Os efeitos para fotos são recursos criativos de fotografia utilizados por designers e artistas digitais que utilizam softwares de edição de imagens como o Adobe Photoshop. O programa ajuda a editar e transformar imagens com diferentes camada de efeitos.

O photoshop permite trabalhar com camadas na edição de fotos, panfletos, cartazes e demais tipos de manipulação.

No photoshop, os arquivos podem ser editados e salvos na extensão PSD e exportados em diferentes tipos de arquivos como GIF e JPG.

Efeitos para fotos

Utilizando o photoshop podemos realizar cada ação de arquivo PSD com recursos de aplicação de brilho, luz e cor que podem transformar uma imagem e gerar tratamento de alto nível.

A imagem pode ficar com textura e brilhos com aparências diferenciadas. O photoshop é um programa líder no segmento de programas de edição de imagens.

O photoshop pode ser usado para fotografias profissionais, para geração de imagens para web, criar layouts para vídeos e peças publicitárias.

Os filtros do photoshop

Na hora de aplicar efeitos para fotos, o programa é o mais indicado não somente pela infinidade de ferramentas, mas por ser o principal pioneiro na edição digital de imagens.

O photoshop é um software poderoso e versátil. Ele permite criar personalização de efeitos para fotos em todos os detalhes da fotografia.

Inicialmente, é possível utilizar os filtros prontos do próprio programa ou configurar a adição de novos filtros para criar diferentes níveis de aplicação de efeitos de cor, luz e brilho.

Os canais

Basicamente, há dois canais de cor para definir as imagens o RGB e CMYK. O RGB deve ser utilizado para imagens que serão usadas em telas (como em sites, blogs e aplicativos) e o CMYK para peças impressas.

O usuário ainda pode alterar a matiz, o contraste e a luminosidade. Com o uso, o designer ou usuário comum pode criar ótimas experiências e práticas para renovar a imagem de fotos novas e antigas.

Lembramos que o Photoshop aceita importar imagens a partir do scanner ou do carregamento de câmeras e celulares.

Os efeitos para fotos profissionais

Além dos efeitos para fotos comuns, é possível também tratar fotos profissionais como as de eventos (casamentos, aniversário, imprensa e publicidade) e para impressões de alta escala.

Nos trechos a seguir descrevemos os principais tipos de efeitos mais usados. Além dos efeitos tradicionais, é possível criar efeitos personalizados.

1 – Hand Drawn

O hand drawn referente ao photoshop effect action, permite criar um efeito que gera o estilo de uma imagem desenhada à mão gerada em pouco tempo.

Para alcançar esse efeito, é indicado utilizar pincel sobre as áreas da foto selecionadas para a aplicação do detalhe com que parece que foi desenhado no estilo a mão.

Depois que seleciona a área pintada é possível enxergar a área de dentro e de fora que se pretende aplicar o efeito. Fora da área detalhada terá um estilo de borda mais superficial, que mistura bem para chegar até o efeito visual.

O efeito fica bem dividido em camadas que permite personalização. Esse efeito pode ser realizado nas versões antigas do photoshop como o CS3 e CS4 e as novas versões CC.

2 – Efeito Lomo

Um dos efeitos mais usados é o “Lomo”. Esse filtro é muito usado para fotos online.

Esse efeito se refere às fotografias com as cores saturadas com borda escura nos cantos.

O objetivo desse efeito é gerar uma atenção maior na parte central da imagem.

3 – Efeito Low Poly

Efeito Low Poly
Efeito Low Poly site: https://www.photopro.com.br/tutoriais-gratis/criando-efeito-low-poly-no-photoshop/

É efeito para fotos é um dos mais populares. Refere-se a construída com triângulos de cor sólida, e lembra um modelo 3D com poucos polígonos.

Ele permite criar um ar artístico e minimalista muito melhor quando aplicado a imagens mais simples.

4 – Efeito Vintage

Efeito Vintage
Efeito Vintage

O principal objetivo é reproduzir aquela estética de fotos antigas, no estilo “retro” meio démodé. para produzir uma imagem com efeito vintage, você deve ressaltar os tons amarelos e verdes para criar a percepção de envelhecimento.

5 – Efeitos para fotos em aquarela

O efeito em aquarela é similar a um tipo de tinta que reproduz a incidência de uma tinta no papel ou tela. Os tons das cores devem ser suaves, com cores que sobrepõem e as bordas formam lindos padrões na imagem.

6 – Efeito Half Sépia

Esse efeito é muito usado com tons de cores em bege ou cor terra. Ajuda a criar fotos vintage também. Ao invés de retirar completamente a coloração das fotografias, a técnica introduz o “amarelado” suave.

7 – Efeito 3D

Efeitos para Fotos – Photoshop

Muito procurado por desenvolvedores de games e agências de publicidade digital, ela gera efeitos similares aos antigos óculos 3D dos anos 1990, com pigmentação vermelho e azul.

O efeito criar uma percepção retrô sobre a imagem criando um sentimento de saudosismo.

8 – Efeito preto e branco

Esse efeito é clássico e já foi utilizado durante décadas de forma manual. O photoshop permite criar esse efeito alterando os canais de cores na guia “imagem” e “edição” dentro do programa. Também pode ser obtida alterando  a saturação da imagem, na maioria das vezes, resulta em cinzas médios com pouco contraste.

9 – Efeito Cianotipia

O efeito cianotipia foi um dos primeiros efeitos alcançados nos processos de impressão fotográfica em papel.

No programa basta alterar usar o mapa de gradiente, gerando bons fotos profissionais.

10 – Efeito envelhecido

Já falamos que há várias formas de gerar foto envelhecida. É possível com a combinação das técnicas de preto e branco, com um leve overlay de vermelho, Sépia ou Half Sépia ou a adição de ruído ou efeito dusty.

Permite reproduzir efeitos obtidos com filmes antigos através do ajuste de cores e exposição. 

11 – Efeito soft colors

Muito usado para redes sociais, o efeito para fotos nesse estilo produz imagens etéreas. Esse efeito fica bom em imagens claras, já que é mais fácil manipular as cores.

É indicado diminuir contraste entre as cores claras, enquanto o contraste é mantido entre os pontos escuros da foto.

12 – Efeito ensolarado

A imagem precisa da luz do sol, o photoshop oferece ferramentas para tal resultado. É o uso de cores mais quentes e, muitas vezes, até mesmo que um tom alaranjado que se propaga por toda a imagem.

13 – Efeito desenho a lápis

Esse é um dos mais populares, e pode ser obtido a partir de muitas técnicas digitais. Podemos criar imagens que se parecem com retratos em grafite, contornos em preto e branco que se assemelham ao nanquim.

Mesmo sobre desenhos feito à mão é possível adicionar filtros que destaquem mais o desenho enfatizando o traço.

14 – Efeito de dupla exposição

Essa dupla exposição é uma técnica que consiste em combinar duas imagens. Essa técnica de efeito é muito usada para criação de capas de discos e livros, além de fotolivros de casamento, e produz imagens extremamente artísticas e refinadas solicitadas pelo cliente.

15 – Efeito alto contraste ou efeito safira

Refere-se um tipo de contraste exagerado e muito popular nas redes sociais. É indicado também para imagens profissionais publicáveis. Nesse efeito para fotos, as imagens ressaltam os tons de azul e roxo.

16 – Efeito dois tons

Esse efeito é similar ao de uma foto em preto e branco. Permite usar tons de cinza, assim as imagens contam com duas cores, normalmente em tons opostos.

17 – Efeito bokeh

Esse efeito bokeh é alcançado graças às luzes desfocadas do fundo da fotografia. Mas, boa parte dos designers usam esse efeito apenas como um detalhe a mais sobre a imagem.

Dica bônus: Efeito Polaroid

Quem não se lembra da câmera polaróide que imprimia as fotografias na hora.

Esse efeito reproduz o brilho, a textura e o tipo de coloração das imagens obtidas via polaróide. É possível até mesmo ajustar o contraste das imagens , principalmente, no canal verde, para alcançar um efeito de cor mais parecido com os originais da época

Como fazer Watercolor – Effect Photoshop Action

Efeitos para Fotos - Watercolor Effect Photoshop Action
Efeitos para Fotos – Watercolor Effect Photoshop Action

Também referida como aquarela do photoshop, esse efeito aplica aquarela de photoshop para suas fotos obterem um efeito artístico sobre as cores.

A imagem fica mais expressiva e gera um estilo mais personalizado na composição da imagem final. É importante lembrar sobre a possibilidade de usar as camadas resultantes que podem ser mais ajustadas com controle criativo completo.

É importante ter atenção com o controle e utilizar esse efeito em fotos de alta resolução com 1500 pixels para 3.500 pixels para obter melhores resultados.

Dessa forma é possível obter ricos detalhes através “watercolor”. A aquarela básica e a aquarela do watercolor lidam com a suavidade das cores e suas aplicações sobre a tela de fundo da camada.

Conclusão

Neste artigo apresentamos uma introdução sobre cada tipo de estilo de foto mais utilizados no software photoshop. Lembramos que esse programa é o líder de mercado. Há outros similares na área de ilustração como o Illustrator da própria Adobe e programas gratuitos como o Crita.

Porém, vise analisar cada tipo de camada empregada sobre o fundo branco ou sobre a própria fotografia evitando a geração de manchas de cor ou perda de qualidade da imagem final.

x

Foi enviado para seu e-mail o e-book. Veja na caixa de Spam caso não tenha chego!

Pin It on Pinterest

Share This