O que fazer em Capitólio: Mais uma linda cidade em Minas Gerais, que está localizada entre o Lago de Furnas e a Serra da Canastra.

Projetado para ser apenas o reservatório da represa da hidrelétrica de Furnas, o lago tornou-se o cenário ideal para passeios de barco, lancha, escuna, catamarã, jetski e para atividades como rapel, voo livre, pesca ou apenas para um banho refrescante em suas águas.

Somente em 2017 a Prefeitura de Capitólio regulou através de lei municipal os serviços turísticos na cidade, visando organizar o turismo na cidade e assegurar que ele aconteça de forma sustentável.

Mas vamos ressaltar uma coisa importante: Leve dinheiro na viagem. Capitólio não tem agência bancária. 

Única forma de sacar dinheiro é pela lotérica e sendo cliente da Caixa Econômica.  ( Isso foi meu relato, pois não encontrei se tiver me deixa escrito nos comentários )

Mas fato é que, esse pequeno detalhe não vai deixar que você visite essa bela cidade.

Para facilitar ainda mais sua viagem, aproveite e faça sua conta no aplicativo que desenvolvemos para te ajudar nessa trip do que fazer em Capitólio. 

Com o app você vai conseguir fazer o controle de todos os seus gastos e roteiros para sua viagem!

Ele funciona no Pc e nos dispositivos Android. Veja mais dele aqui.

Controle de gastos App para viajante
Controle de gastos App para viajante

Como Chegar em capitolio

De carro

Viajar para Capitólio é uma boa dica, porém pode ser um pouco “caro” para o bolso, por isso recomendamos fazer a viagem de carro.

E para isso, você pode fazer o seu trajeto e quanto vai gastar pelo aplicativo Mapeia

Neste aplicativo é possível ver os gastos com a gasolina, a quantidade de pedágio e qual estrada pegar. 

E claro, com a ajudinha do amigo GPS.

De Avião

O Aeroporto mais próximo é o de Ribeirão Preto em São Paulo. Outras opções são Aeroporto de Viracopos, Campinas – SP e o Aeroporto Internacional de Confins – MG. 

* Lembrando que, de todo modo, para chegar em Capitólio, o restante do caminho deve ser feito pela estrada. 

Então, dependendo do lugar do Brasil que você estiver planeje bem sua viagem.

De Ônibus

Temos opções também saindo de Campinas, Ribeirão Preto, algumas cidades de Minas Gerais e a mais popular de Belo Horizonte.

Assim como começamos a falar no post sobre cachoeiras, Capitólio é recheada delas, indo pela MG-050, a estrada é fácil e você pode dar um passeio em diversas delas em apenas 1 dia. 

Se você estiver em São Paulo, existem vários grupos no Facebook, Whatsapp e Telegram que fazem excursões, então vale dar uma procurada!

O Que fazer em Capitólio

Lago de Furnas 

Formado pela Represa de Furnas, conhecida como o Mar de Minas, além de ser no Alto do Mirante dos Cânions, é um ótimo lugar para um bom mergulho. 

Com diversas quedas d’águas, como a Cachoeira da Trilha do Sol, uma das melhores atrações, o trajeto na trilha conta com a cachoeira Mirante do Cânion e a Cachoeira do Grito e possui restaurante lá. 

A trilha do Sol tem um percurso de apenas 3km e começa com uma tour por Poço Dourado, que é composto por águas de cor amarelo e ouro. 

Saindo de Poço Dourado e caminhando, você encontrará a Cachoeira do Grito que conta com uma piscina particular. 

Conforme a lenda, o ideal é chegar nessa cachoeira e dar um grito com vontade, para afastar as coisas ruins. 

Após afastar as energias negativas, vale a pena se direcionar até o Mirante no Limite para aproveitar a vista de cânion e tirar maravilhosas fotos.

Lago de Furnas Capitólio
Lago de Furnas Capitólio – Foto retirada do site – destinosnotaveis.com.br

Localização: Rodovia MG-050, km 304, Capitólio 

O Centro de Capitólio

Visite a Lagoa de Capitólio e vá até a prainha para aproveitar os bares e o pôr do sol e também ótimo para exercícios físicos.

Você pode visitar também o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e aproveitar a feira de artesanatos na região.

Visite também a Praça da Matriz, onde acontece toda terça feira a Feirinha de Capitólio que apresenta comidas típicas mineiras e aproveite para visitar a Igreja São Sebastião.

Cachoeira da Diquadinha

Pouco visitada, mas uma das mais lindas paisagens e caso você queira se conectar com a natureza, essa cachoeira vale a pena, mesmo sendo um pouco difícil o acesso, vale a pena pela paisagem.

Bairro Escarpas do Lago

No famoso bairro de Capitólio, que fica a 350km de Belo Horizonte e localizado nas margens de Furnas.

É um bairro luxuoso, mas com fácil acesso a bares e hospedagens. Para conhecer os pontos turísticos na Represa de Furnas, existem diversos passeios de lancha, saindo de Escarpas do Lago, o famoso Mar de Minas. 

Se você gosta de lugares mais agitados, com certeza, você vai adorar Escarpas. Visite também o Porto Escarpas Lounge Flutuante, um bar flutuante com petiscos, drinks e DJ’s e de quebra uma vista para a Cachoeira da Ilha, com belezas naturais e contato com a natureza.

Sério o Lugar é TOP!

Lagoa Azul

O nome dessa cachoeira se dá pela maravilhosa paisagem e principal atração, as águas cristalinas, com lugares para tomar banhos e se encontra na margem da rodovia MG – 050. 

Sendo também o ponto de partida para os passeios nos cânions do lago de Furnas. 

Caso fique hospedado na Pousada Lagoa Azul, terá o livre acesso para essa cachoeira.

Lagoa Azul - Foto retirada do site - letviagens.com.br
Lagoa Azul – Foto retirada do site – letviagens.com.br

Cascata Eco Parque

Cheias de paisagens, é um passeio em uma trilha tranquila, que conseguimos visualizar o Lago de Furnas. 

As Cachoeiras, que são na verdade piscinas naturais, proporcionam mais um passeio encantador.

Possui restaurantes que servem porções e mini pizzas. 

Morro do Chapéu

Além de conseguirmos ver cidades como Guapé, Alpinópolis, Capitólio e São José da Barra, ele é um dos pontos mais altos de Capitólio, com flores silvestres, animais exóticos e uma vista diferenciada para o Lago de Furnas. 

Conta com uma capela com a imagem de Nossa Senhora dos Desamparados.

Serra da Canastra

Que tal visitar o lugar com os melhores queijos, hein? Então, te convidamos a ir na Serra da Canastra, nos arredores de São Roque de Minas. ( Fica +- 1h de distância da Serra da Canastra )

E se você quiser comprar os melhores queijos, recomendamos ir nas fazendas. A fazenda Pingo do Mula é a mais viável para fazer a visitação e comprar os queijos. 

Lembrando que precisa ser feito agendamento.

Parque Nacional da Serra da Canastra

Com o objetivo de manter a nascente do famoso Chico Velho, no Rio São Francisco, no parque nacional é mais um ponto de uma maravilhosa visitação. Feito para todas as idades e não é um ponto turístico movimentado. 

Um imenso espaço ecoturístico, mais um lugar rico de fauna e flora, possui animais silvestres, flores com belezas diferenciadas e piscinas naturais. 

Dividido pela parte alta e baixa, a primeira queda d’água é a Cachoeira D’Anta e pode ser vista pelas duas partes. 

Na parte alta é possível nadar nas águas e ver as construções históricas de pedra, a Garagem, Retiro e Curral.

O ponto do Morro do Carvão é um dos mais bonitos, pois você tem uma vista completa da serra e uma das melhores paisagens do parque.

A Cachoeira do Jota ou da Gurita, é ótima para um passeio em família, pois as águas são calmas e rasas. Também é um local de fácil acesso.

Com várias opções de drinks e petiscos, aproveite os restaurantes da proximidade do Lago de Furnas, onde você encontra comida boa e ao som de músicas, embalando o local.

Com uma variedade de doces, cachaças e queijos, não deixe de visitar o Queijo Califórnia, um lugar que apresenta um lanche aparentemente “simples”, mas que surpreende pelo fato de usar um dos queijos mais gostosos do Brasil. 

Você vai encontrar muitos doces de goiaba e pimentas. 

Culinária em Capitólio

Vá ao Capitólio e aproveite para comprar boas cachaças, queijos canastra e lindos artesanatos.

Um dos pratos mais famosos para ser saboreado é a tilápia recheada com queijo, azeitona e catupiry (pois bem, Minas Gerais não tem somente queijo para se deliciar). 

Vale a pena conferir o restaurante por kilo no Empório Lagoa Azul, comidas saborosas e sobremesas que valem muito a pena experimentar! 

Onde ficar em Capitólio

Casa Capitólio Bão demais da conta sô

Casa capitolio Bão demais da conta sô
Casa Capitólio Bão demais da conta sô

A Casa Espaçosa Capitólio está situada em Capitólio, a 32 km do Cânion das Furnas, em uma área onde trilhas a pé podem ser apreciadas. Há um restaurante no local, além de estacionamento privativo e Wi-Fi gratuitos.

A casa de temporada dispõe de 3 quartos, TV, cozinha equipada com micro-ondas e geladeira, e 1 banheiro com chuveiro.

Esta casa de temporada dispõe de terraço.

Casa em capitólio

Casa em capitólio
Casa em capitólio

A Casa em Capitólio está situada em Capitólio. A acomodação fica a 29 km do Cânion de Furnas, e você pode usufruir do estacionamento privativo no local e do Wi-Fi gratuito.

A casa de temporada tem 3 quartos, TV de tela plana com canais via satélite, cozinha equipada com micro-ondas e geladeira, e 1 banheiro com chuveiro.

Casa Temporada da Jojo em Capitólio-MG

Casa Temporada da Jojo em Capitólio-MG
Casa Temporada da Jojo em Capitólio-MG

Casa Temporada da Jojo. . O Capitólio-MG está situado em Capitólio. A propriedade fica a 32 km do Cânion de Furnas e oferece Wi-Fi gratuito e recepção 24 horas.

Esta casa de temporada dispõe de 2 quartos, 2 banheiros, TV de tela plana com canais via satélite, área para refeições, cozinha totalmente equipada e varanda com vista do lago.

O que fazer em Capitólio – Conclusão

Visite também a Cachoeira Paraíso Perdido (um dos lugares mais procurados da cidade, com várias cachoeiras e poços, porém um passeio pago, então vale a pena verificar o preço atualmente), as Cachoeiras Pé de Serra, Rio do Turvo e a Cachoeira do Filó.

Você ficará com gostinho de quero mais e terá que visitar mais vezes.

Capitólio tem muito a oferecer com bons pratos de massas, carnes e cervejas artesanais, para matar a sede ;).

Pin It on Pinterest