O que fazer em Ilha Comprida?

Ilha Comprida é uma cidade que integra o litoral do Estado de São Paulo e que é muito procurada por quem deseja passar um tempo com a natureza. Inclusive, são muitas as respostas para o que fazer em Ilha Comprida, que está a 168 km da capital paulista. A seguir, algumas dessas atrações. 

A história

Conhecer um pouco da história dessa cidade litorânea faz com que seja muito mais interessante curtir essa região e ainda saber o que fazer em Ilha Comprida.

Para começar, a história dessa cidade tem a ver com os índios tupi, com o período da colonização e, claro, com diversas riquezas em metais nobres, sendo encontradas no seu território.

Foi na área em que hoje está Ilha Comprida que foi criada a Vila de Nossa Senhora da Conceição da Marinha, no século 18. Esse local foi um marco porque representou que, de fato, os europeus estavam mesmo começando a tomar conta de São Paulo.

Uma das partes mais conhecidas de Ilha Comprida, que é a Vila de Pedrinhas, também remonta há muito tempo, tendo sido criada no século 20.

É importante mencionar a presença de Martim Afonso de Souza, um dos mais importantes nobres de Portugal, na história de Ilha Comprida. Afinal, a vila de Bom Abrigo, que é onde a Coroa de Portugal estava primeiramente, acabou deixando de ser o melhor lugar para esses integrantes da corte.

Dessa maneira, o lugar para onde eles migraram foi justamente Ilha Comprida, fazendo com que essa área do litoral aumentasse muito a sua fama.

No entanto, é preciso salientar que essa não era uma cidade independente até o começo dos anos 90. Até ali, ela era parte de Iguape e de Cananéia, demorando bastante para que se tornasse um lugar administrativamente separado. 

Dicas para viajar + e melhor

Download totalmente gratuito

Como chegar em Ilha Comprida

São diversas as maneiras de se chegar à Ilha Comprida, que está a 168 km da cidade de São Paulo. A seguir, algumas formas de se chegar a essa área turística saindo da capital de ônibus ou de carro. 

Saindo de São Paulo de ônibus

Quem quiser ir para Ilha Comprida de ônibus pode procurar pelas companhias de transporte que estão na Rodoviária da Barra Funda, havendo vários horários diferentes. Uma das companhias que trabalham com ônibus para Ilha Comprida é a Viação Valle Sul e, em média, o trajeto não fica mais longo que 4 horas. 

Saindo de São Paulo de carro

O trajeto indicado para quem vai a Ilha Comprida de carro é uma rodovia bastante conhecida e que se chama Régis Bittencourt, podendo ser chamada também de BR-116.

Quando o turista vir a placa que indica a região de Jacupiranga, será preciso entrar à direita, sendo o seu destino a SP-222. 

Confira aqui a rota completa de São Paulo capital até Ilha Comprida!

O que fazer em Ilha Comprida?

A resposta para o que fazer em Ilha Comprida engloba uma série de atividades, tanto para quem é apaixonado por estar mais próximo à natureza quanto para as pessoas que preferem ficar em ambientes mais badalados, até mesmo conhecendo novas pessoas.

A seguir, muitas informações sobre o que fazer em Ilha Comprida para que qualquer tipo de visitante sinta que essa foi a sua melhor viagem!

1. Espaço Cultural Plínio Marcos

Esse é um espaço cultural de ampla capacidade e que garante muito conforto, além de boa infraestrutura para quem vai se apresentar ali.

Nesse local, que é muito visitado por quem vai até Ilha Comprida, existem várias apresentações, especialmente musicais e de estilos variados.

Localizado no Balneário Adriana, esse centro cultural também conta com apresentações de teatro e é importante buscar falar com a sua bilheteria para saber sobre eventuais valores.

Vale dizer que as pessoas que vão até Ilha Comprida no final de semana não conseguem aproveitar o Espaço Cultural Plínio Marcos porque ele só funciona durante a semana.

2.  Dunas do Araçá

Não há dúvida de que uma das coisas mais interessantes para fazer em Ilha Comprida é visitar as Dunas, que fazem com que os turistas sintam mesmo que estão até mesmo no Rio Grande do Norte.

São Dunas que chamam a atenção por causa da maciez da sua areia, sendo um fantástico cenário para se tirar fotos. No entanto, algo que os visitantes precisam saber é que não há infraestrutura por ali, sendo importante levar sua própria água, por exemplo.

Uma ressalva importante é que não há necessidade de guia para ir até às Dunas, mas existem alguns espinhos vindos da vegetação. Portanto, andar sem sapato ali não é uma boa ideia.

Dunas do Araçá – Foto retirada do Tripadvisor

3. Ponta da Praia

Para quem pergunta o que fazer em Ilha Comprida já com a ideia de aproveitar uma praia, a Ponta da Praia é a resposta adequada!

Além de ela mesma ter uma boa parte de dunas, essa praia também costuma chamar a atenção por causa das várias opções de alimentação, com infraestrutura bem interessante por lá.

Porém, além de o cenário da Ponta da Praia ser indescritível, também é importante salientar a presença da Praia dos Pescadores, que é um local muito interessante para quem deseja comprar pescados e para quem quer apenas saber mais sobre pesca.

O Rio Ribeira está bem perto dessa praia, permitindo que as pessoas que vão até essa praia possam curtir dois atrativos diferentes.

Uma ressalva é que o mar da Ponta da Praia pode ser mais agitado do que as pessoas esperam, ou seja, é preciso que os banhistas prestem atenção. Inclusive, esse é um mar excelente para se surfar!

Ponta da Praia – Foto retirada do Tripadvisor

4. Praia Boqueirão Sul

A Praia Boqueirão Sul é uma das que oferecem aos turistas de Ilha Comprida uma das mais belas visões do mar. Afinal, esse é um mar de profundo azul, destacando que uma das maneiras de se chegar a esse ponto turístico é a balsa, partindo de uma praia bem próxima, a de Cananéia.

Além do mar, quem procura por o que fazer em Ilha Comprida também pode ficar encantado com as piscinas naturais que estão presentes nesta região. Inclusive, há quem não abra mão de nadar um pouco nessa água doce.

É possível andar entre o Boqueirão Norte e o Sul usando jipe, não sendo indicado usar outros tipos de carros porque existe o risco de atolar.

Com relação ao mar, a Praia Boqueirão Sul é excelente para pegar ondas, sendo elas de grande  altura. Por isso, não é recomendado usar o mar dessa praia para se banhar.

Praia Boqueirão Sul – Foto retirada do Tripadvisor

5. Área de Proteção Ambiental

Uma das opções sobre o que fazer em Ilha Comprida é aproveitar a Área de Proteção Ambiental, que permite que se tenha contato tanto com a fauna quanto com vegetação preservada.

Contemplando as áreas de Iguape e de Cananéia, além de Peruíbe, essa área tem nada menos que 43 hectares e quem cuida dela é o Instituto Chico Mendes.

Além de ser possível aproveitar os espécimes animais que são exibidos nessa área de proteção, os visitantes também podem aproveitar as praias que estão em seu território.

É importante consultar os horários nos quais se pode visitar essa Área de Proteção Ambiental, lembrando que se deve ter total cuidado para não a poluir com qualquer papel e coisas semelhantes.

Um diferencial dessa APA especificamente é que ela costuma ter barcos atracados e isso cria um visual incrível, destacando que alguns até contratam passeios com esses barcos.

6. Parque Lagoa do Dinossauro

Quando os turistas perguntam o que fazer em Ilha Comprida, a maior parte das suas respostas dizem respeito a parques com belezas preservadas e o Parque Lagoa do Dinossauro é um deles.

Localizado no Balneário Adriana, ele tem atrativos que são inesquecíveis, como os famosos patinhos para se passear na água da lagoa. Afinal, quem nunca se imaginou pedalando nesses patinhos, tal como se vê em diversos filmes?

O Parque Lagoa do Dinossauro tem águas absolutamente limpas e doces, sem contar os espaços para as crianças se divertirem, como estruturas que podem ser escaladas.

Ele fica aberto entre as 7h e as 17h, fechando apenas aos domingos. Além disso, não é preciso pagar para curtir essa parte tão sossegada da região de Ilha Comprida.

7. Praia do Viareggio

Mais uma praia que faz com que os visitantes de Ilha Comprida nunca mais esqueçam as suas belezas, a Praia do Viareggio é considerada um pouco mais privativa, uma vez que ela não tem um número tão grande de pessoas circulando todos os dias.

Apesar de ela não ser uma das praias que têm mais infraestrutura, ela não deixa a desejar com relação a quiosques, já que os seus turistas conseguem comprar o que é mais básico, como água e alimentos.

Para chegar a essa praia, é preciso andar por uma pequena estrada que é altamente arborizada, mas não acaba por aí: até mesmo um laguinho pode ser contemplado por quem está indo para a Praia de Viareggio.

Normalmente, as suas águas não são profundas, tornando-se um lugar muito bom para as crianças nadarem, mesmo que não se possa dispensar supervisão de um adulto. Fica a uma distância considerada do Boqueirão: nada menos que 15 km.

Praia do Viareggio – Foto retirada do Tripadvisor

8. Praia Flores

Mais uma praia que não pode ser ignorada quando se trata de aproveitar a Ilha Comprida. A sua areia não é tão fina quanto a de outras praias e, na verdade, essa praia mais parece uma represa do que uma praia em si.

No entanto, o seu entorno arborizado faz com que a Praia Flores seja um dos pontos mais encantadores de Ilha Comprida.

Muitas pessoas decidem aproveitar justamente essa praia justamente porque não há muitos visitantes neste balneário, sendo um canto totalmente tranquilo e que convida a relaxar.

O que fazer em Ilha Comprida
Praia Flores – Foto retirada do Tripadvisor

9. Praia das Pedrinhas

Quem pergunta o que fazer em Ilha Comprida, com certeza, recebe a Praia das Pedrinhas como uma recomendação. Afinal, a sua vegetação invade a areia, criando um contraste incrível.

A sua faixa de areia não é muito larga, o que faz com que as pessoas não tenham tanto espaço assim. Felizmente, essa é uma praia tranquila, mas é preciso salientar que o mar costuma ter ondas fortes e, sendo assim, é possível ocorrer acidentes.

Na Praia das Pedrinhas, os visitantes ainda podem contar com os diversos quiosques que estão disponíveis na areia e na sua orla, oferecendo todos os insumos necessários para que o passeio nessa praia seja mais confortável.

O que fazer em Ilha Comprida
Praia das Pedrinhas – Foto retirada do Tripadvisor

10. Cemitério dos Índios

Apesar de ser mesmo um cemitério, a verdade é que esse local não tem nada de mórbido ou de triste. Pelo contrário: sendo um enorme descampado, ele é muito conservado e ainda está de frente para a água doce, o que ajuda a fazer com que esse cemitério tenha um ar bastante bucólico.

As pessoas podem chegar até esse cemitério por meio de uma pequena estrada e, apesar de ela ser asfaltada, não dá para dizer que se trata de um lugar de fácil acesso.

O entorno do Cemitério dos Índios é uma área bastante preservada, com muita vegetação. É importante ter consciência de que se trata de um lugar que, de fato, recebeu muitos nativos  depois de diversas situações.

O que fazer em Ilha Comprida
Cemitério dos Índios – Foto retirada do Tripadvisor

11. Praia de Juruvaúva

Mais uma praia que faz com que as pessoas que vão à Ilha Comprida fiquem encantadas, a Juruvaúva é de fácil acesso, mas é preciso que os seus visitantes fiquem atentos à altura da maré, que pode ser bem elevada em certos momentos do dia e, por isso, perigosa.

Há muita movimentação nessa praia, sendo a escolha certa de quem deseja mesmo mais socialização. Destaca-se que, muitas vezes, falta sinal de telefone.

O que fazer em Ilha Comprida
Praia de Juruvaúva – Foto retirada do Tripadvisor

Onde comer em Ilha Comprida?

A cidade de Ilha Comprida não tem apenas atrativos relacionados a parques, às praias e a lagoas, mas também no quesito culinária.

Quem está em busca de o que fazer em Ilha Comprida se surpreende com as várias opções de restaurantes, inclusive aqueles que são mais formais. É possível comer coisas deliciosas indo aos quiosques das praias, além de degustar diversos drinks nos bares da cidade.

Dentre os pratos que são mais vistos nos diversos restaurantes de Ilha Comprida, é claro que os frutos do mar estão sempre presentes, especialmente os espetos de camarão e os peixes grelhados.

O que fazer em Ilha Comprida e qual é a melhor época para conhecer?

Geralmente, recomenda-se que os visitantes de Ilha Comprida programem o seu passeio pela cidade no verão, já que as altas temperaturas garantem que seja possível curtir as suas praias.

Além disso, com o tempo mais quente também fica mais agradável aproveitar os parques da cidade e ainda passar pelos restaurantes, que costumam ter áreas ao ar livre.

É comum que as pessoas achem que ir a uma cidade litorânea fora da alta temporada é a melhor opção por causa dos preços, mas isso não se aplica à Ilha Comprida. Isso porque, mesmo durante o verão, os valores de hospedagem e de consumo, no geral, são considerados baixos.

Portanto, pensando no quesito financeiro, qualquer época é boa para se passear em Ilha Comprida e conferir todos os pontos turísticos dessa parte do litoral de São Paulo.

Onde se hospedar em Ilha Comprida

Ilha Comprida é conhecida por suas praias extensas e belas paisagens. Quando se trata de opções de hospedagem em Ilha Comprida, existem diversas alternativas para diferentes preferências e orçamentos. Aqui estão algumas sugestões de lugares para se hospedar na cidade:

1.Hotéis e pousadas na orla

Ao longo da orla de Ilha Comprida, você encontrará uma variedade de hotéis e pousadas com vista para o mar. Essas opções oferecem fácil acesso à praia e são ideais para quem deseja aproveitar o litoral. Alguns exemplos são o Hotel Ilha do Sol, Pousada Recanto da Jaqueira e a Pousada Saruê.

2.Aluguel de casas e apartamentos

Uma opção popular em Ilha Comprida é alugar casas ou apartamentos por temporada. Isso pode proporcionar mais espaço e privacidade, especialmente para famílias ou grupos maiores. Plataformas online como Airbnb e Booking.com oferecem uma variedade de opções nesse sentido.

3.Campings

Para os amantes da natureza e que preferem uma experiência mais próxima à natureza, há também opções de campings em Ilha Comprida. Campings como o Camping Ilha Comprida e o Camping Clube da Aeronáutica são opções para aqueles que desejam acampar na cidade.

Ao escolher onde se hospedar em Ilha Comprida, leve em consideração a localização desejada, as comodidades oferecidas pelos estabelecimentos, o orçamento e a disponibilidade para as datas desejadas. Verifique as avaliações de outros hóspedes para obter informações adicionais sobre a qualidade e a experiência de cada local.

Afinal, vale a pena saber o que fazer em Ilha Comprida?

É possível concluir que não faltam respostas para o que fazer em Ilha Comprida, já que essa é uma das cidades litorâneas com mais parques e reservas naturais à disposição.

Sendo assim, passear pela Ilha Comprida é a escolha certa por quem aprecia a natureza e quer conhecer mais sobre a fauna e sobre todos os atrativos naturais da região.

No entanto, Ilha Comprida também é um lugar imperdível para se visitar quando o assunto é boa gastronomia, sem se esquecer das suas praias, sendo a maioria delas de fácil acesso.

Aliás, chegar à Ilha Comprida é bastante fácil, seja de ônibus, seja de carro. Estando na cidade, muitos visitantes vão a diversos lugares caminhando.

Agora que você está a par sobre o que fazer em Ilha Comprida, não se esqueça de vir saber sobre mais cidades turísticas e tudo o que se pode desfrutar em cada uma!

E não se esqueça de acessar nosso Instagram e conhecer melhor a gente!

Não esqueça de ver nosso post O que fazer em Presidente Prudente

Mas antes de ir, olha só que legal, separamos alguams postagens super legais para você não deixar de conhecer São Paulo:
1 – Cidades para curtir durante o inverno em São Paulo

2 – Cidades do interior de São Paulo que você precisa conhecer

3 – Lugares para viajar em SP que vão te impressionar

4 – Hotéis fazenda em SP

13 MANEIRAS QUE USAMOS PARA ECONOMIZAR EM NOSSAS VIAGENS!

Você acredita que é possível viajar gastando menos? Utilize também essas dicas em suas viagens. Faça o download do material.

Clique e baixe grátis

Ebook enviado com sucesso! Verifique sua caixa de e-mail.

Share This