Tipos de fotografia: 
você sabe quais são?

Tirar fotografias é algo maravilhoso, nos conecta mais com a natureza e grava aquele momento para sempre. Porém, as fotos são utilizadas para vários fins diferentes, conheça abaixo os principais tipos de fotografia.

1 – Fotografia publicitária

As imagens sempre foram importantes para o meio publicitário, já que quando você olha para um outdoor ou banner o que te chama atenção primeiro são as fotos.

O ramo da fotografia para publicidade sempre foi grande, mas tirar uma boa foto para vender produtos nem sempre é fácil.

Você deve dedicar toda a sua experiência em conhecimento para procurar bons ângulos e boas cenas, surpreendendo tanto o publicitário como o cliente.

Para quem deseja seguir nesse ramo tem que ser bom para lidar com as exigências dos clientes e ter certa sensibilidade para acertar o clique.

Além disso, é essencial conhecer técnicas para criar efeitos legais, como aumentar o tempo de exposição da foto para capturar movimentos.

2 – Fotojornalismo

Outra categoria de tipos de fotos são as fotografias utilizadas para repassar uma notícia, retratar um fato jornalístico.

Aqui o foco é bem diferente do outro, a maior preocupação é conseguir retratar a cena com a maior clareza possível.

Entre os tipos de fotografia, este se preocupa muito mais com a cena em si do que com os aspectos artísticos. Por essa razão o fotógrafo deve ser objetivo e não se desviar para imagens mais artísticas.

Essas fotos não são minhas, direitos reservados aos profissíonais da área: 1 – Kevin Carter, 2 e 3 – Steve McCurry, 4 – Evandro Teixeira.

Godisable Jacob – Pexels

3 – Fotografia de moda

Este ramo da fotografia é bem semelhante ao publicitário, porém aposta ainda mais no lado artístico do fotógrafo para conseguir captar todo o estilo das roupas e das modelos.

O fotógrafo de moda tem a difícil função de criar catálogos de roupas e unir as suas imagens às ideias do pessoal da publicidade, fazendo com que o catálogo seja, ao mesmo tempo, uma obra de arte e um material de venda.

4 – Fotografia infantil

Outra área que cresce cada vez ao passar dos anos são as fotografias de crianças, podendo ser dividida em duas grandes áreas.

Fotografia de bebês e recém-nascidos

Uma prática que cresceu muito nos últimos anos é a de fotografar os bebês recém-nascidos ou com poucos meses de vida, registrando toda a calma e serenidade do bebê em posições confortáveis.

Cada um dos tipos de fotografia precisa de um profissional diferente, para este o fotógrafo deve ter a sensibilidade elevada, para conseguir capturar o momento exato em que o bebê está completamente relaxado.

Além disso, o profissional também deve usar a sua sensibilidade para montar os cenários e poses, criando books que vão emocionar a família para sempre.

Fotografia de crianças e adolescentes

Porém, após pouco tempo, os bebês se tornam crianças, e é necessário outro tipo de ótica para registrar os momentos mais importantes da infância.

Para isso, o fotógrafo pode abusar de fantasias e roupas estilizadas e unir isso com os cenários, formando imagens bonitas e com significados diferentes.

Mais tarde, quando os filhos se tornam adolescentes, as fotos devem ter, ainda, outro foco, mostrando a beleza natural daquela pessoa, focando para o futuro da criança.

Além disso, dentro desta categoria, as fotos irão acompanhar o crescimento da criança, desde os primeiros passos até a formatura no ensino médio.

Registrando cada momento único, seja com técnicas profissionais ou as fotos caseiras, que também ficam maravilhosas.

5 – Fotografia documental

Muitas vezes este é confundido com a fotografia de jornalismo, porém é um dos tipos de fotografia que contam a história de algo por meio das imagens.

Ao contrário do que acontece com a foto de jornalismo, que apenas apresenta um recorte daquele fato.

Esta fotografia tem o sentimento do profissional por trás, representa a imagem como uma poesia. O fotógrafo tem a difícil missão de criar uma sensação de imersão naquela imagem, fazendo com que o observador realmente sinta o que está sendo mostrado.

6 – Fotografia de retrato

Este tipo de arte é toda a foto que dá destaque a um rosto, podendo conter cenário ou não.

Ou seja, o papel do fotógrafo aqui é conseguir representar as expressões faciais do modelo e exprimir o máximo de característica do rosto que conseguir.

O exemplo mais comum de retrato são as fotos 3×4 para documentos, mas elas são apenas uma pequena parte das fotografias de retrato.

Thierry Fillieul – Pexels

Foto tirada do site fotografemelhor.com.br

7 – Macro e microfotografia

Estes são tipos de fotografia que fazem muito sucesso, tirar fotos com bastante zoom para ver detalhes incríveis.

A macrofotografia é a foto tirada de objetos muito pequenos, geralmente ampliando 10 vezes do seu tamanho, porém sem utilizar microscópios ou outras ferramentas.

Para melhorar as fotos, o profissional deve dominar o foco manual, já que com essa aproximação o foco automático pode não funcionar tão bem.

Já a microfotografia utiliza ferramentas para ampliar os objetos em uma escala micrométrica, como microscópios e lâminas de ampliação.

Com essa técnica você consegue realizar incríveis fotos e registrar detalhes de um mundo tão pequeno que nunca seria possível visualizar a olho nu.

8 – Fotografia Artística

Este outro tipo de foto abusa da sensibilidade do profissional, já que a sua missão é retratar artisticamente alguma cena ou pose.

É um tipo de foto bem ousado, pois foge de todos os parâmetros tradicionais e permite que a criatividade do fotógrafo e dos modelos sejam aproveitadas ao máximo.

9 – Fotografia esportiva

A adrenalina dos esportes e a emoção de torcer pelo seu time ou atleta favorito fazem parte do âmago das pessoas, por isso um dos tipos de fotografias mais vibrantes é a fotografia esportiva.

Esta modalidade se preocupar em registrar os momentos críticos do esporte, então o profissional, além de ser muito atencioso aos detalhes, deve conhecer bem o esporte que vai registrar.

Além disso, as fotografias esportivas foram, e ainda são, utilizadas para ver quem venceu aquela corrida acirrada ou se a bola atravessou a linha de fundo ou não.

O principal parâmetro neste tipo de foto é a atenção e precisão do fotógrafo, ele deve ser capaz de registrar momentos como uma bola atravessando a rede ou um nadador encostando a mão no objetivo.

10 – Fotografia de viagens ( Que eu mais gosto por enquanto )

Todo mundo gostaria de passar a vida viajando e conhecendo os inúmeros lugares fantásticos que o planeta tem a oferecer.

Um bom modo de registrar esses momentos são as fotografias de viagens, que se preocupam em representar da maneira mais fiel possível a experiência e as belezas que os locais proporcionam.

Além disso, quando você tira uma foto de um lugar turístico, você não está apenas preservando a memória de sua viagem, como levando outras pessoas com você, que irão ver a foto e se imaginar no local.

11 – Fotografia astronômica

Este é outro tipo de fotografia que necessita de equipamentos especiais, dessa vez para enxergar o cosmos e o espaço.

O principal objetivo dessas fotos são observar e estudar os corpos celestes, identificando planetas, galáxias, estrelas e várias outras imagens astronômicas.

A beleza das fotos é indiscutível, o espaço continua sendo um local pouco explorado pela humanidade e que faz nossa criatividade imaginar mundos mágicos e maravilhosos.

Explorar esse anseio pelo desconhecido sempre foi um trunfo de profissionais da fotografia.

12 – Fotografia subaquática

Alguns tipos de fotografia são mais desafiadores, como é o caso das fotografias subaquáticas, que necessitam de conhecimentos de mergulho e natação.

Porém, mesmo que seja difícil tirar fotos assim, o resultado é incrível, o mundo subaquático é magnífico e as imagens são deslumbrantes.

13 – Fotografia arquitetônica

As obras de arquitetura e engenharia são um espetáculo à parte, existem prédios que formam paisagens únicas, o que torna esse tipo de fotografia um muito requisitado por engenheiros e arquitetos.

O fotógrafo deve conseguir passar os detalhes das construções e representar certo sentimento, o que promove ainda mais as obras projetadas pelos arquitetos.

Tem pessoas que usam esses tipos de letra grátis, deixe seus projetos lindos!

Reprodução/Cuba Gallery

Foto: Marcelo Donadussi

14 – Fotografia culinária

Este é um dos tipos de fotografia que está em alta atualmente, tirar fotos de pratos e refeições com um objetivo, transmitir o desejo de saborear cada receita.

Os fotógrafos de culinária devem se preocupar não só com o preparo dos equipamentos de fotografia de comida, mas também da comida em si, já que o visual do alimento é o principal detalhe da foto.

Quem deseja se aperfeiçoar nessa técnica deve entender um pouco de culinária, isso permite que você utilize os utensílios e ingredientes da cozinha para formar cenários mais realistas e chamativos.

15 – Fotografia de paisagem

Este modelo de fotografia está entre os mais bonitos do mundo das fotos, isso porque nosso planeta é repleto de paisagens maravilhosas e que ficam muito bem retratadas pelas lentes de uma câmera.

Uma foto profissional pode demorar muito tempo para ser tirada, o fotógrafo deve esperar a luz do sol estar no ponto certo, a paisagem estar bem focada, ou seja, esperar pelo momento certo.

Além disso, as paisagens permitem uma certa liberdade poética, permitindo que o fotógrafo use toda a sua criatividade para registrar cada paisagem de um modo único, mesmo que várias pessoas já tenham tirado fotos daquele local.

Conclusão – Conheça mais sobre o mundo da fotografia

Conhecer os tipos de fotografia é essencial para você que está descobrindo esta arte e quer se aprofundar para tirar fotos mais bonitas.

Porém existem vários aspectos que você deve aprender para garantir sempre a melhor qualidade de suas fotos, acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro de tudo o que você precisa saber para ser um ótimo fotógrafo, amador ou profissional.

Bom é isso ai, espero que tenha gostado, foi uma pesquisa bem insana mas valeu a pena fazer!

Se você quer aprender mais, veja o melhor curso de fotografia que posso te indicar ou veja essa postagem de como tirar boas fotos.

Falando em Fotos, já pensou em viajar e se divertir sempre? Falo isso pois amo viajar e mesmo se for de carro, ônibus ( passagem de ônibus ), etc. Curta a vida, tire fotos bacanas eternize sua vida!

Deixe seu comentário se gostou ou não. Forte abraço e fique com Deus!

Summary
15 Tipos de fotografia - Veja quais você mais gosta! [ infográfico ]
Article Name
15 Tipos de fotografia - Veja quais você mais gosta! [ infográfico ]
Description
Tirar fotografias é algo maravilhoso, nos conecta mais com a natureza e grava aquele momento para sempre. Tipos de fotografia utilizadas para vários fins!
Author
Publisher Name
Estou na Viagem
Publisher Logo
x

Foi enviado para seu e-mail o e-book. Veja na caixa de Spam caso não tenha chego!

Pin It on Pinterest

Share This