Mas afinal você sabe o que é fotografia e sua história?

Muito tempo que venho pensando em escrever essa postagem, não sou nenhum guru ou gênio da fotografia, mas muitas pessoas me perguntam sobre o que realmente é fotografia e a história da fotografia.

Nesse Post quero te mostrar alguns conceitos bem bacana sobre o assunto, mas antes quero saber de você, está gostando dos materiais do Blog, depois de ler a postagem deixe um comentário. Isso vai me ajudar muito!

Eai, você já conhece qual é o melhor curso de fotografia on-line?

Por que você deve saber sobre o que é fotografia e sua história?

No meu ponto de vista quem é amante da fotografia e curioso sobre assunto, tem que entender sobre muitas coisas, pois história e conhecimento sobre o assunto nos deixam mais afiados sobre tudo. E claro conhecimento nunca é d+.

Sabemos que fotografia é prática, olhar artístico e claro o que é tudo isso sem saber usar algumas regrinhas que nos ajudam a compor, etc.

Dessa forma, o que é fotografia e sua história, à medida que se torna uma experiência cada vez mais pessoal, deve ser compreendida, através dos diversos perfis de fotógrafos amadores ou profissionais.

Sem mais delongas vamos lá saber o que é e a história da fotografia!

O que é Fotografia?

Mas afinal o que é fotografia? Acho que cada um tem um conceito, e para você irei falar o meu.

Eu considero fotografia momentos eternizados e gravados no tempo, independente qual o estilo de fotos que tiramos. São momentos únicos que congelamos para sempre em um instante do tempo se tornando eterno.

Seja uma pessoa, um evento, paisagem de uma viagem que você fez o tornando histórico.

No meu ponto de vista não existe uma maneira correta de fazer fotografia, existem, modos, ângulos, técnicas, programas, aplicativos, etc.

E é sempre através dos recursos da fotografia que se pode conhecer algo, alguém ou alguma coisa.

Para se tornar um bom fotógrafo, você tem que entender muitas coisas de suas câmeras e seus inúmeros acessórios.

Mas o ponto chave da fotografia e mais decisivo está em aprender, ver e compreender. Não se resume simplesmente olhar e dar o click.

É estar no lugar certo, na hora correta, na ocasião adequada, e sem dúvidas entender os conceitos da fotografia.

Atualmente, a tecnologia digital tem modificado drasticamente o que norteia o mundo da fotográfico.

Equipamentos, que eram caríssimos são oferecidos a preços cada vez menores, onde estudantes ao nível profissional estão com recursos cada vez mais sofisticados, assim com a maior qualidade de imagem e facilidade de uso.

Hoje com essa tecnologia monstra, que temos acesso, esta simplificando todos os processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens proporcionados à facilidade de integração com os recursos em nossas fotinhas!

Desde como organização em álbuns de imagens ou dos mesmo em documentos via Internet ( dropbox ou google drive ), têm ampliado e facilitado a minha e a sua vida.

Uma dica muito importante conheça os pilares da fotografia, pois com eles aprendemos muito em nossa jornada!

Conceito técnico – O que é fotografia

A fotografia é o processo e a arte que permite registar e reproduzir, através de reacções químicas e em superfícies preparadas.

Fotografia é uma técnica de criação de imagem por meio de exposição de luz, onde essa luz se fixa em uma superfície sensível. Nesse parágrafo tentei ser o mais breve possível.

Especializações do fotógrafo

Fotografia tem um vasto campo de assuntos e objetivos, onde você ou eu queremos nos especializar.

No meu caso eu quero muito, fotografar minhas viagens e eterniza-las em um livro. Mas eu te pergunto qual é o seu objetivo na fotografia?

O fotógrafo tem que se especializar para melhorar e dominar as técnicas de um determinado tipo de fotografia ou assunto.

Alguns exemplos de especializações, são:

  1. Foto reportagem;
  2. Moda;
  3. Fotojornalismo;
  4. Paisagem;
  5. Retrato;
  6. Publicitária;
  7. Natureza;
  8. Etc.

Dei meu ponto de vista sobre o que é fotografia, mas e você, sabe da história da fotografia?

Vamos aprender um pouco mais? É um tema bem gostoso, e se você é amante da fotografia deveria aprender um pouco, pois conhecimento nunca é d+, correto?

História da fotografia

Em 1826 “nasceu” a primeira foto. Criado pelo cientista italiano Angelo Sala. Consegui encontrar para você e está logo abaixo. E comparada com os dias de hoje  você pode ver que ela não tinha muita nitidez,

Primeira Fotografia
Primeira Fotografia

Na história da fotografia, o cientista Angelo em, percebeu que um dos composto de prata escurecia ao Sol, supondo que esse efeito fosse produzido pelo calor.

Então em 1724 um cara chamado Johann Heinrich Schulze, fazendo experiências malucas usando ácido nítrico, prata e gesso, determinou que era a prata, convertida em prata metálica, e não o calor, que provocava o escurecimento químico.

Muitos mas muitos cientistas ( físicos e químicos ), foram pioneiros na história da fotografia, graças a todos eles, temos uma forma maravilhosa de registrar momentos épicos em uma fotografia.

A fotografia tem essa “magia” de transportar pessoas para outros lugares, permitindo que se conheça outras culturas, mesmo estando a léguas de distância, bem como trazendo o benefício de aproximar corações e estreitar laços.

É bacana entender um pouco da história da fotografia, e poder imaginar o que esses cientistas fizeram para chegarmos onde estamos hoje.

Relato importante na história da fotografia, você lembra da Kodak? Ela era uma das gigantes e tinha tudo para estar nos dias de hoje e em janeiro de 2004 chegou o seu fim.

Como eu sou curioso e quero deixar o mais detalhado possível, vou dar um resuminho dos processos fotográficos dentro da história da fotografia.

Processos Fotográficos – História da fotografia

Ao decorrer dos tempos na história da fotografia, os processo fotográficos foram passando de inovação em inovação até chegar nos dias de hoje, por isso enfatizo que devemos saber um pouco mais sobre o que é fotografia e sua história.

Apenas assim conseguiremos aprender mais e mais sobre a arte da fotografia.

Fotografia em preto e branco – História da fotografia

Na faculdade que fiz de design, aprendi que a fotografia é um processo de luz e reações químicas em uma superfície sensível, portanto a fotografia preto e branco foi iniciada dessa forma. Mas por trás disso temos todo um conceito.

Quando você fotografa em preto e branco ( pb ), boa parte dos objetos em sua foto deixam de ter valor, enquanto outras e pras quais você não dava a mínima atenção, ganham um puta valor!

A fotografia nasceu em preto e branco, mais precisamente como o preto sobre o branco. Desde as primeiras formas de fotografia até aos filmes preto e branco atuais, houveram muitas evoluções.

Composição: fotos pb precisam de uma boa composição onde chamamos de fortes, se não suas fotos podem ficar sem graça. procure fazer uma cena usando linhas de composição, assim você chega em um bom resultado.

Texturas e detalhes: texturas são ricas em detalhes procure usar folhagens, rochas, nuvens e coisas do tipo costumam gerar profundidade e interesse em fotos.

Contraste e forma: a composição inteira se sustenta no contraste dos tons de cinza dos elementos. As sombras são mais importantes do que nunca, e costumam definir as formas do que está iluminado

Fotografia colorida – História da fotografia

Em 1861, o físico escocês James Clerk Maxwell e seu assistente Thomas Sutton. Maxwell realizava estudos sobre como o olho humano percebe cores.

Assim utilizaram as técnicas já existentes da fotografia em preto e branco para tirar três fotos idênticas do mesmo objeto, cada uma através de um filtro diferente: vermelho, verde e azul o famoso RGB.

Depois, usando lâmpadas com filtros das mesmas cores usadas na captação. A imagem gerada foi colorida.

E depois de anos em 1903, surgiu um método muito bacana que Autochrome Lumière desenvolveu, e assim permitia tirar fotos coloridas com apenas um (longo) clique. Bacana né?

Fotografia digital – História da fotografia

Vamos ser direto e bem óbvio, Fotografia digital é uma imagem digital obtida por meio de uma câmera digital.

Tendo em mãos então um arquivo digital, que podemos utilizar em um computador, ser editada, impressa, enviada por e-mail ou armazenada em qualquer dispositivo de armazenamento digital.

Com a tecnologia e velocidade da comunicação os fotógrafos que trabalhavam em localidades distantes tiveram que melhorar esse processo tanto para ganhar mais dinheiro quanto para enviar as imagens de suas capturas para os grandes canais de comunicação.

Com o aumento da competição com a televisão, jornais e revistas, houve um aumento na urgência para se transferir imagens aos jornais mais rapidamente.

Em menos de 10 anos, as câmeras digitais se tornaram produtos de consumo, relativamente barato tanto para mim e para você, pois o preço dos eletrônicos cai e a qualidade da imagem melhora.

Pare e pense se não é verdade pegue o seu celular e veja quanto a foto é linda!

Seu celular também é um equipamento fotográfico. Até chegar ao que hoje a tecnologia de ponta, houveram vários processos, e não foram poucos.

Conclusão – O que é fotografia e sua história?

Portanto, para mim fotografia ou a história dela, fazem todo o sentido sendo analisadas juntas, desde seu início até os dias de hoje.

A fotografia é muito mais do que conteúdo técnico, ela vem para emocionar, guardar e nos fazer refletir.

Independente de sua especialização ou se você gosta por hobbie, fotografe ame tenha em mente que é um ótimo exercício mental.

Depois que falei sobre a história e o que é a fotografia e você se identificou a isso, e quer aprender mais sobre o assunto. Baixe o ebook gratuito que fiz de coração para você.

Ou se preferir veja o curso que indico para aprender à arte de fotografia.

Independente se você está iniciando ou já tem uma longa data de tirando fotos, é muito importante fazer um checklist e se planejar.

Pois não queremos deixar de curtir a viagem e de fotografar os melhores momentos ou as coisas mais belas que vimos.

Veja como tirar boas fotos e fotos de comida.

Gosto sempre de lembrar, curta sua viagem mas deixe seus olhos fotográficos e artísticos sempre alerta, não se esqueça de nada pois você não quer perder os melhores clicks.

Veja mais sobre Dicas de fotografia!

Forte abraço fica com Deus e até a próxima.

Summary
O que é fotografia e sua história em nossas vidas!
Article Name
O que é fotografia e sua história em nossas vidas!
Description
Você conhece a história da fotografia? Pois bem clique aqui que você vai conhcer sobre sua história e o que é a fotografia. Clique aqui e veja! =D
Author
Publisher Name
Estou na Viagem
Publisher Logo

Pin It on Pinterest

Share This