O que fazer em São Paulo que vão te impressionar 

Sabia que existem lugares para viajar em SP que são simplesmente um espetáculo à parte? Engana-se quem pensa que somente a capital paulista é o ponto de turismo que vale a pena visitar nesse estado. Afinal o que fazer em São Paulo, apesar de ser impressionante, não é a única a ser considerada um ótimo destino turístico.

Em todo o estado é possível encontrar atrações para todos os gostos de turistas, desde os que só querem curtir a natureza até os que desejam ter algo mais radical. 

O estado de São Paulo conta com cidades do interior que possuem praias praticamente intocadas, montanhas com vistas de tirar o fôlego, unidades de conservação e inúmeras atrações para todos os gostos.

Se todo o estado oferece inúmeras opções de turismo então por que não conhecer ao menos alguns deles? Foi pensando nisso que resolvemos fazer uma seleção dos 20 lugares para viajar em SP. 

Com certeza nossa lista vai te ajudar a elaborar um roteiro turístico muito interessante e cheio de novidades incríveis. Vamos conferir!

O que fazer em São Paulo lugares para viajar

Tanto o interior quanto a capital do estado possuem lugares excepcionais que atraem todos os estilos de turistas. Por isso, nada de imaginar que o interior é para aqueles turistas que querem descansar e curtir a natureza. 

O que fazer em São Paulo, as cidades interioranas apresentam paisagens belíssimas, comida muito saborosa, contato com a natureza, lugares históricos além de muita aventura. Sabe o que é melhor? Você pode fazer um roteiro que abrange boa parte das atrações que deseja conhecer e determinar a quantidade de dias que vai ficar em cada cidade.

Assim você terá a oportunidade de conhecer boa parte do estado de São Paulo e dos principais pontos turísticos que possui. Vamos conhecer 20 lugares excepcionais que com certeza farão com que você deseje realizar sua viagem ainda essa semana!

1- Embu das Artes

Embu das Artes fica distante apenas 30 km da capital paulista e é um destino perfeito para quem quer fazer uma visitinha e voltar para a capital. A Feira de Arte e Artesanato é seu principal atrativo. Ela é realizada todos os sábados, domingos e até mesmo nos feriados. 

Lá você vai encontrar uma grande variedade de produtos como, por exemplo, bijuterias, roupas, objetos para decoração e muito mais. Essa feira fica localizada no Centro Histórico e quando realizada toma as ruas dessa região.

O que fazer em São Paulo, se quiser encontrar plantas e até mesmo flores ornamentais não precisa se preocupar. Em Embu das Artes você encontra a Feira do Verde que conta com esses itens.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Embu das Artes

Veja a postagem O que fazer em Embu das artes

2- Cotia

Já imaginou visitar um templo budista sem sair do Brasil? Em Cotia encontra-se o maior templo budista que existe na América Latina, o Templo Zu Lai. Ele possui de área construída dez mil metros quadrados e uma grande parte dos materiais utilizados em sua construção foram importados da China. 

Ele é uma ótima opção de visitação devido a beleza e imponência do lugar. Também é ótimo para quem deseja ter um pouco de paz, calma e serenidade independente da religião que pratica.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Cotia

Veja a postagem O que fazer em Cotia

3- São Roque

Distante apenas 50 km da capital, São Roque é uma cidade perfeita para quem deseja curtir um pouco do clima serrano e vislumbrar paisagens belíssimas. 

Pela grande variedade de vinícolas existentes na região, São Roque é conhecida como a Terra do Vinho. 

Uma das atrações mais visitadas pelos turistas é a rota do vinho. O visitante ao fazer esse roteiro tem a oportunidade de conhecer como a bebida é produzida e até degustar vinhos muito bons. 

No caminho existem ótimas opções de ranchos, restaurantes, adegas, pousadas e pesqueiros. Com certeza vale muito a pena tirar um fim de semana para curtir a dois ou com a família.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em São Roque

Veja a postagem O que fazer em São Roque

4- Cunha

Existem ótimas opções para conhecer e se encantar em Cunha. Certamente, um dos lugares para viajar em SP e conhecer na cidade de Cunha é o Lavandário. 

Nele é possível observar a beleza dos 40 mil pés das flores de lavanda que ali estão plantados. O cenário que ele forma entre as montanhas é magnífico.

Independente da época do ano que faça sua visita será possível encontrar esse local florido. Isso se deve ao clima que a região possui e a poda rotativa que é realizada. Opte por fazer sua visita ao Lavandário no pôr do sol para ver a tonalidade das flores mais acentuada. É lindo de ver.

Outro ponto turístico que deve ser mencionado e visitado pelos turistas em Cunha é a Cachoeira do Veado. Essa cachoeira encontra-se no Parque Nacional da Serra da Bocaina e é muito famosa. Ela conta com duas quedas d’água e poços para se banhar.

A distância dessa cachoeira para a portaria do parque é de cerca de 20 km e o trajeto para a primeira queda d’água não é fácil. Em alguns pontos é preciso ter o auxílio de cordas. Por isso este é um dos lugares para viajar em SP voltado para quem deseja ter um pouco de aventura enquanto curte a natureza.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Cunha

Veja a postagem O que fazer em Cunha

5- Paranapiacaba

Na cidade de Santo André há uma vila muito charmosa com arquitetura inglesa que data do século XIX. Ela fica distante apenas 50 km de São Paulo capital. Sua construção ocorreu para que os trabalhadores responsáveis pela construção da primeira ferrovia em São Paulo se abrigassem.

O Distrito de Paranapiacaba é considerado patrimônio histórico nacional. É uma ótima pedida para quem gosta de conhecer lugares históricos e com arquitetura simplesmente bela. 

Mas quem gosta de curtir um pouco de aventura e natureza também pode aproveitar as trilhas que escondem as nascentes e as quedas d’águas.

Sem falar nas piscinas naturais que são de uma beleza sem igual. Prefere algo mais sossegado? Então não deixe de ir ao Museu Castelinho e fazer uma caminhada pelas ruas bucólicas do vilarejo.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Paranapiacaba

Veja a postagem O que fazer em Paranapiacaba

6- Brotas

Brotas está distante 240 km da capital paulista e certamente é um dos lugares para viajar em SP. Esta cidade é repleta de belezas naturais, diversas nascentes e cachoeiras simplesmente magníficas. 

Em algumas nascentes as águas são cristalinas e possuem um tom esverdeado, areia branca e pequenos grãos de quartzo.

Quem gosta do ecoturismo encontra ótimas oportunidades para sua realização em Brotas. Sem falar no rafting que é um dos passeios com maior procura, afinal, quem não gostaria de ver o rio Jacaré Pepira de perto, ao desafiar suas corredeiras?

Resumindo, Brotas oferece opções maravilhosas para quem deseja descansar e ter tranquilidade, mas não abre mão do turismo de aventura e do ecoturismo. 

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Brotas

Veja a postagem O que fazer em Brotas

7- Juquitiba

Distante apenas 70 km da capital São Paulo, Juquitiba é o lugar perfeito para quem gosta de curtir a natureza e esportes de aventura. É em Juquitiba que se encontra uma grande área da Mata Atlântica que está preservada. 

Por isso, lá você vai encontrar diversas nascentes, rios, riachos e cachoeiras.

Por essa cidade passa o rio Juquiá com uma descida tão incrível que a torna perfeita para a realização do rafting. Mas se quiser praticar um outro esporte como trekking, tirolesa ou até arvorismo não há problema, pois opções para essas práticas também existem por ali.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Juquitiba

Veja a postagem O que fazer em Juquitiba

8- Ubatuba

Lugares para viajar em SP é o que não faltam em Ubatuba. Afinal, essa cidade conta com alguns pontos turísticos simplesmente magníficos. 

Um dos mais famosos é a Ilha do Anchieta, que agora é um parque estadual. Ela é perfeita para quem gosta de praticar o mergulho e por isso sempre há uma boa movimentação dos passeios de escuna.

Mas a Ilha do Anchieta não se resume apenas aos mergulhos, isso seria até mesmo junto, já que ela conta com várias trilhas, praias e até mesmo as ruínas de um antigo presídio.

A Praia do Português também é muito especial e muitos a conhecem pela Praia Escondida. Ela é considerada como uma que possui mais beleza no litoral. Seu formato é diferente das praias que estamos acostumados a visitar. Geralmente elas são mais retilíneas ou possuem uma curvatura muito branda.

A Praia do Português tem o formato de uma ferradura enquanto que suas águas possuem tons verdes e azulados de beleza sem igual. Ela é ótima para quem deseja nadar ou simplesmente praticar o stand-up paddle. Para acessar essa praia é preciso ir pela Praia do Félix, passar sob pedras quando a maré está baixa.

Existe um caminho por terra que dá acesso a essa praia, entretanto, ele fica em uma propriedade particular. Por isso evita-se fazer esse percurso.

Para quem gosta de uma boa trilha em Ubatuba tem a oportunidade de fazer uma com 10 km que tem início na praia da Lagoinha. Essa trilha segue por algumas praias como Praia de Oeste, Praia do Peres, Praia do Bonete, Praia Grande do Bonete, Praia Deserta, Praia do Cedro e finaliza na Praia da Fortaleza.

Durante seu trajeto o turista passa por alguns cenários magníficos além de poder apreciar a beleza da natureza ao seu redor.

Outra praia que os turistas visitam com frequência em Ubatuba e que é muito linda e tranquila é Cedrinho ou Praia do Cedro. Seu acesso é feito através de estrada de terra e por uma trilha cuja caminhada dura cerca de 40 minutos. 

As águas dessa praia são cristalinas, além do local ser bem tranquilo e contar com um bar que atende aos turistas.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Ubatuba

Veja a postagem O que fazer em Ubatuba

9- Vinhedo

Sua distância para a capital paulista é de apenas 70 km. Seu nome não é por acaso, afinal, vinhedo vem de uva e isso é o que não falta na região. Aliás, a cidade todos os anos realiza duas festas tradicionais: Festa da Uva e Festa do Vinho. Mas engana-se quem acredita que ela somente conta com esses atrativos turísticos.

Em Vinhedo você também vai encontrar um parque aquático que tem atrações que agradam toda a família além de um dos maiores parques temáticos que existem na América Latina. Com certeza vale muito a pena conhecer esse lugar.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Vinhedo

Veja a postagem O que fazer em Vinhedo

10-Iporanga

Em Iporanga encontra-se o PETAR que conta com boa parte da Mata Atlântica e que está preservada. 

Nele, encontram-se inúmeras cavernas, falando em quantidade são mais de 300 e por isso é conhecido como o lugar que possui a maior quantidade de cavernas já catalogadas na América Latina. 

Atualmente ele é considerado um patrimônio da humanidade e devidamente reconhecido pela UNESCO. Nessa área existem, além das cavernas, rios, cachoeiras, montanhas, trilhas, vales e comunidades quilombolas. Certamente esta é uma ótima opção para quem busca por esportes como boia cross, bike, cascading, rapel entre outros.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Iporanga

Veja a postagem O que fazer em Iporanga

Não temos direitos autorais desta foto.

11- Guararema

Um dos lugares para viajar em SP que com certeza vai chamar muito a atenção é Guararema. Ela fica distante apenas 80 km da capital paulista e possui uma grande variedade de atrações. Boa parte delas está localizada no centro, como é o caso da Igreja Matriz, por exemplo.

Quem nunca viu uma maria-fumaça de perto tem a oportunidade de fazer um belíssimo passeio em Guararema e durante ele pode conhecer diversos pontos interessantes da cidade. Sua comida é muito saborosa sem falar na beleza que as peças de artesanato apresentam e que os próprios artesãos comercializam.

Próximo a igreja encontram-se várias lojinhas muito interessantes e com itens sensacionais. Esta é uma viagem para ser curtida com a família e certamente será inesquecível.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Guararema

Veja a postagem O que fazer em Guararema

12- Ilhabela

Em Ilhabela você tem a chance de conhecer a praia do Bonete que entrou na lista do Jornal “The Guardian” das 10 praias mais belas do Brasil. Isso não poderia ser diferente já que essa praia possui um encanto rústico e é preservada. Ela está localizada em uma comunicada caiçara tradicional de Ilhabela.

Para chegar a essa praia é preciso utilizar uma canoa, o que é tradicional nesta região. Caso não queira fazer isso existe outra possibilidade: atravessar o Parque Estadual da Ilhabela. Essa praia atrai turistas de todos os estilos, mas principalmente os aventureiros e os surfistas. 

Afinal, suas ondas são perfeitas para o surf e suas trilhas levam a cachoeiras exuberantes. Ainda em Ilhabela existem outras ótimas opções para o turista conhecer. A Praia de Castelhanos, por exemplo, está localizada dentro do parque estadual. 

Para acessá-la é preciso seguir por uma estrada por 15 km em carros 4×4, motocicleta ou bicicleta. Se preferir pode ir a pé, pois muitos turistas decidem fazer isso, entretanto, vá preparado, pois o terreno é bem acentuado e difícil.

Ela é uma ótima pedida para quem pratica o surf e quem apenas quer curtir a natureza exuberante e as águas claras dessa praia maravilhosa. Ainda é possível ver essa paisagem de um mirante e perceber que seu contorno forma um lindo coração. Realmente é de se apaixonar por algo assim não é mesmo?

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Ilhabela

Veja a postagem O que fazer em Ilhabela

13- Atibaia

Atibaia é uma cidade encantadora que possui atrações que agradam aos mais variados tipos de turistas. São tantas opções que apenas um fim de semana é pouco para conhecer boa parte delas. 

Uma das atrações mais conhecidas é o cartão postal da cidade, a Pedra Grande. Essa formação rochosa está localizada a 1400 metros de altura.

Trilheiros e quem curte saltar de paraglider e asa delta são os principais perfis de turistas que buscam conhecer essa atração. Afinal, ela possui uma rampa natural sensacional para quem gosta de voo livre. Aliás, ela é uma das mais conhecidas do país devido às características que possui.

Se pretende conhecer Atibaia entre os meses de agosto e setembro é uma ótima pedida para se preparar para a tradicional Festa das Flores e Morango que é realizada nessa época do ano. 

Visitantes de todos os lugares vão a Atibaia para vivenciar essa festa e, claro, se encantar com as belezas e os sabores magníficos.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Atibaia

Veja a postagem O que fazer em Atibaia

14- Cananéia

No interior do Parque Estadual da Ilha do Cardoso a mata nativa atinge os 90% o que é sensacional. Afinal, isso possibilita encontrar cachoeiras lindíssimas e até fazer trilhas em meio a um cenário paradisíaco. Sem falar nas suas praias desertas que são um verdadeiro encanto.

A Ilha do Cardoso divide-se em duas, Perequê que é a parte que conta com trilhas sobre o mangue e levam o turista até cachoeiras maravilhosas. 

A outra é conhecida por Marujá e nela encontra-se a tranquila vila dos pescadores que também oferece hospedagem aos visitantes.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Cananéia

Veja a postagem O que fazer em Cananéia

15- Itu

Todos conhecem Itu devido a fama que ela adquiriu de ser a Terra dos Exageros e esse é um dos motivos que muitos turistas decidem visitar a cidade. 

Um dos exageros que pode ser visto é o Orelhão de Itu que tem cerca de 7 metros de altura. Muitos consideram ele o símbolo da cidade. 

Há ainda o Semáforo Gigante e sim, ele funciona perfeitamente bem, por isso os motoristas não podem usar como desculpa furar o sinal simplesmente dizendo que não o viu. 

Existem outros exageros espalhados pela cidade e principalmente na Praça da Matriz, essa estância turística fica distante 100 kms da capital do estado.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Itu

Veja a postagem O que fazer em Itu

Não temos direitos autorais desta foto.

16- São Sebastião

Em São Sebastião encontra-se uma praia com águas cristalinas, areia larga e um visual simplesmente deslumbrante. Ela é a Praia de Guaecá e é considerada uma das mais lindas do litoral paulista. Há uma trilha nela que segue pelas pedras e leva a Praia Brava. 

Quem gosta de surf se encanta ainda mais pela Praia de Guaecá, pois suas ondas são fortes e perfeitas para essa prática esportiva. Quem prefere águas mais tranquilas pode se deliciar com dois riachos que acabam desaguando na praia.

Outro ponto turístico muito conhecido de São Sebastião é a Praia da Barra do Una. O que realmente atrai os turistas não é a praia em si, mas o encontro entre o Rio Una e o mar. Esse encontro proporciona um cenário de beleza sem igual. 

Mas sua areia fofinha e clara em conjunto com o mar calmo tornam o lugar próprio para quem deseja relaxar tomando um banho de mar. Nessa praia também é possível observar embarcações que partem com destino a ilha e demais atrações existentes em São Sebastião.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em São Sebastião

Veja a postagem O que fazer em São Sebastião

17- Joanópolis

A distância da capital São Paulo a Joanópolis é de 115 kms. Apesar de ser um pouco distante, vale muito a pena conhecer essa cidade encantadora. Ela conta com diversas trilhas, cachoeiras e vegetação lindíssima. Entre seus pontos turísticos o que se destaca é a Cachoeira dos Pretos.

O que fazer em São Paulo, Joanópolis ela conta com uma queda d’água de 154 metros de altura e por esse motivo é tida como a maior do estado. Com relação a estrutura ali presente ela é excelente e possibilita curtir os demais pontos turísticos existentes em Joanópolis. 

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Joanópolis

Veja a postagem O que fazer em Joanópolis

18- São Bento do Sapucaí

Localizado na Serra da Mantiqueira, um dos pontos mais procurados por turistas de aventura é a Pedra do Baú. Ela é perfeita para quem gosta de fazer escalada, mountain-bike, paraglider e caminhada. O Vale do Paraíba pode ser observado desse local, afinal, ele possui 1850 metros de altitude.

Mas não apenas as belezas do Vale do Paraíba podem ser observadas, como também o sul do estado de Minas Gerais. Para acessar a Pedra do Baú é preciso realizar uma trilha que tem duração aproximada de 5 horas.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em São Bento do Sapucaí

19- Socorro

O que fazer em São Paulo a Gruta do Anjo está localizada em Socorro, possui águas azuis belíssimas que até pode ser percorridas por pedalinhos e é considerada paradisíaca. Ela se formou por causa das infiltrações de água que resultaram em um cenário surpreendente onde funcionava antigamente uma pedreira.

Em seu interior encontram-se piscinas naturais que possuem muitos metros de profundidade. Para os turistas que gostam de um pouco mais de adrenalina pode aproveitar que está em Socorro e praticar rafting nas corredeiras do Rio do Peixe. 

Também pode ir à Pedra da Bela Vista e se encantar com um visual espetacular. Se quiser, ainda pode praticar um esporte de aventura como o trekking e o rapel.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Socorro

Veja a postagem O que fazer em Socorro

20- Holambra

Já imaginou viajar para um pedaço da Europa sem sair do Brasil? Indo turistar em Holambra isso se torna totalmente possível. Essa cidade está distante 130 km da capital São Paulo, mas proporciona esse gostinho de estar em uma cidade europeia. Os holandeses colonizaram a região e uma parte deles encontra-se ali.

Ela também é conhecida como Capital das Flores e não é incomum agências de viagem oferecerem passeios através das plantações de flores. Afinal, quem não gostaria de sentir de perto aquele aroma gostoso das flores e ver a beleza que elas possuem?

Mais um dos lugares para viajar em SP e que merece visitação em Holambra é o Moinho Povos Unidos. Ele retrata fielmente uma cópia dos moinhos holandeses tão tradicionais naquele país. O melhor é que os visitantes pode visitá-lo e ver de perto seus detalhes.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Holambra

Veja a postagem O que fazer em Holambra

Não temos direitos autorais desta foto.

O que fazer em São Paulo: 20 lugares para viajar que vão te impressionar

Gostou de conhecer um pouco sobre alguns dos principais lugares para viajar em SP? Conte-nos o que achou da nossa seleção e se gostou, compartilhe-o em suas redes sociais!

Não esqueça de ver Pousadas com piscina e privativa: As 44 melhores pelo Brasil

Mas antes de ir, olha só que legal, separamos alguams postagens super legais para você não deixar de conhecer São Paulo:
1 – Cidades para curtir durante o inverno em São Paulo

2 – Cidades do interior de São Paulo que você precisa conhecer

E é isso, um forte abraço e nos vemos logo!

Summary
O que fazer em São Paulo: 20 lugares para viajar que vão te impressionar 
Article Name
O que fazer em São Paulo: 20 lugares para viajar que vão te impressionar 
Description
O que fazer em São Paulo que vão te impressionar. Engana-se quem pensa que somente a capital paulista. Veja mais...
Author
Publisher Name
Estou na Viagem
Publisher Logo

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Compartilhe este post com seus amigos! Isso vai nos incentivar a postar mais =D