O que fazer em Eldorado?

Está querendo descobrir o que fazer em Eldorado? Você chegou ao lugar certo!

Para quem ama uma aventura, saiba que Eldorado possui quase 400 anos de história que envolve dramas, cenários tristes, superação e muitos segredos, sendo assim toda pessoa que vai lá vive momentos incríveis de conhecimentos, além de desfrutar de muita beleza natural.

Esse é um lugar perfeito para descansar e principalmente para tirar muitas fotografias, fazer filmagens, de cada ambiente histórico que remete ao passado. 

Além disso, essa cidade oferece uma variedade de hotelarias, excelentes restaurantes e cafeterias, além de diversas atividades divertidas para fazer.

Confira então este guia com tudo o que fazer em Eldorado e tenha surpresas interessantes!

Eldorado

Atualmente Eldorado possui aproximadamente 15.600 habitantes, e tem uma área de 1657 km², para alguns ela é considerada  uma cidade pequena, mas que ao mesmo tempo é um lugar incrível para viagens e aventuras.

Eldorado possui clima quente e temperado, por isso ele é perfeito para ser visitado tanto no verão quanto no inverno, porém somente algumas pessoas conhecem sobre essa cidade ou mesmo o que de bom ela oferece.

Pensando nisso, a seguir você descobrirá como chegar até Eldorado (saindo de ônibus ou de carro), qual o melhor momento para viajar até essa cidade, quais as melhores atrações, hospedagens e os melhores lugares para comer.

Quer já pular para a parte onde falamos sobre o que fazer em Eldorado, não é? Mas antes conheça um pouco mais sobre a história de Eldorado, quais são os fatos mais curiosos e segredos escondidos, quando ela foi fundada e quais os nomes de relevantes que por ele já passaram.

A História

Tudo começou com uma aldeia indígena, chamada Xiririca (em 1750), que descobriram este belo lugar, porém a mesma só foi povoada no final do século XVI, justamente com  migrantes exploradores de ouro.

Desse modo, Eldorado se tornou uma antiga lenda contada pelos índios, no período da colonização das Américas, na qual falavam de uma terra com construções todas feitas em ouro maciço, além de diversos tesouros por ela espalhada. 

Os primeiros moradores da região eram chamados de arraiais de mineração, na qual exploravam o Ivaporunduva e Iguape, porém logo após surgiram Boa Esperança, Sete Barras, Braço, Sant’Ana e Sete Barras.

E todo ouro que era extraído dessas localidades eram protocolados em um porto que atualmente é em Registro, capital do Vale do Ribeira, onde o mesmo passava por processo na Casa de Fundição que tornava o ouro em barras.

Uma relevante família de colonizadores (os irmãos Vera) fizeram doações de algumas terras e casas, no ano de 1757, em Xiririca, para que assim fosse possível construir uma capela, onde meses depois a capela recebeu o nome de Nossa Senhora da Guia.

Infelizmente Xiririca sofreu duas grandes enchentes, onde resultou em muitos prejuízos, e depois de algumas conversas e discussões, optaram por fazerem a mudança do povoado para o Porto da Famosa.

Após toda essa mudança, em 1842, a mesma passou a ser considerada uma vila que equivalia a município nessa época, na qual teve a assinatura de Barão de Monte Alegre, que na época era o presidente da província.

As belezas naturais, cavernas, rios e cachoeiras, além de todas as históricas e culturais, foram contribuintes para que essa terra fosse conhecida não só cidades da redondezas, mas também por outros estados.

Em 1916, o nível das águas do Ribeira devido a uma grande seca, devido a isso, impedindo que mercadorias fossem trazidas para o comércio local, até mesmo para a exportação de arroz e outras coisas.

E foi em 1948, que Xiririca passou a ser chamada de Eldorado Paulista, visando a sua rica história de tesouros e riquezas, por isso a escolha do nome. Desde então Eldorado passou a ser explorado e assim encontraram diversas cavernas e grutas.

Infelizmente em 1997, aconteceu no Vale do Ribeira a maior enchente já vivida da história, onde o Rio Ribeira subiu aproximadamente 15 metros acima do seu nível habitual, e até os dias atuais Eldorado passa pelo processo de recuperação para retomar seu crescimento.

Agora que você já sabe da história de Eldorado e tudo que ela já passou, é hora de começar a planejar a sua viagem, desse modo quero te ajudar com informações pertinentes, para que seja possível conhecer pessoalmente essa cidade. Acompanhe os próximos passos a seguir.

Como chegar em Eldorado

Não basta apenas saber o que fazer em Eldorado, você precisa também saber como chegar até lá.

Confira a seguir como chegar na cidade de Eldorado saindo de São Paulo, tanto de ônibus quanto de carro, descubra a partir da descrição qual é a melhor alternativa para você realizar essa viagem.

Saindo de São Paulo de Ônibus

O percurso para viajar de ônibus pode demorar ou não mais do que ir de carro, porém muitos preferem fazer viagens de ônibus justamente para evitar dirigir ou mesmo para curtir melhor a viagem. 

Saindo de São para Eldorado de ônibus é fundamental reservar uma passagem pela internet alguns dias antes da viagem, ou mesmo ir pessoalmente na rodoviária do Tietê, a viagem terá 252 km.

Saindo de São Paulo de Carro

Saindo de São Paulo de Carro para Eldorado você tem duas opções mais práticas: a primeira opção é pela Via BR-116 (241,4 km) com duração de aproximadamente 3 horas e 22 minutos.

A segunda opção é pela Via BR-101 e BR-116 (291,7 km, com duração de aproximadamente 3 horas e 52 minutos, porém por ambos os caminhos é fundamental olhar no mapa e escolher qual é mais viável.

Dicas para antes de viajar

Lembre-se de se planejar para essa viagem e fazer o que for possível com pelo menos duas semanas de antecedência, justamente para evitar imprevistos, ou outros acontecimentos que possam causar estresse, como o cancelamento de uma passagem de ônibus.

Caso a sua viagem for de carro lembre-se de estar com documentos em dia, e principalmente faça uma manutenção preventiva como: Calibragem ou troca de pneus, verificar o nível do óleo e da água, analisar os sistemas de segurança (freio, faróis, entre outros).

Durante a viagem feita de carro é aconselhável o motorista e os demais passageiros fazer uma parada segura em lugares apropriados (postos ou restaurantes) a cada 50 minutos, para que assim seja possível evitar cansaço e fadiga durante o percurso.

Pronto, finalmente chegou a hora mais esperada onde você vai ver de maneira completa o que fazer em Eldorado. Confira:

O que fazer em Eldorado?

Eldorado, mesmo sendo uma cidade consideravelmente pequena, ela oferece muitas atrações incríveis para tornar o dia de qualquer morador local ou turista fantástico, por isso confira a seguir as 10 melhores.

1 – Caverna do Diabo 

A Caverna do Diabo, foi descoberta a mais de 100 anos por pesquisadores, porém já era conhecida pelos quilombolas e indígenas há séculos atrás, e além de permanecer belíssima, esse é um excelente lugar para se aventurar e fotografar.

O nome não é atrativo, mas com certeza é parte das opções sobre o que fazer em Eldorado.

2 – Mirante do Governador Trail

Esse é um dos percursos que é possível ter vista para grande parte do Vale do Ribeira, justamente porque possui longas altitudes, porém aconselha-se ter um guia presente por possuir uma trilha que dura aproximadamente 2 horas em ritmo de caminhada.

O que fazer em Eldorado? Uma trilha encantadora e envolvente como esta, por exemplo.

3 – Cachoeira Queda do Meu Deus

Nessa cachoeira já foram feitos diversos filmes para várias redes de TV, onde afirmaram ser uma das mais belas do Estado de São Paulo, por isso esse é o lugar perfeito para conhecer na cidade de Eldorado.

4 – Igreja Nossa Senhora da Guia

Essa Igreja foi a primeira a ser construída (por volta de 1750) antes mesmo de Eldorado ser povoado e receber essa nomenclatura, desse modo a mesma carrega centenas de anos de histórias, por isso vale a pena conhecê-la.

5 – Cachoeira do Sapatu

Essa é uma das cachoeiras que está ligado à Caverna Eldorado, aproximadamente 35 km do centro da cidade, onde fica localizado em uma propriedade particular, mas saiba que é totalmente possível visitá-la.

Esta é também uma ótima forma de entender que o tema “o que fazer em Eldorado” tem muito a ver com as suas belezas naturais.

6 – Mirante do Cruzeiro

O Mirante do Cruzeiro é uma excelente opção para quem ama subir em lugares altos, desse modo a mesma possui mais de 510 metros de altitude, onde é possível ter uma vista incrível tanto da paisagem aos arredores, quanto o nascer e o pôr do sol.

7 – Vale das Ostras

Essa é uma ótima opção para quem ama cachoeiras, desse modo o Vale das Ostras possui um percurso (de 8 km de extensão) que leva a 12 cachoeiras incríveis, além de ser rodeada pela Mata Atlântica.  

Se você perguntar para qualquer um o que fazer em Eldorado, a maioria das pessoas da cidade irá indicar este percurso.

8 – Ecovale Mata Atlântica

Nesse lugar também existem diversas cachoeiras, um clima fantástico e perfeito para quem ama fazer trilhas e caminhadas, além disso o passeio pode ser feito com amigos, com a família ou em casa, justamente porque aventurar nesse lugar é garantido.

9 – Circuito Quilombola

Esse lugar é uma oportunidade de poder embarcar na história de Eldorado, onde também mostra um pouco sobre a cultura afro-brasileira, que envolve a resistência da comunidade e histórias de lutas e vitórias.

10 – Parque Municipal Salto da Usina

Esse parque está situado a aproximadamente 10 km do centro da cidade Eldorado, além de possuir belas paisagem a mesma tem alguns rios próximos rasos que é possível levar crianças e outros mais fundos.

Este é um dos últimos pontos sobre o que fazer em Eldorado. Mas ainda há oportunidades de explorar outros pontos da cidade.

Dicas para planejar a sua viagem

Aconselha-se numa cidade tão rica em belezas naturais como esse fazer uma viagem de pelo menos 7 dias, para que assim seja possível aproveitar ao máximo e conhecer todos os lugares possíveis.

Programe-se para ir conhecer pelo menos 2 atrações por dia, justamente porque a maioria das cachoeiras e cavernas é necessário fazer trilhas, por isso duas é mais do que suficiente.

Porém se você já é aventureiro e está acostumado com longas caminhadas, então conheça o máximo de atrações que puder, desde que durante o dia consiga ter momentos para descansar, curtir, principalmente se alimentar e manter-se sempre hidratado.

O importante é ter tempo de qualidade para cada atração e não se preocupar em quantidade, até mesmo para evitar que a viagem fique exaustiva e cansativa, por isso é fundamental fazer planejamentos para cada dia.

Onde se Hospedar em Eldorado?

Eldorado oferece estadias de hospedagem incríveis, onde muitas delas estão inseridas na parte rural, ou mesmo próximo de cachoeiras e grutas, e muitas outras mais econômicas ou mesmo luxuosas, confira a seguir.

Não esqueça de ver Pousadas com piscina e privativa: As 44 melhores pelo Brasil

1 – Chácara Recanto Verde

Localizado em Santo Antônio do Pinhal, a 48 km de São Francisco Xavier, o Refúgio Horse oferece jardim e Wi-Fi gratuito.

Todas as unidades dispõem de área de estar, TV de tela plana via satélite e banheiro privativo com produtos de banho gratuitos e chuveiro. Todas as unidades possuem varanda térrea com vista do jardim.

Opções de café da manhã à la carte e americano estão disponíveis diariamente no chalé.

Um terraço ao ar livre está disponível no local, e você pode fazer trilhas a pé nas proximidades do Refúgio Horse.

Clique aqui para garantir sua reserva

2 – Pousada Rural Ouro Verde

Situada em Eldorado, a Pousada Rural Ouro Verde dispõe de jardim, churrasqueira e terraço. A propriedade oferece restaurante, cozinha compartilhada, balcão de turismo e Wi-Fi gratuito. A pousada dispõe de quartos família.

Os quartos possuem varanda térrea com vista do jardim. A Pousada Rural Ouro Verde oferece algumas unidades com varanda e vista do lago, e todos os quartos têm banheiro privativo e mesa de trabalho. Todos os quartos possuem área de estar.

A Pousada Rural Ouro Verde serve café da manhã em estilo continental ou buffet.

Você pode jogar bilhar na pousada, e a área é excelente para ciclismo e pesca.

Clique aqui para garantir sua reserva

3 – Pousada Arapassu

Situada em Eldorado, a Pousada Arapassu oferece acomodações com Wi-Fi gratuito e jardim com piscina ao ar livre e vista do lago.

Todas as unidades possuem ar-condicionado e algumas dispõem de área de estar com TV de tela plana e cozinha totalmente equipada com área para refeições. Algumas unidades incluem varanda térrea e/ou sacada com vista da piscina.

Um café da manhã à la carte é servido diariamente no chalé.

A Arapassu Pousada oferece um terraço.

Uma churrasqueira está disponível no local, e você pode praticar ciclismo e pesca nas proximidades da acomodação.

Clique aqui para garantir sua reserva

  • Pousada Arapassu;
  • Hotel Eldorado;
  • Pousada Ecológica Recanto das Águas;
  • Estoril Palace Hotel;
  • Pousada das Cavernas;
  • Hotel Piramide;
  • Pousada Rural Ouro Verde;
  • Chácara Recanto Verde;
  • Chalé Ebenézer;
  • Onde comer em Eldorado?;
  • Recanto das Águas;
  • Boteco Juca;
  • Restaurante e Lanchonete Paraty;
  • Bonna Massa Pizzaria Esfiharia;
  • Sorveteria Sorvetes da Terra;
  • Lanchonete Caverna.

Veja a postagem Melhores pousadas, hospedagens, hostels, hotéis em Eldorado

Dicas para escolher o melhor lugar para se hospedar

A primeira coisa a se fazer é usar a internet ao seu favor, analisar as avaliações dadas por clientes, depois ligue no telefone disponível e observe se os mesmo são pacientes e educados durante a ligação.

Veja se o lugar oferece coisas boas para que nos dias em que preferir não sair, ainda assim conseguirá se divertir e principalmente poder relaxar sem ficar no tédio, por fim escolha uma hospedagem que lhe agrade tanto relacionado aos valores, quanto ao conforto.

Feito isso analise tudo que tem próximo a hospedagem escolhida como mercearias, farmácias, posto de gasolina, para que em momentos de emergência ou em caso de outras necessidades poderá ter tudo de fácil acesso, e até mesmo para evitar gastos.

Por que viajar para Eldorado?

Eldorado é um lugar que muda a vida de qualquer pessoa, justamente pelas histórias fantásticas que a mesma possui, pelas atrações que atende a todos os turistas, e também pelas opções de hotelaria, restaurantes e diversões.

Se busca por um lugar calmo e ter contato com a natureza, esse lugar é perfeito para você, muitos a visitam essa cidade em busca de paz e conforto justamente para se ausentar do estresse do dia dia.

Saiba que viajar para Eldorado não será somente uma viagem, mas sim uma aventura. Algumas pessoas afirmam que este lugar é tão bom que é impossível ir somente uma vez, ou mesmo passar pouco tempo.

Qualquer viagem já tem seus benefícios como se ausentar dos problemas corriqueiros, ter mais tempo de qualidade com quem ama, desse modo essa é uma cidade perfeita para aproveitar, se divertir e construir boas memórias.

O que levar na Bagagem?

Antes de começar a falar sobre bagagem é fundamental saber sobre o clima do lugar. Desse modo a temperatura média de Eldorado é de 20,8 graus celsius, com mínima de 11ºC e máxima de 22ºC.

Como este é um lugar consideravelmente quente, é fundamental levar roupas mais leves, e principalmente acessórios fundamentais, a seguir anote todos os itens fundamentais para compor uma bagagem prática e funcional.

Itens essenciais para o calor

  • Hidratante facial;
  • Protetor solar;
  • Chapéu ou boné;
  • Garrafa de água.

Roupas e acessórios

  • Regatas e camisetas;
  • Shorts e Bermudas;
  • Bolsas multiuso ou mochilas;
  • Tênis e Sapatos;
  • Sungas e biquinis.

Dicas fundamentais para a montagem da bagagem

Se não faz ideia da quantidade de itens que se deve levar, faça a combinação de looks e acessórios que combinem entre si, para que eles possam ser usados de formas alternadas, justamente para evitar levar coisas em excesso. 

Coloque em uma bolsa separada itens de emergência: antialérgicos, documentos de identificação, e principalmente um kit básico de primeiros socorros, justamente porque Eldorado é um lugar de muitos morros, trilhas, desse modo poderá agir de imediato em qualquer situação.

É recomendado preparar uma bagagem de viagem pelo menos 7 dias antes da viagem, e para evitar esquecer qualquer item importante, faça uma lista da montagem e finalize com check conforme for colocando os itens.

Qual a melhor época para conhecer Eldorado?

Qualquer época é boa para conhecer Eldorado, justamente porque suas maravilhas e diversões estão nas belezas naturais, porém existem períodos chuvosos que às vezes podem impedir de ver algumas das cachoeiras.

Dessa forma essa cidade possui alguns eventos anuais que valem muito a pena participar, e registrar cada momento, pensando nisso confira a lista a seguir dos melhores eventos de Eldorado.

  • Rodeio em Eldorado;
  • Aniversário da Cidade;
  • Carnaval Eldorado;
  • Festa Nossa Senhora da Guia, Padroeira Eldorado;
  • Natal;
  • Reveillon.

Além dessas atividades, uma das épocas que mais tem turistas na cidade é no mês de março durante os rodeios, até mesmo nos períodos de verão e de inverno, por isso basta planejar-se e ir no momentos que gostar e que for favorável.

Vale ressaltar que Eldorado pode fornecer mais festas e eventos além dessas, porém tudo dependerá do agendamento no calendários e da aprovação da prefeitura, por isso é importante manter-se atento às notícias da cidade.

Apesar das atividades anuais, essa cidade ainda sim promove momentos incríveis aos turistas devido a presença de muitas belezas naturais como já foi comentado, por isso vale a pena conhecer Eldorado.

Conclusão

Em resumo das informações descritas acima, Eldorado é uma lenda, e perfeito para quem ama viajar no tempo e conhecer histórias fantásticas, além de poder visitar locais que foram tombados como patrimônio histórico e outros que se tornaram museus.

Lembre-se de que esse é um guia em suas mãos para que possa ter os melhores momentos nesse lugar. Lembre-se também que é fundamental fazer um bom planejamento de viagem com pelo menos 10 dias de antecedência.

E aí, gostou de conhecer tudo o que fazer em Eldorado? Se sim, compartilhe este conteúdo incrível com seus amigos viciados em viagem. Esperamos que tenham gostado. Guarde esse guia com você, anote tudo e faça uma boa viagem!

Mas antes de ir, olha só que legal, separamos alguams postagens super legais para você não deixar de conhecer São Paulo:
1 – Cidades para curtir durante o inverno em São Paulo

2 – Cidades do interior de São Paulo que você precisa conhecer

3 – Lugares para viajar em SP que vão te impressionar

E é isso, um forte abraço e nos vemos logo!

Summary
O que fazer em Eldorado?
Article Name
O que fazer em Eldorado?
Description
O que fazer em Eldorado? Possui quase 400 anos de história que envolve dramas, cenários tristes, superação e muitos segredos. Veja mais.
Author
Publisher Name
Estou na Viagem
Publisher Logo

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Compartilhe este post com seus amigos! Isso vai nos incentivar a postar mais =D