Fotografias criativas no seu dia a dia.

Atualmente, a foto se tornou onipresente nas redes sociais e nos aplicativos de imagem. Para gerar diferenciação, as pessoas querem aprender a fazer fotografias criativas para chamar mais atenção e ter um perfil de fotos diferentes.

Ter uma linda coleção de fotos que equilibra cores, luz e brilho é fundamental para agradar os amigos e conquistar mais likes.

Mesmo não tendo muito conhecimento em Photoshop, é possível utilizar aplicativos que oferecem filtros e edição rápida no próprio celular.

Claro que, para criar imagens mais profissionais é indicado o uso de softwares profissionais como o Photoshop e o Illustrator, mas a seguir apresentamos dicas preciosas e fáceis para fazer fotos criativas.

O que é uma foto criativa?

Uma foto criativa pode ser definida como uma imagem que supera o padrão comum de qualidade, de ângulo e de expressividade. Ou seja, é uma composição visual que está acima da expectativa do olho humano.

Podemos passar o olhar sobre várias fotos, mas quando paramos por alguns segundos a mais para prestar mais atenção sobre uma imagem e nos perguntamos “nossa, que foto bonita, como fizeram isso?”, estamos perante uma foto mais criativa do que o padrão comum.

Para os publicitários esse é o chamado efeito “wow” referente a uma experiência positiva acima do esperado.

Dicas iniciais para fazer uma foto mais criativa

Formas para se tirar fotografias criativas
Formas para se tirar fotografias criativas

Todo mundo pode ser criativo, uns mais e outros menos dependendo da formação e da educação individual de cada um.

Buscar algo diferente por curiosidade ou necessidade gera um processo de criatividade na pessoa. Não há regras rígidas para definir as etapas mais fixas para fazer uma imagem mais inovadora.

A criatividade pode ser espontânea, ser resultante de muito estudo ou ser adquirida com o tempo. Mas, com ideias simples é possível criar algo mais formidável para agradar a si mesmo e os outros.

As imagens devem ter utilidade na vida das pessoas para gerar proximidade, sentimentos e compartilhamento.

Atualmente, com o uso de câmeras digitais e celulares ficou mais fácil produzir fotografias criativas de maneira mais intensa do que antigamente.

Até os anos 1990, além de uma câmera manual e automática, era necessário usar rolo de filme e depois da realização das imagens enviar o rolo de filmes para revelar, era necessário muita imaginação para adivinhar os possíveis resultados.

Atualmente, com as câmeras e celulares digitais a pessoa visualiza a imagem automaticamente na tela e depois de fazer a foto,  a mesma já aparece prontinha nos arquivos internos do equipamento para ser compartilhado nas redes sociais, editado e, em certos casos, ser impresso em papel especial.

Apesar da evolução tecnológica, infelizmente certas pessoas usam quase sempre as mesmas poses, principalmente em pontos turísticos.

É necessário melhorar os padrões de posturas, de localização, escolha de ambientes e entre outros aspectos buscar novas orientações para as fotos.

Aprenda a tirar fotos única e  memoráveis com pouco esforço seguindo as dicas que enumeramos a seguir especialmente para você.

>> Curso de fotografia online <<

1 – Evite ser brega

Ao realizar as fotos, evite excesso de cores de fundo, uso de roupas pomposas ou luxuosas usadas fora da ocasião certa.

Mesmo não sendo profissional, é importante a pessoa formas o seu bom gosto pessoal, buscando fazer as coisas conforme o seu conforto e seu bem-estar.

É importante procurar se aprimorar para saber como tirar fotografias criativas, independente se as imagens são pessoais ou até mesmo para um cliente.

É importante sempre partir para a busca de um resultado simples e, com o tempo de aprimorar na escolha das posturas, das roupas certas, da luz correta, entre outros aspectos.

Uma dica legal talvez, claro dependendo do caso é tirar foto de grávida.

2 – Dois passos para trás

Quando for realizar uma imagem dê no mínimo dois passos para trás, isso ajuda a encontrar o melhor foco e o melhor ângulo. 

É importante enxergar o poder dos elementos naturais para a composição da imagem: o rosto e o sorriso das pessoas, a qualidade do ambiente interno ou externo e a luz.

Quando a pessoa que está fotografando se afasta ela consegue  possível observar a cena de um modo mais abrangente, adicionando diversos elementos que não apareciam no quadro inicial ou até mesmo criando uma composição  mais clean e equilibrada.

3 – Altere o ângulo de visão

Fotografias Criativas - Pôr do Sol
Fotografias Criativas – Pôr do Sol

Além dos ângulos tradicionais, procure explorar outros pontos de ângulos antes não usados. Além do ângulo frontal, explore outros posicionamentos que melhore a composição final.

Se a pessoa que está fotografando é mais alta do que os fotografados, é indicado tentar dobrar os joelhos ou se agachar um pouco para não cortar ou diminuir demais a altura dos fotografados.

Nesses casos, é importante usar um suporte de câmera ou celular para regular a altura da câmera.

Uma das dicas bem legais que posso te dar nesse ponto, de uma olhadinha no Pinteres e veja fotos tumblr para serem tiradas, te ajudam se inspirar mais.

4 – Escolha um canto harmonioso

Não adianta escolher qualquer lugar para fotografar, seja em ambiente fechado ou aberto, busque fotografar pessoas ao lado de algum elemento: vaso de flor, árvore, jardim, um automóvel, etc.

Isso ajuda a gerar excelentes resultados para composição, uma vez que o objeto próximo à câmera estará desfocado e criará uma moldura para o objeto principal. 

Mas, é importante fotografar com aberturas maiores, para o primeiro plano ficar desfocado.

5 – Use tecidos

Fazer ensaios pode ser um pouco repetitivo, principalmente, quando usamos os mesmos ambientes. É indicado, caso repita ambientes, forrar áreas externas e internas com tecidos.

Porém, evite tecidos coloridos demais ou muito estampadas para não quebrar a harmonia das cores em relação às roupas dos fotografados.

O que são objetos de cena?

Para criar fotografias criativas o fotógrafo pode ter a ideia de inserir objetos de cenas, mas o queriam os objetos de cena?

Além de um vaso de flores, fotos de comida ou de automóvel, os objetos de cenas também podem ser mais leves e mais lúdicos como balões coloridos de gás hélio, tintas coloridas, pó colorido, água (reflexo d’água ou poça), gelatina para a lente e entre outros objetos que podem enriquecer a imagem final.

Os objetos de cena se referem aos componentes que interferem positivamente na composição da imagem final.

Uma dica caso você vá usar em um book de fotografia é usar a fonte ou letras grátis para ambientar sua foto.

Valorizar a expressão pessoal

É importante que o fotografado saiba expressar a sua personalidade pessoal.

Devemos lembrar que uma foto não é feita somente com uma câmera, mas com todo o conteúdo que uma pessoa possui a partir dos livros que já leu, do aprendizado e experiência de vida e de seus sonhos.

Esses aspectos interferem na expressão da pessoa, principalmente, no olhar. Não é indicado realizar fotos em momentos tristes ou tensos, pois os sentimentos podem ser transmitidos no momento da captação das imagens.

É indicado, no decorrer dos dias da vida, buscar informações positivas para a mente, sendo indicado ler e assistir livros ou filmes que não sejam somente do segmento do qual está acostumado a consumir.

Outro fator importante, é cuidar da aparência antes de realizar as imagens. Ter auto estima e boa aparência ajudam na hora de se expressar melhor perante as câmeras.

Selecione temas

Uma foto pode ter temas. Isso mesmo, na hora de criar fotografias criativas é possível criar temas como “passeio no parque”, “passeio na praia”, “dia em família”, “meu primeiro dia na faculdade”, entre outros temas que podem enriquecer as ideias de realização de fotos.

Fotos no pôr do sol

Fotografias Criativas - Pôr do Sol
Fotografias Criativas – Pôr do Sol

Um clássico entre as imagens pessoais mais usadas na história recente da humanidade são as fotos no pôr do sol. É comum buscar produzir, perante a luz do sol, a silhueta da pessoa que será fotografada.

Nesse caso, por exemplo, pode adicionar balões voando ou outros objetos para enriquecer a foto.

Fotos de Paisagens Lindas ( não foi tirada por mim site: pexels.com )
Fotos de Paisagens Lindas
Fotos de Paisagens Lindas ( não foi tirada por mim site: pexels.com )
O por do sol mais lindo que já ví até hoje - Socorro São Paulo
O por do sol mais lindo que já ví até hoje – Socorro São Paulo
Fotografia - criativa por do sol
Fotografia – criativa por do sol

Fazer vários cliques

Os fotógrafos famosos e profissionais costumam realizar vários cliques seguidos até conseguir enquadrar a foto que ele pretender criar e encontrar.

Imagine, por exemplo, um jogo de futebol no qual o atacante subiu com a bola três vezes para o ataque e somente conseguiu marcar gol na terceira vez, o fotógrafo que está no estádio fotografou todas as vezes nas quais o atacante subiu até o ataque até conseguir fotografar a cena do gol.

Isso vale para várias situações. Muitas vezes é necessário clicar mais de uma vez perante um ambiente em movimento ou fixo até encontrar a foto perfeita.

Nos casamentos, por exemplo, é importante seguir o roteiro da cerimônia e da festa fotografando a entrada da noiva, o altar, a troca de juras e alianças, a saída da igreja, fotografar os padrinhos e madrinhas, o início da festa, o corte do bolo, o carro saindo com os noivos, entre outros detalhes que comporão o álbum dos recém-casados.

Seguir roteiro e ideias sequenciais também é indicado para qualquer tipo de fotos feitas em família e até mesmo de eventos de empresas.  

>> Curso de fotografia online <<

Conclusão

Lembramos que fotografia é uma história em alguns casos e não há regras únicas na hora de produzir fotografias criativas. Cada fotógrafo terá uma percepção diferente sobre o ângulo, a luz, as cores e demais componentes da imagem.

É importante pesquisar novas tendências e dicas para melhorar a percepção.

Aos poucos a pessoa descobre sua própria maneira de como tirar fotos criativas.

O avanço da tecnologia de câmeras e equipamentos  tornou acessível diversos recursos para o dia a dia.

Portanto, aproveite as boas ideias de fotos e faça fotos inesquecíveis. 

Ahhh Antes que eu esqueça, uma dica bem legal seria tirar fotos em preto e branco, deixa com um ar mais dramático.

Outra coisa em interessante é ver como usar os programas para editar suas fotos e deixa-las su reais.

Fotografia criativa ( foto tirada do pinterest )
Fotografia criativa ( foto tirada do pinterest )
Fotografia criativa ( foto tirada do pinterest )
Summary
5 Formas para se tirar fotografias criativas
Article Name
5 Formas para se tirar fotografias criativas
Description
Atualmente, a foto se tornou onipresente nas redes sociais e nos aplicativos de imagem. Veja agora formas para se tirar fotografias criativas.
Author
Publisher Name
Estou na Viagem
Publisher Logo
x

Foi enviado para seu e-mail o e-book. Veja na caixa de Spam caso não tenha chego!

Pin It on Pinterest

Share This