Quantos aspectos históricos, culturais e naturais a capital de Minas tem a oferecer!

Belo Horizonte é um local que dá uma qualidade excelente de vida à sua população. Isso se torna mais evidente ainda nos mais renomados bairros da capital de Minas Gerais que conseguem atender às mais variadas demandas relacionadas à moradia.

Chamado carinhosamente como BH ou Beagá, a cidade tem um dos maiores níveis de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as capitais do Brasil. 

Trata-se de um município incrível capaz de agradar tanto casais que estão a começar a sua vida a dois, como famílias e gente mais experiente.

E não importa se você deseja viver em um local mais calmo ou boêmio, perto ou longe do centro, com certeza Belo Horizonte tem um bairro incrível para o seu gosto.

A localização do apartamento ou da casa é uma das mais importantes características a ser analisadas na hora da avaliação de propriedades imobiliárias. 

Afinal das contas, é essa análise que terá o maior impacto direto na qualidade de vida de quem for viver no lugar e também no aspecto relacionado à valorização do imóvel.

É de suma importância que seja analisada atenciosamente os mais essenciais aspectos como o o comércio, a segurança, o transporte, o local, etc. 

O bairro perfeito é sempre o que abrange as necessidades principais dos moradores e, por isso, é fundamental também pensar sobre a rotina e os desejos familiares.

Veja, a seguir, alguns dos melhores bairros de Belo Horizonte para comprar ou alugar uma propriedade!

Funcionários

Pense em um local de referência histórica e cultural brasileira, no qual as primeiras habitações distinguiam a nobreza da época pelas janelas. Sim, quanto maior a quantidade de janelas, mais nobre era o proprietário da habitação! 

E essa é a perfeita descrição do bairro Funcionários, nobre região da zona Sul da capital de Minas Gerais. As suas janelas históricas podem ser vistas em todo canto, espalhadas pelos mais belos tipos de apartamento para vender no Funcionários.

Trata-se de um dos locais mais tradicionais, charmosos e bem localizados de Beagá. Foi aqui inclusive onde morou a elite do poder público de Minas.

Hoje em dia restam poucos casarões na região, mas a área continua a ser uma região que se transformou em sinônimo de requinte. Muitos edifícios novos e residências modernas são a principal marca do bairro.

Funcionários é vizinho de outros importantes bairros como Santa Efigênia, Savassi, Lourdes e São Lucas e é um lugar excelente para se viver, repleto de ruas arborizadas e fragmentos históricos. 

Funcionários tem uma localização privilegiada e, devido à diversidade de comércios em bairros vizinhos e na região, a área se tornou ainda mais valorizada em relação a imóveis como casa e apartamento para vender no Funcionários.

Turistas e moradores encontram tudo do que necessitam, porque o comércio local conta com toda a sorte de coisas que uma grande cidade pode proporcionar aos seus habitantes.

Na área há centros de compras, hotéis, farmácias, galerias de arte, padarias, academias, agências bancárias, fast food, serviços médicos, etc.

O bairro também tem opções variadas de lazer como restaurantes e bares e atrações culturais diversificadas. Um dos lugares mais característicos do Funcionários é as praças Tiradentes e ABC e a sede do jornal Estado de Minas.

Centro

É possível dizer que o Centro de BH, considerado o coração da cidade, possui uma característica mista por ser residencial e, ao mesmo tempo, comercial. A área reúne ainda parte do patrimônio cultural, arquitetônico e histórico de Beagá. 

A sofrer desde 2002, por parte da Prefeitura Municipal, um processo de revitalização, muitas das suas edificações e ruas têm sido recuperadas, bem como tem ocorrido a instalação de câmeras de segurança e alterações no trânsito a fim de privilegiar pedestres.

Com uma infraestrutura excelente, o Centro possui um diversificado e amplo comércio com shoppings, lojas de rua e restaurantes que atendem públicos de diferentes poderes aquisitivos. 

No quesito transporte público, é o bairro mais bem atendido da capital mineira com as suas duas estações de metrô (Central e Lagoinha) e as suas linhas de ônibus municipais, intermunicipais e do sistema Transporte Rápido por Ônibus (Move).

A Rodoviária da capital de Minas Gerais também está no Centro e, na sua adjacência, é possível ter acesso ao Conexão Aeroporto, área de desembarque e embarque de ônibus executivos ligando BH ao Aeroporto Internacional de Confins.

Buritis

Um dos mais requisitados bairros de Beagá é, sem dúvida, o Buritis. Se há um tempo a região costumava ser procurada por recém-casados ou até por universitários devido à  gama vasta de opções, hoje ela é símbolo de diversidade.

Parte disso dá-se pelo fato de que é possível encontrar muitos tipos de casas modernas e de apartamento para alugar no Buritis. O bairro é novo, em crescimento constante e, por isso talvez, com preços bastante atrativos.

Um ponto interessante além do seu número grande de ofertas de imóveis é que, de acordo com os próprios habitantes da região, a área parece ditar as suas regras próprias de convívio de maneira bastante sutil.

Dessa forma, pouco importa de qual lugar você veio – outra cidade ou outro bairro, a partir da hora que você se torna um habitante da região, você já estará sendo recebido bem por quem já vive por lá e também pelas praticidades que a área oferece.

Envolto por serras e montanhas, o Buritis abriga um comércio forte concentrado na Av. Mario Werneck (via principal da região) com várias panificadoras, supermercados gourmets, galerias, bancos, clínicas e outras modalidades diversas comerciais.

Um passeio clássico dos moradores, especialmente daqueles com filhos menores, é o Parque Aggeo Pio Sobrinho. Com seiscentos mil metros quadrados, trata-se do segundo maior parque de Beagá que conta com pista para corridas, brinquedos, trilhas ecológicas e espaço para esportes.

Os que passam pelo lugar, especialmente nas manhãs de sábados, deparam-se com uma opção aconchegante para os menores ou para a prátoca de exercícios físicos. Também há por lá muitas opções de apartamento para alugar no Buritis.

Bom, nosso artigo chegou ao fim, porém caso tenha gostado do conteúdo, não deixe de nos seguir nas redes sociais para conferir outras informações interessantes do seu interesse!

Pin It on Pinterest