundialmente, sendo uma das principais artistas de arte de rua da atualidade.

Bueno Caos

Outro artista que está muito presente no Beco é o “criador” do Pelé Beijoqueiro, onde ele retrata o eterno camisa 10 beijando figuras famosas, como o próprio Batman.

Além da sua participação no Beco, Bueno espalha a sua arte do Pelé por toda a cidade, como uma representação crítica e satírica, sempre com bastante humor.

Boletabike

Daniel Medeiros é outro artista do Beco, se chama de Boletabike e procura usar representações psicodélicas dos anos 60 e 70 para compor os seus murais.

Coletivo Transverso

Este outro grupo é responsável por grande parte das frases e mensagens reflexivas onde eles produzem seus questionamentos e artes por meio de reuniões coletivas para depois expor no Beco do Batman.

Enivo

Outro artista que está ficando muito famoso no Beco é o Enivo, aliás ele é o autor do mural do pavão que faz fila para as pessoas tirarem foto.

Além disso, Enivo continua participando da arte de rua pintando suas obras por toda São Paulo, e não ficando preso em galerias fechadas.

Nove/Digital Orgânico

O artista Nove, ou Digital orgânico como também é conhecido, possui um estilo um pouco diferente, utilizando composições geométricas e dando ideia de luz para a imagem faz obras de arte incríveis.

Sliks

Outro artista de renome mundial é Rafael Sliks, que produz obras surpreendentes colocando toda sua criatividade para apresentar um mundo surreal.

Ele é o criador de vários murais famosos do Beco e está sempre produzindo obras fantásticas, utilizando efeitos de sobreposição e alguns efeitos 3D.

Speto

Speto é um dos artistas mais ativos do Brasil, atuando com arte de rua desde a década de 80 ele é quase uma lenda entre os grafiteiros.

Os trabalhos dele remetem aos desenhos de cordel, utilizando xilogravuras, e como o artista mora pertinho do Beco, está sempre criando novos murais e divulgando a sua arte.

Conheça mais sobre lugares como o Beco do Batman.

Beco do Batman
Beco do Batman

Todo fotógrafo deve passar no Beco da Vila Madalena um dia para se deliciar com as obras de artes e com a possibilidade de tirar fotos incríveis.

Dica: se você vier para São Paulo veja onde ficar no airbnb.

Mas existem muito mais lugares únicos e especiais como esse, acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das melhores dicas de viagem e fotografia.

E também faça o download do nosso Ebook de fotografia, assim você aprende mais sobre a arte de tirar fotos e consegue uma experiência ainda mais surpreendente em lugares como o Beco.

Se for viajar para outra cidade ou estado, veja algumas referências aqui:

Ou queria conhecer algum evento em SP:

Summary
11 Coisas para fazer no Beco do Batman Vila Madalena SP
Article Name
11 Coisas para fazer no Beco do Batman Vila Madalena SP
Description
A Vila Madalena é cheia de atrações culturais que impressionam os turistas e os amantes da fotografia, e um desses lugares é o Beco do Batman! Veja aqui...
Author
Publisher Name
Estou na Viagem
Publisher Logo

Guia SECRETO para você impressionar a TODOS com fotos 10x mais lindas. Aprenda agora! Totalmente Grátis.

Foi enviado para seu e-mail o e-book. Veja na caixa de Spam caso não tenha chego!

Guia SECRETO para você impressionar a TODOS com fotos 10x mais lindas. Aprenda agora! Totalmente Grátis.

Foi enviado para seu e-mail o e-book. Veja na caixa de Spam caso não tenha chego!

Pin It on Pinterest

Share This