Porto Belo Santa Catarina

Porto Belo tem uma ambientação impecável e com a característica de ser a capital náutica de Santa Catarina. Suas atrações estão repletas de praias diferenciadas com poucas ondas, proporcionando muitas atividades aquáticas, ecologia e cultura da preservação.

Você vai se encantar com esse lugar.

Corre aqui e confira um pouquinho do que Porto Belo tem a oferecer!

Como Chegar em Porto Belo Santa Catarina

De Carro

O acesso vindo tanto do Sul de Floripa quanto do Norte de Curitiba é pela BR – 101.

Saindo de São Paulo, a viagem pode ser um pouco demorada (mais ou menos 8h30 de viagem), pela via BR – 116.

Para chegar em todos os destinos, se você for de carro, recomendamos fazer o seu trajeto pelo aplicativo Mapeia

Neste aplicativo é possível ver os gastos com a gasolina, a quantidade de pedágio e qual estrada pegar. E claro, com aquela ajudinha do GPS. 

E já que estamos falando de facilidade em viajar, aproveite e baixe nosso aplicativo, com ele, você consegue fazer um controle dos gatos de todas as suas viagens, criar roteiros e muito mais!

Controle de gastos App para viajante
Controle de gastos App para viajante

De Ônibus

O caminho tem que ser feito até Florianópolis e de lá fazer um trajeto com escala. As opções são a Empresa Catarinense e a Viação Navegantes.

De Avião

O Aeroporto mais próximo é o de Internacional de Navegantes em Navegantes/Santa Catarina.

O Que Fazer em Porto Belo Santa Catarina

Ilha de Porto Belo

O recanto natural de Santa Catarina, localizado próximo a Balneário Camboriú: está é a Ilha de Porto Belo. A beleza desse lugar, fica ainda mais representada, pois o local tem todo um cuidado ambiental.

Possui uma trilha que dá para ser feita em até 1h, um circuito de 1,3km e é cobrado cerca de R$15,00, para a manutenção, proporcionando atrações da fauna e flora e para quem ama o contato com a natureza.

Na Ilha, também é possível fazer atividades aquáticas, de banana boat e caiaque. O passeio de banana boat é ideal para quem curte esportes radicais. E falando em esportes radicais, também é possível nas atividades subaquáticas passear pelas trilhas e praticar muito.

O local também possui serviços de bares e restaurantes com muito conforto!

Praias em Porto Belo Santa Catarina

As praias de Porto Belo proporcionam experiências diferentes de outras ao redor do Brasil. Confira algumas delas!

Praia do Estaleiro

A praia de Perequê é a mais bonita de Porto Belo, mas para muitos a mais bonita é a de Estaleiro. O acesso é pela Praia Caixa D’Aço.

Possui uma vegetação, com areia branca e 100 metros de extensão, com águas esverdeadas e transparentes, ideal para banho e mergulho.

Praia do Caixa D’Aço

Com bares flutuantes e paisagem paradisíaca, outro ponto muito bom de se visitar é a Praia do Caixa D’Aço. Fica a 7km do Centro de Porto Belo. 

Possui águas mornas e transparentes. Ela é preservada, pois tem um contato com a Mata Atlântica e o acesso é feito por trilhas. Os quiosques de lanches e petiscos que ficam na areia, só funcionam na alta temporada.

Ótimos também para mergulhos e banhos pelas águas transparentes.

Praia de Perequê

É considerada a maior praia de Porto Belo com 2,5 km de extensão, fazendo uma continuação com a Meia Praia de Itapema, localizada ao Norte de Porto Belo e fica apenas a 4km do Centro de Porto Belo. 

A Praia possui uma grande infraestrutura e própria para banho. O lugar é muito adorado pelos turistas e quem mora por lá. A praia também é ótima para esportes na areia e na água. O esporte mais famoso é a canoagem.

A praia de Perequê é diferenciada, das que estamos acostumadas a ver, pelo fato de ter muita badalação. Você pode aproveitar as festas com música eletrônica tanto de dia quanto de noite. Por lá é possível visitar excelentes comércios, bares e restaurantes.

Se encante também ao entardecer, com o pôr do sol.

Pra quem gosta de pesca, também vai curtir essa praia. 😉

Praia de Araçá

Menos movimentada, mas uma boa opção para quem gosta de lugares mais calmos para relaxar. As famílias visitam para levar as crianças, pois possui um mar calmo, parecido com uma piscina e uma grande faixa dourada de areia. Recomendado levar comidas e bebidas para o passeio. 

Ótima para pesca, muitos pescadores da região visitam o local.

É lindo também ver o pôr do sol no fim da tarde.

Praia do Centro

Na área central de Porto Belo e perto de bastantes comércio, bares e restaurantes. Também possui águas calmas e com poucas ondas, para um gostoso banho de mar.

A Praia tem um sítio arqueológico e de lá também saem passeios em barcos piratas muito divertidos e com paradas para mergulho!

Praça da Bandeira

A praça é onde acontecem os principais eventos e festas da cidade. Foi reestruturada e inaugurada novamente em 2017. A praça tem um famoso parque infantil, com o tema de um mini navio.

Um grande ponto de encontro para moradores e turistas!

Parque Aquático Porto das Águas

Porto Belo também possui um parque aquático, nas margens da rodovia de acesso a Porto Belo e Bombinhas. Possui atrações como kamikases, tobogãs e de quebra um Centro Gastronômico e uma bela área verde.

Fora da temporada o Parque tem dias e horários de funcionamento e você pode conferir no link: https://www.parqueportodasaguas.com.br/.

Ecomuseu Univali

O primeiro ponto bacana do Museu é a entrada gratuita. Não só pelo fato de ser gratuito, o museu vale a pena ser visitado, pois é apresentado a cultura, costumes e hábitos dos litorâneos de Santa Catarina. 

Você terá a oportunidade de ver ossos de baleias e exposições sobre a divulgação e preservação dos patrimônios culturais, pois muito do que é apresentado nas exposições de preservação um dia já foram lixos descartados.

Outros museus legais de visitar são o Museu da História do Futebol com camisas de copas do mundo autografadas e o Acervo Municipal de Porto Belo, que inclui mapas dos locais, documentos dos colonizadores e peças do período colonial, ótimo para conhecer as histórias mais antigas do Sul.

Artesanato

As atrações de artesanato contam com a Arte Cerâmica. É possível conhecer o trabalho do artesão. A cultura de Porto Belo envolve cachaça e licores. O Alambique do Alemão funciona o ano todo.

Visite também o Bazar do Quintal, o lugar para conhecer o rico artesanato de Porto Belo.

Culinária

Possui restaurantes para todos os gostos e bolsos. Mas, a culinária de Porto Belo é regada por peixe e frutos do mar.

Experimente o camarão ao bafo, caldeirada, marisco cozido e o famoso pirão de farinha de mandioca. 

Tem também quiosques com lanches naturais, sucos e coquetéis especiais. Você vai se deliciar com muita variedade e comidas gostosas.

Conclusão

Porto Belo é um lugar próprio, natural, com atrações diferenciadas, arquitetura açoriana e para toda a família. Se você gosta de coisas diferentes, diversão, cultura e muita praia, visite esse lugar em Santa Catarina!

Pin It on Pinterest