Conheça os Fotógrafos famosos e se inspire

Fotógrafos Famosos – Não existe melhor modo de aprender do que seguir os passos dos gigantes, no mundo da fotografia isso não é diferente.

Por essa razão separamos alguns fotógrafos famosos para você conhecer e seguir, se inspirando e aprendendo com as grandes mentes por trás dos cliques.

Além das técnicas e dos pilares da fotografia devemos conhece e nos inspirar em alguns fotógrafos.


Fotógrafos Famosos brasileiros

Para começar nossa lista vamos falar um pouco dos brasileiros que se destacam por sua criatividade e sensibilidade ao tirar uma foto, conquistando o mundo com suas artes.

Sebastião Salgado

Fotógrafos Famosos - Sebastião Salgado
Fotógrafos Famosos – Sebastião Salgado

O mineiro nascido na década de 40 é formado em economia, mas trocou sua carreira para percorrer o mundo registrando sempre algo importante de ser visto ou discutido.

Ele realiza fotos documentais, focando seus temas em questões como a vida de índios, trabalhadores, pessoas do campo que estão morando na cidade e até fotos denunciando maus tratos contra o meio ambiente.

A sua fotografia sempre foi feita utilizando preto e branco e sua sensibilidade ao registrar as mazelas humanas fez com que se tornasse um membro da Academia de Belas Artes da França.

Além disso, quem conhecer melhor este fotógrafo famoso deve assistir ao filme “O Sal da Terra”, que retrata sua trajetória até o mural da fama do mundo da fotografia.

Luiza Dörr

Entre os fotógrafos famosos Luiza sempre tem um espaço, a gaúcha nascida em 88 cursou fotografia pela Universidade Luterana do Brasil e, pelo Instagram, chamou a atenção dos editores da revista Time.

A revista norte americana convidou a fotógrafa para realizar um ensaio um tanto desafiador, retratar as 46 mulheres mais influentes do mundo, tirando foto de nomes como Oprah Winfrey e Hillary Clinton.

O foco de seu trabalho seus tipos de fotografia é o gênero de retrato, onde ela tenta adicionar alguns detalhes contemporâneos, o que faz com que suas fotos fiquem fantásticas.

Além disso, ela possui grupos de exibição em vários países, como Brasil, Espanha, Estados Unidos e Rússia. O seu trabalho fez com que conquistasse muitos prêmios na última década.

Rui Mendes

Este fotógrafo é muito requisitado desde a década de 80, já que ele é especialista em compor imagens para álbuns de música, sendo que várias bandas e cantores de renome passaram por sua câmera.

Foram várias capas e editoriais de sucesso que utilizaram a arte de Rui Mendes, como Raul Seixas, Capital Inicial, Renato Russo e até James Brown.

Rui Mendes também conquista o seu espaço como um dos fotógrafos famosos por ser eclético, ou seja, por mais que grande parte de sua obra permaneça nos discos de Rock, ele também retratou movimentos de Samba e Punk.

Cássio Vasconcellos

Com mais de 30 anos de experiência, Cássio coleciona projetos em vários países, tendo suas fotos exibidas mais de 200 vezes em 20 países.

O seu trabalho apresenta muita simetria e plasticidade, fazendo com que as cenas enganem o olho do observador em um primeiro momento.

A sua arte é bem conceitual, principalmente nas obras urbanas. Além disso, ele é um fotógrafo especialista em fotografias aéreas, o que fez com que se tornasse o criador do maior acervo de fotos aéreas do Brasil.

Nana Moraes

A carioca nascida em 63 é jornalista pela PUC de São Paulo, e com seu trabalho com a fotografia ficou conhecida por conseguir conectar com o modelo ou a paisagem, retratando toda a sensibilidade da cena.

Além disso, a iluminação que ela utiliza, herança de seu pai Zé Antônio, faz com que os contornos das formas se evidencie, criando um ótimo efeito de embelezamento.

Ela está entre os fotógrafos famosos por ser responsável por centenas de edições de revistas e trabalhar com vários projetos de publicidade e jornalismo, ganhando vários prêmios nesta categoria.

Mauro Holanda

Fotógrafos Famosos - Mauro Holanda
Fotógrafos Famosos – Mauro Holanda

Hoje em dia tirar fotos de sua refeição virou moda, todo mundo posta a macarronada que vai comer ou até o suco que vai beber, porém quem começou essa febre foi o Mauro Holanda.

O fotógrafo foi um dos primeiros a explorar a fotografia gastronômica, levando suas câmeras e equipamentos para cozinhas de restaurantes.

O seu destaque foi ter fugido da tendência da época, que era focar apenas em chefs renomados com receitas finas, e começou a trabalhar com restaurantes regionais, recheados com a cultura brasileira.

Com estes trabalhos, Mauro publicou em revistas como a Gula que é especializada em culinária e fez fotos de comida para revistas como a Veja e até a Playboy.

Bob Wolfenson

Além de realizar fotografias únicas, Bob é responsável pelo surgimento de vários fotógrafos famosos que foram seus aprendizes e, de certa forma, alunos.

A sua trajetória começou cedo, aos 16 anos na Editora Abril, trabalhando com vários nomes influentes da época e testando inúmeros gêneros de fotografia.

Uma das características mais fortes dele é a atenção aos detalhes e sua adaptabilidade, ou seja, é um fotógrafo de todos os gêneros, indo do nu artístico para fotografias documentais e jornalísticas.

Pode-se dizer que, além das fotografias esplêndidas, a oportunidade que ele dá para os jovens que estão ingressando nesse mundo é uma das maiores contribuições para o cenário artístico.

Walter Firmo

Walter começou a fotografar no fim da década de 50, onde o seu estilo é caracterizado por usar o contraste e composições de forma que as fotografias parecem pinturas.

Sendo um dos principais nomes na fotografia da beleza negra e contribuindo com trabalhos da velha guarda do samba.

Atualmente, este que é um dos fotógrafos famosos, ministra palestras e cursos, repassando seus conhecimentos na arte da fotografia para o Brasil e para o mundo.

Priscila Prade

A sensibilidade das mulheres é sempre um fator marcante no mundo da fotografia, este é o caso da Priscila, podendo ser a melhor fotógrafa de cinema e televisão de nosso país.

Um dos diferenciais da fotógrafa é sua capacidade de se conectar com os artistas, produzindo imagens de extremo impacto e reveladoras.

Além disso, quem quiser conferir mais do seu trabalho e entender melhor como funciona a mente profissional dela, pode adquirir os seus livros, “Eu Queria Ser” e “Impressões”.

Feco Hamburguer

Um dos assistentes de Bob Wolfenson que alcançaram o sucesso na carreira de fotógrafos famosos. Feco, após aprender muito com Bob, abriu seu estúdio e foi muito requisitado por empresas publicitárias, sempre com muito trabalho para fazer.

Porém o seu maior interesse era realizar um certo tipo de pesquisa, testando novas ideias e parâmetros, principalmente para cenários menos tradicionais.

Uma das linhas que ele pesquisa são as termografias, e após o ano 2000 ele passou a se dedicar em projetos próprios e a dar cursos e palestras pelo país.

Caras da Foto

Este são os Caras Da Foto e, sem papas na língua, estão aqui, primeiramente, por diversão e por serem apaixonados pela liberdade de se curtir a vida fotografando cada momento e cada lugar.

Fotografia precisa ser algo divertido e apaixonante, deixemos o papo técnico para os nerds de plantão!

Se você quer aprender fotografia, eles tem 3 cursos maravilhosos ( sim eu já fiz ):

Aqui, além de uma total informalidade e descontração, você pode esperar aprender os truques e segredos práticos para se tirar fotografias sensacionais que impressionam e esbugalham os olhos dos seus amigos!

Fotógrafos Famosos Estrangeiros

Porém não são só os brasileiros que sabem tirar fotos, existem muitos profissionais estrangeiros que tem portfólios realmente magníficos, confira.

Alex Prager

Nascida nos Estados Unidos, Alex faz uma mistura entre o mundo da fotografia e do cinema, produzindo pequenas histórias que são contadas por suas fotos.

Ela pensa em todos os detalhes, iluminação, atores e cenários, todos com detalhamento máximo e cheios de cores.

Para quem gosta de fotos de época e da ideia de contar histórias por meio dos cliques, deve conhecer a Alex e acompanhar a sua grande obra.

Fotógrafos Famosos Annie Leibovitz

Fotógrafos Famosos - Annie Leibovitz
Fotógrafos Famosos – Annie Leibovitz

Outra americana que faz parte da lista de fotógrafos famosos é a Annie, especialista em retratos de celebridades, chegando a fotografar nomes como Whopi Goldberg e até as irmãs Kardashian.

Além disso, sua conexão com os artistas faz com que os retratos representem melhor a sua sensibilidade, fazendo com que tudo fique em completa harmonia.

Outro fato interessante de Annie é que ela fotografou John Lennon, alguns momentos antes da morte do astro dos Beatles.

Fotógrafos Famosos David Lachapelle

David vive nos Estados Unidos e tem um portfólio de fotografias bem interessantes, focando seus cliques em críticas sociais e usando muito surrealismo ele ganhou o seu espaço entre os grandes nomes desse mundo.

Ele é conhecido por apresentar obras bastante coloridas e irreverentes, ganhando vários prêmios ao longo de sua carreira e fotografando celebridades como Leonardo DiCaprio e Elizabeth Taylor.

Além disso, ele possui um grande trabalho com videoclipes, trabalhando com cantores de renome, como Elton John e Christina Aguilera.

Fotógrafos Famosos Shirin Neshat

A fotógrafa iraniana faz parte da lista de fotógrafos famosos, conquistando o seu lugar com sua arte em representar as diferenças entre o Islã e o Ocidente e várias outras temáticas dualistas como essa.

Ela possui vários prêmios, incluindo o Prêmio Internacional da XLVIII Bienal de Veneza em 99 e o Leão de Prata no Festival de Veneza em 2009.

A sua dualidade busca representar contrastes interessantes, como aspectos antigos e modernos, a feminilidade versus a masculinidade e até as diferenças entre as vidas públicas e privadas.

Porém o mais interessante é que ela busca construir uma ponte entre esses temas, conectando tudo em seus cliques, algo maravilhoso de se contemplar.

Fotógrafos Famosos Henri Cartier-Bresson

O francês foi um fotógrafo do século passado, muitos o consideram o pai do jornalismo.

Ficou famoso por seu olhar único, o que permitia que tirasse fotos realmente chocantes, também foi o primeiro fotógrafo que retratou a vida na União Soviética Livre e chegou a tirar fotos de Gandhi em seus últimos dias de vida.

Além disso, ele é um dos fotógrafos famosos porque sua arte ganhou o mundo, sendo representado muitas vezes em livros, como o “Images à la Sauvette” e em suas megaexposições.

Fotógrafos FamososSteve McCurry

O fotógrafo da National Geographic ficou famoso após a sua foto, o retrato de uma Menina Afegã olhando fixamente para a câmera, virou capa das principais revistas do mundo.

Além disso, o seu trabalho sempre esteve ligado a conflitos na região, chegando a retratar a invasão soviética do Afeganistão e até a guerra Irã-Iraque.

Com os registros marcantes e fotos de conflitos, Steve ganhou prêmios de fotojornalismo e é um nome forte no mundo dos fotógrafos documentais.

Fotógrafos Famosos Ansel Adams

Este fotógrafo merece um lugar de destaque entre os profissionais que utilizam os cliques como forma de arte, pois ele foi um dos responsáveis por trazer a visão artística às suas fotos, fazendo com que a técnica de fotografia fosse aceita como uma forma de artes.

O foco do seu trabalho são paisagens, principalmente de parques nacionais do oeste dos Estados Unidos.

Além disso, suas inovações técnicas e estudos de fotografias o tornaram um dos técnicos mais renomados no mundo das fotos, conquistando seu espaço entre os fotógrafos famosos.

Fotógrafos Famosos - Robert Doisneau
Fotógrafos Famosos – Robert Doisneau

Fotógrafos Famosos Robert Capa

Um dos fotógrafos de guerra mais renomados, participando de eventos importantes, como o dia D da segunda guerra mundial e a Guerra Civil espanhola, que foi palco para sua obra mais famosa “Morte de um Miliciano”.

Robert era um fotógrafo húngaro e estudou Ciências Políticas em Berlim, onde se aproximou do jornalismo e o que fez ele entrar no mundo da fotografia.

Em seu último trabalho, dia 25 de maio de 1954, Robert acabou pisando em uma mina terrestre na Guerra da Indochina e morreu, mas não sem deixar uma grande contribuição com as suas imagens realistas.

Fotógrafos Famosos Helmut Newton

O trabalho de Helmut foi um pouco diferenciado dos outros fotógrafos, ele explorava a sensualidade feminina, tornando-se famoso por seus estudos nas fotos com nudez.

Era um fotógrafo de moda da Alemanha, possuindo várias obras, principalmente com fotos que exploravam o corpo feminino, exemplos disso são “Big Nudes” e “Playboy’s Helmut Newton”.

Fotógrafos Famosos Robert Doisneau

O último de nossa lista de fotógrafos famosos, mas não menos importante para a arte, foi Robert Doisneau, um francês que se especializou em fotos de rua.

Ficou muito conhecido por retratar a vida social de Paris, além disso se destacou por produzir fotos irônicas e ser modesto.

Em seus livros, Doisneau apresentava a fragilidade da vida humana no cotidiano, representando isso sempre com momentos calmos e incongruentes.

Além disso, muitas fotografias de suas obras se transformaram em cartões postais e imagens representativas de Paris, além de ter seu nome representado em várias obras do cinema.

17 Fotógrafas que Fizeram História no Mundo e na Fotografia

A mulher também busca o seu lugar no mundo da fotografia, as fotógrafas já marcaram os seus nomes na história da humanidade e da arte da fotografia.

Elas estão presentes desde o início do surgimento dessa tecnologia no mundo e, muitas vezes, não eram destacadas ou reconhecidas na história dessa arte.

Mesmo com os empecilhos, a dedicação e o talento marcaram o trabalham de muitas profissionais até os dias atuais.

Apesar de não receber o devido reconhecimento de seus colegas do sexo masculino, elas realizaram trabalhos de altíssima importância para a evolução da fotografia.

As fotógrafas e a história da profissão

Atualmente, essas profissionais ainda enfrentam as diferenças salariais, falta de oportunidades e obstáculos no desenvolvimento profissional.

A presença da mulher nesse setor está presente no desenvolvimento das primeiras técnicas de registros fotográficos que surgiram desde o início da atuação dessa tecnologia até os dias atuais.

A história conta que Constance Talbot desenvolveu os papéis sensíveis à luz ao lado do esposo William Henry Fox.

A história oficial credita à Ann Cook a fotografia do primeiro Daguerreótipo, considerado um dos primeiros equipamentos fotográfico a ser divulgado ao público no ano de 1839.

Em 1843, teríamos a primeira mulher a trabalhar profissionalmente como fotógrafa, a francesa Antonieta DeCorrevont abriria nesse ano o seu próprio estúdio.

Em nível de indústria do cinema, a primeira fotógrafa seria indicada ao Oscar de Melhor Fotografia em 2018, a partir da indicação de Rachel Morrison que foi reconhecida pelo seu trabalho no filme “Mudbound”.

Primeira Fotógrafa do Mundo

Ainda falando de Constance Talbot, ela nasceu no ano de 1811, em Derby, no Reino Unido.

Ela se casou no ano de 1832 e logo começou sua grande colaboração para a história da fotografia. Ela desenvolveu papéis fotossensíveis ao lado de seu marido, e também se tornou  conhecida como a primeira mulher a utilizar uma máquina fotográfica.

O seu trabalho mais famoso são as imagens dos versos do poeta Thomas Moore posicionados sobre o papel desenvolvido por ela.

No Brasil

No Brasil, no ano de 1897, tivemos na cidade de São Paulo, o trabalho de Gioconda Rizzo.

Seguiu os ensinamentos do pai, e começou a trabalhar com fotografias aos quatorze anos e idade. Atuou como profissional no Ateliê Rizzo ao lado do pai, mas abriu seu próprio estúdio em 1914.

Gioconda Rizzo se dedicou muito aos retratos que eram incomuns na época: enquadravam apenas do ombro para cima, quando o comum era fotografar os modelos de corpo inteiro na sua época.

Nomes que marcaram época

A seguir vamos apresentar um resumo da atuação das principais fotógrafas que fizeram história nessa área de atuação.

1 – Margaret Bourke-White

Nascida em 1904 e falecida em 1973, ela foi reconhecida como a primeira fotógrafa de guerra dos Estados Unidos. Ela realizou fotos expressivas e comoventes que definiram a cultura americana em meados do século 20.

No ano de 1936, as imagens da construção da barragem Fort Peck (EUA) foram feitas por ela para a reportagem de capa da revista “Life” da época.

O seu nome é um dos mais fortes entre os maiores fotojornalistas da história através de seu trabalho sobre a Grande Depressão e o Holocausto.

2 – Consuelo Kanaga

Nascida em 1894 e falecida em 1978, Consuelo Kanaga atuou no início do século XX como uma das poucas fotógrafas nos Estados Unidos que retratou as lutas sociais e políticas de afro-americanos.

Ela também realizou fotos de celebridades como Langston Hughes e Countee Cullen. Atuou na nos gêneros de arte documental e modernista fundidos buscando a consciência social.

3 – Dorothea Lange

Nascida em 1895 e falecida em 1965, as suas imagens se destacaram nos anos 1930, ao mostrar o que as pessoas faziam da Grande Depressão nos Estados Unidos na pós-crise de 1929.

O seu principal trabalho é “Mãe Migrante” que até os dias atuais captura os conflitos do Dust Bowl na época.

4 – Anna Alkins

Nascida em 1799 e falecida em 1871, ela atuou na realização de fotos de plantas. Ela trabalhava com botânica em meados do século XIX e aproveitou essa nova tecnologia para documentar seus espécimes usando um processo sensível à luz conhecido como cianótipo.

Realizou uma importante publicação em 1843, a obra “Photographs of British Algae: Cyanotype Impression” marcou a primeira vez que um livro foi ilustrado com fotografias.

5 – Julia Margaret Cameron

Nascida em 1815 e falecida em 1879, atuou na área por onze anos e realizou seus retratos distintos e oníricos, sendo um forte nome na história da arte.

Ela buscou incorporar temas míticos e literários para ajudar a criar imagens que pareciam de outro mundo ainda no século XIX.

6 – Gertrude Käsebier

Nasceu em 1852 e faleceu em 1934. Se inspirou na pintura e buscou misturar o brilho suave e as poses românticas da história da arte em um novo gênero de fotografia conhecido como Pictorialismo.

7 – Tina Modotti

Nascida em 1896 e falecida em 1942, ela realizou imagens inspiradas na ideologia radical esquerdista em obras de fotografia moderna. Ela tinha um estúdio na Cidade do México durante os anos 1920. Foi amiga de Frida Kahlo, José Clemente Orozco e Diego Rivera.

8 – Frances “Fannie” Benjamin Johnston

Nascida em 1864 e falecida em 1952, “Fannie” ficou mais famosa no no final do século 19, e seu estúdio em Washington, D.C., recebeu alguns dos rostos mais históricos dos EUA por fotografar celebridades como Susan B. Anthony, Mark Twain e Booker T. Washington. 

9 – Alice Austen

Nascida no ano de 1866 e falecida em 1952, ela começou na fotografia quando ganhou de seu tio sua primeira câmera. Gostava de fotografar pessoas e as atrações de Nova York.

Teve uma carreira firme e dedicada, porém morreu pobre morando na rua. Porém, sua antiga casa em 1970, em Staten Island foi adicionada ao Registro Nacional de Lugares Históricos, sendo designada como Marco Histórico Nacional dos EUA, no início dos anos 1990.

10 – Shima Ryu

Nasceu em 1823 e faleceu em 1900. É indicada como a japonesa a tirar uma foto utilizando uma técnica fotográfica conhecida como placa úmida de colódio.

Teve um estúdio em Edo, no Japão, de 1865 a 1867 com o marido, Shima Kakoku.

11 – Berenice Abbott

Fotógrafas que fizeram história - Berenice Abbott
Fotógrafas que fizeram história – Berenice Abbott

Nasceu em 1898 e faleceu em 1991. Quando concluiu a escola em Nova York no ano de 1921, ela foi para Paris, onde se encontrou no centro do cenário artístico de vanguarda da Europa.

Retornou para Nova York em 1929, registrando as paisagens urbanas em transformação.

Recebeu apoio da Works Progress Administration do governo dos EUA, para registrar a história da cidade.

12 – Lee Miller

Nasceu em 1907 e faleceu em 1977. Começou como fotógrafa aos 19 anos de idade, depois de ser quase atropelada por um carro na cidade de Nova York, na ocasião foi salva pelo editor da “Vogue” que a lançou como modelo.

No ano de 1929, Lee Miller viajou para Paris para iniciar sua carreira como artista surrealista retornando em 1932 para Nova Iorque com a intenção de abrir seu próprio estúdio fotográfico.

Na segunda Guerra Mundial, ela foi nomeada fotógrafa de guerra oficial da “Vogue”. Durante o conflito, ela fotografou alguns dos aspectos mais horríveis da guerra.

13 – Diane Arbus

Nascida em 1923 e falecida em 1971. A fotógrafa Diane Arbus inovou ao buscar imagens fora dos padrões certinhos da época, buscando registrar os marginalizados e os desajustados.

Também atuou como professora de fotografia em Nova Iorque, inspirando uma geração inteira de jovens fotógrafos a perseguir o imperfeito como tema.

14 – Cindy Sherman

Nascida em 1954 a ainda ativa, criou a série inovadora de autorretratos de Cindy Sherman, “Untitled Film Stills” (1977-1980), na busca de indicar os estereótipos que muitas vezes as mulheres são obrigadas a retratar no cinema como oferecem uma crítica sobre a saturação de imagens na mídia atual.

15 – Carrie Mae Weems

Nasceu em 1953, e é respeitada através de seus trabalhos com fotografias, áudios, esculturas e instalações. Ela busca a identidade cultural, gênero e classe em relação à história da comunidade negra nos EUA.

No ano de 2013, ela foi premiada com o MacArthur Fellows e hoje é considerada uma das artistas contemporâneas mais influentes do mundo.

16 – Nan Goldin

Nasceu em 1953, e já atuava nos anos 1970 e 1980 quando começou a fotografar seus próprios amigos. Lançou a série “The Ballad of Sexual Dependency” feita por quase 700 fotos tiradas em Nova York, Boston e Berlim, buscando a realidade dos meios urbanos, das drogas e da crise da AIDS.

Nos anos 1990, os seus retratados tinham sucumbido a uma dessas realidades presentes em seus trabalhos. O seu portfólio de imagens  ficou conhecido pelo realismo e pela sua capacidade de capturar as provações e tribulações que os jovens enfrentavam durante os anos 1980.

17 – Carol Guzy

Fotógrafas que fizeram história - Carol Guzy
Fotógrafas que fizeram história – Carol Guzy

Nascida em 1956, a fotógrafa Carol Guzy é considerada a única jornalista que recebeu o Prêmio Pulitzer quatro vezes.

Ela também foi a primeira mulher a receber o prêmio Newspaper Photographer of the Year. Como fotógrafa da equipe do jornal “The Washington Post” desde 1988, ela capturou a tragédia e o triunfo da humanidade em todo o mundo.Atua no mercado até os dias de hoje. 

Descubra mais sobre o mundo das fotos e revele o fotógrafo que há dentro de você.

Acompanhar a obra de fotógrafos famosos é um ótimo exercício para estimularmos nossa criatividade e aprendermos mais sobre as técnicas que foram desenvolvidas nessa verdadeira arte.

Tem pessoas que usam esses tipos de letra grátis, deixe seus projetos lindos!

Veja como tirar fotos melhores de paisagens ou preto e branco

Summary
Fotógrafas e Fotógrafos Famosos [ Veja agora 📸 ]
Article Name
Fotógrafas e Fotógrafos Famosos [ Veja agora 📸 ]
Description
Inspire-se com os fotógrafos famosos atuais e antigos, veja um pouco mais quem são e como influenciaram nos dias de hoje, leia agora e fique or dentro!
Author
Publisher Name
Estou na Viagem
Publisher Logo

Pin It on Pinterest