As fotos de grávida é um tipo de fotografia, nos dias atuais, se tornou numa forma de registrar um dos momentos mais especiais da mulher e do casal, a gestação de um filho.

Essas fotos se tornaram num importante registro, muito mais importante do que um singelo gesto de guardar lembranças num álbum de fotografia.

As fotos conseguem expressar a beleza da mulher, da gravidez e a felicidade em família.

Porém, as fotos não podem ser feitas de qualquer maneira, escolher os lugares certos de casa ou de locais externos é fundamental para obter o melhor resultado possível.

É indicado escolher as roupas certas e mais confortáveis para a gestante, seguindo uma série de cuidados. Escolher o figurino e o cenário certos são as principais iniciativas.

As fotos de grávida

A foto deve considerar o conforto e a saúde da mulher, primeiramente, é necessário evitar situações de risco na produção e realização das fotografias.

As fotos podem ser realizadas por alguém da família ou um amigo que conheça as técnicas básicas de fotografia, porém é melhor contratar um bom profissional com ótimo portfólio como fotógrafo.

O fotógrafo profissional poderá oferecer um estúdio próprio ou alugado, ajudar a escolher um ambiente externo ou até mesmo preparar a casa da cliente para a realização da sessão de imagens.

O profissional sabe como transformar a sua cliente numa grande estrela. As imagens podem ser usadas, posteriormente, nas redes sociais, no álbum digital e impresso.

Fotos retiradas do Freepick:

Fotos de Grávida no Parque com Marido
Fotos de Grávida no Parque com Marido
Fotos de Grávida no Parque com Marido
Fotos de Grávida no Parque com Marido
Fotos de Grávida no Parque com Marido
Fotos de Grávida no Parque
Fotos de Grávida no Parque com Marido
Fotos de Grávida no Parque com Marido
Fotos de Grávida
Fotos de Grávida
Fotos de Grávid
Fotos de Grávida
Fotos de Grávida
Fotos de Grávida
Fotos de Grávida no Parque com Marido
Fotos de Grávida no Parque com Marido
Fotos de Grávida no Parque
Fotos de Grávida no Parque
Fotos de Grávida
Fotos de Grávida

Tendência dos ensaios

Geralmente, os ensaios de mulheres grávidas ficam parecidos, o que exige mais criatividade da cliente e do fotógrafo para criar um ensaio fotográfico mais criativo e mesmo repetitivo.

Por outro lado, é importante escolher o melhor momento para realizar as imagens. Há um momento ideal da gravidez para realizar o ensaio fotográfico, principalmente, perto do final do sétimo mês de gestação, entre a 30ª e 32ª semana de gestação.

Nesse período, a gestante apresenta a barriga no tamanho ideal para ilustrar fotos. Além da melhor aparência para as fotos, a mulher não está sofrendo com os desconfortos do período final da gravidez como inchaço, retenção de líquidos e dificuldade para andar.

Mas, independente do momento escolhido, a mulher grávida deve escolher o momento mais confortável para realizar a sessão de fotos.

Não adie o ensaio fotográfico

A vantagem de contratar um fotógrafo profissional (ressaltamos que o profissional pode ser do sexo masculino ou feminino, o importante é a capacidade de produzir um bom trabalho), é que este profissional saberá escolher as melhores poses, iluminação e as cores corretas de cada tipo de ambiente.

É importante não adiar o ensaio, pois nem sempre o mesmo profissional poderá ter a agenda aberta para remarcar e a gestante poderá perder o melhor momento para realizar as imagens.

É fundamental que a mulher grávida planeje e marque as fotos com antecedência, principalmente, antes da trigésima semana de gestação.

Antecipando, a grávida conseguirá se prevenir de qualquer imprevisto que possa adiar a realização das imagens.

E se passar da melhor época?

Caso, a grávida atrase a realização das fotos, ela ainda pode realizar o ensaio consultando o seu médico. A mulher grávida precisa ter a consciência que as fotos de grávidas deve ser feita com segurança sem ameaçar a vida da gestante e do bebê.

Onde realizar as fotos de grávidas?

As fotos podem ser realizadas em qualquer lugar seguro e confortável para a gestante, mas é lógico que a gestante deve escolher os cantos mais bonitos de casa, do jardim, da cidade onde mora ou até mesmo os cenários virtuais que o fotógrafo possa oferecer em seu próprio estúdio.

O cenário natural ou ilustrativo é um importante para a construção de um ensaio de qualidade. O fundo da foto cria o clima certo da sessão fotográfica e complementa o que a futura mamãe busca expressar nas fotos.

A seguir, listamos importantes dicas para selecionar os melhores lugares com as melhores ideias para a realização do ensaio.

Ao ar livre

Um dos principais benefícios de realizar as fotos em ambientes ao livre é o uso da luz natural, ela é melhor indicada pelos fotógrafos para valorizar a modelo gestante.

A luz natural, mais indicada a da manhã, proporciona ensaios ao ar livre de qualidade como a melhor opção.

A imagem pode ganhar um importante significado quando se escolher o um bom ambiente ao ar livre com a luz perfeita.

Permite criar uma esfera visual personalizada para as fotos e ainda deixar a grávida mais confortável com o seu corpo.

Os locais podem ser um jardim, um campo, uma rua tranquila e bonita, uma praia calma, entre outros. Porém, a contraindicação é vulnerabilidade às mudanças climáticas como elevação e queda repentina de temperatura, incidência de chuva, além de outros fatores como engarrafamento e concentração de pessoas estranhas, evite esses possíveis transtornos.

É importante planejar um plano A e um plano B. Por exemplo, se fotografar na praia não for possível, tenha em mente uma praça ou jardim.

O mais importante é para não perder a sessão caso a natureza resolva ir contra o planejamento.

Foto em locais fechados

Os locais fechados são mais seguros, podem ter a temperatura controlada com ar condicionado ou ventilador, pode oferecer banheiro e cadeiras confortáveis por perto, afinal é importante pensar nesses detalhes.

Principalmente, para as gestantes mais tímidas, é indicado realizar a sessão de fotos dentro de casa, num quarto de hotel, no jardim interno de casa, no estúdio fotográfico, entre outros.

Em locais fechados, não é possível trabalhar com a luz natural, o que exigirá o pagamento de equipamentos de iluminação dependendo do ambiente e da câmera.

Estúdio fotográfico

O ensaio fotográfico em um estúdio profissional pode ser a melhor opção para a gestante que sonha com uma alta produção repleta de glamour.

Apesar da artificialidade, a modelo pode selecionar acessórios próprios que dão um toque especial às fotos de grávida.

Mesmo que as fotos em estúdio tenham a fama de parecerem um pouco artificiais, é possível criar ambiente de naturalidade.

A grande vantagem da foto feita em estúdio é a possibilidade do fotógrafo trabalhar a possibilidade de utilizar diferentes tipos de iluminação e ângulos.

O figurino

A gestante deve escolher a roupa que a deixa mais bonita e confortável.  Sabemos que figurino das fotos é um dos elementos que gera mais dúvida entre as mulheres, principalmente, a respeito da quantidade de peças, quais cores usar, usar um estilo simples ou elegantes, entre outras dúvidas.

O importante é seguir o estilo próprio da personalidade da mulher. Uma produção mais cara de ensaio fotográfico pode oferecer figurinos do próprio estúdio da empresa de fotografia, por outro lado é essencial conhecer o sonho da gestante que pode querer fazer um ensaio extremamente elegante com vestidos longos e brilhantes.

Não existe um estilo único de roupa, mas é importante evitar fazer um ensaio vulgar ou desconfortável para a mulher, afinal a gestação e a maternidade é uma fase especial e linda para a mulher e o casal.

É importante buscar mais conforto à modelo, e permitir a beleza feminina transparecer com mais naturalidade.

Dicas básicas de figurino

– Evite calças apertadas, evite comprimir a barriga isso faz mal para a saúde da futura mamãe e do bebê;

  • Use calças confortáveis, saias soltas, camisas de botão e tops que deixam a barriga à mostra;
  • As cores podem ser neutras em peças lisas dão um efeito mais leve no visual;
  • Para fotos em ambientes ao ar livre evite cores vivas e estampas para não contrastar com o ambiente;
  • Os sapatos nem sempre são utilizados em do inchaço nos pés. Escolha opções confortáveis de calçado; 

Escolha os acessórios certos

Devemos lembrar que os acessórios fazem toda a diferença nas fotos de grávida. Certos objetos de cena e certos tipos de colares podem dar um estilo especial na mamãe para um cenário e figurino que pareciam simples anteriormente.

Por outro lado, é indicado usá-los com muita sabedoria, até porque tudo demais fica brega. O excesso de colares e brincos, por exemplo, pode gerar um efeito de extravagância desnecessária e desviar a atenção da modelo para este detalhes.

Os tipos de colares mais usados são colares, anéis e pulseiras. Para o ambiente fechado, por exemplo, pode ser adicionado flores, vasos pintados, abajur entre outros.

Na hora de escolher e usar os acessórios não é indicado usar tudo de uma só vez, utilize de um a três em cada figurino.

A gestante pode acrescentar as roupinhas, sapatos e até mesmo brinquedos do bebê caso já os tenha.

Como planejar melhor um ensaio para gestante

Antes de realizar as fotos, além de contratar o fotógrafo é importante fazer uma lista simples das roupas que serão usadas, dos acessórios, dos lugares onde as fotos poderão ser feitas e todos os detalhes que garantirão a saúde e o conforto da futura mamãe.

Depois que os preparativos estiverem prontos, é importante que cada mulher busque o seu jeito de se expressar e se sentir bem perante a câmera.

O ato de fotografar

É parte do ofício do  profissional de fotografia orientar e direcionar a modelo para que o produto final seja o conjunto perfeito das técnicas fotográficas, cenário, figurino e a imagem que a cliente sonhou. 

Os melhores estilos de fotos

Além dos detalhes de imagens, roupas, acessórios e lugares, é importante que a gestante procure o melhor estilo para as suas imagens.

Alguns ensaios fotográficos podem ficar durante muito tempo na mente das mulheres. Existem os estilos românticos, urbanos, praiano, bucólico, doméstico, entre outros que podem ser feitos de forma específica ou misturados no mesmo ensaio dependendo das condições técnicas, do orçamento e do tempo.

A seguir vamos apresentar alguns estilos de ensaios fotográficos que fazem a cabeça das gestantes e que podem inspirar a criação de novos ensaios, porém é aconselhável nunca abrir mão de sua personalidade e perfil.

Estilos ao ar livre

O estilo ao ar livre, além do fator ambiental já apresentado, pode envolver o uso de flores no caso de um ensaio feito num jardim; de ambiente descontraído caso seja numa praia, entre outros detalhes referentes à expressividade.

Lembramos que as fotos de grávida ao ar livre permite que a modelo interaja com a natureza e busque tranquilidade.

É importante lembrar que a gestante use saia longa ou um vestido fluído para brincar com o vento, evitando cores escuras demais.

No caso de um jardim, a gestante deve se sentir confortável para sentar ou deitar na grama, sempre buscando um jeito espontâneo com um estilo harmonioso.

Falando em Fotos ao ar livre, já pensou em viajar e se divertir sempre? Falo isso pois amo viajar e mesmo se for de carro, ônibus ( passagem de ônibus ), etc. Curta a vida, tire fotos bacanas eternize sua vida! Mesmo Gravidinha você merece.

Estilos de ensaios no estúdio

Como descrevemos anteriormente, no estúdio o fotógrafo possui equipamentos de iluminação, cor e ambientação visual para gerar um ensaio personalizado.

No estúdio, mesmo havendo a possibilidade de inclusão de cenário físico ou virtual, o plano de fundo costuma ser mais simples do que ao ar livre, dessa forma a gestante é o único ponto de atenção da imagem.

Porém, é possível trabalhar com luz e sombra para dar um clima mais íntimo para a imagem.

Dessa maneira, cada gesto da mulher se torna especial como o de acariciar a própria barriga. É indicado o uso de acessório como complemento, o sapatinho do bebê é uma ótima dica.

Está querendo fazer um ensaio? Veja que bacana esse feito por Lidi Lopes
Ela é uma fotografa famosa.

Estilo caseiro

A casa é nova, reformou o quarto do casal e o do bebê, ou a casa possui um quintal ou jardim bonito? Invista em fotografias em casa. A grande vantagem é evitar gasto de tempo e dinheiro com o deslocamento para áreas externas ou estúdio.

Lembramos que realizar fotos no lar é uma oportunidade de capturar fotos espontâneas e extremamente íntimas num lugar onde a mulher já se sente à vontade.

Quando a casa é muito iluminada naturalmente pela luz do sol, é importante aproveitar essa luz natural.

Estilo de ensaio da praia

Se a gestante não se preocupa com a areia, com o vento marítimo e nem com a possível movimentação, realizar o ensaio na praia é uma boa ideia.

Fazer foto nesse estilo é uma boa indicação para as gestantes que sempre gostaram do mar e da praia.

Imagine fazer fotos lindas perto do mar ou até mesmo na água em conexão com a natureza. Por outro lado, para quem não gosta ou não pode mergulhar no mar, é possível usar poses simples na beira do mar.

Também é indicado usar tecido fluido que pode complementar a foto com o movimento do vento.

Outra dica é fazer poses deitadas na areia para aproveitar o cenário pois é você vai estar em uma paisagem linda.

Estilo maridão

Um estilo que sempre dar certo é fazer as fotos sempre ao lado do esposo. Afinal, além da futura mamãe, o futuro papai também é um ser importante para o casal e para a família.

O marido pode escolher roupa com cores neutras ou claras para não atrapalhar demais a presença da esposa e da barriga.

Esse estilo de fotografia é uma história que expressa sentimentos de afeto pela esposa e pelo futuro filho.

Além das poses convencionais de casal, é bom apostar em poses mais divertidas com o marido. Aconselho fazer umas fotos preto e branco.

Outros ambientes fechados – Fotos de grávida

O estilo feito em outros ambientes fechados pode abranger um quarto de hotel de bom estilo, a casa de um parente que esteja mais bonita no momento ou áreas permitidas em shoppings, por exemplo.

Usando o estilo de aplicativos de fotos de grávida

Atualmente, muitas gestantes postam fotos nos aplicativos como Instagram, fotos estilho Tumblr e Pinterest. É possível produzir imagens inspiradas no estilo desses aplicativos.

Depois de ter o ensaio pronto, as fotos de grávida costuma fazer um sucesso quando bem compartilhadas nas redes sociais, o Facebook também é um ótimo local.

A rede social Tumblr, por exemplo, já é conhecida por reunir fotos artísticas e originais das imagens já comumente vistas em outras redes sociais.

Para estudar estilos já usados por outras gestantes brasileiras e estrangeiras é indicado analisar e pesquisar nesta rede social e no Pinterest.

Lembramos que o estilo de aplicativos busca a simplicidade para criar o grande diferencial das fotos de gestante.

Pois, as fotos não seguem a linha tradicional do retrato e costumam mostrar determinados detalhes simples ou diferenciados.

Estilo com animal pet

Além da companhia do marido e do uso de acessórios, a futura mamãe pode fotografar ao lado de seu animal pet. Muitas vezes, os pets são considerados como membros da família e podem ajudar no ensaio.

É importante que o fotógrafo também tenha habilidade com animais. O uso do pet nas imagens é possível quando as fotos são feitas em casa, no estúdio ou em locais ao ar aberto com em praças e jardins.

Estilo com o filho mais velho

Caso a mulher ou o casal já tenham um filho mais velho, ele pode também participar dos ensaios. Lembramos que o irmão ou irmã mais velha é um personagem essencial nas fotos.

Imagine o clique de criança beijando a barriga da mamãe e demonstrando carinho pelo irmãozinho que ainda vai nascer.

Estilo natalino

Caso a criança esteja para nascer depois do natal, a grávida pode realizar fotos com estilo e acessórios natalinos.

Não precisa sentar no colo do papai-noel, mas fazer poses ao lado da árvore de natal, dos presentes e até mesmo da ceia são boas ideias. Ou aquele estilho bem mamãe gulosa com fotos de comida.

O uso de luzes de natal também gera um resultado formidável. A decoração no natal é linda e se torna num acessório na fotografia.

Estilo de banhos – Fotos de grávida

A grávida também pode realizar imagens em casa ou num hotel aproveitando a banheira. A banheira pode ser usada com essências e flores e, em casos mais específicos, com o chamado banho de leite.

Dentre os locais fechados, a grávida pode fazer as fotos num SPA com toda a infraestrutura indicada.

Estilo flores no corpo – Fotos de grávida

Inspirado no ensaio da cantora Beyoncé, esse estilo se popularizou em todo o mundo, criando uma forte tendência de incluir flores e folhas nas fotos de grávida. Desde então, as gestantes costumavam cobrir o corpo nu com pétalas de flores delicadas e escolhidas.

Cuidados com o ensaio da gestante – Fotos de grávida

As fotos podem seguir diferentes estilos e serem realizadas em diferentes lugares, mas é importante ter certos cuidados na hora de realizar as imagens pois você vai querer tirar sempre boas fotos.

Geralmente, a gravidez pode deixar a mulher desconfortável e insegura, sendo fundamental tomar cuidado com a saúde da mulher. É indicado conversar com o médico sobre possíveis contra indicações antes da realização do ensaio.

Na hora de realizar as fotos, o ensaio geralmente dura entre 1 e 3 horas. A futura mamãe precisa fazer intervalos para se hidratar, comer e descansar antes de fazer uma nova sequência.

É importante que o marido e a família apoie o ensaio e elogie a gestante, pois as mulheres não se sentem lindas durante a gravidez.

Geralmente, é importante incluir parentes e familiares nas fotos, principalmente, nas fotos finais quando a gestante já está um pouco cansada de fazer poses.

É importante pensar que quantidade não é qualidade. Muitas vezes, realizar 15, 20 ou 25 fotos é melhor que produzir 50 imagens que possam ser cansativas demais.

Ao realizar o ensaio ao ar livre, escolha dias que não sejam nem quentes e nem frios demais. Evite chuvas e locais escorregadios.

Caso a gestante tenha acordado com algum mal-estar é importante adiar a realização das fotos, nunca force a realização do ensaio.

Na hora de fazer as poses, é importante evitar poses radicais e perigosas para a saúde da mãe e do bebê. Durante a gestação, a mulher pode sentir dores, enjôos e desconforto.

Geralmente, as poses sentadas e deitadas em local macio é mais indicado. A grávida deve ficar em pé em algumas imagens, mas não por muito tempo para evitar inchaço dos pés.

Ao realizar as poses, é importante exigir o menor esforço possível. É fundamental evitar riscos de saúde para a mãe e o bebê.

Se você chegou até aqui fico feliz estou escrevendo essas dicas de fotografia para iniciantes pois amo escrever, viajar e fotografar!

Conclusão fotos de grávida

Neste artigo apresentamos diferentes possibilidades para a realização de fotos de grávida de forma sadio e equilibrada.

É importante que a gestante converse com o esposo e o fotógrafo escolhido para a realização do ensaio.

Escolher a data e o local com antecedência é importante para evitar transtornos e perdas de tempo.

Separei algumas frases frases de fotografia de fotografia para você se inspirar.

De suma importância quando for fazer um book escolher a fonte ou tipo de legra correta para ele.

Caso escolha realizar as fotos em estúdio, selecione estúdios indicados por amigos e que sejam acessíveis, evitando se deslocar para muito longe. 

Essas dicas foram escritas com todo carinho do mundo, então se quiser aprender mais de uma olhadinha nos 3 pilares da fotografia.

Baixe o ebook gratuito que fiz de coração para você.

Fique com Deus e um forte abraço!

Summary
Fotos de Grávida: Guia de Fotografias Criativas de Gestantes
Article Name
Fotos de Grávida: Guia de Fotografias Criativas de Gestantes
Description
As fotos de grávida, nos dias atuais, se tornou numa forma de registrar um dos momentos mais especiais da mulher e do casal, a gestação de um filho.
Author
Publisher Name
Estou na Viagem
Publisher Logo
x

Foi enviado para seu e-mail o e-book. Veja na caixa de Spam caso não tenha chego!

Pin It on Pinterest

Share This