A fotografia gastronômica faz muito sucesso nos dias de hoje, todo mundo adora tirar fotos dos seus pratos e postar nas redes sociais. Aprenda como tirar foto de comida para dar água na boca dos seus amigos.

Como tirar foto de comida
Como tirar foto de comida

O que é a fotografia gastronômica

As fotos de comida ganharam a internet, todo mundo tenta fazer, mas na verdade, a fotografia gastronômica é uma área profissional muito importante, principalmente para os publicitários de redes de produção de alimento.

Fotografar comida não é só tirar foto de um bolo ou um prato de carnes, tem toda uma preparação por trás para deixar tudo mais apetitoso e com uma melhor aparência.

O fotógrafo de alimentos profissionais deve conseguir captar a melhor foto que passe a sensação de que o alimento é gostoso, deve fazer quem estiver lendo ficar com vontade de comer o alimento.

E é por isso que essa técnica de fotografia é muito requisitada por fast food, restaurantes e outros estabelecimentos semelhantes.

Mas agora vamos descobrir algumas dicas para suas fotos ficarem mais suculentas.

Veja alguns equipamentos de fotografia para iniciantes aqui.

1 – Nunca use flash

O flash tem um bom efeito para fotos com pouca iluminação, porém quando falamos em como tirar foto de comida, o flash só atrapalha, o clarão provocado por ele prioriza alguns elementos do prato, o que não fica visualmente legal.

A iluminação é importantíssima na hora de tirar foto de comida, mas deve ser feito de modo natural, utilizando a luz local e procurando ângulos que valorize mais o prato.

2 – Os alimentos devem estar sempre frescos

Outra dica importante de como tirar fotos gastronômicas é sempre utilizar alimentos frescos, isso porque eles dão um visual mais gostoso para o prato, estimulando ainda mais a gula do espectador.

Além disso, alimentos que não são frescos, que já estão com a superfície enrugada ou a cor não está legal, vão tirar o foco do prato para os detalhes “feios”, o que desvaloriza toda a sua foto.

3 – Seja simples

Na hora de tirar foto de comida no prato você pode ter várias ideias criativas para a decoração, mas a melhor maneira de tirar a foto é sendo simples.

O foco da foto é sempre a comida, então encher de enfeites na mesa e objetos que chamam a atenção, vão distorcer o real significado daquela fotografia.

4 – Mostre o resultado final e o processo

Uma ótima maneira de como tirar foto de comida é fotografando o processo de preparo, mostrando os ingredientes, o preparo e o prato final.

Essa composição de cena permite que você tenha mais liberdade artística, aproveitando o espaço do restaurante e os pequenos detalhes de cada cena, recriando a história daquele alimento.

5 – Use óleo vegetal

Um chef de cozinha prepara um prato para estimular o sentido do paladar, quando você come o alimento é surpreendido com as sensações em sua boca.

Já um fotógrafo de comida quer provocar a mesma reação com o sentido da visão, a diferença é que o chef aposta no sabor, e a foto de comida na aparência.

Um truque muito eficiente é pincelar o alimento com óleo vegetal, dando mais brilho para ele e o tornando vívido, isso faz com que o espectador imagine mais facilmente aquela comida sendo saboreada.

6 – Aproxime a foto

Como tirar foto de comida - Alimentos frescos
Como tirar foto de comida – Alimentos frescos

Uma maneira de como tirar foto de comida que faz muito sucesso nas redes sociais é aproximando a foto, você consegue esse efeito utilizando um lente macro, por exemplo.

Com a aproximação os detalhes ficam visíveis, deixando a sua foto mais bonita e suculenta.

Além disso você consegue compor vários cenários, mudando apenas o prato, por exemplo, com desenhos que combinam mais com o alimento.

7 – Use fumaça

Outra técnica que fica muito legal é utilizar fumaça para simular o vapor das comidas quentes, para isso você pode queimar um pouco de papel ou algodão e tirar a foto de um ângulo que pareça o vapor da comida.

Esse pequeno detalhe dá a sensação de calor, o que deixa a foto de uma sopa cremosa, por exemplo, muito mais apetitosa e reconfortante.

8 – Foto de comida saudável

Outra forma de tirar foto de comida no prato que agrada muito o povo da internet é focar em pratos saudáveis, além de ter uma boa temática para fazer sucesso as imagens ficam muito legais.

Muitos alimentos saudáveis, como saladas e carnes grelhadas dão um bom aspecto na foto, além de possuírem cores bem interessantes, o que melhora ainda mais a fotografia.

9 – Aposte na ideia de movimento

Existem várias maneiras de como tirar foto de comida, mas o objetivo é sempre o mesmo, estimular a imaginação de quem está vendo para que fique com vontade de comer.

Um ótimo modo de mexer com a criatividade do espectador é dar a ideia de movimento, como se o prato realmente estivesse em sua frente.

Para isso coloque alguns elementos chave, como o chef polvilhando um doce com açúcar ou uma faca prestes a cortar uma fatia de bolo, o importante é parecer que tudo está acontecendo na hora.

10 – Sempre se lembre do pós-processamento

Muitas vezes não conseguimos a foto que realmente queremos, o ângulo não fica legal, ou a cor dos alimentos parece pouco nítida ou até a textura não está legal.

Não tem problema, é para isso que existem os editores de foto, você pode mexer na saturação da foto, aplicar filtros e estilizar toda a fotografia, deixando-a mais bonita e apetitosa.

Porém lembre-se, é necessário conhecer bem a ferramenta, pois fotos de comida muito artificiais não ficam legal.

11 – Faça a montagem do prato

A composição da cena é muito importante em qualquer foto, é ela que vai enquadrar do modo certo cada detalhe que deve aparecer, porém outro quesito que muitas vezes é deixado de lado, é a composição do próprio prato.

Na hora de aprender como tirar foto de comida você deve pensar em como organizar os alimentos dentro do prato, misturar tudo não deixa o visual muito legal e pode acabar estragando o prato.

Além disso, alguns alimentos como legumes e folhagens que são usados como tempero podem ficar enrugados com o calor, se isso acontecer tire eles do prato.

Outro ponto importante que você deve notar na hora de organizar os alimentos é de que ângulo você vai tirar a foto, já que cada tipo de comida fica melhor de um jeito, então você deve colocar os alimentos mais “fotogênicos” no primeiro plano da foto.

12 – Ângulo da foto

Descobrir o ângulo perfeito para cada prato é um desafio, você deve saber identificar como aquele alimento vai ficar melhor, se você deve tirar a foto de lado, de cima ou de baixo.

A vantagem é que você pode ir testando, mas lembre-se, cada vez que mudar o ângulo você vai ter que rever todo o plano de fundo e a organização dos alimentos no prato.

De baixo para cima

Quando você usa esse ângulo, você provoca uma distorção, parecendo que o alimento é maior do que realmente é.

Então esse ângulo é perfeito para alimentos que devam parecer gigantes, como sanduíches, hambúrgueres e até algumas carnes.

De cima para baixo

Este outro ângulo de como tirar foto de comida é utilizado, geralmente, para mostrar o espectro todo do prato, já que assim você consegue ter um panorama geral da mesa.

Além disso, é muito utilizado quando coloca as etapas de preparação junto com a foto, pois dá a sensação de que estamos vendo os alimentos da perspectiva do chef, o que é bem interessante.

Outra utilização desse ângulo é para pratos mistos, com vários tipos de alimentos que não se misturam, como uma barca de sushi, ou uma porção de carnes e batatinhas.

Na lateral

Outro ângulo tradicional é tirar a foto de lado, essa é mais utilizada quando você quer focar na textura do alimento, mostrando as diferentes alturas.

Por exemplo, esse ângulo fica perfeito em fotos de bolos, e tortas, ainda mais se tiverem várias camadas.

1 – Use utensílios como coringas –Como tirar foto de comida

Como tirar foto de comida - Use Utensilios
Como tirar foto de comida – Use Utensilios

Já falamos que ser simples é uma boa ideia, porém existem fotos de alimentos que precisam de alguns coringas para ficarem boas, isso acontece por que algumas comidas têm cores frias e devem ser contrastadas com outra coisa.

Dicas de como fazer boas fotos.

Então outra maneira de como tirar foto de comida é usando utensílios diferentes para realizar esse contraste de cor, colocar o prato sobre um guardanapo de cor vibrante por exemplo.

Outra ideia legal para dar o contraste de cores é usar folhas como menta ou louro para colocar um pouco de verde no prato.

2 – Tente tirar a foto com um tripé –Como tirar foto de comida

A foto de comida requer paciência, você deve aguardar pelo momento certo para dar o clique, quando o gás da água que está na taça está no lugar certo, quando o vapor da comida está legal e até quando a luminosidade estiver realçando os tons de cores.

Mas esperar um bom tempo com a câmera na mão pode cansar, além disso, se você estiver usando uma lente macro, um movimento mínimo pode estragar toda a sua foto.

Então tente realizar essa foto com um tripé, arme ele no ângulo certo e espere pelo momento certo para capturar a melhor imagem daquele prato.

3 – Use a bagunça ao seu favor –Como tirar foto de comida

Outra maneira de como tirar foto de comida que muita gente utiliza é aproveitar a bagunça da cozinha para usar como enfeite nas fotografias.

Você pode usar a bancada suja de farinha para tirar foto de um pão recém tirado do forno, colocando uns ramos de trigo do lado e o rolo de massa próximo, por exemplo.

Utilizar essa bagunça dá a sensação de que o espectador está vivendo aquele momento, sentindo o cheiro do pão assado e tocando na farinha, mas lembre-se, bagunça não significa ambiente sujo.

História da fotografia gastronômica

Como tirar foto de comida - O Inicio
Como tirar foto de comida – O Inicio

Agora que já falamos algumas dicas de como tirar foto de comida, vamos contar um pouco da história por trás dessa arte que inspira cada vez mais pessoas a entrar para o mundo da fotografia.

O antecessor das fotos culinárias foram as pinturas de natureza morta, que frequentemente representavam frutas e alimentos até o século 18.

Com a invenção da fotografia, muitos artistas procuraram os conceitos de sombras da natureza morta para tirar fotos dos alimentos, sempre utilizando o contra-plongée que significa tirar foto de cima, próximo ao objeto, o objetivo era conseguir capturar todo o alimento.

Com o tempo, os fotógrafos começam a buscar o embelezamento da foto, buscando novos ângulos e pontos de luz, chegando a popularizar as fotos tiradas exatamente na frente do alimento.

Além disso, nesse momento, os artistas começaram a utilizar o zoom e a decorar o prato, pensando na organização e no contraste de texturas.

Até que essa evolução chega aos dias de hoje, onde utilizamos diferentes técnicas de como tirar foto de comida, analisando por todos os ângulos, com diferentes parâmetros e filtros.

Entretanto, o grande avanço da fotografia gastronômica foi na década de 30, com o surgimento das técnicas modernas de publicidade.

O foco na época era estimular o desejo para aumentar o consumo, fazendo as redes de alimentos lucrarem mais, o que não é muito diferente de hoje.

Porém hoje, além da necessidade publicitária, a foto de comida tem outras utilidades, como ilustrar livros de receitas, servir de exemplo em blogs e sites e até exibir um estilo de vida nas redes sociais.

O avanço da foto culinária é tanto que a profissão de fotógrafo gastronômico está cada vez mais em alta, possuindo grandes nomes da fotografia como Mauro Holanda que, inclusive, foi um dos pioneiros na modernização da fotografia de alimentos.

Criei uma matéria super bacana sobre os tipos de fotografia.

Conheça mais maneiras de como tirar foto de comida e outras dicas de fotografia

O nosso site está repleto de dicas e técnicas para você aprender mais sobre o mundo da fotografia e das viagens, acompanhe os novos conteúdos e descubra tudo o que precisa saber para se tornar um fotógrafo famoso.

Fique atento para tirar fotos melhores com os 3 pilares da fotografia.

Além disso, se você quer aperfeiçoar a sua técnica de fotografia e aprender mais sobre os diferentes parâmetros de uma câmera profissional, baixe o nosso ebook de fotografia e tenha um conteúdo de qualidade para se aprofundar nessa arte.

Ou aprenda de uma maneira mais rápida deixando suas fotos 50x mais rápidas com curso de fotografia online.

Summary
15 Maneiras de Como tirar foto de comida
Article Name
15 Maneiras de Como tirar foto de comida
Description
A fotografia gastronômica faz muito sucesso nos dias de hoje, todo mundo adora tirar fotos dos seus pratos e postar nas redes sociais.
Author
Publisher Name
Estou na Viagem
Publisher Logo

Pin It on Pinterest

Share This