Quais editores de fotos gratuitos ou Pagos usar?

Editores de fotos? Para que usar? Você é um apaixonado por fotos? Quer melhorar suas fotos? Adiciona efeitos nos seus selfies? Detonar as redes sociais com as melhores fotos? Então você precisa de um editor de fotos gratuito, veja quais são os melhores para você!

O que é um Programa para editar fotos?

A arte da fotografia é uma mistura entre a preparação da foto, a foto em si e a edição da mesma com um programa próprio para isso.

Esse programa é um aglomerado de ferramentas que permite que você ajustar suas fotos mexendo nos tons de cores e contraste, adicionando filtros e efeitos e até realizando correções.

O Photoshop é um exemplo de editor de fotos profissional, porém nem todo mundo pode comprar o software ou sabe mexer nele.

Confira outras opções para você conseguir melhorar as suas fotografias, tanto no computador como no celular.

VSCO – Editores de fotos Gratuito / Pago

Melhores Aplicativos Para fotografia VSCO - editor de fotos gratuito
Melhores Aplicativos Para fotografia VSCO – editor de fotos gratuito

Entre os aplicativos para editar fotos no celular o VSCO está entre os mais populares, com grandes recursos e ferramentas, o que permite uma maior gama de personalizações.

Outro diferencial deste aplicativo é a criação de uma comunidade para compartilhamento de fotografias e ideias que podem inspirar você a compor novas artes fotográficas.

Porém o VSCO, mesmo possuindo uma versão de editor de fotos gratuito, é um aplicativo pago, onde a plataforma permite o acesso a todos os recursos.

Utilizando o VSCO

O aplicativo se destaca pela simplicidade e facilidade de aprender a usar, já que é muito intuitivo e permite que você faça edições maravilhosas em suas fotos.

Tudo começa acessando o aplicativo e entrar na aba Estúdio. Após isso você pode importar a foto digital que quer editar.

Clicando em cima da foto aparece a tela de edição, com várias ferramentas como presets, ajustes, receitas e favoritos.

Após editar a foto você pode apenas salvar ou publicar na comunidade e compartilhar a sua fotografia com outros fotógrafos amadores e profissionais.

Android -> Baixe o App VSCO Aqui!

IOS -> Baixe o App VSCO Aqui!

Adobe Lightroom CC e Adobe Lightroom – Editores de fotos Gratuito / Pago

Adobe Lightroom CC e Adobe Lightroom - editor de fotos gratuito
Adobe Lightroom CC e Adobe Lightroom – editor de fotos gratuito

O aplicativo Lightroom CC, assim como seu editor de fotos online, Adobe Lightroom são programas que levam o selo de qualidade da Adobe, que é muito experiente no processamento de fotos.

Porém o aplicativo garante a sua qualidade pelo grande poder de edição de fotos, mesmo sendo um programa simples.

Este editor de fotos gratuito tem um diferencial bem interessante, ele permite realizar a edição seletiva das fotos, ou seja, você pode aplicar as suas personalizações apenas em um local da fotografia.

Mesmo sendo gratuito, o Lightroom CC tem um programa de assinatura, que libera mais opções de edição e a sincronização das fotos em qualquer aplicativo, por meio do armazenamento na nuvem.

Utilizando o Adobe Lightroom CC – Editores de fotos Gratuito / Pago

Ao abrir o aplicativo você já irá encontrar um botão de foto com o símbolo de “mais”, que é o ícone de importação, o que permite que você selecione a foto de sua galeria para editar.

Após selecionar, abaixo da foto aparece algumas ferramentas, clicando nelas você consegue alterar alguns parâmetros, como contraste, exposição e até sombras.

Para utilizar a função de edição seletiva, você deve clicar na ferramenta seletivo e clicar no botão de mais que irá aparecer, para selecionar entre pincel, quadrado ou círculo, que serão utilizados para selecionar a área de edição.

Após isso, você pode salvar em seu dispositivo ou publicar na nuvem, finalizando a utilização do editor de fotos gratuito da Adobe.

Android -> Baixe o App Aqui!

IOS -> Baixe o App Aqui!

Adobe Photoshop Express – Editores de fotos Gratuito / Pago

Adobe Photoshop Express - editor de fotos gratuito
Adobe Photoshop Express – editor de fotos gratuito

Ainda da família dos softwares da Adobe, este aplicativo é considerado por muitos o melhor aplicativo para editar fotos, principalmente se você quiser realizar montagens.

Este aplicativo possui ferramentas para corte de imagem, inserção de textos, edição de foto para redes sociais e várias outras, além dos recursos básicos que todo aplicativo semelhante possui.

É muito recomendado para quem busca realizar edições mais complexas e não quer gastar muito, já que o aplicativo, além de ótimo, é gratuito e pode ser baixado tanto para iOS como para Android.

Além disso, para quem possui o Adobe ID, o aplicativo oferece alguns recursos premium, que promovem uma utilização ainda mais profissional do programa.

Utilizando o Adobe Photoshop Express

O primeiro passo é abrir o aplicativo e registrar-se, após isso você já pode escolher a sua foto e explorar as diversas ferramentas que aparecem na tela.

Um grande diferencial deste editor de fotos gratuito são as ferramentas de corte, que permitem você utilizar os padrões do aplicativo para que suas fotos fiquem do melhor tamanho para as redes sócias e até para o corte na hora de fazer figurinhas.

Além disso, na hora de salvar você possui duas opções, ou salva diretamente no celular ou já publica nas redes sociais que quiser.

Android -> Baixe o App Aqui!

IOS -> Baixe o App Aqui!

Facetune – Editores de fotos Gratuito / Pago

Facetune - editor de fotos gratuito
Facetune – editor de fotos gratuito

Este outro aplicativo é especializado em realizar edições e manipulações de selfies, então apresenta uma gama de ferramentas bem direcionadas para essa finalidade.

Ou seja, o aplicativo oferece recursos para mudar o formato do rosto, tirar imperfeições, aplicar maquiagens e vários outros ajustes.

Possui uma versão gratuita para iOS e Android, porém com recursos limitados. Para utilizar todas as ferramentas é necessário realizar a assinatura do serviço VIP ou comprar o Facetune pago diretamente na loja de aplicativos.

Utilizando o Facetune

Mesmo com o editor de fotos gratuito, a utilização é bem simples e já consegue realizar várias edições de qualidade.

O primeiro passo é abrir o aplicativo e importar a sua foto para editar, após isso pode navegar entre as ferramentas que aparecem no inferior da tela e realizar os ajustes e manipulações que desejar.

Porém, como o aplicativo é mais focado em selfies, as ferramentas são pensadas para esse propósito, se você deseja editar fotos de paisagens e locais talvez não consiga resultados tão bons.

Cada ferramenta, além disso, possui um guia de ajuda, que você pode utilizar para aprender a mexer da forma mais eficiente e aproveitar todos os recursos disponíveis.

Após isso você pode salvar no dispositivo ou compartilhar a foto por e-mail ou alguma rede social.

Android -> Baixe o App Aqui!

IOS -> Baixe o App Aqui!

Snapseed – Editores de fotos Gratuito / Pago

Snapseed - editor de fotos gratuito
Snapseed – editor de fotos gratuito

Na categoria de editor de fotos profissional este se destaca, sendo controlado atualmente pela Google é um aplicativo muito completo e que agrada os fotógrafos mais experientes.

Possui 29 ferramentas e filtros com grande precisão de controle e edição seletiva, porém é mais difícil de aprender a utilizar do que os outros programas.

O grande diferencial dele é que é um editor de fotos gratuito sem a venda de extensões ou pacotes premiuns, ou seja, você pode baixar sem custo nenhum e desfrutar de todas as ferramentas que ele oferece.

Utilizando o Snapseed

O primeiro passo é abrir o aplicativo e importar a foto que você deseja editar, com isso você pode navegar entre os ajustes de ferramentas e os filtros de aparência.

Várias ferramentas possuem a subopção de ajustes, o que permite que você tenha uma maior precisão na sua edição, alterando a sensibilidade e outros parâmetros das ferramentas.

Porém o aplicativo também disponibiliza um botão de varinha mágica, que coloca as ferramentas nas configurações pré-definidas.

Após terminar de utilizar a ferramenta é necessário clicar em “confirmar a edição”. Após isso você já pode salvar uma cópia no dispositivo.

Android -> Baixe o App Aqui!

IOS -> Baixe o App Aqui!

Airbrush – Editores de fotos Gratuito / Pago

Airbrush - editor de fotos gratuito
Airbrush – editor de fotos gratuito

Este aplicativo gratuito é bem visto, principalmente entre os iniciantes, já que possui várias ferramentas para ajustar as fotos e é bem simples de utilizar.

O foco desse aplicativo é corrigir fotos, principalmente selfies, retirando olheiras e outras imperfeições, deixando a imagem pronta para as redes sociais.

Utilizando o Airbrush

A utilização do aplicativo é bem simples, basta upar a foto no programa e utilizar as ferramentas e filtros para realizar os ajustes e correções.

Além disso, o aplicativo mostra um antes e depois, para você conseguir ver de forma mais clara as diferenças da edição de foto

Ele possui vários filtros, principalmente de maquiagens, é fácil de usar, gratuito e oferece várias ferramentas para edição.

Android -> Baixe o App Aqui!

IOS -> Baixe o App Aqui!

Adobe Photoshop CC – PC – Editores de fotos Gratuito / Pago

Adobe Photoshop CC  - editor de fotos gratuito
Adobe Photoshop CC – editor de fotos gratuito

Voltando para a família Adobe, este software é considerado o melhor editor de fotos para pc, sendo amplamente utilizado por vários anos para os mais distintos objetivos.

Porém ele é pago, você pode testá-lo gratuitamente por um tempo, mas para utilizar deve assinar um dos planos da Adobe que incluem este software.

Os planos variam de 35 reais por mês chegando até opções de 280 reais por mês, cada plano com uma gama diferente de programas e recursos a ser utilizado.

Ele não é um editor de fotos gratuito, mas como tem uma ampla opção de ferramentas e recursos, é interessante você aprender a mexer no software.

Para isso, a Adobe oferece uma série de tutoriais, que facilitam o seu aprendizado e ensinam a utilizar cada ferramenta com mais eficiência.

Utilizando o Photoshop

O primeiro passo é adquirir o software no site oficial da Adobe, após realizar a instalação e abrir o programa, você deve clicar em “Arquivo” e em “Abrir”.

Com isso você navega em suas pastas e escolhe a imagem que quer editar. Após abrir você tem várias ferramentas a esquerda que vão permitir cortar, sobrepor, corrigir, apagar, modificar e fazer uma série de tratamento nas fotos.

O Photoshop define a sua área de trabalho em camadas, ou seja, você pode sobrepor várias camadas distintas e manipular apenas uma, o que facilita muito o trabalho de edições seletivas.

Este software possui inúmeras funções e recursos, podendo ser utilizado até para recuperação de fotos em papel danificadas.

Você pode salvar a sua imagem na guia “Arquivo” e clicar em “Salvar Como”, em vários formatos distintos, dependendo de sua necessidade.

Adobe Lightroom CC para computador – PC – Editores de fotos Gratuito / Pago

Adobe Lightroom CC para computador - editor de fotos gratuito
Adobe Lightroom CC para computador – editor de fotos gratuito

Este programa também não é um editor de fotos gratuito, mas é uma ótima opção para quem quer realizar ajustes de fotos e imagens, sendo superior, nesse quesito, até ao Photoshop.

O Adobe Lightroom possui várias ferramentas que permitem um ótimo ajuste de fotos, alterando a saturação das cores e o brilho, por exemplo.

Porém, para utilizá-lo, é necessário assinar um dos planos da Adobe ou testá-lo gratuitamente por um mês.

A vantagem dos planos é que você adquire um pacote de programas, podendo utilizar o Lightroom para ajustar a imagem e o Photoshop para manipular.

Utilizando o Lightroom para computador

Após baixar o programa no site oficial da Adobe e realizar sua instalação, você pode abrir o software e clicar em “Adicionar fotos”.

Você pode selecionar quantas fotos quiser, isso vai criar um álbum dentro do programa que você poderá acessar mais tarde para editar cada uma das fotos.

Após montar o seu álbum, você pode selecionar a foto que quer ajustar e ir testando as ferramentas, ou ler os tutoriais que a Adobe oferece para ter uma melhor utilização.

Outro recurso interessante do Lightroom é que você pode copiar uma definição de ajustes para utilizar em várias imagens, ou seja, você definiu um brilho, um contraste e outros parâmetros nas ferramentas para a primeira foto, com a opção de copiar configuração você repete o mesmo ajuste em quantas imagens quiser, apenas com um clique.

FOTOR – Online

FOTOR - editor de fotos gratuito
FOTOR – editor de fotos gratuito

Este software é um editor de fotos gratuito que funciona de modo online, contando com ferramentas para ajustes e vários filtros para efeitos, além de recursos de manipulação.

Um diferencial dele é que o seu layout e interface são simples e intuitivos, então mesmo que você não seja profissional vai conseguir bons resultados no programa.

Porém, por mais que seja um ótimo editor de fotos online, a opção gratuita é bem limitada, servindo apenas como um teste para entender como o software funciona.

Já a versão paga, com recursos premium, garante uma gama maior de ferramentas e mais recursos para melhorar ainda mais a sua capacidade de edição.

Além disso, ele também pode ser utilizado de forma off-line, basta baixar do site oficial e usar.

Utilizando o Fotor

O primeiro passo é acessar o site Fotor.com e clicar em “Editar foto”, após isso você vai importar a sua imagem, salva em seu computador, e começar a explorar as ferramentas.

A plataforma possui várias opções, como ferramentas básicas, efeitos e até inserção de textos.

Na hora de salvar você deve fazer o login no site, escolher a qualidade e o formato da imagem editada e realizar o download para salvar no computador.É um ótimo editor de fotos online grátis, e pode te ajudar muito a melhorar e colocar efeitos legais nas suas fotos preferidas.

Pixlr

Pixlr - editor de fotos gratuito
Pixlr – editor de fotos gratuito

Este editor de fotos gratuito também utiliza o ambiente online para realizar as edições e ajustes, dividindo-se em duas modalidades.

  • Pixlr X é a opção para quem deseja realizar ajustes básicos e deixar suas fotos mais bonitas.
  • Pixlr Editor oferece ferramentas de manipulação mais avançadas, semelhantes às do Photoshop.

O seu maior diferencial é que não possui pacotes premium ou conteúdo limitado, é tudo gratuito e está a disposição tanto do fotógrafo amador como do profissional.

Uma dificuldade é que a sua interface é toda em inglês, quem não conhece a língua pode sofrer um pouco até se adaptar as ferramentas e recursos.

Utilizando o Pixlr X

O primeiro passo é acessar o site, Pixlr.com/x/ e clicar no “Open photo” para escolher a imagem que quer editar.

Após isso você terá 05 ferramentas à disposição, são:

  • Arrange: Ferramenta que permite você alterar o tamanho da foto, mudar e ajustar as diferentes camadas e etc.
  • Crop and Rotate: É a ferramenta que permite que você realize cortes e rotacione a foto.
  • Ajust: Já está é usada para ajustar os parâmetros como, cor, luz, saturação e outros.
  • Effect: Com essa ferramenta você consegue aplicar os filtros que quiser para estilizar a sua foto.
  • Add text e Add Image: Essa ferramenta permite que você adicione texto ou outras imagens para realizar a sua edição.

Após isso você pode salvar normalmente a sua foto e aproveitar a imagem editada.

Utilizando o Pixlr Editor

A outra opção do editor de fotos gratuito é a opção Editor, que você pode acessar pelo endereço Pixlr.com/Editor/.

Você clica na opção “open image from computer” e poderá selecionar a foto que quer editar.

Agora você tem uma gama de ferramentas na lateral esquerda para manipular a imagem, criar formas e desenhos e ajudar a adicionar texto.

Além das ferramentas de edição semelhantes com as dos Photoshop, este software ainda permite os ajustes da foto pela guia “Adjustment” e a aplicação de filtros em “Filters”.

O processo para salvar a sua foto é comum, basta clicar em “File” e em “Save”.

Android -> Baixe o App Aqui!

IOS -> Baixe o App Aqui!

Polarr

Polarr - editor de fotos gratuito
Polarr – Editor de fotos gratuito

Este é outro editor de fotos online que faz bastante sucesso no mundo da fotografia e, assim como os outros programas, possui a versão gratuita e recursos premium por meio de uma assinatura mensal.

Este software pode ser acessado diretamente em português e oferece uma boa qualidade de edição, com facilidade para aprender a mexer.

Além disso, o editor de fotos gratuito também oferece vários tutoriais que irão te ajudar a dominar as ferramentas e produzir imagens com um acabamento cada vez melhor.

Mesmo na versão gratuita, as ferramentas são bem completas, incluindo recursos como ajustes, máscaras e até correções faciais.

Utilizando o Polarr

O site de acesso é o Polarr.com/web, mas o software também pode ser baixado e instalado tanto no computador como no celular.

Quando entrar no site clique em “Launch” para iniciar a edição de fotos, se você for iniciante selecione a opção “Express”.

Você pode assistir o tour do site para aprender um pouco sobre cada ferramenta e realizar o upload de sua foto para começar a editar.

O programa permite você utilizar quantas ferramentas quiser na foto, podendo editá-la com todos os recursos disponíveis e ir aprendendo o que cada ferramenta faz.

Após finalizar a edição você pode salvar a foto clicando no ícone de uma caixinha com uma seta apontando para cima.

Como escolher um bom editor de fotos gratuito para mim?

Existem vários softwares que prometem ajustar e editar as suas fotos, nós separamos os dez melhores para você aprender a mexer e começar a melhorar as suas imagens.

Porém cada software é especializado em algo, então você deve saber escolher o que melhor se adequa para você, só assim você consegue utilizar ao máximo os recursos de cada programa.

Identificar o estilo de cada software

O primeiro passo é você conhecer cada programa, seja ele para computador ou para celular, assim você sabe se ele vai atender ou não as suas necessidades.

Por exemplo, se você quiser um programa para ajustar as suas selfies e transformar em fotos para redes sociais, você vai preferir um programa especialista em correções faciais e que esteja conectado com as suas redes.

Já se você prefere realizar montagens e manipulações de imagem, vai precisar de um software com ferramentas voltadas para o corte, sobreposição e criação de máscaras e camadas.

E o melhor modo para descobrir a especialidade de cada editor de fotos gratuito é testando cada um, analisando as ferramentas e os diversos recursos que oferece.

Entender qual o seu objetivo

A escolha do programa também vai depender do seu objetivo com as fotos editadas, já que se você pretende trabalhar com edição e designer de fotos, por exemplo, você deve ter softwares mais completos como o Photoshop.

Já se você quer apenas publicar fotos sem imperfeições nas peles, então é melhor poupar o investimento e escolher alguma das opções gratuitas.

Defina seu ambiente de trabalho

Outro parâmetro muito importante para escolher o seu editor é saber onde vai trabalhar, já que existem programas para celular, computador e até para plataformas online.

Se a quantidade de fotos editadas é grande e você tem que conseguir acessá-las de qualquer lugar, então vale a pena investir em soluções como o armazenamento na nuvem.

Teste e escolha

Por último, você só vai encontrar o editor de fotos gratuito perfeito para você depois que testar alguns programas e “se apaixonar” pelo melhor software para você.

A identificação com a interface do programa é algo muito importante, já que de nada adianta as melhores ferramentas de edição se você não consegue se adaptar ao programa.

Então você deve ir testando até encontrar o seu editor preferido, aproveite os dias de teste gratuito em softwares como o Lightroom e o Photoshop e amplie a sua experiência neste mundo de edição de fotos.

Outros sites e aplicativos especializados em imagens

Quando começamos a editar nossas fotos nos deparamos com várias dificuldades, como encontrar imagens para realizar montagens ou até mesmo onde publicar nossas fotos editadas.

Unsplash

Este site é um banco de imagens gratuito que você pode usar para encontrar imagens sem direitos autorais de uso, assim você pode baixar a imagem que quiser e adicionar às suas edições.

O grande diferencial desse site é que é uma plataforma gratuita e, ainda assim, oferece imagens de alta qualidade e uma ampla variedade de temas para contribuir com a arte digital.

UNUM

Este aplicativo foi criado especialmente para o instagram, ele ajuda você a publicar as suas fotos que passaram pelo editor de fotos gratuito de forma mais limpa e clara na rede social.

Entre os seus recursos está um grid que mostra como ficará suas fotos na rede social e métricas que acompanham o comportamento dos seus seguidores.

Assim você consegue saber até a melhor hora para postar uma foto e qual deve ser.

Canva

Por último, este site é especializado em recursos para design, oferecendo templates para criação de cartões de visita, banners e até publicações em redes sociais.

Você pode usar as suas fotos editadas e criar vários conteúdos gratuitamente neste site, principalmente se você está começando na área de design gráfico e quer anunciar o seu trabalho.

Como tirar uma boa foto?

Outra dica importante para você ter as melhores imagens é como tirar boas fotos, mesmo sem utilizar câmeras profissionais.

Lembrando que o editor de fotos gratuito pode amenizar vários defeitos em fotos, como baixa luminosidade, raios de sol aparecendo e etc.

Iluminação

A iluminação é muito importante na hora de tirar uma boa foto, já que são os raios de luz que vão ser capturados pela lente.

Você deve procurar locais onde a luz natural ajuda a sua foto a ficar mais nítida, tentando evitar locais muito iluminados, principalmente se a fonte de luz estiver na direção da lente.

Zoom

Outro problema muito comum em fotos é utilizar o zoom digital e perder toda a qualidade da imagem, um modo de contornar isso é comprando lentes de zoom para o seu celular ou adequando a distância entre a câmera e o foco da foto.

Qualidade da foto

Muitas vezes você acerta na luz e no zoom, mas na hora de passar a foto para o computador e colocar no editor de fotos gratuitos a qualidade fica péssima e não consegue utilizar a imagem.

Isso pode ocorrer porque a resolução da câmera não está muito boa ou porque na hora de passar para o computador o formato ficou ruim.

Para evitar isso, sempre tente salvar suas fotos com uma resolução alta e quando for importar para o editor de fotos sempre procure manter a qualidade original.

Com esses cuidados fica mais fácil de manter a foto bonita e utilizar ela com maior facilidade nos editores.

Descubra mais dicas sobre fotografias

Os fotógrafos, sejam amadores ou profissionais, sempre estão buscando um novo modo de ver o mundo através de suas lentes.

Conhecer um bom editor de fotos gratuito ou pago faz toda a diferença na hora de criar as suas fotos, mas acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro de todas as novidades que o mundo da edição e fotografia podem te trazer.

Veja como tirar boas fotos de comida e arrasar nas redes sociais.

Quer aprender Fotografia? Então leia este livro online [ Ebook ] Grátis! Ou veja o melhor curso de fotografia.

Ebook de Fotografia


Summary
11 melhores aplicativos editor de fotos gratuito e Pago! Veja!
Article Name
11 melhores aplicativos editor de fotos gratuito e Pago! Veja!
Description
Qual editor de fotos gratuito ou pago usar? Você é um apaixonado por fotos? Quer melhorar suas fotos de viagem? Adiciona efeitos nos seus selfies? Veja!
Author
Publisher Name
Estou na Viagem
Publisher Logo

Pin It on Pinterest

Share This