Tópicos do Conteúdo
O que é este Beco do Batman?
A Vila Madalena é cheia de atrações culturais que impressionam os turistas e os amantes da fotografia, e um desses lugares é o Beco do Batman, um destino que todos deveriam visitar.
Na década de 80 um beco estreito da Vila Madalena recebeu um graffiti com a figura do Batman, o que deu o nome para o local, e com isso se transformou em um ponto de referência do graffiti reunindo verdadeiras obras de artes por mais de 30 anos.
E como o ponto artístico coleciona obras lindas e reflexivas, logo se tornou um destino para os fotógrafos de plantão, e um dos sucessos da internet.
Por causa desse movimento artístico e fotográfico, a região está se desenvolvendo com outras atrações turísticas, como bares, cafés e etc.
Além disso, como os artistas vão pintando em cima das obras antigas, todo ano tem atrações novas e mesmo repetindo a experiência você vai descobrir várias novidades no local.

Beco do Batman Endereço
A localização do beco fica entre as ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, podendo ser percorrida a pé.
Se você não conhece muito da Vila Madalena, pode pegar o metrô e descer na estação Sumaré, já que o Beco do Batman fica a 15 minutos de caminhada dali.
Já de carro ou Uber fica ainda mais fácil, já que você pode colocar o nome em qualquer aplicativo gps e ir seguindo a rota tranquilamente, é um local fácil de achar.
O que fazer e quando é melhor para ir?
O Beco do Batman SP é uma travessa estreita, se você for em horários movimentados vai encontrar filas e pouco espaço, dificultando um pouco a experiência.
Então o ideal é evitar os finais de semana e ir bem cedinho, antes que o movimento comece.
Claro que sempre é recomendado bom senso, pois existem moradores na região que não gostam que um grande grupo de pessoas chegue de madrugada fazendo barulho.
Ou seja, evite horários muito tardes, o ideal é a primeira hora da manhã, dedicar umas poucas horas para visitar as obras e fotografar e depois ir tomar um café em alguma padaria da região.Mas vamos ao que interessa, as melhores coisas para se fazer no Beco do Batman e arredores.

1 – Caminhe e conheça todas as artes primeiro
A primeira coisa a se fazer no beco é caminhar devagar entre ele, observando cada arte e identificando o caminho, desse modo você consegue apreciar todo o beco e descobrir quais pinturas você mais gostou.
Deixando para tirar fotos depois que você já viu todo o beco, fica mais fácil de imaginar cenas e poses, e você controla melhor o seu tempo, sabendo o quanto demorar para cada fotografia.
Mas lembre-se, o importante é se divertir, então vá com calma e tempo para conseguir aproveitar o máximo possível.
2 – Tente encontrar as artes da internet
O Beco do Batman Vila Madalena é alvo de muitos perfis de fotógrafos profissionais e amadores, com uma pesquisa rápida você consegue encontrar vários registros das pinturas de lá.
Porém como os artistas vão renovando as artes a cada ano, uma ótima experiência é tentar encontrar as pinturas mais famosas, como a figura de um pavão ou a imagem do Pelé.
Está é uma ótima atividade e muito divertida, além do mais permite que você olhe com mais cuidado para as pinturas, já que está focado em procurar as artes que você viu na internet.
3 – O grafite de anjo
Uma das artes mais famosas da internet não fica no Beco do Batman, mas fica próximo, e já que você está ali pertinho não custa nada ir procurar este grafite.
A obra é intitulada de Anjo da Vila, e fica na Rua Harmonia nº 150, na loja Kotton Futon. Pode colocar no gps e ir procurar para tirar uma foto no centro das asas, simulando um anjo.
4 – Inspire-se em outros fotógrafos
O Beco é movimentado o ano inteiro, antes de viajar você pode buscar algumas fotos para se inspirar e ir com uma ideia nova na cabeça.
Mas tente procurar só fotografias mais recentes, se não corre o risco de não encontrar a arte que você quer fotografar.
Aproveite todas as inspirações que a internet oferece para transformar o dia da visita em algo inesquecível e com muitos registros fotográficos.
E, claro, depois que voltar para casa se lembre de postar tudo para inspirar outras pessoas e deixar o Beco do Batman cada vez mais famoso.
5 – Tire foto da entrada do Beco do Batman
Uma das fotos mais tradicionais de quem visita o Beco é registrar a entrada, onde já é possível ver alguns grafites e a placa identificando a travessa.
Está foto fica muito legal em seu álbum de recordações e, se você quiser voltar nos outros anos, também podem ser usadas para acompanhar a metamorfose do local, sempre em constante mudança visual.
Toda visita é uma surpresa nova, principalmente na entrada do Beco, não perca a oportunidade de registrar esse momento.
6 – Fotografe as ruas

Outra coisa para fazer no Beco é fotografar as ruas da sua perspectiva, sem focar em uma única arte.
As ruas do Beco possuem paredões nas laterais e são cobertas por pinturas de grafite, uma mais bela do que a outra, fotografar essa visão, colocando as obras de arte na periferia da foto, dão uma sensação muito legal para a foto.
Isso faz com que a pessoa que vai ver as suas fotografias se sinta caminhando no próprio Beco do Batman e vai desejar visitá-lo para aprofundar ainda mais essa experiência.


7 – Preste atenção nas mensagens deixadas pelos artistas
O Beco se destaca por suas pinturas e formas que vão mudando ao longo do tempo, mas a arte dos grafiteiros vai além das cores vivas e imagens realistas.
Eles também escrevem mensagens, poemas e reflexões. Caminhe pelas ruas e preste atenção nessas mensagens.
A arte das palavras é tão impactante como das imagens pintadas, e você consegue ótimas fotos com as frases que mais te tocaram.
8 – Admire as obras
Em nossas vidas agitadas estamos em constante frenesi para fazer tudo a tempo, mas quando falamos em artes e fotografia, precisamos deixar de lado essa correria e focarmos.
Existem muitas obras com diferentes técnicas, tem arte para todos os gostos, se alguma te chamou a atenção, pare alguns instantes para simplesmente observar e admirar.
O Beco do Batman é um ótimo local para você aprender mais sobre o seu próprio veio artístico e também possibilita que você reflita um pouco sobre a sua própria vida.
9 – Aproveite a vida noturna
Se você curte sair em um barzinho ou ir comer um lanche de noite, o Beco possui várias atrações, fazendo a vida noturna da Vila Madalena ficar bem interessante.
Existem vários bares e restaurantes que oferecem experiências únicas, unindo a boa comida com a imersão na arte do local.
O Beco do Batman Bar é uma ótima pedida para quem quer se divertir com os amigos ou está passando alguns dias em São Paulo e quer se despedir da cidade.
Existem bares a céu aberto com mesinhas na calçada, existem restaurantes com chefs renomados, lanchonetes com uma ótima culinária.
E o melhor de tudo é que nenhum é muito caro, você pode se divertir no que preferir e não vai ter que pagar uma fortuna por isso.
10 – Visite as galerias de arte perto do Beco do Batman
O Beco do Batman por si só já é uma galeria fabulosa, e a céu aberto, o que deixa tudo ainda mais impactante.
Mas além disso, na Vila Madalena existem várias galerias de arte com outros estilos de pintura e representações artísticas, você como um amante da fotografia não pode deixar de visitar esses lugares e se inspirar pelas obras de arte.
11 – Volte sempre

E a última coisa para fazer no Beco é voltar, é impossível ir apenas uma vez e não se apaixonar pela arte de rua que vai encontrar.
Mas o melhor é voltar sempre, todo ano ir visitar e ficar observando as mudanças, descobrir como tudo ali se transformou em novas obras de arte tão belas como as antigas.
Então lembre-se, visite o Beco, mas se prepara para voltar muitas e muitas vezes.
Bônus: A importância do Beco do Batman e alguns artistas que trabalham nele

Muitas pessoas acreditam que a arte de rua é apenas uma pintura na parede sem muito valor, mas para nós que amamos a representação artística conseguimos ver a importância do surgimento desse tipo de arte nos Becos de nossas cidades.
No caso do Beco do Batman, o local era abandonado e perigoso, pouco iluminado e sem nenhum cuidado.
Com o surgimento das obras de arte e a fama cada vez maior, atraindo turistas de todos os lugares do Brasil, o local foi se desenvolvendo e evoluindo.
Um simples grafite do Batman conseguiu revitalizar toda uma região, promovendo avanços, abrindo espaço para bares, restaurantes e até galerias de arte.
É com o grafite que surgiu ali que o Beco antes esquecido voltou a vida, essa é uma das maiores importâncias do trabalho das centenas de artistas que já passaram por ali, então vamos conhecer alguns deles.
Os Tupys
Esse grupo de grafiteiros é formado por Carlos Delfino, Ciro Cozzolino e Zé Carratu, são responsáveis por alguns grafites recentes no Beco.
Miss Van e Ciro Schu
E não são só brasileiros que participam do Beco do Batman, o paulista Ciro Schu formou uma aliança com a francesa Miss Van e produzem belíssimas obras de arte no beco.
Vale lembrar que o trabalho de Miss Van é reconhecido mundialmente, sendo uma das principais artistas de arte de rua da atualidade.
Bueno Caos
Outro artista que está muito presente no Beco é o “criador” do Pelé Beijoqueiro, onde ele retrata o eterno camisa 10 beijando figuras famosas, como o próprio Batman.
Além da sua participação no Beco, Bueno espalha a sua arte do Pelé por toda a cidade, como uma representação crítica e satírica, sempre com bastante humor.
Boletabike
Daniel Medeiros é outro artista do Beco, se chama de Boletabike e procura usar representações psicodélicas dos anos 60 e 70 para compor os seus murais.
Coletivo Transverso
Este outro grupo é responsável por grande parte das frases e mensagens reflexivas onde eles produzem seus questionamentos e artes por meio de reuniões coletivas para depois expor no Beco do Batman.
Enivo
Outro artista que está ficando muito famoso no Beco é o Enivo, aliás ele é o autor do mural do pavão que faz fila para as pessoas tirarem foto.
Além disso, Enivo continua participando da arte de rua pintando suas obras por toda São Paulo, e não ficando preso em galerias fechadas.
Nove/Digital Orgânico
O artista Nove, ou Digital orgânico como também é conhecido, possui um estilo um pouco diferente, utilizando composições geométricas e dando ideia de luz para a imagem faz obras de arte incríveis.
Sliks
Outro artista de renome mundial é Rafael Sliks, que produz obras surpreendentes colocando toda sua criatividade para apresentar um mundo surreal.
Ele é o criador de vários murais famosos do Beco e está sempre produzindo obras fantásticas, utilizando efeitos de sobreposição e alguns efeitos 3D.
Speto
Speto é um dos artistas mais ativos do Brasil, atuando com arte de rua desde a década de 80 ele é quase uma lenda entre os grafiteiros.
Os trabalhos dele remetem aos desenhos de cordel, utilizando xilogravuras, e como o artista mora pertinho do Beco, está sempre criando novos murais e divulgando a sua arte.
Conheça mais sobre lugares como o Beco do Batman.

Todo fotógrafo deve passar no Beco da Vila Madalena um dia para se deliciar com as obras de artes e com a possibilidade de tirar fotos incríveis.
Dica: se você vier para São Paulo veja onde ficar no airbnb.
Mas existem muito mais lugares únicos e especiais como esse, acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das melhores dicas de viagem e fotografia.
E também faça o download do nosso Ebook de fotografia, assim você aprende mais sobre a arte de tirar fotos e consegue uma experiência ainda mais surpreendente em lugares como o Beco.
São Paulo tem vários lugares para ir e um que amamos é Campos do Jordão.
Se for viajar para outra cidade ou estado, veja algumas referências aqui:
Ou queria conhecer algum evento em SP:
Ou se quiser ir para outra região do Brasil pode ir para Balneário Camboriú usando o Airbnb.

