Ouro Preto é um município histórico e cultural. Um dos pontos que se você for para Minas Gerais, tem que dar uma passadinha por lá. 

Rico em beleza e que complementam a grande história do Brasil. Ficou curioso? Então embarque com a gente e venha conhecer um pouco sobre Ouro Preto! 

Mas lembre-se antes de viajar faça um planejamento… E para te ajudar criamos um app para isso.

Controle de gastos App para viajante

Um Pouco da História de Ouro Preto

Localizado no Estado de Minas Gerais e fundado na década de 17, Ouro Preto é um dos mais importantes municípios do Brasil.

Ouro Preto reúne, historicamente, o maior acervo da arte do período colonial de todo o Brasil. 

A arquitetura é famosa pelos estilos Barroco e Rococó. Algumas de suas arquiteturas foram construídas pelo famoso escultor, o Aleijadinho que finalizou a obra da Igreja de São Francisco de Assis, um dos maiores pontos turístico do local (falaremos sobre no tópico dos pontos turísticos).

Que conhecer mais da história de Minas Gerais? Conheça também São Thomé das Letras!

Como Chegar

A cidade de Ouro Preto está localizada em Minas Gerais, a apenas 100 km da capital Belo Horizonte. É um destino tranquilo de ser visitado, mesmo para quem busca um passeio de apenas um dia. A partir de BH, há várias opções de transportes e excursões.

De Avião

Para quem sair de qualquer região do Brasil, a entrada é o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, Confins. 

E para chegar em Ouro Preto, as opções são de uber, ônibus ou até mesmo alugar um carro ainda no aeroporto, com a possibilidade de deixar o carro alugado após a estadia no aeroporto ou em Ouro Preto.

De Carro

Para a viagem de carro, recomendamos fazer o seu trajeto pelo aplicativo Mapeia

Neste aplicativo é possível ver os gastos com a gasolina, a quantidade de pedágio e qual estrada pegar. E claro, com a ajudinha do amigo GPS.

Para facilitar ainda mais sua viagem, aproveite e faça sua conta em nosso aplicativo. Você consegue fazer o controle de todos os seus gastos e um roteiro para a viagem! 

Principais Atrações em Ouro Preto

Ouro Preto consegue manter os viajantes que chegam à cidade entretidos por muitos dias.

São dezenas de pontos turísticos a serem visitados, belas cidades nas redondezas para passeios de bate e volta, muitos mirantes que merecem paradas fotográficas e, claro, incontáveis comidinhas mineiras a serem experimentadas. Faltará tempo para tantas atrações.

Igreja de São Francisco de Assis 

Ouro Preto é um município muito artístico e a Igreja católica de São Francisco de Assis não fica de fora. As estruturas e obras da igreja receberam um toque mais do que especial de dois artistas de nome para a época: Aleijadinho e Mestre Ataíde.

No ano de 2009, a Igreja foi declarada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa do Mundo. Sua tradição religiosa e cultural encanta, sendo uma das mais belas artes coloniais, com seu estilo arquitetônico Rococó e arquitetura barroca.

Em frente a Igreja, você pode fazer comprinhas de lembrancinhas com os mais diversos tipos de artesanato, para qualquer gosto e qualquer bolso. Os preços são super em conta. Vale a pena conferir!

Localização: Largo de Coimbra, S/N – Centro – Ouro Preto

Praça Tiradentes

De encontro com a Igreja São Francisco de Assis, temos a Praça Tiradentes. Sendo um dos lugares mais movimentados de Ouro Preto, se tornou famosa também, quando seu nome ainda era Vila Rica, o lugar foi responsável por expor a cabeça do inconfidente Tiradentes. 

Nos dias de hoje, encontra-se no Centro da Praça, a estátua de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Na praça estão localizados alguns dos melhores restaurantes do Município, com comidas típicas mineiras para você aproveitar um dia de passeio e ótima gastronomia.

Aqui também é localizado o Serviço de Atendimento ao Turista.

Localização: Praça Tiradentes, 20 – Ouro Preto

Museu da Inconfidência

O prédio que fica na antiga Casa de Câmara e Cadeia (atual Ouro Preto), era uma penitenciária estadual.

O então Presidente Getúlio Vargas, na década de 30, decidiu que os restos mortais dos participantes da Inconfidência deportados para a região da África do Sul, fossem trazidos novamente para o Brasil.

O espaço proporciona meios educativos e projetos pedagógicos, exposições nos dois pisos do Museu e Programas de Projetos, que realizam parcerias como por exemplo com a Secretária Municipal do Meio Ambiente.

O museu guarda a história de uma luta por um Brasil independente. É composto por uma exposição permanente, documentos históricos e a certidão da execução de Tiradentes. 

As exposições do museu chamam atenção com obras como do Aleijadinho, Francisco Vieira Servas, um grande artista imigrante e português, o professor, pintor e decorador, Manoel da Costa Athaide e outros importantes artistas que somaram na rica arte de Ouro Preto.

Localização: Praça Tiradentes, 139 – Centro Histórico – Ouro Preto

Parque Natural Municipal das Andorinhas

Vamos ressaltar um ótimo ponto desse lugar. Ele é aberto 24h!

O Parque Natural Municipal das Andorinhas, criado em 1968, fica a 5km do Centro Histórico de Ouro Preto e localizado na Área Ambiental da Cachoeira das Andorinhas, no Rio das Velhas, o que proporciona muito lazer para quem visitar. Possui lindas cachoeiras e quedas d ‘ água. 

Vale ressaltar também a Fauna e a Flora do Parque e a biodiversidade, que são de extrema importância desse local rodeado de natureza. Aliás, se você ama natureza, não pode deixar de visitar esse o Parque Natural, que está em meio ao encontro da Mata Atlântica e do Cerrado.

É possível encontrar no Parque atividades esportivas, como quadras poliesportivas e escaladas.

E ah! O Parque também conta com churrasqueiras a céu aberto para aproveitar com a família, é um programa de visitação que te explica os pontos turísticos, trilhas e muito mais!

Localização: Rua Rio Piracicaba, Ouro Preto

Museu Casa dos Contos

Um passeio gratuito no lindo e enorme casarão em Ouro Preto. O museu Casa dos Contos, criado em dois anos, entre 1782 e 1784, recebeu as primeiras exposições de artes do local, artes no estilo barroco. No século 18, serviu de residência, depois refúgio e prisão para os inconfidentes.

Recebe exposições com objetos de época. Para você que quiser conhecer os acontecimentos da época, visite a senzala! 

Um dos principais pontos do museu. É possível visitar uma área verde, o Horto dos Contos e o famoso antigo chafariz que fornecia água para a Vila Rica,

Localização: Rua São José, 12 – Ouro Preto

Ladeiras de Ouro Preto

Se o destino é Ouro Preto, você PRECISA passear nas ladeiras, com construções históricas e vistas maravilhosas da cidade, um ótimo passeio para relaxar e se apaixonar ainda mais. 

Mirante do Morro de São Sebastião

A vista desse lugar é maravilhosa! É possível ver a região toda da Praça Tiradentes, a Cidade de Ouro Preto e um ótimo passeio para quem gosta de tirar fotos e admirar as paisagens. Ouro Preto proporciona essa incrível experiência.  

Ouro Preto é banhado de lugares para visitar e gratuitos, como a Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, Represa do Custódio a céu aberto, Mirantes e várias outras coisas (incluindo muitas igrejas). Repleto de arte e história, com certeza é um lugar para guardar bastante memória.

Culinária 

Para os paladares “diferentes” e para quem ama uma comida deliciosa e reforçada, a comida mineira com certeza vai te encantar. 

Experimente o famoso pão de queijo, restaurantes com comidas típicas, como o torresmo, lombo com tutu, feijão tropeiro, o doce de leite mineiro como sobremesa, entre outras opções. 

Nesse cardápio recheado, também podemos encontrar comidas internacionais. Deu água na boca, né? Aqui falamos somente um “prato de entrada” para tudo que tem de bom na culinária mineira.

Mais um ponto positivo de comer em Ouro Preto é que você encontrará ambientes para todos os gostos, restaurantes para um jantar romântico, vistas maravilhosas da Cidade, para toda a família, amigos e para todos os bolsos.

Antes que me esqueça, caso você queira viajar para outra região de Minas Gerais com ambiente romântico é vá para Monte Verde, é sucesso!

Onde ficar

Não é muito difícil decidir onde se hospedar em Ouro Preto. A cidade é pequena e a maioria dos seus atrativos, restaurantes e bares fica numa área bem compacta. Por isso, se você quiser só uma dica sobre onde ficar quando viajar pra lá fica a dica logo a baixo.

Pousada Minas Gerais

Pousada Minas Gerais
Pousada Minas Gerais

Minas Gerais é uma nova pousada situada no coração do centro histórico de Ouro Preto, que oferece suítes clássicas, com acesso gratuito à internet sem fio (Wi-Fi) e vista para o pitoresco Bosque Xavier da Veiga.

Os quartos da Pousada Minas Gerais têm interiores bem decorados com móveis de mogno, pisos de madeira polida e lustres antigos. Todos são equipados com TV a cabo e alguns têm banheira jacuzzi privativa.

Um café da manhã com bolo de chocolate, pães frescos e frutas tropicais é servido diariamente. O Café Del Miro possui uma lista extensa de cafés regionais, e você poderá desfrutar de cozinha local no restaurante à la carte.

A Pousada Minas Gerais está situada a 97 km do Aeroporto Tancredo Neves. O estacionamento é gratuito.

Localização: Rua Xavier da Veiga, 303, Ouro Preto

Hotel Barroco Mineiro

Hotel Barroco Mineiro
Hotel Barroco Mineiro

Quartos espaçosos e com piso de madeira são oferecidos no Barroco Mineiro. A propriedade está situada em um edifício histórico, no centro histórico de Ouro Preto, ao lado da Praça Tiradentes.

O Hotel Barroco Mineiro está localizado em um edifício típico de estilo colonial. Os quartos estão localizados na parte da frente e oferecem vista para as encantadoras ruas de paralelepípedos. TV LCD via satélite e banheiro privativo também estão disponíveis. O Wi-Fi é gratuito.

Você pode desfrutar de um buffet de café-da-manhã mineiro com especialidades regionais, como pão de queijo. Além disso, o serviço de quarto está disponível. Devido à sua localização, restaurantes e bares estão a uma curta caminhada do Barroco Mineiro.

A localização do Barroco Mineiro também permite que você explore facilmente todos os grandes monumentos que Ouro Preto tem para oferecer, como a Igreja de São Francisco de Assis. A principal estação rodoviária fica a apenas 10 minutos a pé do hotel.

Localização: Rua Claudio Manoel, 23, Ouro Preto

Hotel Luxor

Hotel Luxor
Hotel Luxor

O Hotel Luxor fica em uma mansão colonial restaurada com ares do século XVIII, e quartos que apresentam uma decoração inspirada nesta época. As acomodações oferecem uma belíssima vista para as igrejas de Ouro Preto.

Você pode admirar as igrejas históricas de Santa Ifigênia e Nossa Senhora das Mercês a partir dos quartos do Luxor Hotel. As acomodações incluem banheiro privativo, área de estar e comodidades modernas, como TV, frigobar e telefone.

O Taberna Luxor, restaurante do hotel, serve um farto buffet de café da manhã com iguarias regionais caseiras, como o famoso pão de queijo. Para o jantar, o local também oferece opções à la carte com pratos nacionais, fondues and frutas flambadas.

Em sua estadia no Hotel Luxor, você pode usufruir da recepção 24 horas, serviço de quarto e salão de jogos. Para sua maior comodidade, o estacionamento privativo gratuito também está disponível.

A propriedade está situada no centro histórico de Ouro Preto, a 1 quarteirão da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, e a 2 quarteirões da Praça Antônio Dias.

Localização: Rua Doutor Alfredo Baeta, 16, Ouro Preto

A cidade possui várias opções de Hotel, Hostel e Pousadas e uma ótima dica para economizar e encontrar uma estadia, recomendamos o Booking, um aplicativo que é possível encontrar casas e lugares mais em conta. Nele você pode ver fotos, localização e avaliações dos lugares. Ótima dica caso esteja em dúvidas onde se hospedar!

Espero que tenha gostado de algumas dicas desse lugar rico em arte, boa gastronomia e lugares para se apaixonar e ter vontade de voltar mais de uma vez! Ouro Preto te proporciona isso e muito mais! 😉

Summary
Article Name
O que fazer em Ouro Preto - Minas gerais - Estou na Viagem
Description
Ouro Preto é um município histórico e cultural. Um dos pontos que se você for para Minas Gerais, tem que dar uma passadinha por lá.
Author
Publisher Name
Estou na Viagem

Pin It on Pinterest