Um dos efeitos mais impactantes é a foto preto e branco, conseguindo representar muita sensibilidade apenas com sombras e contornos.

O que são as fotos preto e branco?

As primeiras fotografias tinham a capacidade de gravar os raios de luz que passavam pela lente em imagens com escala de cinza. A introdução de cores foi surgindo com o avanço tecnológico das máquinas.

Porém, com toda a qualidade e tecnologia que possuímos hoje, a fotografia preto e branco ainda é procurada por muitos artistas que gostam de se expressar com esse gradiente de cinza.

Então, a foto tirada em escala de cinza é uma fotografia sem cores, onde o papel de representar sentimentos é todo das três cores presentes, o preto, branco e cinza.

O preto representa toda a superioridade e elegância, muito semelhante ao que ocorre no mundo da moda, já o branco demonstra a pureza e delicadeza, enquanto o cinza nos mostra o equilíbrio desta dualidade.

Quando tirar fotos com esse estilo?

Como tudo no mundo da fotografia, a foto preto e branco não possui uma hora exata para ser utilizada, tudo vai depender da criatividade e técnica do fotógrafo.

Porém é uma opção recorrente quando você quer uma foto muito expressiva, já que com a ausência de cores a atenção recai totalmente nas formas e expressões.

Além disso, é um ótimo estilo para quem quer trabalhar com efeitos de contraste, já que a imagem monocromática produz grandes resultados com a alteração do contraste.

Mas lembre-se, o importante é você se identificar com sua fotografia, apenas com essa conexão você irá conseguir repassar a sua mensagem.

Entretanto, existem situações em que o estilo preto e branco não fica legal, como:

  • Fotos de flores e paisagens que buscam representar a grande variedade de cores;
  • Fotos do pôr do sol e todas as suas composições;
  • Fotos com luzes suaves ou muito dispersas.

A justificativa é que para esses casos, ou a cor é o principal objetivo da foto, ou a luz não contribui para criar contornos claros entre os objetos.

Dicas para tirar boasfoto preta e branca

Dessa vez venho com o curso que sempre indico os Caras da Foto, aqui eles vão falar sobre dicas e truques para deixar suas fotos Preto e Branco no pós processamento!

Antes que eu me esqueça, quer aprender fotografia? Clique aqui e veja o que eu falo sobre o curso de fotografia online que eu fiz!

Abaixo separamos algumas dicas para que você aprenda técnicas e estratégias para deixar as suas fotos monocromáticas ainda mais belas.

Controle bem a luz

A luz é um parâmetro fundamental em todas as fotografias, porém neste estilo isso se intensifica ainda mais, já que o gradiente de cinza vai ficar mais ou menos acentuado dependendo o nível de luz. ( Aprenda nos 3 pilares da fotografia )

O grande desafio de saber controlar a luz para uma foto preto e branco é você saber o sentimento que quer colocar na foto e os pontos que quer deixar em evidência.

Se você quer dar destaque para um objeto no centro da foto, vai desejar pouca luz, para ter as extremidades mais escuras e a claridade focada no objeto.

Já se você pretende compor um cenário com mais sombras em diferentes locais, vai precisar de um pouco mais de luz.

Além disso, com a iluminação você consegue controlar melhor o contraste e tornar a foto mais nítida.

Dê atenção a texturas

As cores das fotos comuns nos fascinam e prendem nossa atenção, sendo que focamos nos locais em que as cores fortes ficam mais evidentes.

Porém, no estilo preto e branco isso não existe, então você pode explorar bem mais as texturas dos objetos e até tirar fotos de padrões com coisas simples.

A foto preto e branco dá mais destaque para formas e texturas, isso ocorre porque o olho está vendo algo totalmente monocromático. Use isso ao seu favor.

Use o HDR do seu celular

O recurso High Dynamic Range ou Alto Alcance Dinâmico é uma técnica que está presente na maioria dos smartphones do mercado e permite capturar mais detalhes de uma foto.

O recurso funciona de um modo relativamente simples, a câmera tira várias fotos, cada uma com um tempo de exposição diferente, e depois sobrepõem o resultado para dar mais vida aos contornos.

Além disso, o HDR, como é a união de várias fotos com diferentes níveis de captura de luz, o que balanceia a luminosidade e produz fotos com maior qualidade.

No caso do preto e branco, esse recurso faz com que mais detalhes e sutilezas sejam incorporados ao resultado final da foto, já que com isso consegue dar mais enfoque tanto para a parte escura como para a parte clara.

Porém alguns dispositivos não permitem utilizar o HDR com o filtro preto e branco, então a solução é tirar uma foto colorida e depois usar um editor de fotos para aplicar a escala de cinza e produzir sua foto preto e branco.

Mude o tempo de exposição da foto

Foto preto e branco
Foto preto e branco

Falamos do recurso HDR acima e introduzimos o conceito de tempo de exposição, se você não entendeu o que isso significa iremos explicar agora.

Para tirar uma foto, a máquina captura uma quantidade de luz que vai compor a imagem no sensor da câmera. O tempo que isso demora para ocorrer é o tempo de exposição.

Claramente, quando maior o tempo de exposição, mais luz será capturada pelo sensor, e também mais informação da imagem, inclusive pequenos movimentos que podem causar distorções no resultado final da foto.

Para a foto em escala de cinza, mexer nesse tempo de exposição pode ajudar a representar alguns detalhes importantes para a expressividade artística.

Por exemplo, com um tempo de exposição mais baixo, você consegue dar mais destaque aos objetos claros da foto, pois a luz emitida por eles é mais intensa do que a luz emitida pelos locais escuros.

Navegue nos parâmetros de sua câmera

A última dica aqui é simples, navegue e brinque com os diferentes parâmetros de sua câmera, você consegue aumentar a nitidez dos contornos, ou reduzir a tonalidade de alguns detalhes e até adicionar outros efeitos para produzir uma foto preto e branco maravilhosa.

Mas não existe outro remédio, você só vai aprender definitivamente tirando fotos e mexendo nesses parâmetros, identificando os detalhes que são acentuados e quais são atenuados.

Então divirta-se, monte vários cenários, teste as nossas dicas e inove com sua câmera ou celular, uma foto em escala de cinza dá espaço para a sua criatividade decolar e a sua expressão sentimentalista aflorar.

Foto preto e branco com detalhe colorido

Outra técnica de edição que está fazendo muito sucesso entre os fotógrafos amadores e profissionais é adicionar detalhes coloridos a uma foto em escala de cinza.

Esta mistura de técnicas é fruto do grande avanço dos editores de fotos online, que permitem que você explore o mundo do pós-processamento das fotografias com mais recursos e facilidade.

Para fazer a foto com detalhe colorido é simples, confira.

Primeiro passo – a foto preto e branco

Primeiro você deve tirar uma foto normal, pense em tudo, composição, cenário, pose e até nos detalhes que você irá deixar colorido.

Nesse passo é importante você levar em consideração todas as dicas que já foram colocadas aqui, já que a maior parte da sua foto ainda vai continuar em escala de cinza.

Segundo passo – Editor de fotos

Esse efeito só é possível com editores que possuam a opção de edição localizada, onde você pode selecionar apenas uma região da foto para adicionar os seus filtros.

Cada editor tem mecanismos diferentes, alguns você irá precisar selecionar a região que quer deixar colorida e criar uma máscara, deixando apenas o restante da foto.

Já outros possuem ferramentas que deixam toda a foto em escala de cinza e depois você seleciona as partes que quer “recolorir”.

Terceiro e último passo – Outros filtros

Após você editar a sua foto preto e branco e deixar alguns locais coloridos, você pode mexer em outros parâmetros, como o contraste ou até a nitidez localizada.

Isso faz com que você tenha mais controle sobre os contornos dos objetos coloridos, criando vários efeitos diferentes.

Você pode aumentar a nitidez dando mais enfoque ao contorno do objeto, fazendo com que aquele local pareça estar “fora” da foto, por exemplo.

Após fazer toda a edição da foto e conseguir este efeito lindíssimo, você pode salvar e publicar em suas redes sociais.

Deixe suas imagens bacana com tipos de letra grátis, deixe seus projetos lindos!

Dicas de fotos em escala de cinza para você se inspirar

Foto preto e branco
Foto preto e branco

No mundo da fotografia tudo é questão de inspiração, muitas vezes você só precisa ver uma foto aleatória para descobrir a próxima posse do seu clique, por isso separamos alguns exemplos de categorias para você se inspirar.

Retratos

Tirar fotos retratos preto em branco é comum, isso se deve pela facilidade de expressão que o estilo consegue, já que a falta de cores contribui para aumentar o foco no rosto da pessoa.

Você pode inovar de várias formas para tirar uma foto preto e branco em retrato, pode fazer uma pose pensativa, fazendo com que os espectadores imaginem o que está passando por sua cabeça.

Ou até uma foto de frente, olhando diretamente para o observador, como se estivesse frente à frente toda vez que ele olhasse a foto.

As opções são inúmeras, além disso, o estilo também funciona muito bem para o retrato de duas pessoas, principalmente com algum sentimento envolvido, já que a dualidade do preto e branco combina muito bem com a expressividade do amor.

Casamentos

Pensamos nas cores preta e branca e já nos vem à cabeça a ideia de um casamento. Este momento totalmente emocionante é muito bem representado com fotos em escala de cinza, já que o ambiente muito bem detalhado e todo o clima de emoção fazem parte dos fundamentos da foto preto e branco.

Aliás, não é só no momento do “sim” que as fotos ficam lindas, você pode realizar fotos na entrada da igreja com os noivos se olhando, tirar um close do buquê de flores da noiva e até capturar o momento do beijo dos recém-casados. Tudo fica lindo com este estilo.

E não se esqueça que a emoção de um casamento não está apenas nos noivos, fotografe os familiares, os arranjos florais e a decoração do lugar, não perca nenhum detalhe desse dia incrível.

Paisagens

Outro exemplo de foto em escala de cinza são as paisagens, e aqui você pode adicionar alguns detalhes coloridos para fazer uma viagem no tempo, ligando o aspecto envelhecido do preto e branco com o moderno das cores. ( Conheça os tipos de fotografia )

Uma estratégia que funciona muito bem com as fotos de paisagens é procurar locais com padrões e texturas bem definidas, podendo passar até mesmo a sensação de solidão, que, artisticamente falando, é muito bonito.

Além disso, tirar fotos em escalas de cinza em paisagens famosas é uma ótima estratégia para focar nas formas e padrões, principalmente quando falamos em paisagens arquitetônicas, como cidades e vilas.

A foto também funciona muito bem quando retratamos locais antigos, como templos e construções históricas, sendo que a falta de cor contribui com a sensação de passado do local.

Fotos artísticas

O último exemplo, é realizar composições totalmente artísticas, utilizando as formas do corpo humano para compor cenas altamente representativas.

O nu artístico tem muito espaço na foto preto e branco, isso porque a pele combina muito bem com o contraste provocado pelos dois extremos de cor.

Aqui você pode colocar todo o seu sentimento em uma pose artística, ou diluir a sensibilidade com outros detalhes do cenário.

Porém o importante é você conseguir passar a sua mensagem, seja ela feliz ou triste, já que o estilo combina muito bem com ambas perspectivas.

Conheça Alguns artistas fotográficos.

Conheça mais técnicas e dicas para tirar foto preto e branco

Foto preto e branco
Foto preto e branco

Tanto as fotos coloridas como as em escala de cinza tem um lado artístico muito forte, o mundo da fotografia é belíssimo e buscamos retratar os detalhes que mais nos impactam.

Um modo de melhorar nossa capacidade de fotografar é treinando muito, estudando mais ainda e se inspirando na obra de outros fotógrafos, sejam famosos ou não.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas e conceitos de fotografia em um ebook para ajudar você a melhorar nessa paixão que todos conhecemos e amamos.

Além disso, sempre reunimos os melhores conteúdos para os amantes da fotografia ficarem sempre por dentro das novidades e aprenderem cada vez mais conosco.

x

Foi enviado para seu e-mail o e-book. Veja na caixa de Spam caso não tenha chego!

Pin It on Pinterest

Share This